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Home Aviação

Esquadrão VF-1 participa da Operação FORMOSA 2015

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
29/10/2015 - 05:01
em Aviação
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VF1formo03

No período de 5 a 10 de outubro, o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) participou com três aeronaves da Operação Formosa 2015, no Campo de Instrução de Formosa-GO. O Esquadrão desdobrou para a Base Aérea de Anápolis (SBAN) com a finalidade de apoiar o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) no cumprimento desta importante Operação.

Nos dias 7 e 10 de outubro, respectivamente, ocorreu o lançamento de Bomba de Aviação de Fins Gerais de 230 kg (BAFG-230), em proveito do adestramento de tropas do CFN e lançadas seis Bombas de Exercício (BEX-11) em prol do adestramento de Guias Aéreos Avançados (GAA).

vf1formo02

O Campo de Instrução de Formosa fica localizado a cerca de 105 MN da SBAN e o VF-1 efetuou 8 saídas em prol da Operação, sempre se apresentando no Ponto de Espera dos exercícios no minuto exato do planejamento, deixando evidente o grau de profissionalismo do Esquadrão.

Foram voadas um total de 20 horas e mantidas as qualificações de Emprego de Armamento e Apoio Aéreo Aproximado pelos pilotos participantes da Operação.

VF1formo01

 

 

Tags: 1º Esquadrão de aviões de Interceptação e Ataque (VF-1)A-4 KU Skyhawk IIAF-1 FalcãoAF-1B FalcãoAviação NavalCorpo de Fuzileiros Navais (CFN)Esquadrão VF-1Marinha do BrasilOperação Formosa 2015VF-1
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Comentários 48

  1. Johan says:
    10 anos atrás

    Estes aviões, mesmo subsônicos, deram muito trabalho como agressors devido alta manobrabilidade, inclusive já li algumas vezes que estes aviões são livre de fadiga de asa ao contrário do que ocorre com o F5. Quanto a utilização no A12 foi liberada mais uma verba para modernização dos C1 Trade para COD/REV, porém se a nau capitânea não voltar a operar, a aquisição e modernização daquelas aeronaves de apoio (KC-2) vai ser a mais sem sentido que já vi.

    Responder
    • Topol says:
      10 anos atrás

      É verdade, fazer o que !?!

      Responder
    • Marcelo says:
      10 anos atrás

      Então, vamos torcer para sair o refit do São Paulo….

      Responder
    • clibanario says:
      10 anos atrás

      O mesmo ocorre com os F-5E, pois até hoje, complementados pelos ex-suíços, sao utilizados como agressores.

      Responder
  2. dilson queiroz says:
    10 anos atrás

    …….dá pena ver bons aviões estocados pra modernização, interrompida por falta de dinheiro,o qual foi jogado no ralo de “projetos” caros, idiotas e inúteis…….

    Responder
    • Marcelo says:
      10 anos atrás

      E quem falou que está interrompida?

      Responder
      • SPECTRE says:
        10 anos atrás

        MARCELO ,, Como está o andamento da MODERNIZAÇÃO desses aviões ? ,,,, agradeço antecipadamente pela resposta … obrigado

        Responder
  3. Johan says:
    10 anos atrás

    Na verdade, foram recebidos em 1998 23 KU sendo três biplaces. Na época foi um ótimo negócio, pois eram células pouco voadas e com um estoque de peças e de misseis siderwider considerável (ainda guardo as revistas especializadas da época com os dados na aeronave e da negociação). O problema é que de lá para cá não houve muita evolução na avição naval de asa fixa. Destes três na foto um é modernizado AF-1 B (estranha pra mim a denominação B para um monoplace, quando normalmente emprega-se o “B” para biplaces) mais um biplace e outro monoplace ainda sem a modernização. Até o momento foi entregue apenas um modernizado e espera a chagada de mais duas unidades modernizadas ainda este ano se tudo ocorrer bem.

    Responder
    • Dalton says:
      10 anos atrás

      Originalmente os A-4s foram classificados como:
      AF-1 (monoplace) e AF-1A (biplace).

      Ao serem modernizados a classificação será:
      AF-1B (monoplace) e AF-1C (biplace)

      Responder
  4. Johan says:
    6 anos atrás

    Estes aviões, mesmo subsônicos, deram muito trabalho como agressors devido alta manobrabilidade, inclusive já li algumas vezes que estes aviões são livre de fadiga de asa ao contrário do que ocorre com o F5. Quanto a utilização no A12 foi liberada mais uma verba para modernização dos C1 Trade para COD/REV, porém se a nau capitânea não voltar a operar, a aquisição e modernização daquelas aeronaves de apoio (KC-2) vai ser a mais sem sentido que já vi.

    Responder
    • Topol says:
      6 anos atrás

      É verdade, fazer o que !?!

      Responder
    • Marcelo says:
      6 anos atrás

      Então, vamos torcer para sair o refit do São Paulo….

      Responder
    • clibanario says:
      6 anos atrás

      O mesmo ocorre com os F-5E, pois até hoje, complementados pelos ex-suíços, sao utilizados como agressores.

      Responder
  5. dilson queiroz says:
    6 anos atrás

    …….dá pena ver bons aviões estocados pra modernização, interrompida por falta de dinheiro,o qual foi jogado no ralo de “projetos” caros, idiotas e inúteis…….

    Responder
    • Marcelo says:
      6 anos atrás

      E quem falou que está interrompida?

      Responder
      • SPECTRE says:
        6 anos atrás

        MARCELO ,, Como está o andamento da MODERNIZAÇÃO desses aviões ? ,,,, agradeço antecipadamente pela resposta … obrigado

        Responder
  6. Johan says:
    6 anos atrás

    Na verdade, foram recebidos em 1998 23 KU sendo três biplaces. Na época foi um ótimo negócio, pois eram células pouco voadas e com um estoque de peças e de misseis siderwider considerável (ainda guardo as revistas especializadas da época com os dados na aeronave e da negociação). O problema é que de lá para cá não houve muita evolução na avição naval de asa fixa. Destes três na foto um é modernizado AF-1 B (estranha pra mim a denominação B para um monoplace, quando normalmente emprega-se o “B” para biplaces) mais um biplace e outro monoplace ainda sem a modernização. Até o momento foi entregue apenas um modernizado e espera a chagada de mais duas unidades modernizadas ainda este ano se tudo ocorrer bem.

    Responder
    • Dalton says:
      6 anos atrás

      Originalmente os A-4s foram classificados como:
      AF-1 (monoplace) e AF-1A (biplace).

      Ao serem modernizados a classificação será:
      AF-1B (monoplace) e AF-1C (biplace)

      Responder
  7. CM says:
    10 anos atrás

    Olha, não sei se é realmente “muito superior” não. O F-5E pra chegar a voar supersônico gasta muito do seu já diminuto alcance, então fica complicado fazer interceptações em altas velocidades.
    Melhor sim, com certeza! Mas muito melhor eu acredito que não, pois o desempenho do F-5 quando totalmente armado é ridículo.

    Responder
  8. Maxiliano says:
    10 anos atrás

    Me lembro quando os ex A-4KU chegaram, e me lembro tb quando o Porta aviões que não navega veio a minha cidade , e simplesmente me dar pena de ver a aviação embarcada da noss gloriosa marinha assim.

    Responder
  9. CM says:
    6 anos atrás

    Olha, não sei se é realmente “muito superior” não. O F-5E pra chegar a voar supersônico gasta muito do seu já diminuto alcance, então fica complicado fazer interceptações em altas velocidades.
    Melhor sim, com certeza! Mas muito melhor eu acredito que não, pois o desempenho do F-5 quando totalmente armado é ridículo.

    Responder
  10. Maxiliano says:
    6 anos atrás

    Me lembro quando os ex A-4KU chegaram, e me lembro tb quando o Porta aviões que não navega veio a minha cidade , e simplesmente me dar pena de ver a aviação embarcada da noss gloriosa marinha assim.

    Responder
  11. clibanario says:
    10 anos atrás

    Cometi um erro de concordância, devido à ₩¥÷÷@ do meu teclado. Leitura correto do trecho:
    “…uma velocidade de ataque ao solo.melhor do que a do Tiger II.”
    Outra coisa a missão a missão principal do Skyhawk é o ataque ao solo. A MB, por falta de outro vetor, o utiliza para interceptação. E uma solução meia boca, mas …
    Mas. como interceptador o F 5M é muito superior ao Skyhawk.

    Responder
  12. clibanario says:
    10 anos atrás

    Os Skyhawks são subsonicos, veja as especificações, Edson. Os F5M são SUPERsonicos. Por serem caças-bombardeiros, talvez tenham uma velocidade de ataque ao solo melhor dos a do Tiger II . Eu falei melhor, siginificando mais adequada, não ser mais veloz.
    Outra coisa: INCLUIDOS e HOSTIS.

    Responder
    • by Edson Arruda says:
      10 anos atrás

      by clibanario é vdd o F-5M é o mais veloz chegando a mach 1.6 chegado a 1.700 km/h equanto os A-4 chegam a 1.083 km/h sendo um caça bombadeiro mas é um caça multifunção, mais vamo com o F-5M msm seria viavel se os 12 ou 8 Gripen c/d viesse para patrulhar o nosso céu e as olumpiadas ,obg pelo escarecimento .

      Responder
  13. by Edson Arruda says:
    10 anos atrás

    É uma boa pergunta de
    by Raposão , também gostaria de sabe se todos jà foram modernizados e se os A-4 Skyhawk estariam incruidos na defesa de vigilância na olimpiadas , uma vez que estes caças são capazes de chega uma velocidade bem maior do que os F-5M sendo capazes de inteceptar possivéis aéronaves hosties , no inventario da MB erão 24 unidades deste caças , atualizando quanto ainda MB possui e quantos jà foram modenizados jà ?

    Responder
    • luis says:
      10 anos atrás

      Não acho que eles são mais rápidos que os F5M. acho que eles são mais rápidos que os AMX.

      Responder
      • Celso says:
        10 anos atrás

        Luis…..nao sao mais rapido q o F5, alias o A 4 nao tem pos combustao como o F5 so pra comecar……concepcoes e epocas bem diferentes……mas em velocidade (so velocidade) o AMX e o A 4 estao parelhos ou quase, diferenca pequena.

        Responder
  14. Raposão says:
    10 anos atrás

    Alguém sabe quantos A-4 estão operacionais ?

    Responder
    • Celso says:
      10 anos atrás

      kkkkkk…observe bem e salve esta foto num arquivo….sao so estes 3 ai da foto…….e 1 foi aquele q sofreu um UP e estava na Embraer a quase 2 anos…..imagine qdo irao aparecer os outros 11 q estao na fila……. o resto , cerca de 10 so servirao ou ja estao servindo como scrap para fornecer pecas………o mais engracado esta nos comentarios acima….CADE O A 12…………..

      Responder
      • Topol says:
        10 anos atrás

        Seria engraçado se não fosse trágico… sinceramente não achei graça nenhuma Celso. Quando acontece uma coisa ruim com sua família o Sr, também acha engraçado e da risada???

        Responder
        • Marcelo says:
          10 anos atrás

          Realmente triste a posição de alguns. De qualquer forma é bom ver o VF1 em ação. Que venham logo os demais 11 modernizados!

          Responder
  15. sidney camargo says:
    10 anos atrás

    Esses ai são os passaros sem ninho,porque eu acho que o Porta aviões que eles operavam não vai voltar a ativa nunca mais.

    Responder
  16. Topol says:
    10 anos atrás

    Cada vez mais chego a conclusão que esses aviões nunca mais pousarão em um Porta Aviões…

    Responder
  17. Celso says:
    10 anos atrás

    Agora sao 3…….rsrsrsrsrsrrsrs ………vamos ver qto irao durar…….

    Responder
  18. clibanario says:
    6 anos atrás

    Cometi um erro de concordância, devido à ₩¥÷÷@ do meu teclado. Leitura correto do trecho:
    “…uma velocidade de ataque ao solo.melhor do que a do Tiger II.”
    Outra coisa a missão a missão principal do Skyhawk é o ataque ao solo. A MB, por falta de outro vetor, o utiliza para interceptação. E uma solução meia boca, mas …
    Mas. como interceptador o F 5M é muito superior ao Skyhawk.

    Responder
  19. clibanario says:
    6 anos atrás

    Os Skyhawks são subsonicos, veja as especificações, Edson. Os F5M são SUPERsonicos. Por serem caças-bombardeiros, talvez tenham uma velocidade de ataque ao solo melhor dos a do Tiger II . Eu falei melhor, siginificando mais adequada, não ser mais veloz.
    Outra coisa: INCLUIDOS e HOSTIS.

    Responder
    • by Edson Arruda says:
      6 anos atrás

      by clibanario é vdd o F-5M é o mais veloz chegando a mach 1.6 chegado a 1.700 km/h equanto os A-4 chegam a 1.083 km/h sendo um caça bombadeiro mas é um caça multifunção, mais vamo com o F-5M msm seria viavel se os 12 ou 8 Gripen c/d viesse para patrulhar o nosso céu e as olumpiadas ,obg pelo escarecimento .

      Responder
  20. by Edson Arruda says:
    6 anos atrás

    É uma boa pergunta de
    by Raposão , também gostaria de sabe se todos jà foram modernizados e se os A-4 Skyhawk estariam incruidos na defesa de vigilância na olimpiadas , uma vez que estes caças são capazes de chega uma velocidade bem maior do que os F-5M sendo capazes de inteceptar possivéis aéronaves hosties , no inventario da MB erão 24 unidades deste caças , atualizando quanto ainda MB possui e quantos jà foram modenizados jà ?

    Responder
    • luis says:
      6 anos atrás

      Não acho que eles são mais rápidos que os F5M. acho que eles são mais rápidos que os AMX.

      Responder
      • Celso says:
        6 anos atrás

        Luis…..nao sao mais rapido q o F5, alias o A 4 nao tem pos combustao como o F5 so pra comecar……concepcoes e epocas bem diferentes……mas em velocidade (so velocidade) o AMX e o A 4 estao parelhos ou quase, diferenca pequena.

        Responder
  21. Raposão says:
    6 anos atrás

    Alguém sabe quantos A-4 estão operacionais ?

    Responder
    • Celso says:
      6 anos atrás

      kkkkkk…observe bem e salve esta foto num arquivo….sao so estes 3 ai da foto…….e 1 foi aquele q sofreu um UP e estava na Embraer a quase 2 anos…..imagine qdo irao aparecer os outros 11 q estao na fila……. o resto , cerca de 10 so servirao ou ja estao servindo como scrap para fornecer pecas………o mais engracado esta nos comentarios acima….CADE O A 12…………..

      Responder
      • Topol says:
        6 anos atrás

        Seria engraçado se não fosse trágico… sinceramente não achei graça nenhuma Celso. Quando acontece uma coisa ruim com sua família o Sr, também acha engraçado e da risada???

        Responder
        • Marcelo says:
          6 anos atrás

          Realmente triste a posição de alguns. De qualquer forma é bom ver o VF1 em ação. Que venham logo os demais 11 modernizados!

          Responder
  22. sidney camargo says:
    6 anos atrás

    Esses ai são os passaros sem ninho,porque eu acho que o Porta aviões que eles operavam não vai voltar a ativa nunca mais.

    Responder
  23. Topol says:
    6 anos atrás

    Cada vez mais chego a conclusão que esses aviões nunca mais pousarão em um Porta Aviões…

    Responder
  24. Celso says:
    6 anos atrás

    Agora sao 3…….rsrsrsrsrsrrsrs ………vamos ver qto irao durar…….

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