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Home Aviação

Embraer e GMV de Portugal, assinam Memorando de Entendimento para desenvolvimento tecnológico

Luiz Padilha por Luiz Padilha
22/09/2022 - 10:44
em Aviação
2
HOLLOMAN AIR FORCE BASE, N.M. (Aug. 1, 2017) A Embraer EMB 314 Super Tucano A-29 experimental aircraft flies over White Sands Missile Range. The A-29 is participating in the U.S. Air Force Light Attack Experiment (OA-X), a series of trials to determine the feasibility of using light aircraft in attack roles. (U.S. Air Force Photo by Ethan D. Wagner)

HOLLOMAN AIR FORCE BASE, N.M. (Aug. 1, 2017) A Embraer EMB 314 Super Tucano A-29 experimental aircraft flies over White Sands Missile Range. The A-29 is participating in the U.S. Air Force Light Attack Experiment (OA-X), a series of trials to determine the feasibility of using light aircraft in attack roles. (U.S. Air Force Photo by Ethan D. Wagner)

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Lisboa, Portugal, 22 de setembro de 2022 – A Embraer e a GMV, de Portugal, assinaram um Memorando de Entendimento para cooperação nas áreas de desenvolvimento e integração de sistemas para produtos e serviços de defesa, principalmente no âmbito do programa da aeronave A-29 Super Tucano. O Memorando inclui ainda potenciais parcerias em processos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, com o objetivo de ampliar o relacionamento comercial de longo prazo entre as empresas durante as fases de concepção, design, desenvolvimento, produção e suporte.

Novos negócios, desenvolvimento e integração de sistemas de navegação, de Aviônicos Modulares Integrados (Integrated Modular Avionics, IMA, na sigla em inglês) e de software também estão na pauta das duas empresas, que pretendem trocar informações sobre suas experiências, capacidades, produtos, sistemas e serviços. Especificamente na área de pesquisa e desenvolvimento com foco em IMA, a relação entre as empresas tem mais de 15 anos, incluindo projetos no âmbito da União Europeia.

A Embraer tem um compromisso estratégico de longo prazo com Portugal no desenvolvimento de seu ecossistema aeroespacial e de defesa, permanecendo como o país onde a empresa mais investe na sua capacidade industrial fora do Brasil.

O exemplo mais recente foi um investimento de 74 milhões de euros na OGMA S.A., permitindo à empresa obter a certificação para a manutenção dos motores GTF da Pratt & Whitney, utilizados pela nova geração de aviões comerciais. Este acordo irá criar 300 postos de trabalho e poderá triplicar o volume de negócios anual da OGMA para 600 milhões de euros, refletindo também o interesse da Embraer em ampliar o escopo de suas atividades em Portugal e agregar, assim, valor à economia local.

Em linha com essa estratégia, diversas iniciativas foram lançadas este ano, incluindo a assinatura de um Memorando de Entendimento com idD Portugal Defence e a ETI para a cooperação em desenvolvimento tecnológico em suas áreas de especialidades. Com os projetos em desenvolvimento, a Embraer irá trabalhar com seus parceiros na definição de prioridades estratégicas para a Defesa em Portugal, incluindo treinamento avançado, desenvolvimento de tecnologias de dupla utilização e transformação digital.

Tags: A-29 Super TucanoEmbraerGMV Portugal
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Comentários 2

  1. Carlos says:
    3 anos atrás

    Mais um ato para a criação de um lóbi para que Portugal compre o A29 ST. No ano passado circulou a notícia de que Portugal iria comprar 10 A29 ST, agora e depois de uma entrevista do CEMGFA Almirante Silva Ribeiro, “Portugal é Super Tucano! Chefe do CEMGFA, almirante Silva Ribeiro, confirma compra na TV Portuguesa”, rapidamente se espalhou que Portugal iria comprar A29 ST. Criem os lóbis divulguem o que quiserem mas apenas três fatos e verdades. Começo por dizer que o Almirante afirmou em primeiro Helicópteros e em segundo aviões a hélice e nunca fez menção ao A29 ST, em segundo O A29ST custa 15 milhões de euros e o PC-21 custa 9 milhões, são 6milhões de diferença por unidade e por fim a experiência na guerra de contrainsurgência que Portugal adquiriu na Guerra do Ultramar e onde se destacaram as seguintes armas; espingarda metralhadora G-3, veiculo blindado Chaimite e o helicóptero Alouette III e que podem ver neste vídeo “Filme – ALOUETTE III 50 anos de operação na Força Aérea Portuguesa e para as operações em África são melhores os helicópteros do que os A29 ST. Lamento desiludir muita gente mas Portugal nunca irá comprar o A29 ST.

    Responder
  2. Gilberto Rezende says:
    3 anos atrás

    Este MOU sinaliza CLARAMENTE que não só a FAP DEVE realmente adquirir o lote de 12 aeronaves Super Tucanos usados da FAB…
    INDICA que estas aeronaves serão revisadas, atualizadas e modernizadas pela GMV (com o apoio da EMBRAER) antes de serem incorporadas à FAP…

    Responder

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