No dia 14 de junho, nas instalações da HELIBRAS, em Itajubá (MG), a Marinha do Brasil recebeu sua primeira aeronave C-SAR (Combat-Search and Rescue – Busca e Resgate em Combate), da família Super Cougar, com o numeral N-7201, dentro do programa H-XBR, que prevê a entrega de 16 unidades do helicóptero modelo H-225M para a Marinha do Brasil, a N-7201 é a primeira das três aeronaves na versão C-SAR a ser entregue.
O C-SAR é uma das operações mais críticas da atualidade e tem por objetivo o regaste de tripulações abatidas ou que tenham se acidentado em território hostil durante um conflito. Para realizá-la, a aeronave traz um conjunto de sensores e sistema de autoproteção capaz de enfrentar as mais modernas ameaças. A suite integrada de equipamentos auxiliares de defesa é responsável pela autoproteção periférica da aeronave e visa a aumentar sua capacidade de sobrevivência nos cenários de conflitos. É composta por sensores que trabalham alertando, com antecedência, as tripulações sobre ameaças de radares (RWR – Radar Warning Receiver), emissão laser (LWS – Laser Warning Subsystem) e mísseis hostis (MWS – Missile Warning Subsystem).
Complementando o sistema de guerra eletrônica (EWS – Electronic Warfare System), as aeronaves ainda contam com o Supressor de Radiação Infravermelho (JDD – Jet Dilution Device), dispositivo instalado na saída de gases do motor, com o objetivo de diminuir a assinatura térmica, e também com o dispenser de contramedidas Chaff/Flare.
Além de ter sua cabine preparada para operação de óculos de visão noturna com glass cockpit (monitores digitais com múltiplas funções), a versão C-SAR ainda conta com equipamento FLIR (Forward Looking Infra-Red), PLS (Personnel Locator System) e o farol de busca Spectrolab.
O FLIR é capaz de produzir, com alta qualidade, em uma cobertura de 360º, vídeos óticos com o alvo a grande distância, de dia ou noite, e sob qualquer tempo. Como principais características estão o laser Ranger Finder, para fornecer com precisão a distância até o alvo, e o Geo Point Package, com Inertial Measurement Unit, para reduzir a carga de trabalho e mostrar a latitude e longitude.
O PLS é um sistema de localização empregado em missões C-SAR que indica a marcação/distância de um sobrevivente, por meio de um código ou de uma frequência conhecida, podendo ainda ser utilizado para o rendezvous de equipes de operações especiais.
O farol de busca Spectrolab amplificará a capacidade de busca e resgate da Marinha do Brasil, sendo um farol de feixe variável potente (4° a 20°), que pode ser comandado horizontalmente ou verticalmente e permite, ainda, a aplicação de um filtro infravermelho para operação com OVN.
O recebimento de mais um UH-15 na versão C-SAR capacita a Marinha do Brasil no resgate de tripulações e de tropas especiais, cumprindo os aspectos doutrinários deste tipo de missão.
FONTE e FOTOS: MB
Esses exemplares ja estao dotados com a MGB devidamente redimensionada?
Acho que são 8 na versão transporte 5 na operacional e 3 na c -sar totalizando 16 unidades.
Que eu saiba são 8 da versão armada com exocet, 4 C-SAR e 4 comum
Excelente investimento! A capacidade de efetuar buscas e resgates usando equipamentos modernos é vital para a vítima a ser buscada e evolutivo para a instituição que usa essa tecnologia, colocando-os como profissionais qualificados e bem servidos.
Mas acho que esses recursos não devem ser usados apenas em operações militares comuns, mas também na sociedade. Sem falar que isso aproximaria ainda mais os militares do povo. Se essa tecnologia é tão avançada, os brasileiros devem ter a sua disposição diretamente também – até porque pagamos por isso.
Fica muito bacana!!!
Muito bom! Alguém sabe informar as configurações e a quantidade de aeronaves que serão recebidas por cada Força? Sei que a marinha receberá 4 da versão armada com Exocet, 3 CSAR. Existem outras versões? E a FAB e Exército, também receberão unidades especializadas? Obrigado.