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Home Aviação

Esquadrão VF-1 completa 17 anos

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
02/10/2015 - 15:41
em Aviação
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AF-1

Por Guilherme Wiltgen

O 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) foi criado pela Portaria Ministerial nº 256, de 2 de outubro de 1998, contando com vinte e três aeronaves A-4KU Skyhawk II e TA-4-KU Skyhawk II, sendo ativado na mesma data, durante as comemorações pelos 82 anos da Aviação Naval.

Em 29 de julho de 1996, o então Ministro de Estado da Marinha encaminhou ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República, a carta de exposição de motivos n° 091/96 onde, com base na edição da Lei Complementar n° 069/91, que dispõe sobre o preparo e o emprego das Forças Armadas, participou que a Marinha havia iniciado seus esforços para a correção da grande deficiência com que convivia a Esquadra, com a falta de uma arma de interceptação e ataque.

Pelo Decreto Presidencial nº2.538, de 8 de abril de 1998, que dispõe sobre os meios aéreos da Marinha e dá outras providências, foi estabelecido no Art. 1º que: “a Marinha disporá de aviões e helicópteros destinados ao guarnecimento dos navios de superfície e helicópteros de emprego geral, todos orgânicos e por ela operados, necessários ao cumprimento de sua destinação constitucional”.

Em 30 de abril de 1998, foi assinado um “Purchase Agreement” entre a Marinha do Brasil e o Governo do Kuwait para a obtenção de 20 aeronaves tipo A-4KU (monoplace) e 3 TA-4KU (biplace).

AF-1A N-1021

Os aviões e todo o seu material chegaram ao Brasil no dia 5 de setembro de 1998 no Porto do Forno, em Arraial do Cabo/RJ, de onde foram levados para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA).

O 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) opera os caças Skyhawk, designados na MB como AF-1 Falcão (monoplace) e AF-1A Falcão (biplace).

Durante a LAAD 2009 foi assinado um contrato entre a MB e a Embraer para modernização de 12 aeronaves, sendo 09 A-4KU Skyhawk (AF-1) e 03 TA-4 Skyhawk (AF-1A), visando manter as aeronaves operacionais até 2025.

No dia 26 de maio deste ano, a Marinha do Brasil recebeu a primeira aeronave AF-1B Falcão (A-4KU Skyhawk II) de matrícula N-1001, modernizada pela Embraer Defesa & Segurança, na sua unidade de Gavião Peixoto (SP), como resultado do programa de modernização AF-1M, que visa elevar a disponibilidade deste vetor e prover as atualizações necessárias, tendo em vista a atual defasagem de aviônicos e sensores com relação aos modernos caças existentes, e assim estender sua vida operacional até 2028, quando o NAe São Paulo (A-12) tem sua baixa prevista.

No dia 30 de maio, o Esquadrão VF-1 iniciou a avaliação operacional do AF-1B realizando exercício de lançamento de armamento na Base Aérea de Natal. Durante os testes foram conduzidos, com pleno êxito, diversos lançamentos de bombas MK-81 e BEX-11 no estande de tiro da FAB em Maxaranguape – RN.

 No dia 29 de junho realizou a primeira missão de Reabastecimento em Voo (REVO) com a aeronave AF-1B N-1001. A manobra foi realizada ao sul da Ilha de Cabo Frio, e envolveu o 1°/1° Grupo de Transporte (FAB).

REVOVF-2

A modernização atingiu uma maturidade que proporcionará à MB a oportunidade de operar um vetor aéreo no estado da arte, quanto à aviônica e sistemas embarcados, qualificando-a a empregar suas aeronaves em operações aeronavais e aéreas, nacionais e internacionais, o que aumentará significativamente a operacionalidade da Aviação Naval.

Seu atual Comandante é o Capitão-de-Fragata Emerson Gaio Roberto.

AF-1M

“IN ARE DEFENSIO MARIS”
(No Ar a Defesa do Mar)

Tags: 1º Esquadrão de aviões de Interceptação e Ataque (VF-1)A-4 KU Skyhawk IIAF-1 FalcãoAF-1A FalcãoAF-1B FalcãoAviação NavalMarinha do BrasilTA-4 KU Skyhawk IIVF-1
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Comentários 42

  1. Patrick Moura says:
    10 anos atrás

    Guilherme Wiltgen existe a possibilidade de um civil conhecer a base aeronaval de São Pedro da Aldeia.Abs..

    Responder
  2. Patrick Moura says:
    6 anos atrás

    Guilherme Wiltgen existe a possibilidade de um civil conhecer a base aeronaval de São Pedro da Aldeia.Abs..

    Responder
  3. Roberto Henrique says:
    10 anos atrás

    A modernização destes aviões para mim é apenas para manter a doutrina e nada mais. São muito antiquados, até serem substituídos pelo Sea Gripen (ou outro vetor). A mesma coisa vale para o nosso PA São Paulo. O que fizeram com este caça, seria a mesma coisa que pegarem um Gordini da década de 60 e colocarem freios ABS, injeção eletrônica, painel com computador de bordo e tela de LCD multifunção e nada mais (isto na minha opinião).

    Responder
    • luiz anselmo pias perlin says:
      10 anos atrás

      Pó Roberto Henrique tu esculhanbou o caça logo com o gordini aquilo era ruim de curva e bom de capotar mas era bonitinho,concordo com voce estes caças servem só para manter a doutrina e quanto ao PA devemos sim investir em no minimo tres novos claro se não for proibido sonhar.

      Responder
  4. Celso says:
    10 anos atrás

    Sonho meu, sonho meu, leva pra longe de mim, sonho meu…..rsrsrrsrs isso eh pior q pesadelo e continuar a dar espaco a algo q praticamente inexiste ou esta so no papel eh muita coisa pra minha cabeca…nao da mais para continuar a esta massificacao e lavagem cerebral……..o pior cego eh aquele q nao quer enxergar….o Brasil esta quebrado e suas instiuicoes carcomidas nao largam do osso……..simples assim e o povinho ohhhhhhhh…..Sds

    Responder
    • Leonardo Rodrigues says:
      10 anos atrás

      Vaquinha pra comprar passagem só de ida pra Miami. Nunca vi ninguém tão pessimista. Nós estamos avançando, claro que não de acordo com alguns sonhadores querem 1000 anos em 10. Desculpa a brincadeira mas só assim pra aguentar seus comentários.

      Responder
      • Felipe Morais says:
        10 anos atrás

        Leonardo, e ele está errado em que?
        Talvez sobre o A4, mas o São Paulo já deu ne?
        Talvez quem esteja sonhando é você.

        Responder
  5. Alex Tiago says:
    10 anos atrás

    900 milhoes por um porta aviões kkkkkk impossivel ainda mais um zerado nossa gente não viagem. Ei pessoal só uma coisa alguém viu em algum lugar falando qual empresa ganhou a concorrência para a modernização do NAE São Paulo??????? pelo que eu saiba não teve a nada ainda nesse sentido. O que eu li foi que a marinha estava avaliando os custos para ver se compnsava.

    Responder
  6. Roberto Henrique says:
    6 anos atrás

    A modernização destes aviões para mim é apenas para manter a doutrina e nada mais. São muito antiquados, até serem substituídos pelo Sea Gripen (ou outro vetor). A mesma coisa vale para o nosso PA São Paulo. O que fizeram com este caça, seria a mesma coisa que pegarem um Gordini da década de 60 e colocarem freios ABS, injeção eletrônica, painel com computador de bordo e tela de LCD multifunção e nada mais (isto na minha opinião).

    Responder
    • luiz anselmo pias perlin says:
      6 anos atrás

      Pó Roberto Henrique tu esculhanbou o caça logo com o gordini aquilo era ruim de curva e bom de capotar mas era bonitinho,concordo com voce estes caças servem só para manter a doutrina e quanto ao PA devemos sim investir em no minimo tres novos claro se não for proibido sonhar.

      Responder
  7. Celso says:
    6 anos atrás

    Sonho meu, sonho meu, leva pra longe de mim, sonho meu…..rsrsrrsrs isso eh pior q pesadelo e continuar a dar espaco a algo q praticamente inexiste ou esta so no papel eh muita coisa pra minha cabeca…nao da mais para continuar a esta massificacao e lavagem cerebral……..o pior cego eh aquele q nao quer enxergar….o Brasil esta quebrado e suas instiuicoes carcomidas nao largam do osso……..simples assim e o povinho ohhhhhhhh…..Sds

    Responder
    • Leonardo Rodrigues says:
      6 anos atrás

      Vaquinha pra comprar passagem só de ida pra Miami. Nunca vi ninguém tão pessimista. Nós estamos avançando, claro que não de acordo com alguns sonhadores querem 1000 anos em 10. Desculpa a brincadeira mas só assim pra aguentar seus comentários.

      Responder
      • Felipe Morais says:
        6 anos atrás

        Leonardo, e ele está errado em que?
        Talvez sobre o A4, mas o São Paulo já deu ne?
        Talvez quem esteja sonhando é você.

        Responder
  8. césar silva says:
    10 anos atrás

    um novo vai servir pô pelo menos uns 50anos então o preço no final das contas compensa

    Responder
  9. Alex Tiago says:
    6 anos atrás

    900 milhoes por um porta aviões kkkkkk impossivel ainda mais um zerado nossa gente não viagem. Ei pessoal só uma coisa alguém viu em algum lugar falando qual empresa ganhou a concorrência para a modernização do NAE São Paulo??????? pelo que eu saiba não teve a nada ainda nesse sentido. O que eu li foi que a marinha estava avaliando os custos para ver se compnsava.

    Responder
  10. césar silva says:
    6 anos atrás

    um novo vai servir pô pelo menos uns 50anos então o preço no final das contas compensa

    Responder
  11. dilson queiroz says:
    10 anos atrás

    a reforma geral do A-12 e carissima porém pra construir um novo em folha creio que o preço será umas 5 vezes maior….modernizar é imperativo …..temos que fazer igual à Argentina que está “guaribando” todo seu armamento…..o dinheiro é escasso……

    Responder
  12. dilson queiroz says:
    6 anos atrás

    a reforma geral do A-12 e carissima porém pra construir um novo em folha creio que o preço será umas 5 vezes maior….modernizar é imperativo …..temos que fazer igual à Argentina que está “guaribando” todo seu armamento…..o dinheiro é escasso……

    Responder
  13. JC says:
    10 anos atrás

    Guilherme, você sabe informar a quantas anda o programa de modernização e quantas aeronaves não/modernizadas estão na ativa?

    Responder
  14. césar silva says:
    10 anos atrás

    devia esquecer desse navio ele passou 5 anos no arsenal parado e continua cheio de problema abrem uma licitação para construir outro afinal 900milhões e muito dinheiro para um navio velho o porta-aviões indiano está saído pó menos de 900 milhões de dólares como foi publicado nesse site

    Responder
    • Topol says:
      10 anos atrás

      O que? Nunca !!! O Vikrant já consumiu 5,85 Bilhões de dólares em sua fase inicial e no ano passado a Índia aprovou um investimento para levar o empreendimento a próxima etapa no valor de 3,18 Bilhões de dólares, e nada indica que o investimento terminará por aí…

      A reforma completa do Vikramaditya também saiu por mais de 2 Bilhões de dólares…

      Responder
  15. Marcos Henrique says:
    10 anos atrás

    Amigos..infelizmente continuar a reformar e operar essas aeronaves e o nae sp é um sonho muito caro que a MB não pode pagar…e continuar com esse sonho só se justificaria, se a MB tivesse meios novos e capazes para sua atribuição primária…defender nossos mares…por isso eu sugiro a venda desses vetores, A4 e Nae SP….e vamos.deixar a aviação para a FAB….a MB precisa é de navios..não de aviões…

    Responder
  16. Antonio says:
    10 anos atrás

    Alguém sabe me dizer quando foi a última vez que o NAe São Paulo lançou uma aeronave de asa fixa?

    Responder
    • Celso says:
      10 anos atrás

      parece piada neh….mas la se vao mais de 5 anos e vai continuar assim por mais 10………nao da para acreditar no contrario. Sds

      Responder
  17. Sequim says:
    10 anos atrás

    Também gostaria de saber como está a modernização do NaE São Paulo (A12). Alguém teria notícias concretas e não meras especulações?

    Responder
  18. mauricio matos says:
    10 anos atrás

    No planos da Mb é 2019 que o A12 volta a ativa resta saber se a MB combinou com o governo do jeito que as coisas estão indo eu não ficaria admirado se essa data fosse alterada para 2022. Eu li num site uma vez vários comentários a respeito do A12 e um mim chamou a atenção alguém escreveu se o A12 entrasse para o PMG ele não sairia mais da lá eu já estou começando a acreditar nisso.

    Responder
  19. erikson says:
    10 anos atrás

    Com toda a honra e felicitações ao VF-1, mas é uma pena ver ultimamente que a única notícia que vem do esquadrão são comemorações de aniversário e passagens de comando!

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      10 anos atrás

      Erikson,
      Você precisa ler mais o DAN! rsrsrsrs
      Assim ficará por dentro das atividades do VF-1, como os primeiros lançamentos de armamento e REVO pela aeronave modernizada AF-1B, ambos realizados este ano.
      Abs,

      Responder
      • erikson says:
        10 anos atrás

        Sim Wiltgen, eu leio sempre, todos os dias, por sinal um excelente site. Abraços!

        Responder
  20. adriano silva says:
    10 anos atrás

    alguem sabe…informar quando porta avioes sao paulo,estara di….volta ativa?

    Responder
  21. JC says:
    6 anos atrás

    Guilherme, você sabe informar a quantas anda o programa de modernização e quantas aeronaves não/modernizadas estão na ativa?

    Responder
  22. césar silva says:
    6 anos atrás

    devia esquecer desse navio ele passou 5 anos no arsenal parado e continua cheio de problema abrem uma licitação para construir outro afinal 900milhões e muito dinheiro para um navio velho o porta-aviões indiano está saído pó menos de 900 milhões de dólares como foi publicado nesse site

    Responder
    • Topol says:
      6 anos atrás

      O que? Nunca !!! O Vikrant já consumiu 5,85 Bilhões de dólares em sua fase inicial e no ano passado a Índia aprovou um investimento para levar o empreendimento a próxima etapa no valor de 3,18 Bilhões de dólares, e nada indica que o investimento terminará por aí…

      A reforma completa do Vikramaditya também saiu por mais de 2 Bilhões de dólares…

      Responder
  23. Marcos Henrique says:
    6 anos atrás

    Amigos..infelizmente continuar a reformar e operar essas aeronaves e o nae sp é um sonho muito caro que a MB não pode pagar…e continuar com esse sonho só se justificaria, se a MB tivesse meios novos e capazes para sua atribuição primária…defender nossos mares…por isso eu sugiro a venda desses vetores, A4 e Nae SP….e vamos.deixar a aviação para a FAB….a MB precisa é de navios..não de aviões…

    Responder
  24. Antonio says:
    6 anos atrás

    Alguém sabe me dizer quando foi a última vez que o NAe São Paulo lançou uma aeronave de asa fixa?

    Responder
    • Celso says:
      6 anos atrás

      parece piada neh….mas la se vao mais de 5 anos e vai continuar assim por mais 10………nao da para acreditar no contrario. Sds

      Responder
  25. Sequim says:
    6 anos atrás

    Também gostaria de saber como está a modernização do NaE São Paulo (A12). Alguém teria notícias concretas e não meras especulações?

    Responder
  26. mauricio matos says:
    6 anos atrás

    No planos da Mb é 2019 que o A12 volta a ativa resta saber se a MB combinou com o governo do jeito que as coisas estão indo eu não ficaria admirado se essa data fosse alterada para 2022. Eu li num site uma vez vários comentários a respeito do A12 e um mim chamou a atenção alguém escreveu se o A12 entrasse para o PMG ele não sairia mais da lá eu já estou começando a acreditar nisso.

    Responder
  27. erikson says:
    6 anos atrás

    Com toda a honra e felicitações ao VF-1, mas é uma pena ver ultimamente que a única notícia que vem do esquadrão são comemorações de aniversário e passagens de comando!

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      6 anos atrás

      Erikson,
      Você precisa ler mais o DAN! rsrsrsrs
      Assim ficará por dentro das atividades do VF-1, como os primeiros lançamentos de armamento e REVO pela aeronave modernizada AF-1B, ambos realizados este ano.
      Abs,

      Responder
      • erikson says:
        6 anos atrás

        Sim Wiltgen, eu leio sempre, todos os dias, por sinal um excelente site. Abraços!

        Responder
  28. adriano silva says:
    6 anos atrás

    alguem sabe…informar quando porta avioes sao paulo,estara di….volta ativa?

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