Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

F-35: EUA e aliados enfrentam despesas adicionais com possíveis retrofits

Testes de simulação de combate podem revelar falhas caras

Luiz Padilha por Luiz Padilha
26/04/2022 - 16:02
em Aviação
5
0
compartilhamentos
727
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Anthony Capaccio

Os EUA e aliados que compram o caça F-35 da Lockheed Martin, podem enfrentar milhões em custos adicionais se surgirem sérios problemas durante os testes de simulação de combate do caça, de acordo com a agência de vigilância do Congresso.

O relatório anual do Government Accountability Office (GAO), é uma verificação da realidade sobre prováveis acréscimos ao custo estimado de US$ 398 bilhões para aquisição dos aviões. Os F-35 receberam atenção renovada com sua implantação na Europa Oriental, após o anúncio da Alemanha de planos de comprar os aviões e o novo interesse da OTAN em sua “capacidade dupla” de transportar uma bomba nuclear após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

A Lockheed entregou mais de 750 caças de um total de 3.300 jatos para os EUA e parceiros. Eles estão em operação em nove países, incluindo Coréia do Sul, Reino Unido e Israel, e as entregas continuam mesmo quando a rodada final de testes simulados contra as defesas aéreas mais avançadas e aeronaves de adversários permanecem no limbo. Mais recentemente, estava programado para dezembro de 2020, com três anos de atraso.

Enquanto os EUA “estão comprando aeronaves com essas taxas altas, aquelas que já estão na frota não estão tendo o desempenho esperado”, disse o GAO.

A conclusão do teste de combate é legalmente exigida antes da produção total, o ponto em que um programa deve ter demonstrado um nível aceitável de desempenho e confiabilidade e está pronto para taxas de fabricação mais altas.

“Se a decisão de produção de taxa total ocorrer em 2023, estimamos que o programa terá entregue 1.115 aeronaves antes de terminar os testes operacionais”, ou cerca de um terço do total projetado para ser comprado pelos EUA e nações parceiras e militares estrangeiros, o que “aumenta o risco”, disse a agência de vigilância.

“Isso significa que mais aeronaves precisarão ser consertadas posteriormente se mais problemas de desempenho forem identificados, o que custará mais do que se esses problemas fossem resolvidos antes da produção dessas aeronaves”, segundo o relatório.

Atualização de software

Separadamente, o custo do programa do Departamento de Defesa para atualizar regularmente o software para lidar com novas armas aumentou em US$ 741 milhões desde 2020 para cerca de US$ 15 bilhões e se estenderá até 2029, ou três anos depois do planejado. Esse esforço “continua a apresentar crescimento de custos e atrasos no cronograma”, disse o GAO em sua avaliação da atualização, chamada de Block 4.

O Pentágono também continua a lidar com cinco deficiências não divulgadas anteriormente no sistema de bordo da aeronave para evitar incêndios no tanque de combustível, bem como nos motores, rudder e sistema de combate eletrônico, disse o GAO.

Primeiro voo do F-35A da JASDF em 24/08/16.

A falha no sistema da aeronave para evitar incêndios no tanque de combustível das asas “aumenta o risco de explosão no caso de um raio”. O escritório do programa “está atualmente identificando a causa raiz” e “uma maneira de corrigi-la”, disse o GAO.

O custo total projetado do F-35 por enquanto é de US$ 1,7 trilhão, que inclui US$ 1,3 trilhão em operações e manutenção estimadas ao longo de 66 anos. “Não conseguimos determinar até que ponto os custos do programa F-35 mudaram” porque o “escritório do programa F-35 não forneceu uma atualização sobre o custo total do programa mais recentemente do que em dezembro de 2019”, disse o GAO.

O relatório não inclui respostas do Departamento de Defesa. O escritório do programa em anos anteriores emitiu comentários após o lançamento do relatório.

Laura Siebert, porta-voz da Lockheed com sede em Bethesda, Maryland, disse em um comunicado que “não recebemos o último relatório do GAO, mas reconhecemos que esses relatórios são um instantâneo no tempo. Trabalhando em estreita colaboração com nossos clientes e o Joint Program Office, estamos atendendo às recomendações anteriores do GAO.”

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Bloomberg

Tags: F-35 Lightning IIGovernment Accountability Office (GAO)Lockheed Martin
Notícia Anterior

Vídeo - Reunião da Aviação de Caça 2022

Próxima Notícia

Hensoldt desenvolve novo analisador de dados de guerra eletrônica para proteger o Eurofighter

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Indústria de Defesa

Lockheed Martin entrega ao USSOCOM o míssil Spike NLOS integrado ao JLTV

16/05/2022 - 09:22
Lockheed Martin Photography By Garry Tice
1011 Lockheed Way, Palmdale, Ca. 93599
Event: 
Date: 
Additional Info:
Aviação

O UAS Stalker VXE da Lockheed Martin estabeleceu recorde mundial voando por 39 horas sem escalas.

12/04/2022 - 11:24
Naval

US Navy vai descomissionar nove LCS da Classe Freedom

30/03/2022 - 09:26
Carregar mais
Próxima Notícia

Hensoldt desenvolve novo analisador de dados de guerra eletrônica para proteger o Eurofighter

Comentários 5

  1. frapal says:
    1 mês atrás

    Mais uma vez a pergunta: Alguma surpresa? Resposta: Nenhuma. “Parabéns” aos que engoliram essa jaca e olha que a lista é extensa…..😎😎😎😎😎

    Responder
  2. 737-800RJ says:
    1 mês atrás

    Deve ser um bom caça, faz sucesso, mas é tanto problema que surge de tempos em tempos que não parece ser vantajoso adquirir agora. Em 5 anos, no chute mesmo, pode ser que valha à pena. Até lá todos os grandes problemas de projeto terão sido resolvidos ou então ele irá se consolidar como um Marea de asas.
    Gripen E, Rafale e Typhoon são as melhores opções do mercado hoje pra quem não quer se arri$car num projeto de quinta geração ainda em desenvolvimento.

    Responder
  3. Colombelli says:
    1 mês atrás

    No fim a escolha por ele vai sair cara por muitos motivos. Muita gente vai lembrar do gripen e se arrepender.

    Responder
  4. Tiago da Silva says:
    1 mês atrás

    É incrível como a conta do programa F-35 só aumenta, nem sei quantas notícias sobre novos custos já foram publicadas e nem imagino as que possam vir.

    É um programa problemático e que vai pesar em muitos orçamentos e o futuro pode se tornar um peso e tanto para nações que não dispõem de verbas digamos mais amplas, ser um crítico ao F-35 é complicado porque existe uma legião de apaixonados pelo modelo mas quando os fatos falam por si só não tem para onde fugir.

    O preço a ser pago em muitos casos poderia ser evitado, mas só o futuro vai dizer.

    Responder
  5. Gilberto Rezende says:
    1 mês atrás

    O futuro do programa Gripen nas vendas internacionais de certa maneira, por mais desagradável que isto possa parecer, em grande medida no futuro PODE depender de que estas discrepâncias finais dos testes de aceitação em combate do F-35 apareçam e penalizem fortemente com retrofits pesados TODAS as nações aliadas que se curvaram ao trator geopolítico americano e adquiriram o caça F-35 preferindo-o sobre o Gripen E/F.
    Isto apesar de todas as conhecidas discrepâncias já conhecidas do F-35 e ignorando um MAIS QUE CERTO custo de retrofit que não haverá como se escapar, tanto do lado do custo financeiro como também a interrupção temporal extensa da atividade operacional já iniciada…

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • André em Submarino ‘Tikuna’ chega aos EUA para participar do exercício COMPTUEX
  • André em Complexo Naval de Itaguaí recebe pela 1ª vez a atracação de um Escolta da Esquadra
  • André em Projeto TH-X: Marinha e FAB vão receber helicópteros Esquilo em troca de H225M
  • Ed em Vídeo – Prosseguem os voos de teste do AH-15B N-4103
  • Ed em Vídeo – Aviação Naval brasileira entra no clima de “Top Gun”
  • Francisco em Marinha da Turquia coloca segundo submarino Type 214 da classe ‘Reis’ no mar
  • Hommel Patton em 1º  RCC realiza tiro real com o blindado Leopard 1 A5 BR 




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Poseidon 2022 – Chegou a vez do NDM ‘Bahia’

NAM ‘Atlântico’ adestra sua capacidade expedicionária com o Esquadrão HU-2

Primeiro pouso a bordo do AH-15B Super Cougar (H225M Naval)

ADEREX-Aeronaval 2022: Força Aeronaval se adestra com o Capitânia da Esquadra

Especial DAN 10 anos: Lyon Air Museum, e seus raros e autênticos “warbirds” da 2ª Guerra Mundial

Especial DAN 10 anos: Vídeo com Aviador Naval brasileiro voando o Gripen D em Linköping

Especial DAN 10 anos: Aviador Naval ensaia o Gripen D na Suécia











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval