Por Guilherme Wiltgen
O 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1) foi agraciado com o prêmio “Kossler” pela AHS International (American Helicopter Society International).
O prêmio USCG – Captain William J. Kossler, é dado para a maior realização na aplicação prática ou operação de aeronaves de voo vertical, cujo valor tenha sido demonstrado pelo serviço real, realizado durante o ano anterior (2016).
Este ano, o Prêmio Kossler está sendo conquistado pelo Esquadrão HS-1, da Marinha do Brasil, pela a realização extraordinária durante o resgate noturno da tripulação do navio de pesca “Beira Mar XXV”, realizada nos dias 11 e 12 de agosto de 2016.
A tripulação do Guerreiro 34 (SH-16 N-3034) voou seu helicóptero Sikorsky S-70B Seahawk desde a Base Aérea Naval São Pedro da Aldeia, até finalmente localizar o navio vindo a salvar as vidas dos três pescadores, que permaneceram na água por um dia e meio sem comida ou água potável.
Como foi a missão SAR
No dia 11 de agosto de 2016, o HS-1 era o Esquadrão responsável por prover a Aeronave de Serviço da Esquadra (ASE), quando foi acionado para cumprir uma busca e possível resgate de três tripulantes da embarcação de apoio “Beira Mar XXV” que se encontrava a cerca de 150 km (82 MN) ao sul de Cabo Frio. Durante este dia, o Esquadrão realizou três lançamentos, sendo dois destes no período noturno, porém sem resultados positivos.
Durante o dia 12, em continuidade às atividades SAR, o “GUERREIRO 34” (SH-16 N-3034) decolou às 17h10, demandando para a área de busca, onde receberia o apoio da Fragata Constituição (F-42), que já realizava buscas na região porém, no translado da aeronave, por volta de 17h40, foi avistado pelo 2P (copiloto) um objeto flutuando no mar. Com a utilização do EOSS (Electro-Optical Sensor System), sensor óptico da aeronave com capacidade de obter imagem térmica, confirmou-se o objeto como sendo um casco adernado e, também, a presença de um bote com três sobreviventes.
Após a confirmação, iniciou-se o procedimento de aproximação aos náufragos, que já se encontravam à deriva por mais de 36 horas e estavam sem comida, sem água e sem meios de comunicação.
Os três sobreviventes da embarcação estavam na posição latitude 23º53,1´S e longitude 041º56,22’W e foram içados do mar para o helicóptero com a ação dos militares do Grupo de Busca e Salvamento (GSAR), que se encontravam na aeronave N-3034. O resgate ocorreu com sucesso e os sobreviventes foram encaminhados conscientes para a Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia, onde receberam os suportes médicos necessários.
Este foi o primeiro resgate noturno real do Esquadrão HS-1, utilizando a aeronave SH-16 (Seahawk), o que evidenciou a grande capacidade do meio para este tipo de tarefa.
A tripulação da aeronave foi composta pelos pilotos CT MUNARETTO e CT CASTANHEIRA, pelos operadores de sensores SO-AV-VS NORONHA e 2º SG-AV-VS CAMILO e pelos resgatistas GSAR, o 1º SG-AV-SV SOUZA LIMA e 3º SG-AV-VN MONTEIRO.
NOTA do EDITOR: Bravo Zulu HS-1 e GSAR!
“PARA QUE OUTROS POSSAM VIVER” esse lema conheci num excelente Documentário chamado “RESGASTES DE GUERRA”, onde pela primeira vez na história, a US Air Force permite a filmagem de uma Unidade de Elite de Resgate em combate num Teatro de Operações hostil conhecido por Afeganistão.
“Quando um Soldado cai na batalha, uma unidade de elite da Força Aérea, corre para o resgate, não importa o risco, PARA QUE OUTROS POSSAM VIVER, eles são os PJs ou Paraquedistas de Resgate!”
Para quem gosta do tema de operações militares, um excelente documentário, recomendo!
O Link no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=D7mYBYvAxLQ
a possibilidade da Mb adquirir mais sea hanks ?
Parabéns a toda a equipe!
Bravo!
A imprensa não divulga isso porque ela é a doutrinadora das massas para imbecilidades ideológicas que garantam a permanência de bandidos no poder via demagogia…e para justificar cortes no orçamento de defesa.
Bravo zulu a toda a tripulação do Guerreiro 34. Comandante Munaretto, não esqueça, o senhor sua tripulação voam no melhor helicóptero militar em operação no FAs, o Falcão do mar e no melhor estilo “night stalker”.
Missão cumprida.
G abraço
Parabéns a esses Bravos HERÓIS, que Deus através de seus anjos celestes os protejam. E surpreso com uma raríssima participação feminina nos comentários. Isso mostra que o problema das feministas não é machismo, mas sim o desinteresse das mulheres em participar da vida social, pelo menos aqui no ocidente. Esse que é outro distúrbio que a mídia tenta implementar na mentalidade das pessoas.
Fico indignado com as pessoas que criticam o fortalecimento das forças armadas com a hipocrisia como argumento, no sentido de manifestar pacifismo achando que apenas soltar pombos ou balões é suficiente para isso. O tal do politicamente correto. Será que um pombo seria capaz de resgatar esses náufragos?
Acho que não.
A providência de Deus manifestada em um boa equipe usando um bom equipamento é o que fazem toda diferença para se salvar vidas. Há esqueci, a mídia em geral raramente divulga esses fatos. Para fazer justiça até tem algumas matérias, mas esporádicas. Na hora de torcer para a seleção a sociedade é “patriota”, e pior, consideram os atletas “heróis”. Os atletas olimpicos são considerados “heróis” também, com a chamada superação. HA VÁ! Hipocrisia, preconceito, descaso, desconhecimento (FEB, marinha e força aérea durante as guerras mundiais). O brasileiro tem as forças armadas que não merecem, mas sim politicos.
Bravo Zulu ao homens e mulheres responsáveis pela missão SAR nas FFAA, em especial ao Esquadrão HS-1 pelo reconhecimento da missão. Grande abraço a todos!!!
Encontrar um bote em alto mar à noite, escuridão total, sem um bip eletrônico ou fogo luminoso, é como encontrar uma agulha no palheiro. Não é qualquer aeronave que executa esta missão, sem os sensores disponíveis como o EOSS, capaz de possibilitar imagem térmica do alvo, praticamente seria impossível qualquer resgate. Menos crítica e mais ação! Mais uma vez Parabéns à todos os envolvidos.
Caro novato, não é difícil encontrar nada no mar, é simplesmente dificílimo! É como encontrar uma agulha no palheiro, e diga-se de passagem que ao se jogar ao mar (os militares que vão salvar isso náufragos) correm risco real de morte , seja por risco de ataques de animais marinhos como tubarões por exemplo, é até pelos próprios náufragos, dado o desespero que normalmente os acometem, ou até destroços no mar , aos pilotos o risco de uma rajada de vento, que não é difícil de acontecer no mar, entre outros riscos que pode comprometer a segurança da tripulação e da aeronave, é fácil criticar, mas a mídia não interessa divulgar o que engrandece essa nação, por isso a maior parte da população so tem os militares como algo dispendioso e desnecessário, quando estes são os únicos funcionários do Estado democrático de direito que juram dar sua própria vida em defesa da dos outros, inclusive vc.
Parabéns a todos, além da equipe, a todos da Macega, pois para chegar a esse nível, começa lá na Instrução e vai-se percorrendo toda a instituição e oxalá, abrir um espaço lá no museu da entrada para eternizar o feito.
Ao corpo, comentários e críticas desnecessárias e sem fundamentos, liga-se o OFF!
“Alguém” disse em nosso passado : “Perdoai Senhor, eles não sabem o que fazem!”
Saudações a todos os envolvidos.
O prêmio foi oferecido à tripulação da aeronave.
Como comandante da aeronave na ocasião, afirmo que todos sob meu comando, seja o copiloto, operadores ou resgatistas tiveram igual importância no cumprimento da missão.
Vida longa ao HS-1!
Vida longa ao GSAR!
Viva a Marinha!
Nonato, eu comecei a perceber seus comentários pela quantidade de besteira que você posta sem se dar o trabalho de pesquisar.
Se é difícil encontrar em alto mar? kkkkkkkk você só pode estar de brincadeira.
Recentemente um A4 caiu próximo à costa brasileira e não o encontraram. Lembra disso? Imagine em alto mar.
Soma-se a isso tratar-se de um resgate noturno.
Sentado na cadeira, você consegue encontrar ao menos o site do google? Parece que não.
Parabéns a todos os envolvidos pelo excelente trabalho.
Parabéns a equipe pelo segundo prêmio. O primeiro, foi quando conseguiram cumprir a missão com êxito. Há um sentimento especial dentro disso tudo. Este sentimento é compartilhado, verdadeiramente, por aqueles que resgatam e pelos que são resgatados.
Caro Nonato
Parece fácil quando retratado pelos filmes, mas na vida real poucos países no mundo tem tecnologia desse nível a aeronave SH 16 foi fundamental importância para esse salvamento. A principal dificuldade que não havia sinal de EPIRB ( equipamentos para sinalização eletrônico que usa frequências de emergência para embarcações) nem pirotécnico ( sinalizadores luminosos )
Resumo parece simples mas não é
BRAVO ZULU
Quem resgatou foram os militares e o GSAR do CIAAN ….a aeronave apenas os transportou até lá. Qualquer outra aeronave de serviço teria feito o mesmo. Uma pena que o destaque da matéria tenha sido 99,9% para a tripulação da aeronave e não para aqueles que se jogaram na mar, á noite, água gelada ..e tranquilizaram e resgataram os marinheiros com vida. Uma pena, talvez por serem praças não tenham recebido nem o reconhecimento da defesa aeronaval e nem no prêmio.
Flávio,
Leia novamente a matéria e veja sobre o relato dos detalhes da missão SAR.
Lá você vai encontrar, além dos nomes de TODOS os tripulantes, tanto do HS-1 quanto do GSAR, a respectiva foto dos nossos amigos que levaram a cabo a nobre missão de salvar vidas.
Independente de quem saltou no mar, que permaneceu pilotando ou operando o guincho (hoist) que os troxe a bordo do Guerreiro 34, a missão teve êxito por ter sido executada por um time!
Para quem já esteve na Macega, ou lá serve, já deve ter lido escrito em alguma parede: “Ninguém é tão bom, quanto todos nós juntos!”.
Parabéns aos profissionais de excelência da nossa marinha.
Sou piloto de busca e salvamento da FAB, hoje na reserva.
Somente aqueles que estavam no bote sabem o valor (vital ) dos serviços que as Forças Armadas prestam.
E o risco de morte que os tripulantes correm ao voar a essa distância da terra, tudo “PARA QUE OUTROS POSSAM VIVER”. Parabéns a todos !
Parabéns ao meu esposo SG CAMILLO e toda tripulação pelo excelente trabalho realizado. Estão todos de parabén!!!!!
Bravo Zulu ao seu esposo Sra. Carolina!
Parabéns ao meu esposo SG CAMILLO e toda tripulação pelo excelente trabalho realizado. Estão todos de parabéns! !!
Parabéns!!!! Temos muito orgulho de vocês, sem recursos humanos extraordinários nenhum exército vence a guerra.
Desculpem a ignorância. Mas essa missão não é algo normal?
O que houve de extraordinário para receber o prêmio?
Parece haver dois aspectos. Um é conseguir encontrar. Pergunto: com os equipamentos de hoje em dia, é difícil encontrar náufragos em alto mar?
Segundo seria conseguir, a noite, realizar o resgate. Talvez haja dificuldade, mas não me parece nada do outro mundo.
Parabéns pelo prêmio.
Minha dúvida é sobre o que foi considerado extraordinário.
BZ, HS-1 !!! Ad astra per aspera !!!
Poxa nem um vídeo? Uma câmera de 1 milhão, e nada, era apenas um resgate, eles poderiam divulgar tal acontecimento, a maioria da população nem deve saber a existência de tal agrupamento ou aeronave, como também sobre o prêmio. Sem divulgação fica difícil.
Parabéns Guerreiros!!!
Parabens a equipe pelo trabalho de excelencia.