Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Combates aéreos entre FAB e Marinha dos Estados Unidos acontecem no Sul do País

Luiz Padilha por Luiz Padilha
17/11/2015 - 14:31
em Aviação
74
0
compartilhamentos
418
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Combates aéreos entre FAB e Marinha dos Estados Unidos acontecem no Sul do País. O fim de semana foi marcado pelo movimento de caças na Base Aérea de Canoas.

Entre os dias 14 e 22 de novembro, caças F-5 da Força Aérea Brasileira e F-18 da Marinha dos Estados Unidos estarão treinando manobras de combate aéreo durante o exercício UNITAS 2015.

FONTE: Agência Força Aérea

Tags: F-18E/F Super HornetF-5MUNITAS LVIUS Navy
Notícia Anterior

Obama coloca disputa sobre Mar do Sul da China na agenda de cúpula asiática

Próxima Notícia

Brasil-Suécia: confiança para uma relação sólida e duradoura

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Acidente aéreo

USS ‘Truman’ perde mais um Super Hornet em acidente

07/05/2025 - 09:43
Tridon Mk2 da BAE Systems com canhão Bofors 40 MK4 - Foto:  P Felstead
Indústria de Defesa

Marinha dos EUA busca sistemas paletizados de CIWS conforme as ameaças evoluem

28/04/2025 - 12:13
Ilustração da futura Fragata USS Constellation (FFG 62)
Naval

Programa da fragata Constellation dos EUA só tem 10% concluído até o momento

12/04/2025 - 09:41
Carregar mais
Próxima Notícia

Brasil-Suécia: confiança para uma relação sólida e duradoura

Comentários 74

  1. dilson queiroz says:
    6 anos atrás

    ..ta danado…quantos adoradores do George Washington…e o pobre São Paulo jogado àss baratas…ninguém o adora……………..que contradição…… humilhante……………

    Responder
  2. Leo says:
    6 anos atrás

    Colegas que moram no Rio tem muita sorte de estar andando pelas ruas e ver um F-18 voando, e depois um V-22 Osprey. Deve ser muito doido.
    Se eu morrase no Rio eu ia lá tirar fotos e filmar. E ver o George Washington também, kkkkkkkkkkkk
    Sds

    Responder
  3. FRL says:
    9 anos atrás

    Em que pese a inferioridade numérica e de material, a FAB, com as táticas desenvolvidas ao longo dos anos, com o profundo conhecimento do vetor que possui e principalmente com o valoroso e profissional elemento humano dos seus pilotos e pessoal de apoio, demonstra que é páreo duro mesmo perante a máquina de guerra mais sofisticada do planeta, que é a US Navy e sua ala aérea.
    Enfim, dissuade hoje com os F-5M e dissuadirá mais ainda no futuro, com os Gripen e outros vetores mais. FAB, bravo zulu.

    Responder
  4. FRL says:
    6 anos atrás

    Em que pese a inferioridade numérica e de material, a FAB, com as táticas desenvolvidas ao longo dos anos, com o profundo conhecimento do vetor que possui e principalmente com o valoroso e profissional elemento humano dos seus pilotos e pessoal de apoio, demonstra que é páreo duro mesmo perante a máquina de guerra mais sofisticada do planeta, que é a US Navy e sua ala aérea.
    Enfim, dissuade hoje com os F-5M e dissuadirá mais ainda no futuro, com os Gripen e outros vetores mais. FAB, bravo zulu.

    Responder
  5. dilson queiroz says:
    9 anos atrás

    ..ta danado…quantos adoradores do George Washington…e o pobre São Paulo jogado àss baratas…ninguém o adora……………..que contradição…… humilhante……………

    Responder
  6. Kemen says:
    9 anos atrás

    Acho que esses F-18 são Super Hornet, todavia em sendo ou não impossivel comparar os F-5BR com os F-18, sem considerar o treinamento, armamento e o radar dos norte americanos, e ainda bem que são os F-5 pois se fossem os Skyhawk a diferença seria um abismo.
    Vale pela demonstração de apreço do Imperio com a nossa FAB, bem como o que se pode aprender nesses treinamentos conjuntos caso um dia tenhamos de lutar lado a lado em defesa da paz e das nossas instituições.

    Responder
  7. Leo says:
    9 anos atrás

    Colegas que moram no Rio tem muita sorte de estar andando pelas ruas e ver um F-18 voando, e depois um V-22 Osprey. Deve ser muito doido.
    Se eu morrase no Rio eu ia lá tirar fotos e filmar. E ver o George Washington também, kkkkkkkkkkkk
    Sds

    Responder
  8. Kemen says:
    6 anos atrás

    Acho que esses F-18 são Super Hornet, todavia em sendo ou não impossivel comparar os F-5BR com os F-18, sem considerar o treinamento, armamento e o radar dos norte americanos, e ainda bem que são os F-5 pois se fossem os Skyhawk a diferença seria um abismo.
    Vale pela demonstração de apreço do Imperio com a nossa FAB, bem como o que se pode aprender nesses treinamentos conjuntos caso um dia tenhamos de lutar lado a lado em defesa da paz e das nossas instituições.

    Responder
  9. LOBO says:
    9 anos atrás

    Muito loko esse treinamento …..gostaria de estar perto p/ poder acompanhar melhor.
    Eu tive a oportunidade de ver os F/A-18 de perto, tanto em solo como voando na AFA…..são máquinas maravilhosas e grandes, o ronco de seus dois motores é ensurdecedor.
    Quem nunca viu estas aeronaves de perto e voando, ñ faz ideia da potência de da manobrabilidade delas.
    Os pilotos decolavam sem frescura nenhuma debaixo de uma forte chuva e arrebentavam no céu…um rasante atrás do outro.
    Gosto dos nossos F-5EM, mas eles pareciam brinquedos perto deles.
    Que pena que ñ ganhou a concorrência do FX-2, mas estaremos bem tb com o moderníssimo Gripen NG.

    Abs,

    Responder
  10. LOBO says:
    6 anos atrás

    Muito loko esse treinamento …..gostaria de estar perto p/ poder acompanhar melhor.
    Eu tive a oportunidade de ver os F/A-18 de perto, tanto em solo como voando na AFA…..são máquinas maravilhosas e grandes, o ronco de seus dois motores é ensurdecedor.
    Quem nunca viu estas aeronaves de perto e voando, ñ faz ideia da potência de da manobrabilidade delas.
    Os pilotos decolavam sem frescura nenhuma debaixo de uma forte chuva e arrebentavam no céu…um rasante atrás do outro.
    Gosto dos nossos F-5EM, mas eles pareciam brinquedos perto deles.
    Que pena que ñ ganhou a concorrência do FX-2, mas estaremos bem tb com o moderníssimo Gripen NG.

    Abs,

    Responder
  11. icario says:
    9 anos atrás

    Força Aérea, BRASIL!!!!!!!!!!!!! Senta Pua, Tché!!!!!

    Responder
  12. icario says:
    6 anos atrás

    Força Aérea, BRASIL!!!!!!!!!!!!! Senta Pua, Tché!!!!!

    Responder
  13. Andrew Monteiro Martiins says:
    9 anos atrás

    Boa tarde a todos! Estava eu voltando do trabalho, quando avistei um V-22 decolando da Base Naval do Tonelero. É muito bonito ver ela voando! Os amigos sabem me dizer se está tendo algum treinamento na base ou na Base aérea de Santa Cruz? Agradeço a atenção desde já. E peço desculpas por não ter relação com o tema da postagem.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      9 anos atrás

      Não. Eles estão na BAGL e não estão no porta aviões tb.
      Eles operam de solo aqui no Brasil.

      Responder
  14. Popeye says:
    9 anos atrás

    Em tempo, quero informar aos que não conhecem, que a parte em que estou aqui no centro do RJ, fica à uns 500 metros do mar, só não sei onde se encontra exatamente o George Washington.

    Responder
  15. Popeye says:
    9 anos atrás

    Off topic CARACA!!!! Acabou de passar por cima do meu prédio no Centro – RJ um V22- Osprey, que deve ter saído do porta aviões George Washington para alguma missão em terra ou para o comando conhecer a cidade maravilhosa rssss Ele é grande e o barulho do motor é diferente de tudo que conheço e bem forte. Pena que não deu tempo pra filmar, mas valeu!!!!!

    Responder
  16. dilson queiroz says:
    9 anos atrás

    …………não fiquem tão tristes colegas…estamos bem melhores que a Argentina…….

    Responder
  17. Andrew Monteiro Martiins says:
    6 anos atrás

    Boa tarde a todos! Estava eu voltando do trabalho, quando avistei um V-22 decolando da Base Naval do Tonelero. É muito bonito ver ela voando! Os amigos sabem me dizer se está tendo algum treinamento na base ou na Base aérea de Santa Cruz? Agradeço a atenção desde já. E peço desculpas por não ter relação com o tema da postagem.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      6 anos atrás

      Não. Eles estão na BAGL e não estão no porta aviões tb.
      Eles operam de solo aqui no Brasil.

      Responder
  18. KarlBonfim says:
    9 anos atrás

    O problema e nao e a FAB, foram os desgovernos incompetentes, corruptos e perdularios depois do Regime Militar.

    Responder
  19. Popeye says:
    6 anos atrás

    Em tempo, quero informar aos que não conhecem, que a parte em que estou aqui no centro do RJ, fica à uns 500 metros do mar, só não sei onde se encontra exatamente o George Washington.

    Responder
  20. Popeye says:
    6 anos atrás

    Off topic CARACA!!!! Acabou de passar por cima do meu prédio no Centro – RJ um V22- Osprey, que deve ter saído do porta aviões George Washington para alguma missão em terra ou para o comando conhecer a cidade maravilhosa rssss Ele é grande e o barulho do motor é diferente de tudo que conheço e bem forte. Pena que não deu tempo pra filmar, mas valeu!!!!!

    Responder
  21. dilson queiroz says:
    6 anos atrás

    …………não fiquem tão tristes colegas…estamos bem melhores que a Argentina…….

    Responder
  22. KarlBonfim says:
    6 anos atrás

    O problema e nao e a FAB, foram os desgovernos incompetentes, corruptos e perdularios depois do Regime Militar.

    Responder
  23. Adriano says:
    9 anos atrás

    Dificil de entender porque tem gente que se acha brasileiro teimando em esculachar nossa FAB. Se esquecem que temos um jato que já foi até virado do avesso, deste nossos pilotos já tiraram o suco, além de sua modernização, não estão sozinhos pois contam com o apoio dos E 99. Vi pessoalmente o pouso de um destes últimos em Canoas e fiquei muito orgulhoso de nossa FAB. Tenho certeza que no futuro breve também conseguiremos tirar o melhor dos Gripens NG.

    Responder
    • Carlos Crispim says:
      9 anos atrás

      Cara, pára de viver de ilusão, sei que às vezes é bom ser otimista, mas o nosso F5 é da guerra do Vietnam, não tem como achar que isso é bom, países menos ricos que o Brasil esculacham a gente, veja o Chile, anos-luz à nossa frente, eles tem políticas coerentes, pensando no bem estar do povo e na defesa do país, fazem compras adequadas e corretas, enquanto a gente insiste em parceria com os corsários que NUNCA nos beneficiaram.

      Responder
  24. Marcos Gilbert says:
    9 anos atrás

    Olá turminha, como já comentei em outro lugar, eu acredito que seria uma ótima compra de oportunidade os F18 do Kuwait, já que estão par serem aposentado, se esse F-18 estiverem em condições similares aos A4 que compramos deles então esses F-18 seriam seminovos. Mesmo que no momento os F-18 não pudessem operar no Nae São Paulo eles poderiam operar da base de São Pedro da Aldeia como Interceptadores navais.
    Abraços

    Responder
    • Gilberto Rezende - Rio Grande/RS says:
      9 anos atrás

      Interessante pois o Kuwait vai trocar seus 27 F/A-18 C por 28 F/A-18 E/F e foi colocada em maio de 2015.
      Como a linha do SH está aberta e os sheiks pagam na bucha, pode ser que os novos vespões estejam entregues no final de 2016 ou início de 2017.

      São aeronaves destinadas ao serviço da Força Aérea do Kuwait e poderiam ser o GAP filler caso os Gripens C/D continuarem inacessíveis e depois da chegada do Gripen poderiam ser repassadas para a MB e readaptadas para uso Naval.
      Não daria para usar no São Paulo, mas daria uma oportunidade excepcional de treinamento com os NAes americanos e poderia sendo mais ousados no pensamento constituir uma ala de Sgressors para treinamento tanto da FAB como da MB. E dar emprego a um monte de pilotos já fora da ativa.
      Gostei muito desta ideia, até por que o Brasil tem ótima relação com o Kuweit e não seria impossível negociar com os americanos duas ou três unidades de F/A-18 D para completar o lote…
      Seria uma excepcional compra de oportunidade para o Ministério da Defesa, FAB e MB…

      Responder
  25. Ricardo Ribeiro says:
    9 anos atrás

    Boa AlexRio, !!!!

    Responder
  26. Gilberto Rezende-Rio Grande/RS says:
    9 anos atrás

    O que mais me alegra é que finalmente tanto a FAB como a MB podem aproveitar o trânsito de uma unidade de porta-aviões americana em operação UNITAS para aproveitar a possibilidade de “treinar pesado” com uma mini Força Aérea embarcada americana.

    Quantas vezes nestas 56 operações UNITAS desde de 1960 operaram NAes americanos na nossa costa ???
    Tomara que daqui a diante estas oportunidades sejam bem e amplamente aproveitadas incluindo a FAB e a Aviação Naval nos exercícios, ISTO SIM foi uma bela evolução e vai ser um baita treinamento…

    Bravo Zulu !

    Responder
  27. helio says:
    9 anos atrás

    Acredito que alguns comentaristas ainda pensam o combate aéreo na forma cinematográfica dos “dog fights”. Hoje, mais que potencia, capacidade de absorver Gs, é a tecnologia embarcada, que permite ‘ver’ o rival, antes de ser visto e torná-lo alvo.

    Responder
  28. helio says:
    9 anos atrás

    A capacitação dos nossos militares está nivelada aos melhores do mundo. Logo teremos o complemento material, com a chegada dos caças Gripen e o conhecimento envolvido. No futuro estaremos entre os grandes fabricantes de caça, igualando o que temos na aviação civil, com Embs e Jets.

    Responder
  29. Adriano says:
    6 anos atrás

    Dificil de entender porque tem gente que se acha brasileiro teimando em esculachar nossa FAB. Se esquecem que temos um jato que já foi até virado do avesso, deste nossos pilotos já tiraram o suco, além de sua modernização, não estão sozinhos pois contam com o apoio dos E 99. Vi pessoalmente o pouso de um destes últimos em Canoas e fiquei muito orgulhoso de nossa FAB. Tenho certeza que no futuro breve também conseguiremos tirar o melhor dos Gripens NG.

    Responder
    • Carlos Crispim says:
      6 anos atrás

      Cara, pára de viver de ilusão, sei que às vezes é bom ser otimista, mas o nosso F5 é da guerra do Vietnam, não tem como achar que isso é bom, países menos ricos que o Brasil esculacham a gente, veja o Chile, anos-luz à nossa frente, eles tem políticas coerentes, pensando no bem estar do povo e na defesa do país, fazem compras adequadas e corretas, enquanto a gente insiste em parceria com os corsários que NUNCA nos beneficiaram.

      Responder
  30. AlexRio says:
    9 anos atrás

    A opinião do tenente-coronel sobre os caças não vale nada, quem entende mesmo do assunto são os palpiteiros de seção de comentários de sites de Defesa.

    A Internet não tem senso de ridículo.

    Responder
    • Popeye says:
      9 anos atrás

      AlexRio, eles são verdeiras sumidades, entendem muito de tudo e ninguém pode contestar rssss Durma com um barulho destes. O CEL não sabe nada perto deles rssss

      Responder
  31. Marcos Gilbert says:
    6 anos atrás

    Olá turminha, como já comentei em outro lugar, eu acredito que seria uma ótima compra de oportunidade os F18 do Kuwait, já que estão par serem aposentado, se esse F-18 estiverem em condições similares aos A4 que compramos deles então esses F-18 seriam seminovos. Mesmo que no momento os F-18 não pudessem operar no Nae São Paulo eles poderiam operar da base de São Pedro da Aldeia como Interceptadores navais.
    Abraços

    Responder
    • Gilberto Rezende - Rio Grande/ says:
      6 anos atrás

      Interessante pois o Kuwait vai trocar seus 27 F/A-18 C por 28 F/A-18 E/F e foi colocada em maio de 2015.
      Como a linha do SH está aberta e os sheiks pagam na bucha, pode ser que os novos vespões estejam entregues no final de 2016 ou início de 2017.

      São aeronaves destinadas ao serviço da Força Aérea do Kuwait e poderiam ser o GAP filler caso os Gripens C/D continuarem inacessíveis e depois da chegada do Gripen poderiam ser repassadas para a MB e readaptadas para uso Naval.
      Não daria para usar no São Paulo, mas daria uma oportunidade excepcional de treinamento com os NAes americanos e poderia sendo mais ousados no pensamento constituir uma ala de Sgressors para treinamento tanto da FAB como da MB. E dar emprego a um monte de pilotos já fora da ativa.
      Gostei muito desta ideia, até por que o Brasil tem ótima relação com o Kuweit e não seria impossível negociar com os americanos duas ou três unidades de F/A-18 D para completar o lote…
      Seria uma excepcional compra de oportunidade para o Ministério da Defesa, FAB e MB…

      Responder
  32. carlos says:
    9 anos atrás

    “eu acho que com o que a força aerea tem hoje,a gente tá muito bem”
    pensamento pequeno esse do piloto,é claro que ele nunca falaria mal da FAB em entrevista,mas tambem nao precisa mentir dizendo que nos estamos bem,até porque a FAB só estara bem quando possuir 236 gripens F em seu inventario

    Responder
    • Victor says:
      9 anos atrás

      Concordo, por entrevistas assim que todos acham que a FAB está bem equipado e os políticos não se preocupam com as FA.

      Responder
  33. Ricardo Ribeiro says:
    6 anos atrás

    Boa AlexRio, !!!!

    Responder
  34. dilson queiroz says:
    9 anos atrás

    ………………com o F-5 a FAB fará pouca coisa ….com Gripen será melhor, creio…….

    Responder
  35. SPECTRE says:
    9 anos atrás

    Não faz tanto tempo a FAB operava os Mirage 2000,,,sei que foram aposentados mas não dá pra dar um Upgrade em algumas células ,,,,penso que modernizados com data link poderia carregar uns armamentos mais Pesados,,,,,,,,,,,,saudaçôes

    Responder
    • Gilberto Rezende-Rio Grande/RS says:
      9 anos atrás

      Spectre sei que temos dificuldades de caixa, mas independente deste “detalhe” uma das coisas que sugeri, assim que ficou claro que os MILITARES suecos não tem nenhuma intenção de fornecer os Gripens C/D prometidos , que se eu fosse procurar uma solução tampão para o Brasil seria:

      Negociar com a Índia para incluir as células brasileiras do Miragem 2000 no programa de atualização dos Mirage 2000 indianos em curso para suprir nosso gap, com a opção de quando chegarem os nossos Gripens repassar nossas células modernizadas para eles….

      Responder
  36. Gilberto Rezende-Rio Grande/RS says:
    6 anos atrás

    O que mais me alegra é que finalmente tanto a FAB como a MB podem aproveitar o trânsito de uma unidade de porta-aviões americana em operação UNITAS para aproveitar a possibilidade de “treinar pesado” com uma mini Força Aérea embarcada americana.

    Quantas vezes nestas 56 operações UNITAS desde de 1960 operaram NAes americanos na nossa costa ???
    Tomara que daqui a diante estas oportunidades sejam bem e amplamente aproveitadas incluindo a FAB e a Aviação Naval nos exercícios, ISTO SIM foi uma bela evolução e vai ser um baita treinamento…

    Bravo Zulu !

    Responder
  37. helio says:
    6 anos atrás

    Acredito que alguns comentaristas ainda pensam o combate aéreo na forma cinematográfica dos “dog fights”. Hoje, mais que potencia, capacidade de absorver Gs, é a tecnologia embarcada, que permite ‘ver’ o rival, antes de ser visto e torná-lo alvo.

    Responder
  38. helio says:
    6 anos atrás

    A capacitação dos nossos militares está nivelada aos melhores do mundo. Logo teremos o complemento material, com a chegada dos caças Gripen e o conhecimento envolvido. No futuro estaremos entre os grandes fabricantes de caça, igualando o que temos na aviação civil, com Embs e Jets.

    Responder
  39. Victor says:
    9 anos atrás

    Uma dúvida de um leigo: para uma aviação que nem a americana, que está acostumada com combates reais (menos ar-ar) e com caças tão superiores aos nossos, qual a vantagem e aprendizado que eles tiram com a gente? O contrário tenho certeza que é bastante valioso.

    Responder
    • Gilberto Rezende-Rio Grande/RS says:
      9 anos atrás

      Mesmo nunca tendo sido uma aeronave de linha da USAF durante muito tempo o F-5 era utilizado como Agressor (avião oponente em exercícios-coisa que nunca tivemos por aqui).

      Com as melhorias da modernização dos F-5 brasileiros não é impossível se pensar que nossas aeronaves podem ter sido “revalidadas” na antiga função e voltarem a ser uma aeronave VÁLIDA como oponente de treinamento na mão dos bons pilotos brasileiros.
      Mas sobre este meu “chute” educado só os americanos poderiam avaliar do seu ponto de vista conforme o grau de dificuldade que nossos pilotos tenham conseguido impor nos exercícios…

      Responder
  40. Rafael says:
    9 anos atrás

    Corvetes contra VW SP2,

    Responder
    • Ricardo Ribeiro says:
      9 anos atrás

      Baba ovo de made in usa….

      Responder
      • Carlos Crispim says:
        9 anos atrás

        E vc é o quê , Ricardo Ribeiro? Eterno Iludido que gosta de achar que está tudo bem e que a culpa é sempre duzamericanusmalvadus? Melhor falar a verdade do que viver de ilusão…

        Responder
      • Silva says:
        9 anos atrás

        Ricardo, tente manter o mínimo de respeito nas respostas. Se não é civilizado, ao menos finja.

        Responder
  41. mauricio matos says:
    9 anos atrás

    Como estamos bem apesar da modernização os caças F5 se passarem de 7G desfazem no ar estamos mais para mal do que bem um pais com a importância geopolítica do brasil e riquezas voando numa caça que não nos oferece proteção nenhuma.

    Responder
  42. Leo says:
    9 anos atrás

    F-18 pousou em solos brasileiros é para ficar de boca aberta, para quem poder ver estes lindos caças em terras brasileiras. Este é considerado o melhor caça naval do mundo. Belo video.
    Sds

    Responder
  43. Rafael damasceno says:
    9 anos atrás

    Quem ta ganhando os dogfight?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      9 anos atrás

      Amigo, os caças podem brincar usando seus BVR, e nunca saberemos se houve vencedor, porque por uma questão de ética, nenhuma das 2 forças comenta isso.

      Responder
  44. AlexRio says:
    6 anos atrás

    A opinião do tenente-coronel sobre os caças não vale nada, quem entende mesmo do assunto são os palpiteiros de seção de comentários de sites de Defesa.

    A Internet não tem senso de ridículo.

    Responder
    • Popeye says:
      6 anos atrás

      AlexRio, eles são verdeiras sumidades, entendem muito de tudo e ninguém pode contestar rssss Durma com um barulho destes. O CEL não sabe nada perto deles rssss

      Responder
  45. carlos says:
    6 anos atrás

    “eu acho que com o que a força aerea tem hoje,a gente tá muito bem”
    pensamento pequeno esse do piloto,é claro que ele nunca falaria mal da FAB em entrevista,mas tambem nao precisa mentir dizendo que nos estamos bem,até porque a FAB só estara bem quando possuir 236 gripens F em seu inventario

    Responder
    • Victor says:
      6 anos atrás

      Concordo, por entrevistas assim que todos acham que a FAB está bem equipado e os políticos não se preocupam com as FA.

      Responder
  46. dilson queiroz says:
    6 anos atrás

    ………………com o F-5 a FAB fará pouca coisa ….com Gripen será melhor, creio…….

    Responder
  47. SPECTRE says:
    6 anos atrás

    Não faz tanto tempo a FAB operava os Mirage 2000,,,sei que foram aposentados mas não dá pra dar um Upgrade em algumas células ,,,,penso que modernizados com data link poderia carregar uns armamentos mais Pesados,,,,,,,,,,,,saudaçôes

    Responder
    • Gilberto Rezende-Rio Grande/RS says:
      6 anos atrás

      Spectre sei que temos dificuldades de caixa, mas independente deste “detalhe” uma das coisas que sugeri, assim que ficou claro que os MILITARES suecos não tem nenhuma intenção de fornecer os Gripens C/D prometidos , que se eu fosse procurar uma solução tampão para o Brasil seria:

      Negociar com a Índia para incluir as células brasileiras do Miragem 2000 no programa de atualização dos Mirage 2000 indianos em curso para suprir nosso gap, com a opção de quando chegarem os nossos Gripens repassar nossas células modernizadas para eles….

      Responder
  48. Victor says:
    6 anos atrás

    Uma dúvida de um leigo: para uma aviação que nem a americana, que está acostumada com combates reais (menos ar-ar) e com caças tão superiores aos nossos, qual a vantagem e aprendizado que eles tiram com a gente? O contrário tenho certeza que é bastante valioso.

    Responder
    • Gilberto Rezende-Rio Grande/RS says:
      6 anos atrás

      Mesmo nunca tendo sido uma aeronave de linha da USAF durante muito tempo o F-5 era utilizado como Agressor (avião oponente em exercícios-coisa que nunca tivemos por aqui).

      Com as melhorias da modernização dos F-5 brasileiros não é impossível se pensar que nossas aeronaves podem ter sido “revalidadas” na antiga função e voltarem a ser uma aeronave VÁLIDA como oponente de treinamento na mão dos bons pilotos brasileiros.
      Mas sobre este meu “chute” educado só os americanos poderiam avaliar do seu ponto de vista conforme o grau de dificuldade que nossos pilotos tenham conseguido impor nos exercícios…

      Responder
  49. Rafael says:
    6 anos atrás

    Corvetes contra VW SP2,

    Responder
    • Ricardo Ribeiro says:
      6 anos atrás

      Baba ovo de made in usa….

      Responder
      • Carlos Crispim says:
        6 anos atrás

        E vc é o quê , Ricardo Ribeiro? Eterno Iludido que gosta de achar que está tudo bem e que a culpa é sempre duzamericanusmalvadus? Melhor falar a verdade do que viver de ilusão…

        Responder
      • Silva says:
        6 anos atrás

        Ricardo, tente manter o mínimo de respeito nas respostas. Se não é civilizado, ao menos finja.

        Responder
  50. mauricio matos says:
    6 anos atrás

    Como estamos bem apesar da modernização os caças F5 se passarem de 7G desfazem no ar estamos mais para mal do que bem um pais com a importância geopolítica do brasil e riquezas voando numa caça que não nos oferece proteção nenhuma.

    Responder
  51. Leo says:
    6 anos atrás

    F-18 pousou em solos brasileiros é para ficar de boca aberta, para quem poder ver estes lindos caças em terras brasileiras. Este é considerado o melhor caça naval do mundo. Belo video.
    Sds

    Responder
  52. Rafael damasceno says:
    6 anos atrás

    Quem ta ganhando os dogfight?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      6 anos atrás

      Amigo, os caças podem brincar usando seus BVR, e nunca saberemos se houve vencedor, porque por uma questão de ética, nenhuma das 2 forças comenta isso.

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

  •  
  • Artigos

EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

ADSB: O estaleiro do EDGE Group

Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval