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Home Aviação

Embraer deve anunciar cliente do KC-390 até junho de 2014

Luiz Padilha por Luiz Padilha
08/11/2013 - 18:37
em Aviação
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KC390

BRASÍLIA, 8 Nov (Reuters) – O primeiro contrato firme de venda do cargueiro KC-390, da Embraer, deve estar fechado até junho do ano que vem, e o cliente não necessariamente será o governo brasileiro, afirmou nesta sexta-feira o presidente da Embraer Defesa & Segurança, Luiz Carlos Aguiar.

“A expectativa é de que a gente tenha algum cliente, que não necessariamente seja o Brasil, até o primeiro semestre do ano que vem”, disse Aguiar, após reunião com o ministro da Defesa, Celso Amorim.

Ter um governo estrangeiro como primeiro cliente do KC-390 contrariaria expectativas de que a Força Aérea Brasileira (FAB) fechasse a encomenda firme inicial pela aeronave.

Isso porque os investimentos para desenvolver o cargueiro, de cerca de 2 bilhões de dólares, estão sendo feitos pelo governo brasileiro. A previsão é que a FAB compre 28 unidades do KC-390.

Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Portugal e República Tcheca firmaram acordos preliminares para aquisição potencial, em conjunto, de 60 novos aviões de carga da Embraer. Mas nenhum pedido firme foi assinado até o momento.

METAS NA DEFESA

Aguiar disse também que a Embraer Defesa & Segurança está perto de superar suas metas de 2013. A companhia estimou no começo do ano que teria receita de 1,25 bilhão a 1,35 bilhão de dólares na área de Defesa e Segurança no atual exercício.

“Estamos muito próximos disso (superar a meta). Estamos correndo atrás para fazer isso”, disse o executivo, ressaltando que o quarto trimestre é, historicamente, o melhor para o setor de aeronáutica.

Tags: KC-390
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Comentários 1

  1. Gilberto Rezende-Rio Grande/RS says:
    12 anos atrás

    Só gostaria que alguém me esclarecesse COMO pode a Embraer fechar um contrato de aquisição do KC-390 com um cliente externo, SEM A EXPRESSA PERMISSÃO do governo brasileiro, Ministério da Defesa e da FAB (PROPRIETÁRIOS DO PROJETO).

    Me parece bravata da empresa ou ela já pediu autorização e não cita.

    Não é impossível no BRASIL o governo permitir este ABSURDO.

    Mas na história da aviação militar MUNDIAL é MUITO RARO um país que financia um projeto militar para seu uso próprio PERMITIR que ele seja vendido/operado ANTES a um cliente externo…

    Sinceramente prefiro acreditar que a Embraer se passou ou que esteja fazendo algum tipo de PRESSÃO sobre o governo por atraso de repasse no financiamento do KC-390.

    Em qualquer um dos casos uma ENQUADRADA OFICIAL caberia à graciosa e gananciosa companhia de capital meio LUSO…

    Responder

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