Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Competição une Brasil e Suécia na busca de soluções aeronáuticas

1ª Competição Aeroespacial SARC-BARINet tem como foco ações cooperativas entre veículos aéreos não-tripulados

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
01/03/2021 - 14:55
em Aviação
0
0
compartilhamentos
350
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Numa ação inédita que une o Brasil e a Suécia, foi criada a primeira competição acadêmica e industrial do setor aeroespacial, que inclui estudantes, pesquisadores e startups de ambos os países.

A ideia é selecionar e premiar as melhores soluções para um problema específico que envolva múltiplas aeronaves não-tripuladas, que podem ser poucos veículos voando em formação, ou até mesmo um enxame de pequenos drones.

A competição é mais uma ação da cooperação Brasil-Suécia no setor aeroespacial, e foi idealizada pelo Centro Sueco de Pesquisa Aeroespacial (SARC, na sigla em inglês) e pela Rede Brasileira de Pesquisa e Inovação Aeroespacial (BARINet, também em sigla na língua inglesa), e conta com o apoio do CISB, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro, que atua como facilitador para a cooperação entre a Indústria e a Academia dos dois países.

A competição

É a primeira vez que uma competição desse tipo é realizada e o desafio é que se torne um evento anual. Nesta edição, haverá apenas uma categoria, chamada de Open Class, com equipes formadas por pós-graduandos, pesquisadores e startups.

O foco da disputa é a apresentação de cenários em que diversos VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) sejam usados de maneira cooperativa para solucionar um problema específico proposto pela equipe, tais como busca e salvamento, logística ou resposta a emergências, por exemplo. No projeto devem ser utilizados no mínimo três veículos, que não precisam ser idênticos. Usos militares são permitidos, desde que sem armas e que tenham também aplicações civis.

Apresentação de projetos e critérios de avaliação

Pensando em custos e também no cenário de pandemia ainda instaurado em todo o mundo, a participação no concurso requer apenas o envio de um paper, com no máximo cinco páginas, descrevendo o sistema e a solução, além de um vídeo (sem limite de duração) com uma demonstração prática da missão que o time propõe resolver, acompanhado de um pitch do projeto. É importante ressaltar que esta parte prática pode ser simplificada. Como são soluções de uso de múltiplos veículos, pode-se construir somente um protótipo e a colaboração com os outros ser demonstrada virtualmente, na produção do vídeo.

“Ver o lançamento de uma competição neste nível é fundamental para unirmos teoria e prática e trabalho em equipe, algo extremamente necessário tanto para a indústria quanto para o mundo acadêmico”, explica Alessandra Holmo, diretora do CISB e uma das apoiadoras do projeto.

O júri avaliador será formado por indicações do SARC e da BARINet, vindas do ambiente acadêmico, da indústria e outros players do setor aeroespacial do Brasil e da Suécia, que vão analisar os seguintes pontos:

• Nível de inovação: tanto da solução proposta quanto da técnica inserida em seu desenvolvimento;

• Business case: o potencial de mercado da missão apresentada e de sua consequente solução;

• Engenharia: demonstração de viabilidade técnica e engenhosidade;

• Relatório: qualidade geral.

Premiação

O time vencedor receberá um prêmio no valor de 6 mil euros para custear despesas de viagem para os membros da equipe, que serão convidados para viajar para o Brasil (caso sejam suecos) ou para a Suécia (se forem brasileiros). A viagem incluirá ainda reunião dos visitantes com representantes da indústria aeroespacial do país correspondente.

As datas relevantes para o concurso são:

• 01/02 – Lançamento oficial da competição.

• 12/03 – Demonstração de interesses.

• 09/04 – Registro das equipes. Data limite para indicar a participação. Deve incluir os dados dos participantes e um breve relato do caso e da solução a ser apresentada.

• 15/09 – Envio dos projetos.

• 30/09 – Anúncio dos vencedores.

• Outubro (data a ser definida) – Apresentação dos projetos e premiação.

A competição é patrocinada pela empresa sueca de defesa e segurança Saab. “A inovação é fundamental para a existência da empresa e nosso compromisso em ter um pensamento de vanguarda significa que sempre buscamos agir e pensar de forma inovadora em todas as disciplinas. A colaboração entre a academia e a indústria também está por trás do principal projeto da Saab no Brasil, o Programa Gripen. Por isso, estamos muito felizes em fazer parte desta inciativa e de patrocinar esta competição”, explica Magnus Ahlström, vice-presidente de Inovação Global na Saab.

Para mais informações e inscrições, interessados devem acessar o site https://sarc.center/sarc-barinet-aerospace-competition/.

Tags: BrasilSistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP)SuéciaVeículos Aéreos Não Tripulados (VANT)
Notícia Anterior

Saab no Brasil entrega primeiro par de freios aerodinâmicos para o Gripen

Próxima Notícia

LATAM anuncia conversão de até oito Boeing 767-300 em cargueiros

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

Embraer apoia decisão do governo brasileiro em lançar negociações sobre subsídios aeronáuticos

18/02/2021 - 11:51
Aviação

IAI vai fornecer o Heron MK II para país asiático

13/02/2021 - 08:55
A maquete da Iniciativa de Tecnologia do Sistema Aéreo de Combate do Futuro Tempest, que foi revelada em 2018. (Foto: BAE Systems)
Aviação

Tempest FCAS – Itália, Reino Unido e Suécia assinam Memorando de Entendimento de Cooperação

05/01/2021 - 13:40
Carregar mais
Próxima Notícia

LATAM anuncia conversão de até oito Boeing 767-300 em cargueiros

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • adel em Quem Somos
  • Sergio Cintra em AF-1B N-1001 é recuperado pelo GAerNavMan e volta a voar
  • Fabio em Naval Group entrega o ARA Piedrabuena (52) para a Armada Argentina
  • ANDRE DE ALBUQUERQUE GARCIA em Naval Group entrega o ARA Piedrabuena (52) para a Armada Argentina
  • Oseias em Naval Group entrega o ARA Piedrabuena (52) para a Armada Argentina
  • jose luiz esposito em Complexo Industrial Naval de Itaguaí: o que fazer após o PROSUB?
  • Francisco Soares em Russian Helicopters está pronta para fazer manutenção nos Mi-35M da FAB




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

1º BAvEx relembra os 10 anos do recebimento do primeiro helicóptero H225M

NPaOc ‘Amazonas’ realizou exercício PASSEX com o USCGC ‘Stone’ da Guarda-Costeira dos EUA

Dia do Marinheiro é comemorado com dois importantes marcos do Prosub

Operação Poseidon: Exército, Marinha e Aeronáutica operam juntos pela primeira vez a partir do PHM ‘Atlântico’

Esquadrão HS-1 realiza o primeiro pouso a bordo com OVN na Marinha do Brasil

EXOP Tápio 2020 – Cenários de guerra durante exercício simulado

Por dentro do NApLog BAC Cantabria (A 15) da Marinha Espanhola











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval