Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Embraer revela possível versão militar do E190 E2 durante a KADEX

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
08/10/2024 - 21:54
em Aviação
7
0
compartilhamentos
1.6k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Guilherme Wiltgen

Uma imagem no stand da Embraer na KADEX, uma exposição de defesa realizada no início de outubro na Coreia do Sul, mostrou o E190 E2 “Special Missions”, que especula-se ser uma possível versão militar do bem sucedido jato regional civil.

Até o momento, a Embraer não fez nenhum anúncio sobre a variante “Special Missions” mas, baseado na imagem, e levando em conta que seja realmente uma versão militar, pode-se chegar a conclusão que a aeronave poderia ser empregada em missões como de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), Patrulha Marítima (MPA), Alerta Aéreo Antecipado (AEW), entre outras.

Há muito tempo era esperada uma versão militar da família E-Jet, principalmente uma versão MPA (Maritime Patrol Aircraft), com capacidade de ser armada com mísseis antinavio (AShM), para vigilância da Amazônia Azul, ou uma AEW&C de longo alcance.

Na imagem divulgada, não é possível identificar nada específico de missão, assim como não há cabides para armamentos ou sensores. Esses detalhes só serão revelados quando a Embraer fizer a apresentação oficial da nova versão.

Oferecer variantes militares de suas aeronaves civis não é exatamente algo novo para Embraer. Se voltarmos no tempo, o EMB-110 Bandeirante teve versões militares que estão em uso até os dias atuais na Força Aérea Brasileira (FAB), como EMB 111 Bandeirulha.

Mais recentemente, foi a vez do ERJ 145 ser militarizado e possuindo duas versões, a de AEW&C (Airborne Early Warning and Control) e a de sensoriamento remoto. A primeira também é utilizada pela Força Aérea da Índia.

Outra aeronave da Embraer que está ganhando uma versão militar é o Linage 1000, versão executiva do E190 de primeira geração.

O “Sea Sultan” é uma aeronave de patrulha marítima e de guerra antissubmarino, que está em desenvolvimento para a Marinha do Paquistão. Neste caso específico, o projeto não tem apoio da Embraer.

A família E-Jet E2 já está consolidada no mercado civil e a sua versão militar, provavelmente não será diferente.

Tags: E-Jet E2E190-E2E190-E2 Special MissionsEmbraerEmbraer Defesa & SegurançaMaritime Patrol Aircraft (MPA)
Notícia Anterior

Operação Coxilha: Artilharia Divisionária se adestra no Rio Grande do Sul

Próxima Notícia

C-390 Millennium para Chile, Emirados Árabes Unidos e Marrocos?

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Exposições Internacionais

Embraer destaca a aeronave multimissão KC-390 Millennium na DSEI Japão 2025

18/05/2025 - 23:04
Aviação

Embraer apresentará aeronave de transporte médio multimissão KC-390 Millennium na LIMA 2025

14/05/2025 - 22:24
Indústria de Defesa

Atech reforça liderança tecnológica em ATM na Airspace World 2025

13/05/2025 - 16:21
Carregar mais
Próxima Notícia

C-390 Millennium para Chile, Emirados Árabes Unidos e Marrocos?

Comentários 7

  1. Colombelli says:
    7 meses atrás

    Vai vender igual o kc 390.
    Mas devem se mexer antes que alguem pegue o nicho

    Responder
    • JR says:
      7 meses atrás

      Na verdade esse nicho a Bombardier com a SAAB já domina, nós é que estamos entrando atrasado nele.

      Responder
  2. Dodô says:
    7 meses atrás

    Tirando a Coreia do Sul, todp os países acima listados estão dando exemplo de como NÃO administrar suas economias, em aberta crise econômica, de segurança pública (imigração desenfreada e descontrole de fronteiras) e desindustrialização.

    Responder
  3. Tomcat4,6 says:
    7 meses atrás

    A Embraer esta com a faca e o queijo nas mãos e pode utilizar duas aeronaves suas como plataformas AEW&C , MPA e ISR. Muitos países que ainda operam o P-3 Orion em fim de carreira a começar pelo Brasil além da substituição futura dos E-99 .

    Responder
  4. mauricio matos says:
    7 meses atrás

    Se nossos governantes tivessem a visão dos executivos da Embraer em pouco tempo seríamos uma potência

    Responder
    • MMerlin says:
      7 meses atrás

      Certa vez comentei que se o Brasil fosse entregue, vazio, para países como Japão, Coreia do Sul, Israel, Suécia, em 10 anos, esses países seriam a maior potência comercial e industrial.
      Não é exagero.
      São países que, com muito pouco, conseguem desenvolver e produzir muito.

      Responder
      • Vinicius says:
        7 meses atrás

        É incrível que em pleno, pessoas ainda insistam em uma visão de Brasil dos anos 80-90.
        Está na hora de acordarem pra vida, o Brasil já é uma potência.
        Falta só parte dos brasileiros darem o braço a torcer, e reconhecer.
        E também parar de achar que sempre os outros países são melhores que a gente, o que é atualmente uma grande e fragorosa mentira.

        Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

  •  
  • Artigos

EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

ADSB: O estaleiro do EDGE Group

Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval