Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

EME aprova a Diretriz de Implantação do Projeto Capacidade de Manobra do Programa Estratégico Aviação do Exército

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
08/05/2024 - 18:26
em Aviação
1
0
compartilhamentos
2.1k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Guilherme Wiltgen

O Estado-Maior do Exército aprovou a Diretriz de Implantação do Projeto Capacidade de Manobra, integrante do Programa Estratégico do Exército Aviação do Exército (Prg EEx Av Ex), que visa ampliar a Mobilidade da Força Terrestre através da aquisição de Helicópteros de Manobra Sikorsky UH-60M Black Hawk, designados HM-2A na Aviação do Exército.

Objetivos do Projeto Capacidade de Manobra

1) Objetivo Geral
Obter, em coordenação com os órgãos responsáveis, doze aeronaves da fabricante SIKORSKY modelo UH-60M Black Hawk, por intermédio do Foreign Military Sales (FMS), dotadas de acessórios e armamento que permitam seu emprego na plenitude como aeronave de manobra, cumprindo o rol de tarefas de Aviação previstas em sua doutrina de emprego, para atender as lacunas de capacidades da Aviação.

2) Objetivos Específicos
a) Realizar a substituição da frota em processo de desfazimento (frota HM-2 Black Hawk e HM-3 Cougar) pela nova frota sem perda das atuais capacidades, com especial atenção na distribuição das aeronaves, manutenção da disponibilidade e coordenação com os demais órgãos envolvidos.
b) Gestão de recursos humanos especializados, em Capacitar e alocar, em coordenação com os órgãos responsáveis e interessados, os recursos humanos especializados, em face da implantação da nova frota.
c) Adequar, em coordenação com os órgãos responsaveis e interessados, operacionalmente toda a documentação referente a operação da nova versão de aeronave.
d) Realizar, em coordenação com os setores responsáveis e interessados, técnica e manutenção da capacitação dos tripulantes por meio de dispositivos de simulação, em especial os dispositivos que tenham comprovada capacidade de suprimir os treinamentos de manobras críticas e adestramento operacional na aeronave.
e) Implementar, em coordenação com os setores responsáveis e interessados, a capacidade de enlace com os meios de comunicação existentes no Exército Brasileiro e, se possível, nas demais forgas singulares.
f) Implantar, em coordenação com os setores responsáveis e interessados, a gestão das medidas de Autoproteção baseadas em Guerra Eletrônica (GE) embarcadas nessa versão de aeronave. g) Adequar, em coordenação com os setores responsáveis e interessados, a infraestrutura da(s) OM Av Ex que acolherão a nova versão de aeronave. h) Internalizar na Aviação do Exército, em coordenação com os quadros responsáveis, a capacidade de formação dos especialistas responsáveis pela operação e suporte da nova frota, em consonância com as normas e regulamentação do fabricante. i) Prover os meios de suporte a operação para as aeronaves nas bases designadas.
J) Prover a sustentabilidade logística até o final do acolhimento da frota (previsto para o final de 2032)

Todas as aeronaves UH-60M Black Hawk serão recepcionadas no Comando de Aviação do Exército, em Taubaté-SP, tendo em vista que o Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército (Btl Mnt Sup Av Ex), a Base de Aviação de Taubaté (BAvT) e o Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) estarem todos localizados no Forte Ricardo Kirk, sede da Aviação do Exército.

Após o processo de recebimento das doze aeronaves UH-60M Black Hawk, essas serão distribuídas e operadas por até três Batalhões de Aviação do Exército, que serão definidos pelo Estado-Maior do Exército (EME). Porém já é de conhecimento que serão o 2° Batalhão de Aviação do Exército (Taubaté-SP), 3° Batalhão de Aviação do Exército (Campo Grande-MS) e o 4º Batalhão de Aviação do Exército (Manaus-AM).

Fases do Projeto Capacidade de Manobra

1ª Fase:
Obter as novas aeronaves com marcos de entregas definidos em cronograma e capacitar os especialistas que estarão envolvidos na operação e suporte iniciais.

2ª Fase:
Obter toda a estrutura logística necessária para a operação e suporte dos BAvEx, que operarão a nova versão, nas condições do item anterior e adequar a infraestrutura do Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx), do CMSE, que operará a nova versão.

3ª Fase:
Adequar a infraestrutura dos Batalhões de Aviação do Exército que operarão a nova versão, capacitar os especialistas que estarão envolvidos na operação e suporte desses BAvEx,
capacitar os especialistas a serem empregados nas inspeções de 2° Nivel do Batalhão de Manutenção e Suprimentos de Aviação do Exército e de outra OM AVEX (se for o caso), capacitar os especialistas que farão a implantação da estrutura de ensino no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) e implantar a nova versão de aeronave quanto à adequação dos manuais de emprego operacional, assim como da modelagem da operação técnica da aeronave às Tarefas de Aviação.

Planejamento preliminar de entregas

2025: 01 helicóptero
2027: 05 helicópteros
2028: 06 helicópteros

Segundo o Estado-Maior do Exército, esse planejamento é passivel de alteração caso ocorra determinação da Autoridade Patrocinadora, a fim de adequação às futuras necessidades doutrinarias e/ou orçamentárias.

Tags: Aviação do Exército (AvEx)Estado Maior do Exército (EME)Exército Brasileiro (EB)Programa Estratégico da Aviação do ExércitoPrograma Estratégico do Exército Aviação do Exército (Prg EEx Av Ex)SikorskySikorsky UH-60M Black HawkUH-60M Black Hawk
Notícia Anterior

NAM Atlântico suspende em direção ao RS

Próxima Notícia

Uruguai reitera oferta de ajuda ao Rio Grande do Sul na CREDN

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Exército

Exército aprova relatório de Teste e Avaliação do Radar SENTIR M20

20/05/2025 - 06:11
Exército

Militares do Exército Brasileiro concluíram o Curso de Operação do Centauro II na Itália

08/05/2025 - 15:14
Exército

Militares do Exército se capacitam para uso de equipamentos optrônicos

08/05/2025 - 10:32
Carregar mais
Próxima Notícia

Uruguai reitera oferta de ajuda ao Rio Grande do Sul na CREDN

Comentários 1

  1. JL says:
    1 ano atrás

    Penso que substituição das aeronaves que estão em fim de sua vida útil não é só necessário, é uma questão de proteção dos tripulantes principalmente, mas essa quantidade de aeronaves substituindo os que irão dar baixa é pouco para um país das dimensões do Brasil que é quase um continente, é insuficiente. Não se conta que as aeronaves passam por períodos de manutenção onde tem de ficar em terra, e que 12 na realidade não significa as 12em estado operativo. Só essa quantidade já seria absorvida na região norte como um todo,

    Responder

Deixe uma resposta para JL Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval