Por Virgínia Silveira
O cenário de ajuste fiscal no Brasil colocou por terra o projeto de arrendamento de 12 caças Gripen C/D, modelo antecessor da nova geração NG, que está sendo adquirida pela Força Aérea Brasileira (FAB). A necessidade operacional da FAB continuará sendo suprida, ainda que precariamente, pelos caças F-5 modernizados pela Embraer.
“Diante da atual conjuntura de ajuste fiscal, o Comando da Aeronáutica começou a avaliar, como alternativa, a possibilidade de antecipar o simulador de voo do Gripen NG, como forma de propiciar a familiarização dos pilotos e mecânicos com a nova plataforma”, disse o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), brigadeiro Alvani Adão da Silva.
Além do treinamento dos pilotos propriamente dito, segundo Adão da Silva, o simulador também permitirá uma melhor avaliação das potencialidades do novo caça e até a possibilidade de serem sugeridas mudanças na plataforma, no sentido de melhorar o desempenho do aparelho.
A proposta de arrendamento, segundo o brigadeiro, começou a ser discutida entre o Comando da Aeronáutica e o governo sueco no ano passado. O negócio não tinha nenhuma relação com a compra dos 36 caças do programa F-X2. O aluguel dos aviões era considerado uma solução provisória, que iria preencher a lacuna operacional entre a desativação das aeronaves Mirage F 2000,em dezembro de 2013, e a entrega dos primeiros jatos Gripen NG, prevista para ocorrer a partir de 2019.
A FAB esclareceu que o contrato de aquisição do Gripen, assinado em outubro de 2014, foi firmado em coroas suecas, correspondendo a US$ 5,4 bilhões na época. Hoje, porém, este montante equivale a cerca de US$ 4,6 bilhões, já que houve variação na taxa de câmbio entre o dólar americano e a coroa sueca. A taxa de conversão utilizada, segundo a FAB, foi a do Banco Central brasileiro.
Sobre o contrato de financiamento dos caças, o diretor do DCTA disse que qualquer redução que se consiga nas taxas de juros é um esforço que está sendo feito para melhorar a situação fiscal do país. “Esse contrato é tão importante para o Brasil quanto para a Suécia. Acredito que os dois lados estão em sintonia para buscar uma solução. Para quem esperou 18 anos, um ou dois meses a mais não faz diferença”, afirmou.
O brigadeiro admitiu, porém, que se não houver um acordo antes do mês de agosto, será necessário fazer um ajuste no cronograma de envio dos técnicos e engenheiros brasileiros que irão trabalhar no desenvolvimento dos primeiros caças na Suécia.
Pelo acordo acertado entre a Saab, fabricante do caça, e a FAB, a empresa sueca vai receber 357 engenheiros de empresas brasileiras e do DCTA. A maior parte, 240 profissionais, será enviada pela Embraer, empresa que também coordenará as atividades de desenvolvimento, produção e montagem do avião no Brasil. Também foram selecionadas para participar do desenvolvimento do Gripen NG as empresas Inbra, Ael Sistemas, Akaer, Atech e Mectron.
FONTE: Valor Econômico
OsCD’s para mim , não acrescentariam nada .
As aeronaves são diferentes do NG , pois teriam estrutura , eletrônica , motorização e aviônica diferentes .O que permaneceria seria o nome Gripen .
O que acrescentaria colocar uma duzia de Gripens no planato central , com as perninhas um pouco menos curtas que um F5 ?
Uai mas o PT não disse que era uma marolinha e que no segundo semestre iriamos retomar o crescimento….
Congela os salário dos marajás do serviço público , daí conseguirão pagar os Gripens a vista
Com a falta de verba e vários projetos sendo parados, atrasados . . . acho que é o mais certo de se fazer e não alugar caças tampão!
Nós vamos mesmo é de asa delta, se depender dos políticos; a FAB deveria investir mesmo é nos F-5 Jordanianos (11 no total ) elevar ao padrão F-5M e fazer o mesmo com os A-1, não apenas com 30 como andam falando, mas com todos os 52 existentes, pois se facilitar vamos acabar ficando sem o GRIPEN.
Pessoal, calma lá…
Cancelando ou não a compra do Gripen C ou o contrato do NG, o fato é que uma compra do que quer que seja vai ter que sair. É questão relativa a segurança nacional e a legislação vigente, que obriga a existência e manutenção de uma força armada. Simples assim… Daí que a compra OBRIGATORIAMENTE terá que ser feita, de uma forma ou de outra, mais dia ou menos dia, não importando o que aconteça… Logo, a dúvida é o que seria adquirido, se a compra do Gripen não vingar…
_RR_ quando se escolheu o Gripen em detrimento do Rafale e do Super Hornet, alegou-se que a SAAB proveria os aviões temporários.
A real é que não teremos nenhuma solução até a data incerta de quando estarem disponíveis os NOSSOS Gripen E modificados, sabe-se lá quando isso vai se dar.
SE tivéssemos escolhido qualquer outro dos dois em 2009 a esta altura os aviões já estariam voando nos esquadrões…
Mas o Brigadeiro Saito não quis o Rafale que o PREISDENTE Lula escolheu e autorizou…
Gilberto,
Devo concordar com o fato de que se a decisão houvesse sido tomada por qualquer um dos outros dois naquela época, a FAB já teria recebido pelo menos o primeiro lote por hoje… Mesmo se a decisão por qualquer outro fosse tomada em 2013, como o foi pelo Gripen, acredito ser provável que os primeiros exemplares chegassem no final desse ano.
Naquele incidente de 2009 houve tanto o que falar, que no final somente uma coisa é certa nisso tudo: o relatório final da FAB sequer havia sido entregue na ocasião. E aí ficou um “disse que não me disse” que somente fez todos os envolvidos baterem cabeça…
Sinceramente, pra mim o FX-2 deveria ter sido cancelado ali. O processo, como um todo, teve a credibilidade arranhada no momento em que houve uma perturbação entre as forças envolvidas no processo decisório. E no final, poder-se-ia ter sido feito um acordo direto com quem quer que fosse. Havia, em 2010, a oportunidade para isso…
Em qualquer escolha estaríamos como agora, pois não há dinheiro para absolutamente nada, graças a maravilhosa administração desse país. Inventar coisas é feio.
Só uma perguntinha adicional isto já foi confirmado ?
Caberia ao brigadeiro comandante do DCTA anunciar o fim das negociações para os Gripen C/D ?
Não está um pouco acima do nível dele informar esta BOMBA oficialmente ?
Sei não… Acho que ele se passou…
Leia o texto. O brigadeiro não disse isso. Vc entende o que quer.
Eu disse desde o início que negociar os tampões com a Suécia seria absoluta perda de tempo.
Se o Brasil quisesse (e ainda queira) negociar aeronaves Gripen C/D deveria negociar com a África do Sul que estava disposta até recentemente a ESTOCAR metade da sua frota e foi “CONVENCIDA” pela SAAB a não fazer isso…
Se não procurar o amigo BRICS mais próximo, vamos de F-OREVER5 ou (para mim a melhor solução tampão) é pegar um PACOTÃO com os F-16 de Jacó “noOSSOremodelado” na IAI e pedir para eles instalarem o BOOM nos três KC-767 que a IAI já vão nos fornecer… como brinde no pacote de 10 monoplace e 4 biplace…
Pra mim ,seria melhor se tivessemos comprado F-16 novo de prateleira.O Brasil deveria se colocar no devido lugar e começar a fazer as coisas mais simples e mais eficazes.
Esta coisa do Brasil deveria se colocar no seu devido lugar é coisa de coxinha que gosta de se abaixar para yankee.
O F-16 é um caça LOW americano em fianl de carreira, comprar F-16 novo da Lockheed Martin só para aliado estúpido.
Já compramos o Gripen, o caso aqui é para TAMPÃO e para isso os F-16 israelenses servem até para justificar instalar o BOOM nos KC-767…
Não, é coisa de mortadela que gosta de se abaixar para chineses, russos, paraguaios, venezuelanos, bolivianos, cubanos, angolanos e mais um outro monte de países.
Só pq vc não concorda com o q falei ,vai me chamar de coxinha? Se liga rapaz !!
Nenhum BRICS é nosso amigo. A África do Sul coloca as relações com o Brasil no mesmo patamar de centenas de outros países. BRICS é uma sigla criada por um economista para países que em sua opinião tem similaridades, É a mesma situação da aliança estratégica com a França alardeada pelo Lula. Na primeira oportunidade eles nos traíram e o Lula ficou de mal com o Sarkozy.
E aqueles dois oficiais da FAB, foram fazer o que mesmo na Suécia?
Marketing!!
POis duvido que o que eles aprenderam vai servir para ser usado quando chegar o NG.Não acredito que depois de 4 anos ainda vai valer alguma coisa o pouco que eles aprenderam por lá.
…………….é o tal negócio…. até onde vai a irresponsabilidade de um “governo de trinta e tantos miniistérios”!!…. e o PIOR, é que se for eleito qualquer um da dita cuja OPOSIÇÃO nas próximas eleições fará a MESMÍSSIMA coisa….estejam seguros! essa politicalha é tudo farinha do mesmo saco!! e a Defesa do país vai pro brejo!!
O proximo passo agora é o cancelamento do contrato da compra dos 36 caças! Alguem ai topa apostar essa profecia comigo? rsss
De” profecia ” sou bom , já esperava por essa decisão ou seja nada de tampão e até uma possível adiada na chegado dos Grifos, ´pois quem jogou o país na pindaíba NÃO tem condições de retira – lo deste atoleiro .Eis a profecia .
Concordo com o Justin… cancelar não vai , mas vai dar uma bela adiada…
Amigos
Em uma época dessa em que os governantes estão loucos procurando um jeito de desistir do FX-2 e voltar atrás é até bom que a FAB desista dos Gripen C/D gap-filler… Vai que o governo gosta da ideia e usa como pretexto para transformar um tampão numa tampa definitiva !?!
GLUP! espero que pare nisso e não afete mais nada em relação ao NG.
E assim o F5 vai virando Forever 5. Pular do F5M para o Gripen NG é revolucionário. Seria bom alguma solução intermediária como um treinador LIFT.
Talvez esteja aí a verdadeira pedra de toque…
o F-5 já é um treinador LIFT