O Esquadrão Adelphi (1º/16º GAV) recebeu na ultima sexta-feira (21/02), a segunda aeronave A-1 modernizada da Força Aérea Brasileira (FAB). O avião saiu de Gavião Peixoto, interior de São Paulo, para a Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, onde a unidade aérea é sediada.
Responsável pela implantação operacional do A-1 M na FAB, o Adelphi deve participar de exercícios operacionais previstos para 2014 com o novo avião.
FONTE : Agencia Força Aérea
Muarício Mattos, então, manda avisar lá na Embraer para parar a modernização das unidades em curso e devolver os equipamentos já comprados!
Eu acho que essa modernização não chega ao fim dos 53 que vão ser reformados só 2 entregues . Se a decisão do fx2 tivesse saído uns 10 anos antes não precisaria a FAB gastar dinheiro em modernização de F5 e AMX vai acontecer a mesma coisa que está ocorrendo com a Alemanha ela cancelou encomendas de mais caça agora vai ter que honrar o contrato a FAB vai pagar a Embraer essa modernização já era.
Se tivesse saído há 10-15 anos teríamos escolhido 24 mirage 2000 e estaríamos a “ver navios”. Tudo que aconteceu foi ruim mas há aquele ditado. Há males que vem para o bem. Se tivesse saído em 2009, teríamos a jaca hoje, em 2011, teríamos o super lobby/espiogaem sem tot nos squad da fab. Em 2018 teremos(Assim espero) o Gripen voando por aqui.
Ótima notícia, apesar dos atrasos nas entregas.
Mas falando em orçamento, quero entender melhor, pois todo ano é esse chororô, todo ano sabe-se que terá contingenciamento e cortes, aliás, sempre em valores muito parecidos, não me lembro de nenhum ano que não tivesse, ou estou enganado? Os programas estão atrasados, mas foram cancelados? Serão cancelados? Então pra quê tanto nenhenhê por ai?
Até mais!!! 😉
Os F5EM levaram também mais tempo do que o previsto para serem modernizados e mesmo assim fizeram a diferença. Sugiro uma reportagem sobre as capacidades do novo A1M!
Pelos cortes recentemente divulgados, estes aviões serão deixados a ver navios.