A delegação egípcia que participou do Salão Aeroespacial Internacional de Moscou (MAKS) 2015, encerrado no domingo (30), acertou a compra de helicópteros Ka-52 fabricados pela Rússia, segundo informou uma fonte militar russa. O prazo de entrega, o valor e a quantidade de aeronaves, porém, foram mantidas em sigilo.
No último final de semana, o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, esteve em Moscou neste final de semana e se reuniu com o chefe de Estado russo, Vladimir Putin, eles conversaram sobre a extensão do fornecimento de grãos da Rússia para o Egito e também sobre o uso do rublo como moeda nas transações de turismo entre o país. A convite do ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, o líder africano visitou o Centro Nacional de Gestão de Defesa.
O helicóptero de ataque Ka-52 foi projetado para destruir alvos sob quaisquer condições meteorológicas de dia ou de noite. O Alligator, como foi batizado, possui um sistema de rotor coaxial que permite alta manobrabilidade. A máquina é capaz de voar para trás a uma velocidade de 130 km/h e lateralmente a uma velocidade de 100 km/h, bem como executar acrobacias.
O Ka-52 Alligator leva uma arma automática de 30 mm e o míssil guiado Vikhr. Este helicóptero está em serviço nas Forças Armadas russas desde 2011. Mais de 70 máquinas foram produzidas.
FONTE: Sputnik
RR
Estranho que você gostaria de ver a versão “terrestre” do Wildcat no CFN enquanto questiona que não há versão “naval” do Hind para que possa trabalhar embarcado, isso não seria “contra senso” ?
Não precisa ser versão naval, ele não vai se prestar a guerra ASW nem ASuW e sim para apoio de desembarque, apoio de fogo e tarefas relacionadas…
Também acho estranho quando você compara um MI-35 com um Black Hawk e um Super Lynx ao mesmo tempo:
“É mais pesado que um Black Hawk e leva menos gente, além de não fazer nada que outro tipo armado como o AW-159 não poderia fazer”
Os dois aparelhos que você citou são excelentes, os melhores do mundo até eu diria, mas aí é que está o X da questão, um faz a metade do serviço e o outro faz a outra metade, sendo necessário que os 2 vetores estejam juntos para realizar uma missão que o MI-35 poderia resolver sozinho.
Topol,
Como eu disse acima, a versão “terrestre” do AW-159 tem auto grau de comunalidade com o futuro Super Lynx modernizado, o que inclui motorização, aviônicos e construção… Só por isso, já não é um contra senso…
Versão naval de um helicóptero significa que ele é especificamente preparado para as condições navais, o que significa rotores dobráveis, proteção anti corrosiva, entre outras modificações de menor monta… Daí que é muito mais fácil preparar o AW-159 para qualquer missão partindo do mar, posto que ele já nasceu naval…
O AW-159 pode transportar oito pessoas no seu cockpit ( 7 + fiel ), além de conservar capacidade ofensiva. Por tanto, vai fazer basicamente o mesmo que o Hind faz, com a vantagem de ser um tipo mais fácil de acomodar em qualquer convôo…
Pessoal,
Esqueçam essa ideia de helicóptero de ataque para a Marinha/CFN ou mesmo para o EB…
A rigor, para o cenário Latino Americano, qualquer coisa artilhada já serve… Se se puder armar um Esquilo com mísseis TOW ( coisa que os dinamarqueses já fizeram com seus Fennec ), então, em relação ao nosso TO, vão valer quase tanto quanto um Hind armado com Ataka…
Em verdade, acredito que o certo é um heli de ataque puro somado a um heli de transporte médio e outro tipo médio pesado, tanto para o EB quanto para a MB. Isso sim permitiria flexibilidade e um custo/benefício interessante, posto se poder adequar a melhor plataforma para a missão.
Pra mim, o ideal para o CFN/Marinha seria a versão terrestre do AW-159. Se armados com mísseis LMM, valerão tanto quanto quaisquer helicópteros de ataque hoje, além de possuírem alto grau de comunalidade com os futuros Super Lynx modernizados da MB, com a vantagem de utilizarem qualquer convoo. Enfim, esse seria o vetor a dividir espaço com os EC e Super Puma no que tange a apoio ao CFN.
Baseado nisso, afirmo que querer Hind no CFN é um contra-senso… Tem um rotor maior que o EC e é quase do mesmo tamanho deste, é mais pesado que um Black Hawk e leva menos gente, além de não fazer nada que qualquer outro tipo armado ( como o AW-159 ) poderia fazer… Aliás, não me consta que existam versões navais do Hind… Em suma, se for para ter o Hind, o AW-159 faz o mesmo e, nesse caso, faz melhor…
Contudo, na atual situação, esqueçam tudo isso… O melhor custo/benefício, de longe, seria artilhar os Esquilos com mísseis ar-solo. E o LMM seria algo interessante nesse aspecto…
Perfeito.
Até o Egito comprando ka-52 e o Brasil nada…. Fico imaginando, quando chegará o dia que teremos uma defesa com a real capacitada de defender o Brasil por inteiro?
Desculpe a minha ignorância, mas o KA-52 tem canhão?
Sim. Tem um Shipunov 2a42 de 30mm na lateral esquerda se visto de frente. O mesmo canhão empregado em outros equipamentos russos como o Mil Mi 28.
Sds.
Existe a possibilidade do Mistral ir para o Egito também
Deixe de falar baboseiras e vá pesquisar antes de falar.
Além de ser considerado o melhor helicóptero de ataque do mundo o KA-52 é também um dos mais seguros… e com maior capacidade de sobrevivência tanto do equipamento quanto da tripulação.
Teve a sua proteção balística toda projetada para suportar disparos de 23 mm, funciona sem lubrificação por até 40 minutos, tanque de combustível a prova de explosão, todos os comandos elétricos e hidráulicos são duplicados (redundancia) para continuar operando se um for avariado…
Possui ainda um complexo sistema de contramedidas para lançamento automático de chaff e flares, alerta de mísseis, alerta radar (RWR), alerta de laser (LES), sistema de jammer, homologação com pods de reconhecimento e guerra eletronica…
Possui dois radares, um phazotron no nariz para mapeamento da superfície e diretor de tiro para armas ar-superfície e outro acima do rotor coaxial para detectar alvos aéreos e atacar com mísseis IGLA, ou também com o R-73 que está homologado ao helicóptero…
No quesito anti tanque pode ser equipado com o Shturm/ Ataka (AT-6 Spiral), com o Vikhr ou com o míssil multi propósito médio Hermes da KBP com ogiva de 28 kg !!!
Ótima aquisição para o Egito, e concordo com o Marino… talvez o Mistral seja o próximo da lista.
O Apache nem entrou na disputa devido a seu alto custo de manutenção/operação. Falar que Mi-35 é lixo é no mínimo falta de conhecimento viu, pesquisar antes de falar bobagem é bom viu. Não concordar com a forma na qual se adquiriu os 12 helis é uma coisa, dizer que são lixo é outra.
É isso ai!!! É muito blá blá blá… sem fundamento, a dura realidade é que mata qualquer teoria, as nossas Forças Armadas estão na pindaíba, a coisa tá tão feia que uns MI-35 equipados com uma aviônica moderna seria uma grande aquisição para o EB.
Carlos Crispim… você anda fazendo cursinho com o Leonardo?
É como se diz por ai: o lixo de uns é o luxo de outros!!!
Mas de onde você tirou essa informação de que os estadunidenses não nos venderiam o Apache?
O Super Hornet foi oferecido ao Brasil, que optou pelo Gripen. Recentemente compramos alguns mísseis anti-navio Harpoon. Os motores do Gripen são ameiricanos, fabricados pela GE, e você realmente acha que os estadunidenses nos negariam o Apache?
Basta o Brasil querer!
Mi-35 lixo??? Não misture opinião política com realidade.
Amém. Carlos Crispim
Lixo na sua opinião .. e pra uma força q usa/usava ”fennecs” …. e reclamar de boca cheia …. ainda mais pelo valor pago nas 12 unidades (240mi de doletas na época eu acho ….. so procurar sabe quanto o EB vai pagar em 3 BH/M …) …. pro papel q o MI-35 tem .. e a Força precisa na região Norte do pais . ele ctz e o melhor em sua categoria .. ainda mais atuando com o ST ….. ao menos n consigo imaginar uma coluna de blindados atravessando a Amazônia …..pra se usar um heli puro de ataque por ali …. Militar é militar e n ta livre de ideologias ”bobas” tb .. fazer o q … seria o mesmo q falar .. q pra alguns ..no CFN .. um AH-64 seria mais útil q 3 KA-52 (mesmo sendo de categoria diferentes .. alcance etc ) … …mesmo considerando o KA-52 no mesmo nivel ou superior ao Viper …. por 1/3 do valor ( so um exemplo ) … se o EB tiver um heli de ataque .. se vier a ter .. apostaria tudo no KA-52 …. quem sabe pra 2019 ….
O KA-52 não custa 1/3 do valor de um viper.
Descabida a comparação feita entre os preços de aquisição de Mil Mi-35 e BH….
“A Força” não queria o Mil Mi-35.
O EB opita por estes pela sua confiabilidade e disposição no TO onde são empregados.
E sim, um Longbow seria mais útil que um KA-52K para o CFN, devido que o primeiro caberia em mais hangares e tem uma manutenção menos complicada com muito mais peças no mercado.
Vou fazer uma anoligia pra você entender melhor o assunto: Um helicóptero russo é como uma impressora. E não adianta pagar barato nela se você não tem dinheiro ou não consegue mais achar cartucho no mercado pra manter ela funcionando…
Sds.
Os russos estão sugerindo abrir um centro de manutenção em porto velho para ficar mais perto dos Sabres… peças e assistencia técnica não vão faltar.
O Mi-35 faz tudo que um helicóptero de ataque especializado faz e ainda faz uma porção de outra tarefas que só um grandalhão bem artilhado pode realizar e potente faz…
Para um país como o nosso com poucos vetores a disposição a meu ver é melhor apostar em um vetor que possa oferecer mais flexibilidade para a realização das missões, e nisso ninguém ganha do MI-35, por isso eu defendo a compra de mais 24 para o exército e a adoção deles futuramente pelo CFN
Você acha mesmo que esse centro de manutenção vai ser bancado somente pelos russos?
Mil Mi-35, no CFN?
Sds.
Sim Bardini a adoção do Mi-35 pelos fuzileiros daria muito mais flexibilidade… lógico que se tivessem um navio de assalto anfíbio grande seria melhor ainda, mesmo assim os nossos NDCCs podem operar com o Mi-35 que além da função de helicóptero de ataque realiza muitas outras missões:
1- pode infiltrar um comando de até 8 fuzileiros totalmente equipados de fast hope ou lançar mergulhadores de helocasting e se evadir
2- pode alçar uma missão C-SAR para resgate por exemplo de uma dupla de pilotos ejetados em combate
3 – pode transportar equipamentos pesado no compartimento de carga com até duas toneladas mais as duas toneladas nos cabides externos
4 – Pode içar um L-118 para a artilharia e leva-lo onde for preciso
5 – pode engajar uma missão de escolta para outros helicópteros de transporte desarmados
6 – pode engajar uma missão de busca e destruição sendo diurna ou noturna
7 – pode fazer um simples transporte de tropas de infiltração ou exfiltração
8 – pode realizar evacuação aeromédica já que transporta duas macas e mais dois paramédicos totalmente equipados
9 – pode ser usado para realizar COD nos navios de desembarque valendo-se para isso de sua grande capacidade de carga e volume
10 – O Hind faz tudo ainda mantem a capacidade de ataque igualmente aos outros helis especializados sem tirar nem por.
Para um país como o nosso que não tem muitos meios disponíveis o ideal na minha opinião é um vetor multifuncional qua na hora da necessidade, quando o bicho pega de verdade, tem a capacidade de fazer vários tipos de tarefas.
A ”Força” nunca quer nada q n seja americano … (es a realidade pra alguns ) …n queria o EC-725 … O MI-35 .. n queria (Leopards ..Gepards .. etc.. e assim vai … mais quer as OHP .. sei ..) …. as x a opinião de ”uns” por ai .. n signifique q seja opinião da ”Força” em si …. como em qualquer lugar .. ha quem seja a favor e os do contra …. .normal … em todos os casos acima posso te garantir q … os q são ”a favor” … são a ”maioria” .. felizmente
quanto a relação de custos … 3/1 .. era em relação ao KA-52 x AH-64 (em termos de custos . sim .. 3 pra 1 ou quase ) .. ao mesmo tempo q quis comparar o KA-52 em desempenho em relação ao Viper ( realmente .. em termos de custos um ”Viper” n equivale a 3 ”KA-52” .. embora seja mais caro .. mt mais ate .. dependendo do pacote .. sendo o Russo um heli superior …)
um AH-64 n serve pro CFN … (em resumo … e caro d+ aquisição e manutenção .. armamentos limitados .. provavlemente n teríamos nada nacional integrado nele …… além de ter limite de alcance … o q o torna relativamente incapaz de oferecer uma ”escolta” ou reconhecimento …adequado em determinadas situações ..entre outras coisas . … o Viper seria o mais indicado … em se tratado de helis americanos )
o AH-64 … n serve nem pro EB … (nos moldes q o EB quer .. mas nunca se sabe … )
Quanto a contrato com os ”russos” …existe uma confusão … quanto a logística de manutenção de determinados produtos …. falha de contrato … as x se negocia apenas o produto … ( 50 helis por x bilhões …exemplo ) .. manu fica por conta de um contrato a parte … por x negociado com uma empresa terceirizada …. faz parte do ”jogo” tb . ta na mesa .. arrisca quem quiser …
quanto ao MI-35 X BH ..foi um exemplo …. pega o valor .. do MI-35 .. compara com o dos novos BH .. e tenta ”calcular” quanto um AH-64 iria nos custar
Não queria Leopards e Gepards? Senhor, foi o próprio EB que foi embusca destes meios para renovar seus quadros de blindados.
Quanto você “supõe” que o Longbow não serve para o CFN você também leva encota a finalidade e doutrina de combate deste? E mais, quantos armamento nacionais poderiam ser empregados nos helicópteros russos que não poderiam ser aplicados em outro equivalente?
Os armamentos do Apache são limitados? Você realmente sabe qual a função deste e como ele é empregado para alegar isto?
Quanto ao contrato com os russos, o que existe sempre fica na confussão… A um custo bem elevado e com o seu e o meu dinheiro.
E comprar o preço de um helicóptero russo com um ocidental não é cabível. Haja visto que eles empregam seus helis de forma diferenciada. Estes são construidos na doutrina de ter mais em ddtrenimento a qualidade. O que vem mudando como no caso do KA-52, que emprega modernizações equiparaveis as ocidentais. Com um custo também equiparável.
Sds.
N meu caro ..mera ironia ….no ”disse me disse” quem tem boca fala o quer …..por isso citei isso acima …..quer se fazer de desentendido ai e com vc …. quando um equipamento tem de fato reprovação da ”Força” .. ele n vem e pronto … ( o MI-171 .. quase fabricado aki e um exemplo claro ) n tem meio termo .. n tem entubação …..o AH-64 n serve por ser caro d+ (imagine em ambiente/preparo naval ..) ….. quanto ao armamento nacional q possa vir a integrar um heli do tipo .. tem o MSS 1.2 como exemplo .. entre outros.(são poucos .. mais existem ..).. acha mesmo q teríamos algum tipo de ”liberdade” pra se integrar algo nesse heli ? … ele ta disponível .. mais e um pacote fechado .e pronto .. quer ? blz .. n quer ?? passar bem …
teríamos uma chance quem sabe no Viper .. e olhe la …
Ao menos hj vejo russos .. franceses.. suecos .. dispostos a esse tipo de negociação/parceria …. A Boeing se negou a liberar os tais ”’código fonte” do SH por exemplo .. e ai ?
N sei o q vai ser .. nem se o EB vai de fato abrir oficialmente uma concorrência do tipo ..mas acho q da pra descartar fabricação em solo nacional ..(por isso n acredito no ”’Mangusta”’ ou Tiger )…se for um programa voltado so pro EB mesmo ..acredito no MI-28 (logística compatível com os MI-35 )….heli de ataque compatível com 2 .. ou as 3 Forças.. so vejo 2 concorrentes ,,, KA-52 e o Viper …..alem do custo mais em conta .. acredito q a opção russa seja mais ”maleável” quanto a possibilidade de integração de armamentos ”made in BR ” (creio q esse seria o fator chave no programa ) … vamos ver e ”sofrer” no seu tempo
Do jeito que as coisas vão 2030 mais ou menos igual aos avioes da saab 15 a20 anos luz
ooo inveja …. interessante notar tb q o Egito tem o AH-64 n ? …. AH-64+KA-52 .. essa realidade e pra poucos em .. quanto ao EB ter helis do tipo .. quem sabe pra 2017 saia alguma coisa …. pq hj …. nem por milagre
Se estamos falando no quesito custo benefício, realmente o MI-35 é uma boa opção para FAB, até mesmo para o Exército Brasileiro, porque para quem não tem nada (em termos de helicóptero de ataque), o MI-35 vai muito bem obrigado, mesmo sendo meio feiosão e desingonçado, mas é bom, tem um razoável poder de fogo e sua manutenção compartilhada com a FAB. Agora que dá aquela inveja dos KA-52 do Egito dá viu, mesmo com os sauditas bancando!!!!
Se estamos falando em custo-benefício, não estamos falando em Mil Mi-35…
Sds.
Bardini,
Pq não?
Por que Custo-benefício envolve uma gama muito maior de fator além de preço e de cumprir essa ou aquela missão. Engloba toda uma rede de manutenção que tem de ser criada para manter tais vetores operacionais, envolve manter mão de obra qualificada para operar tais aparelhos, envolve ter peças disponível e de fácil acesso, para poder dar disponibilidade operacional ao equipamento. Além disso, tem toda a parte do sistema operacional, software e radar do helicóptero que tem de ser esmiuçada e estudada para a manutenção.
Enfim, disser que ele é o melhor custo-benefício baseado em plug and play…. Não cola…
Sds.
Não é necessário “toda uma rede de manutenção”, basta a assistência técnica do fabricante em solo nacional, com técnicas e ferramentas adequadas para manutenção dos ítens críticos…e isso já está sendo disponibilizado para nós…
Não é necessário???
Basta a assistência técnica em solo nacional? Se referes ao possível centro de manutenção que vai ter que ser criado para criar uma “rede de manutenção? E muito provavelmente com dinheiro do nosso governo?
O senhor se contradiz nos seus argumentos, pois criar uma rede de assistência em solo nacional é criar uma rede de manutenção. Demanda tempo, material humano qualificado e muito dinheiro. Logo acaba aqui o custo-benefício.
Sds.
Que mané rede cara… um posto de assistência em porto velho já estaria ótimo, e é o que vai acontecer… quem veio com essa de “rede” foi você…
Basta a Rosoboronexport alugar um barracão colocar os equipamentos de manutenção e calibração dentro e manter na cidade uma equipe de quatro técnicos especialistas russos bem pagos, e uma equipe de 10 ajudantes e aprendizes brasileiros que dentro de dois anos se tornarão técnicos em manutenção também…
Mania de complicar as coisas.
Baita ideia. Sugira a rosoboronexport, já que esta não costuma dar um pós venda de qualidade.
Não é querer complicar. É não querer inventar moda a base de plug and play.
O único defeito, se é que pode ser considerado um, é a sua altura se comparado a outro helis que operão embarcados, haja visto que para que este operasse no mistral foram necessárias várias modificações no navio. Tendo isso em mente não o considero uma boa escolha para o EB, já que não seria muito fácil transportá-lo nos navios da MB em caso de necessidade.FOutro motivo é que ele é helicoptero demais para o EB, um heli menor como o Mangusta ou Super Cobra já cumpriria a função com louvor e podem ser fácilmente mantido no tocante a manutenção, o Aligator iria impor muitas novidades, seria material alienígena, rsrs. Fora isso é um baita helicóptero, e de helicópteros os russos entendem, e bem, mas para desbancar o Longbow no título de melhor heli de ataque o jacaré vai ter que morder muita gente…
Sds.
Somando 1 + 1: este heli seria usado nos Mistrais russos.
Os franceses estão oferecendo um Mistral ao Egito.
Para bom entendedor…
Para empregar no Mistral seria necessário o Egito ter comprado a versão naval (Ka-52K), e foi comprada a versão padrão.
Luis Augusto; não tem nem comparação, os Sabre do esq. Poti teem,em parte, uma função diferenciada, o Aligátor ae em riba é um heli de ataque puro sangue com desempenho, softwear, capacidades e etc. que vão muito além das do Mi-35 (o que não faz do nosso Sabre um heli menos capaz pra nosso TO é claro, dentro de nossa realidade ele nos supre muito bem). Me corrijam se eu estiver errado pessoal.
Sds
Esse helicoptero é melhor que do esquadrão poti ?. Desculpem a minha ignorância.
O Alligator é um helicóptero de ataque “puro sangue”, o melhor do mundo na função !
O mi-35 é um Helicóptero de ataque multifunção capaz de levar tropas , no caso da FAB o Mi35 é a melhor opção pois atende a infantaria da aeronáutica e possibilita a execução de missões com enorme flexibilidade, já helicópteros como o Kamov seriam uma boa opção para o exercito
pois teriam como unica missão acompanhar unidades blindadas , apoiar incursões terrestres e
destruir viaturas e fortificações inimigas.
Gabriel, talvez seja um dos melhores, mas nunca o melhor, alias, o melhor ainda nao nasceu…..rsrsrsrsr mais ainda, nao me consta q ate o momento ele tenha sido provado em combate o q faz uma gde diferenca. Com certeza antes de ele ser merecedor dentre os melhores, ira encontrar pelo menos uns 5 ou 6 ja no topo da lista. Sds
Lamento tirar sua certeza, mas até o Pentágono já reconheceu que o KA-52 é o melhor do mundo em sua categoria.
a Resposta mais adequada seria: são dois vetores com finalidades diferentes.
O MI-35 atende melhor as necessidades da FAB
Numa tacada só o Egito comprou 50 na licitação do EB são 3 lotes de 12 resta saber se essa licitação vai ter um vencedor está mais para vencidos de cansaço de tanto esperar .
É, o Egito tá bombando na parada……….comprando caças rafale, fragatas freeme e agora os helicopteros de ataque russos KA-52. E o Brasil hóó!!!!!! Mas também né com esse governo…!!!
Com a Arábia Saudita bancando todas essas compras fica fácil né. E só entrar na loja, escolher o que quer, passar o cartão e mandar a fatura para a Arábia e seus amiguinhos do golfo.
Até onde li, o único helicóptero com capacidade de ejeção dos pilotos caso haja necessidade. Belíssimo!!!