A Embraer Defesa & Segurança e sua parceira Sierra Nevada Corporation (SNC) receberam encomenda de 12 aeronaves de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano para a Força Aérea da Nigéria. Os aviões serão utilizados em missões de apoio aéreo tático.
“A SNC tem orgulho de trabalhar com a Embraer Defesa & Segurança na produção dos A-29 para a Força Aérea da Nigéria para atender às suas necessidades contínuas de treinamento e segurança”, disse Taco Gilbert, vice-presidente sênior da área de ISR da SNC. “O A-29 tem experiência comprovada em combate e foi projetado e construído para a missão na Nigéria. É a solução mais confiável e econômica para voos básicos e avançados e para o treinamento de combate, operações de apoio aéreo tático, ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento), contrainsurgência e cenários de guerra irregular”.
“O A-29 Super Tucano se tornou uma referência mundial em ataque leve e treinamento avançado com histórico comprovado em várias zonas de combate ao redor do mundo”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “A Embraer dá as boas-vindas à Nigéria como o mais recente país-membro dessa verdadeira coalizão internacional que está ajudando a trazer a paz para o mundo.”
O A-29 realiza missões de combate diariamente em várias regiões do planeta. A aeronave acumula mais de 46.000 horas de combate e mais de 360.000 horas de voo. Com a encomenda da Nigéria, o A-29 já foi selecionado por 14 forças aéreas em todo o mundo.
Além do reconhecido histórico de combate, o robusto trem de pouso do A-29 permite decolagens e pousos em pistas não preparadas. Seu sistema de armas também oferece confiabilidade e precisão excepcionais, aumentando a eficácia nas missões de ataque leve.
O contrato para a Força Aérea da Nigéria inclui dispositivos de treinamento de solo, sistemas de missão, sistemas de missão, peças sobressalentes, equipamentos de apoio no solo, equipamentos de missões alternativas, apoio contíguo à contratação temporária dos Estados Unidos, apoio logístico no exterior do empreiteiro continental dos Estados Unidos (OCONUS) e representantes de serviço de campo para suporte OCONUS.
As aeronaves serão produzidas em Jacksonville, na Flórida, e modificadas pela SNC em Centennial, no Colorado. As entregas à Nigéria devem ocorrer de acordo com os prazos estipulados em contrato como parte de um pacote mais amplo de treinamento e suporte.
FONTE: Embraer
Provavelmente a venda é americana via FMS ou programa específico de ataque leve para aliados como foi para o Afeganistão (LAS Light Air Support).
Note que toda a parte de suporte pós-venda será feita por contratados americanos…
A unidade de Jacksonville é também da Embraer (infra-estrutura) e toda a parte operacional é conjunta com a Sierra Nevada que foi feita para a encomenda inicial do programa LAS de 20 aeronaves para o Afeganistão.
A divisão comercial REAL nas vendas nesta unidade entre a EDS e a Sierra Nevada não é realmente conhecida, mas é PRESUMIDA como 50% para cada empresa…
Esta bola já estava cantada faz muito tempo, a partir que o super Tucano fosse disponível via FMS ou financiamento yankee um número crescente de vendas seriam ”perdidas” para “o parça” Sierra Nevada…
A EDS vai levar, diretamente, como fornecedor, só as peças que eventualmente produz para a unidade americana que ainda não foram “nacionalizadas” pela Sierra Nevada.
Os royalties referentes a estas 12 aeronaves DEVE(RIA)M ir para a FAB dona do da propriedade intelectual do projeto da aeronave…
Porque foram levar a linha de montagem do A29 lá para os Estados Unidos, tinha que ficar aqui.
Exigência “SINE QUOI NON” para poder vencer a licitação do programa LAS(Light Air Support) de 20 aeronaves para o Afeganistão….
Está concorrendo com a Boeing. A Embraer, já éra!
Jesus… como tem gente que não procura se inteirar das coisas…. depois fica fazendo comentário sem noção!!!
Seria bom, no mínimo ler um pouco, se informar, antes de comentar.
Padilha me tira uma dúvida… Os valores da venda da aeronave vão para a Sierra Nevada ou para a Embraer? Ou o valor é compartilhado entre as duas?
Não sei lhe informar percentuais mas ambas faturam com a Venda.
Brasileiros são “”Tão”” Bonzinhos , oohh Dó. !!
Uau, então a Sierra está concorrendo com a Embraer?