Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Esquadrões de helicóptero da FAB treinam técnica de resgate na água

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
08/03/2016 - 15:51
em Aviação
0
0
compartilhamentos
226
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

H-1H_01

Cerca de 350 militares participam até o próximo domingo (13/03) da 22ª edição do exercício operacional Kapoff, que envolve resgate na água e em terra com helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB), em Florianópolis (SC). O treinamento reúne os Esquadrões Pelicano (2º/10º GAV), de Campo Grande (MS); Puma (3º/8º GAV), do Rio de janeiro (RJ); e Pantera (5º/8º GAV), de Santa Maria (RS). O exercício faz parte do cumprimento de acordos internacionais de busca e salvamento, dos quais o Brasil é signatário.

“O Brasil é um país de proporções continentais e, tendo em vista que podem ocorrer acidentes ou desastres naturais que demandem o emprego de equipes de resgate, as unidades aéreas devem sempre se manter treinadas e buscar o aprimoramento para cumprir esse tipo de missão da forma mais rápida, segura e eficiente possível”, afirma o Major Ivan Fernandes Faria, Oficial de Operações do Esquadrão Pantera. Além do helicóptero H-60 Black Hawk, estão envolvidos o H-36 Caracal e o H1-H.

O exercício, coordenado pela Segunda Força Aérea (II FAE), responsável pelas unidades aéreas que operam helicópteros, é um preparativo para o Exercício Carranca V, o maior treinamento de Busca e Salvamento da América Latina, que se inicia nesta quarta-feira (09/03) e vai até 18 de março.

Kapoff

H-1H_02

O Kapoff é uma técnica inglesa que consiste em resgatar pessoas na água, onde não é possível pousar, por isso a necessidade de emprego de helicópteros. A técnica foi inserida na FAB na década de 80, após intercâmbio com a Royal Air Force e consiste em realizar procedimentos padronizados para pilotos, operadores de guincho e resgateiros, com a finalidade de executar o resgate de maneira rápida, eficiente e segura. “Muitos podem pensar que o resgate com helicópteros usando guincho consiste simplesmente em pairar sobre a vítima, baixar e subir o guincho, finalizando o resgate, mas não é tão simples assim. É importante verificar a existência de turbulência na área, que possa prejudicar o voo pairado. É preciso também ter cuidado com o sopro do rotor, pois ele pode colocar as vítimas em risco, além de verificar se as referências para o voo pairado são suficientes”, alerta o major.

O treinamento, que ocorre na Baía Sul em áreas preestabelecidas e próximas à Base Aérea de Florianópolis, tem objetivo de reciclar as tripulações e qualificar os novos integrantes das unidades aéreas participantes. As simulações de resgates sobre a terra são realizadas durante o dia e à noite com uso de óculos de visão noturna (NVG). Na próxima semana, o NVG também será usado nos resgates sobre o mar.

A primeira técnica treinada na água é o resgate de pessoas no mar à deriva, que tenham caído de embarcações, por exemplo. Logo depois, os militares se concentrarão no procedimento de maca na água, usado para retirar pessoas com suspeita de lesões na coluna.

Esquadrão Pelicano“Esse método demanda muito trabalho dos homens de resgate, pois há dificuldades para se imobilizar a vítima e trazê-la para o interior da aeronave”, detalha o oficial. Para encerrar, as tripulações treinarão procedimentos para salvar pessoas no convés de embarcações. A etapa será realizada com apoio da Marinha do Brasil.

Além de reciclar e manter a operacionalidade das equipes, o exercício vai formar cinco pilotos e sete operadores de guincho além de dois homens de resgate.

FONTE e FOTOS: FAB

Tags: Esquadrão Pantera (5º/8º GAV)Esquadrão Pelicano (2º/ 10º GAV)Esquadrão Puma (3º/8º GAV)FABForça Aérea Brasileira (FAB)H-1H HueyH-36 CaracalH-60 Black HawkKapoff
Notícia Anterior

Exercício reúne esquadrões de Transporte Aéreo do Norte e Nordeste, em Fortaleza

Próxima Notícia

Manaus sedia estágio antiterrorismo para Olimpíadas

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

OPERANTAR: Esquadrão Gordo realiza lançamento de carga na Estação Antártica Comte Ferraz

16/05/2022 - 08:55
Espaço

COMAE realiza operação de controle do SGDC no COPE-S no Rio de Janeiro

16/05/2022 - 08:43
Aviação

Ao vivo: 70 anos da Esquadrilha da Fumaça

14/05/2022 - 14:35
Carregar mais
Próxima Notícia

Manaus sedia estágio antiterrorismo para Olimpíadas

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • Luciano Andrade em XMOBOTS e MBDA assinam MoU para o desenvolvimento da versão armada do RPAS Nauru 1000C com mísseis Enforcer
  • RODRIGO GONÇALVES CORREA FRIZONI em XMOBOTS e MBDA assinam MoU para o desenvolvimento da versão armada do RPAS Nauru 1000C com mísseis Enforcer
  • RRN em AKAER vence licitação do Exército Brasileiro para modernização do EE-9 Cascavel
  • Gonçalves em AKAER vence licitação do Exército Brasileiro para modernização do EE-9 Cascavel
  • ADM em XMOBOTS e MBDA assinam MoU para o desenvolvimento da versão armada do RPAS Nauru 1000C com mísseis Enforcer
  • Carvalho2008 em XMOBOTS e MBDA assinam MoU para o desenvolvimento da versão armada do RPAS Nauru 1000C com mísseis Enforcer
  • ADM em Vídeo – Voo de teste do terceiro H225M Naval da Marinha do Brasil




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Poseidon 2022 – Chegou a vez do NDM ‘Bahia’

NAM ‘Atlântico’ adestra sua capacidade expedicionária com o Esquadrão HU-2

Primeiro pouso a bordo do AH-15B Super Cougar (H225M Naval)

ADEREX-Aeronaval 2022: Força Aeronaval se adestra com o Capitânia da Esquadra

Especial DAN 10 anos: Lyon Air Museum, e seus raros e autênticos “warbirds” da 2ª Guerra Mundial

Especial DAN 10 anos: Vídeo com Aviador Naval brasileiro voando o Gripen D em Linköping

Especial DAN 10 anos: Aviador Naval ensaia o Gripen D na Suécia











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval