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Home Aviação

FAB recebe hoje primeiro H225M operacional

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
17/12/2015 - 13:13
em Aviação
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H225M CSAR

Por Guilherme Wiltgen

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebe hoje na fábrica da Helibras, em Itajubá, o primeiro H225M da versão operacional, dotada de sonda de reabastecimento em voo.

Do total de aeronaves H225M (ex-EC725) destinadas à FAB, dentro do programa H-XBR, oito serão da versão operacional, que são semelhantes as aeronaves utilizadas pelas Forças Armadas francesas em missões de operações especiais e C-SAR.

H225M-3

Os novos helicópteros da FAB serão dotados de modernos sensores integrados de auto-defesa (IDAS – Integrated Defensive Aids Suite), como RWR (Radar Warning Receiver), LWS (Laser Warning Systems), MAWS (Missile Approach Warning Systems), que proverão capacidade de detectar radares e mísseis inimigos, aumentando a capacidade de sobrevivência da aeronave, além de possuir lançadores de Chaff e Flare.

Esta versão ainda conta com imageador térmico (FLIR) com câmera IR e detector a laser para rastrear alvos, além de equipamento para gravação de vídeo e voz. O H-36 ainda possui full glass cockpit compatível com o uso de OVN (Óculos de Visão Noturna – NVG), proteção balística (blindagem) reforçada, guincho (hoist) duplo, gancho (cargo hook) e capacidade de instalar duas metralhadoras de 7.62mm de cada lado para auto-proteção.

H225M-8

Com o início das operações do H-36 Caracal, a FAB vai inaugurar um novo conceito de utilização de helicópteros nos modernos campos de batalha, inédito na América Latina, e se colocando no mesmo patamar das principais Forças Aéreas do mundo no que diz respeito a utilização do helicóptero em combate.

H225M-6

Esta versão do H-36 Caracal será a primeira aeronave de asas-rotativas da América Latina a possuir uma sonda de reabastecimento em voo, que possibilitará realizar REVO com os atuais KC-130 Hércules e, futuramente, com o KC-390.

Tags: Airbus HelicoptersC-SARFABForça Aérea Brasileira (FAB)H-36 CaracalH225MH225M CaracalHelibrasREVO
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Comentários 50

  1. Reinaldo says:
    9 anos atrás

    Em que pé esta o porta aviões São Paulo, ele será reformado ou vão aposentalo.
    É o projeto Poseidon tem previsão de quando colocarão em prática.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      9 anos atrás

      Reinaldo,
      O A-12 aguarda, atracado no AMRJ, a liberação de verba para sua modernização.
      Abs,

      Responder
  2. Reinaldo says:
    9 anos atrás

    Marcelo, você sabe em que pé está o porta aviões São Paulo, vão reformar ou aposentalo?
    É se o projeto Poseidon será colocado em prática logo?

    Responder
  3. André Luis says:
    9 anos atrás

    Quais serão as” armas de janela/porta”dessa aeronave? Seria uma boa hora da dotação de um misto de .50 com a M-134 minigun; padrão usado no USMC no helis YANKEE.

    Responder
  4. Reinaldo says:
    6 anos atrás

    Em que pé esta o porta aviões São Paulo, ele será reformado ou vão aposentalo.
    É o projeto Poseidon tem previsão de quando colocarão em prática.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      6 anos atrás

      Reinaldo,
      O A-12 aguarda, atracado no AMRJ, a liberação de verba para sua modernização.
      Abs,

      Responder
  5. Reinaldo says:
    6 anos atrás

    Marcelo, você sabe em que pé está o porta aviões São Paulo, vão reformar ou aposentalo?
    É se o projeto Poseidon será colocado em prática logo?

    Responder
  6. André Luis says:
    6 anos atrás

    Quais serão as” armas de janela/porta”dessa aeronave? Seria uma boa hora da dotação de um misto de .50 com a M-134 minigun; padrão usado no USMC no helis YANKEE.

    Responder
  7. Atirador 33 says:
    9 anos atrás

    Achei que todas as unidades adquiridas, com exceção das 2 que servem a presidência fossem nesse padrão operacional, pois seria o único motivo para justificar o alto custo de aquisição destes helis. Mas não vou sofrer por antecedência prefiro acreditar que o governo ao fim das entregas, realize outra encomenda junto a Helibras de pelo menos mais 50 unidades, e que os valores desses meios sejam mais aceitáveis, pois não caberia mais TOT, mas ai é para 2023.

    Abs

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      9 anos atrás

      Atirador 33
      Desde o início do programa H-XBR já era previsto o número de aeronaves básicas e operacionais, tanto para a FAB quanto para a MB, nenhuma novidade neste quesito.
      Abs

      Responder
      • Atirador 33 says:
        9 anos atrás

        Grato pela informação meu caro, é mania de palmeirense, pensar só em atacar… kkkkkkkkkk
        Do mais é rezar para a aquisição de um novo lote, descontado o custo TOT.

        Abs

        Responder
  8. Wellington Góes says:
    9 anos atrás

    Como diz o lema do 1º/8º Esquadrão Falcão é: “Égua do Esquadrão Pai d’Égua!”

    Parabéns!!! 😉

    Responder
  9. Vinícius says:
    9 anos atrás

    A FAB já revelou para onde irão eles? A lógica que adoto é Campo Grande, mas a da FAB – tirando a racional decisão de colocar na BAAF por conta de já ter unidades do H-225M lá, e da proximidade com Itajuba -, vem sempre acompanhada de um tradicionalismo excessivo. Para mim, Afonsos já era, não só pela crise, mas por uma questão de coerência a END.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      9 anos atrás

      Vinícius,

      Esta unidade vai para o Esquadrão Falcão (1º/8º GAV). As demais ainda não foram divulgadas.
      Abs

      Responder
  10. thiago says:
    9 anos atrás

    os sensores desda aeronave serão de fabricação nacional?

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      9 anos atrás

      Thiago,
      Os sensores que formam o IDAS (RWR, LWS e MAWS) são fabricados pela Saab.
      Abs

      Responder
  11. Benedito Ferreira says:
    9 anos atrás

    Defesa Aérea e Naval sempre nos mantendo informado de tudo que acontece em nosso Brasil. Parabéns pela página. Sou grande fã do trabalho de vocês…

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      9 anos atrás

      Obrigado Benedito!

      Continue nos acompanhando.
      Abs

      Responder
  12. Atirador 33 says:
    6 anos atrás

    Achei que todas as unidades adquiridas, com exceção das 2 que servem a presidência fossem nesse padrão operacional, pois seria o único motivo para justificar o alto custo de aquisição destes helis. Mas não vou sofrer por antecedência prefiro acreditar que o governo ao fim das entregas, realize outra encomenda junto a Helibras de pelo menos mais 50 unidades, e que os valores desses meios sejam mais aceitáveis, pois não caberia mais TOT, mas ai é para 2023.

    Abs

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      6 anos atrás

      Atirador 33
      Desde o início do programa H-XBR já era previsto o número de aeronaves básicas e operacionais, tanto para a FAB quanto para a MB, nenhuma novidade neste quesito.
      Abs

      Responder
      • Atirador 33 says:
        6 anos atrás

        Grato pela informação meu caro, é mania de palmeirense, pensar só em atacar… kkkkkkkkkk
        Do mais é rezar para a aquisição de um novo lote, descontado o custo TOT.

        Abs

        Responder
  13. Renato de Mello Machado says:
    9 anos atrás

    Notícia boa,principalmente o lance do REVO.

    Responder
  14. filipe says:
    9 anos atrás

    Parecendo que não mas a FAB vai ganhar muito com esses EC-725 de produção nacional.

    Responder
  15. Topol says:
    9 anos atrás

    Muito bom…

    Guilherme Wiltgen, uma parcela dos helicópteros destinados ao EB e a MB também receberão todos os equipamentos que os distinguem como unidades operacionais ?

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      9 anos atrás

      Topol,
      Até onde eu sei, apenas as aeronaves da MB vão receber. Os do EB são todos da versão básica.
      Abs

      Responder
      • marcelo says:
        9 anos atrás

        Wiltgen, o EB, não havia escolhido todas as aeronaves na versão operacional e as 3 primeiras recebida na versão básica seriam enviadas para a Helibras para a conversão quando o todos forem entregues?

        Responder
  16. bruno says:
    9 anos atrás

    Esse helicóptero também não iria carregar um missil exocet do lado esquerdo?

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      9 anos atrás

      Bruno,
      Apenas a versão operacional da MB, designada UH-15A, terá essa capacidade.
      Abs

      Responder
      • SPECTRE says:
        9 anos atrás

        MERCADORIA DE PRIMEIRA QUALIDADE ,,,COMO DIZEMOS LÁ NO INTERIOR,,,ISSO É * TRAIA DE PATRÃO *….SERA QUE OS OUTROS TAMBÉM VIRÃO EQUIPADOS ASSIM ,,?

        Responder
        • Guilherme Wiltgen says:
          9 anos atrás

          Spectre,
          Todos da versão operacional da FAB serão neste mesmo padrão.
          Abs

          Responder
          • SPECTRE says:
            9 anos atrás

            GUILHERME WILTGEN ,,,,..JÁ SE SABE QUANTOS SERÃO OPERACIONAIS ? AGRADEÇO PELA RESPOSTA E POR SUA ATENÇÃO….

            Responder
            • Guilherme Wiltgen says:
              9 anos atrás

              Spectre,
              Dos 16 destinados à FAB, 8 serão da versão operacional.
              Abs

              Responder
  17. Wellington Góes says:
    6 anos atrás

    Como diz o lema do 1º/8º Esquadrão Falcão é: “Égua do Esquadrão Pai d’Égua!”

    Parabéns!!! 😉

    Responder
  18. Vinícius says:
    6 anos atrás

    A FAB já revelou para onde irão eles? A lógica que adoto é Campo Grande, mas a da FAB – tirando a racional decisão de colocar na BAAF por conta de já ter unidades do H-225M lá, e da proximidade com Itajuba -, vem sempre acompanhada de um tradicionalismo excessivo. Para mim, Afonsos já era, não só pela crise, mas por uma questão de coerência a END.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      6 anos atrás

      Vinícius,

      Esta unidade vai para o Esquadrão Falcão (1º/8º GAV). As demais ainda não foram divulgadas.
      Abs

      Responder
  19. thiago says:
    6 anos atrás

    os sensores desda aeronave serão de fabricação nacional?

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      6 anos atrás

      Thiago,
      Os sensores que formam o IDAS (RWR, LWS e MAWS) são fabricados pela Saab.
      Abs

      Responder
  20. Benedito Ferreira says:
    6 anos atrás

    Defesa Aérea e Naval sempre nos mantendo informado de tudo que acontece em nosso Brasil. Parabéns pela página. Sou grande fã do trabalho de vocês…

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      6 anos atrás

      Obrigado Benedito!

      Continue nos acompanhando.
      Abs

      Responder
  21. Renato de Mello Machado says:
    6 anos atrás

    Notícia boa,principalmente o lance do REVO.

    Responder
  22. filipe says:
    6 anos atrás

    Parecendo que não mas a FAB vai ganhar muito com esses EC-725 de produção nacional.

    Responder
  23. Topol says:
    6 anos atrás

    Muito bom…

    Guilherme Wiltgen, uma parcela dos helicópteros destinados ao EB e a MB também receberão todos os equipamentos que os distinguem como unidades operacionais ?

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      6 anos atrás

      Topol,
      Até onde eu sei, apenas as aeronaves da MB vão receber. Os do EB são todos da versão básica.
      Abs

      Responder
      • marcelo says:
        6 anos atrás

        Wiltgen, o EB, não havia escolhido todas as aeronaves na versão operacional e as 3 primeiras recebida na versão básica seriam enviadas para a Helibras para a conversão quando o todos forem entregues?

        Responder
  24. bruno says:
    6 anos atrás

    Esse helicóptero também não iria carregar um missil exocet do lado esquerdo?

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      6 anos atrás

      Bruno,
      Apenas a versão operacional da MB, designada UH-15A, terá essa capacidade.
      Abs

      Responder
      • SPECTRE says:
        6 anos atrás

        MERCADORIA DE PRIMEIRA QUALIDADE ,,,COMO DIZEMOS LÁ NO INTERIOR,,,ISSO É * TRAIA DE PATRÃO *….SERA QUE OS OUTROS TAMBÉM VIRÃO EQUIPADOS ASSIM ,,?

        Responder
        • Guilherme Wiltgen says:
          6 anos atrás

          Spectre,
          Todos da versão operacional da FAB serão neste mesmo padrão.
          Abs

          Responder
          • SPECTRE says:
            6 anos atrás

            GUILHERME WILTGEN ,,,,..JÁ SE SABE QUANTOS SERÃO OPERACIONAIS ? AGRADEÇO PELA RESPOSTA E POR SUA ATENÇÃO….

            Responder
            • Guilherme Wiltgen says:
              6 anos atrás

              Spectre,
              Dos 16 destinados à FAB, 8 serão da versão operacional.
              Abs

              Responder

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