Por Guilherme Wiltgen
Conforme publicado no Boletim do Comando da Aeronáutica de hoje (10/02) , o helicóptero Mi-35M, designado AH-2 Sabre, será desativado da Força Aérea Brasileira (FAB) em 1° de Março de 2022.
As aeronaves estão na Base Aérea de Porto Velho (BAPV), onde se localiza o Esquadrão Poti (2º/8º GAV), que também deve estar próximo do encerramento de suas atividades.
A cerimônia de incorporação dos helicópteros Mi-35M na FAB ocorreu no dia 17 de abril de 2010, na Base Aérea de Porto Velho.
Essa birra toda é por que ele é RUSSO! Se fosse americano, estariam criticando o motivo da desativação de um produto excelente! O AMERICANO é tão excelente quanto ele! Será por quê a FAB não o comprou?
O helicóptero russo está sendo desativado não porque é russo mas pelo fato deles, os russos, terem cobrado uma fortuna pela revisão do aparelho
Como se os outros fossem baratinhos!!!!
Cara esses são os Top dos Helicopteros. Eles são a versão melhorada dos Mil mi-24.
Foi aparti dele que todas as forças armadas tiveram que passar a armar os Helicoteros com foquetes e misseis ar-terra e não só um canhão na frente.
Gostaria de saber quanto sairia o valor da atualização dos Super-Cobra Norte americano!
Isso é uma tremenda Sacanagem!
Vou pedir licença ao Padilha, para ver se eu posso desenhar, já que tu tens dificuldade de ler e interpretar texto.
O EB não quer ele.
Se a FAB não quer usar então passa para o exército brasileiro usar na Amazônia ou onde quiser!! O que não pode agora é se desfazer de uma máquina poderosa dessa
Tem razão !!!!
Ou em ultimo caso, vende, porque tem poucos anos de uso, dai compra outro modelo.
Absurdo! Um Helicóptero novo, com uma vida útil de no mínimo mais 30 anos. Jogando dinheiro público fora. Para mim pura ideologia, não gostam de material russo e não querem que se compre mais. Lamentável!!!
Seguramente ti deves ter tido aceso aos TOs da anvs para fazer uma afirmativa destas.
Vamos aos fatos:
Vamos começar pela gênese do processo. Te desafio a trazer aqui tão somente um ROP emitido pela FAB aonde e citado uma anv com estás características.
O único ROP e depois RFI foi para aquisição de até 12 anv para substituição parcial dos UH1H.
Segundo, todo processo foi conduzido através de traficante de armas Paquistanês e um certo militar de sobrenome “Mercadante” muito conhecido nas rodas palacianas no governo das trevas e da Maria Louca
Bueno, então cai no colo da FAB mediante uma ordem vinda comandante em chefe das FAs a época para concretizar o negócio.
Não bastasse tudo isto, veio ainda o pior, explico:
As três primeiras células foram fabricadas em uma fábrica com aviônica de vôo e de missão do MI 24, o segundo lote veio de outra fábrica com diferenças construtivas enormes e para fechar com chave de ouro, o terceiro lote veio de uma outra anta fabril com mais diferenças construtivas.
Então, realmente, esse negócio merecia uma investigação a fundo, mas o principal o Brigadeiro Batista teve a coragem que ninguem teve até hoje, peitou o lobby e enterrou estas porcarias.
Parabéns Brigadeiro por respeitar os impostos pagos por todos.
Minha admiração pelo senhor só cresceu.
Realmente. O atual Comandante da Aeronáutica está fazendo o que tem que ser feito: enxugar e focar no que é mais importante: desativar Esquadrões que não se justificam e que tornaram muito difíceis de se manter (Pacau, Carcará e, agora, Poti). Importante, também, reduzir efetivos. Exemplo que deveria ser seguido pelas outras forças. Manter apenas os equipamentos que funcionam, aumentar operacionalidade e exercícios, diminuir efetivos, desativar tiros de guerra e navios sem poder de combate e de manutenção caríssima ou inexistente, p. ex.
cara vc é louco? as forças armadas devem diminuir seu efetivo? e como vamos defender um país continental como o Brasil? pelo contrário, o efetivo tem que ser cada vez maior, não fala besteira
Não é absurdo. Trata-se de uma aeronave cara, redundante por causa dos Super Tucanos, com um pesadelo logístico desprezível e tendo os novos caças em operação ele fica ainda mais desnecessário. Portanto a contínua operação desses helicópteros é que seria um desperdício de dinheiro público. E outra, a FAB nem queria esse helicóptero.
A doutrina da FAB será atualizada para o padrão do Gripen: centrado em rede. Caça de última geração, alerta aéreo antecipado, logística tática e estratégica (KC390 e A330MRTT) e se os Super Tucanos evoluírem (se é que já não o são) para esse novo padrão em rede não seria uma surpresa. Shettini: F5, Hércules, AMX e claro Sabre são meios de outra geração, de outra estratégia de combate. É como se a Marinha devesse manter as Niteróis e o Exército os Leopard, estagnado nesses meios obsoletos. Se continuar assim como você quer ficaremos igual Cuba usando carros dos anos 50 em pleno século 21.
Prezados,
Essa aeronave nunca foi necessária a FAB…
Helicópteros para FAB são utilitários, SAR e C-SAR. Ponto… Não há espaço (ou lógica…) em se ter um produto de uma doutrina soviética dos anos 60, cuja a única utilidade nos dias de hoje seria emular um tipo anti-carro.
Muito mais necessário a FAB, é um helicóptero pesado. Isso sim faz falta as três forças.
Poderiam, inclusive, reativar o Esquadrão Poti, num momento oportuno, financeiramente falando, em outra ALA, equipando-o com 04 à 06 helicópteros pesados CH-47F.
Entubados pelo jobim e pelo maior ladrao do mundo . Subaproveitados e com manutenção inviavel. E ainda tem aduladores de corruptos que nunca chegaram perto de um uniforme, vivem parasitando os pais ou saudosos de alguma verba publica, que se metem criticar decisão de quem tem 35 anos de FAB. Quem vive a fab quem faz dela sua carreira e vida sabe da fab e o que está fazendo. Parem com paranoia de interferência dos EUA. Se EUA boicotasse importação de equipamentos ou peças russas nao tinha mais quem comprasse. Estes helicopteros so tem manutenção em Minas. É cara. Nao tem escala. Estão redundantes com o A29. Foco agora é gripen e kc390. É facil entender quando a doutrinação paulo freire nao matou os 2 neurônios.
Não se preocupem, tudo a seu tempo, em breve quem comprou estes helicópteros Mi-35, os 52 helicópteros H225, os 2000 Guarani, os Sub Scorpene, etc. Está voltando pra comprar muito mais…
Sim, são os mesmos quebraram a Petrobrás, a Eletrobras, os Correios, e o caixa único do tesouro nacional. De quebra entubaram 12 helis russos sem sequer existir um ROP, entubaram 50 kombis cheias de problemas e restrições, de quebra, em dos maiores delírios festeira a MB e sua frita de combate de superfície e de quebra inventar o VBR sobre rodas que não consegue, porque o mundo quer veículos predominantemente 8×8 e confiáveis.
Noossa este é minion raiz…
MESMO DISCURSO…
E o Brasil tá 100% na mão do teu Bolsossauro…
Tu era, é e sempre continuará um patético de direita.
Ainda chorando da frota da Kombi… ARGH!!!
No caso desse helicóptero até concordo contigo, PORÉM quero te LEMBRAR que mesmo nos EUA eventualmente os militares tem de receber material bélico que não solicitaram ou no modelo que não queriam, é do jogo POLÍTICO e os políticos de todos os matizes fazem isso em TODO O MUNDO.
O problema aqui é a PIRRAÇA operacional da FAB desde o início.
Colocaram os Sabres numa base em Porto Velho TOTALMENTE sem condições PROPOSITALMENTE para dificultar ao máximo sua manutenção. E nunca fizeram um esforço honesto para integrá-la as missões da força mantendo os Sabres embainhados e escondidos em Porto Velho…
Pelas características da aeronave CONCORDO que ela não tem DNA de Força Aérea pois é um HELICOPTERO DE ATAQUE…
MAS a FAB deveria usá-lo em conjunto com tropas de infantaria da FAB e trabalhar conjuntamente com os Super Tucanos para fazer a operação de pós interceptação em terra que o Super Tucano não pode fazer.
Mas entendo que por razões legais e outras não pode ou se quis fazer isso (mesmo usando policiais federais ao invés de infantes da FAB).
Questão para o Ministério da DEFESA.
Com a decisão da FAB e considerando o estado operacional e a característica bélica única deste equipamento, deveria se destinar experimentalmente 6 aeronaves AH-2 Sabre para o Exército Brasileiro em Taubaté e 6 aeronaves AH-2 Sabre para os Fuzileiros Navais para ESTUDOS DOUTRINÁRIOS E OPERACIONAIS.
CASO AS DEMAIS FORÇAS se interessem num equipamento ainda útil e mais afim doutrinariamente com suas missões.
E ao fim de um tempo (1 a 2 anos) as forças decidiriam se encerariam as suas avaliações ou se desejariam incluí-las no seu inventário permanentemente…
O Exército Brasileiro não tem um helicóptero de Ataque para acompanhar suas forças blindadas.
Os Fuzileiros Navais disporiam de apoio aéreo ofensivo nas operações anfíbias e o Batalhão de Operações Especiais Tonelero teria um meio para infiltração aérea BLINDADO para operações atrás da zona de praia.
A FAB não tem e NUNCA teve interesse e só faz beicinho que não queria esse, só gosto de Blaquerauqui…
ALIÁS naquela época eu SEMPRE QUESTIONEI se a FAB realmente não quis o AH-2 SABRE por que não queria que ele fosse para a Aviação Militar do Exército ou foi o Exército que não o queria ideologicamente por ser russo ou não se sentia apto para operá-las técnica e/ou orçamentariamente e se fez de MORTO no processo.
SEMPRE TIVE ESTA DÚVIDA CRUEL…
Algo que só quem viveu os fatos na época e no alto da hierarquia militar e política pode responder…
Para sua diversão:
https://periodicos.ufpe.br/revistas/politicahoje/article/download/8869/17864
Nada como um patético na defesa da sua ideologia falida não respeitando a opinião alheia! E pior: dando carteirada alegando ter SUPOSTAMENTE sido oficial da Marinha.
Isso lógico, depois de se autoproclamar “ bacharel em ciências jurídicas”
Né Giba!?😉
Mais da mesma arenga ideológica né Giba! E pior, sem respeitar a opinião alheia…..
Mas deixa eu te passar uma informação sobre os Mi-35 na FAB. O AH-2 era uma mosca azul da cabeça branca na FAB. Segundo dois oficiais que atuaram no Poti, que vieram do Blackhawk. Um deles participou da implantação do sistema de armas, que elogiou muito. Segundo ele, os mísseis Ataka eram muito bons e até os foguetes não-guiados S80 eram muito precisos. Mais do que os SBAT 70, que a FAB está substituindo pelos Skyfire 70mm, esses sim, muito bons. O canhão duplo de 23mm também muito confiável. Mas o helicóptero em si, apesar de rústico, pagava muita pane de todo tipo (elétrica, mecânica, hidráulica…). O outro oficial, ligado à área de manutenção, confirma isso e disse que a disponibilidade média, na rampa, era de 50 a 60%. O que era até bom! Para aquela famosa foto, com 10 de 12 voando juntos, trabalharam dia e noite por umas 3 semanas.
Ah! E ele disse que muitos problemas das aeronaves eram devido a controle de qualidade porco na fabricação, pois as tolerâncias na indústria russa eram bastante relaxadas. Tanto que partes de uma aeronave (por exemplo, um porta lateral ou de acesso ao cockpit) só serviam naquela aeronave e que nem adiantava tentar usar em outra.
Falou muito e disse nada…o helicóptero é bom. Mas, o suporte é caro, a manutenção é cara e complicada pelas diferenças construtivas entre os lotes…e assim, a operação é cara. Ferramentas e equipamentos em outro sistema de medida. Usar helicóptero para interceptar avião do tráfico? Isso é missão dos A-29. Fazer apreensão em terra? Isso é trabalho de Polícia, não da FAB. Um helicóptero blindado, com canhão de 23 mm, foguetes, mísseis anticarro….para qual missao dentro da FAB esse armamento se aplica? Oassar oara o EB? O EB não tem dinheiro agora. Recebeu oferta de AH-1W do USMC e não quis. E não quis porque não tem como operar agora é porque tem outras prioridades, como renovação dos meios de Cavalaria (sobre rodas e sobre lagarta) ede artilharia (sobre rodas e auto-rebocados). CFN? Fuzileiros Navais, no Brasil, não operam aeronaves. E a MB está penando para conseguir terminar de receber as últimas unidades do H225M. E tem outras prioridades muito mais urgentes, como escoltas, submarinos, navios varredores/caça-minas, Patrulhas, etc. Então, esse helicóptero é fruto de uma decisão de cima para baixo, unilateral, sem consultar ninguém e que não foi pedido por ninguém.
O velho “Gilberto Lula Rezende”e seus textos recheados de proselitismo, elaborados por maconheiros disfarçados de estagiários de jornalista do DCE.
Você está completamente errado. Lá no Tio Sam se compra somente aquilo que é solicitado e extensamente avaliado e não aceitam.canetadas dadas por presidente corrupto, ladrão, ligado ao narcotráfico, a ditadores sanguinários, principalmente quando esta compra é feita por um conhecido traficante de armas Paquistanês como atravessador.
E o troço é tão ruim, mas tão ruim que fizeram a FAB engolir sem puder fiscalizar o recebimento das anvs com os Russos entregando três lotes construtivos diferentes, de três fábricas destas.
Apesar de todo o esforço que se fez, ainda não conseguimos vender para ninguém estas B…., porque o mundo inteiro sabe do problema e ninguém quer colocar este prego enferrujado no pé.
Gilberto Lula Rezende, avisa os teus amigos que a festa acabou e que agora o cabaré tem dono, e tem porteiro armado e que estas falcatruas vão vir todas a público. Avisa teu amigo Mercadante, não o ex deputado, o outro, ex melancia, que o que é dele está guardado.
Vai te preparando que as próximas da lista são as kombis.
Adulador de corruptos. Por causa de gente como voce é que eles existem e saqueiam o erario. Peça pro teu corrupto de estimacão sair na rua.
Espera sentado pela volta do inominável …
Quando do anúncio da compra dos Mi-35M pela FAB na época estranhei muito por conta de até então nunca termos operados aeronaves de origem russa, mas ao mesmo tempo e olhando os nossos vizinhos que tem muitas e em especial helicópteros achei interessante.
Levamos muito tempo para termos tais capacidades como os AH-2 Sabre proporcionam e já não é de hoje que notícias sobre a potencial aposntadoria do modelo se apresentam, ao mesmo tempo foram fomentando o parque nacional para uma série de serviços de suporte então neste aspecto estava digamos mais tranquilo. Agora vem esta notícia que deixa uma revolta, as alegações sobre logística & suporte associadas ao grande custo de manter estas aeronaves vem como a principal causa para esta aposentadoria precoçe de uma plataforma vital para um país como o Brasil e em especial na região onde opera.
Investimos como nação inicialmente $369 milhões de dólares para a aquisição dos helicópteros,treinamento,suporte,armamentos,sensores e consequentemente suporte, e depois outros custos relacionados a operação. Sabemos e não é de hoje que os russos ainda persistem em problemas associados a logística & suporte de seus produtos e que isso gera problemas que muitas vezes só são resolvidos nas esferas diplomáticas e com isso dito me pergunto se todas as medidas necessárias para manter o esquadrão e as capacidades deste foram devidamente tomadas.
Estou vendo uma revolta no geral com o governo A ou B mas a real é que a FAB sabia muito bem onde estava entrando e aceitou as aeronaves então que estas fossem mantidas de forma adequada dentro do ciclo de vida programado e que não chegou nem na metade ou seja ainda tem muito a ofertar. Se o problema são os custos relacionados a operação que estes sejam ao menos apresentados e explicados porque é o dinheiro do contribuinte que esta em jogo, sabemos bem também que todo e qualquer problema relacionado a suporte pode ser resolvido e com isso dito se tivessem a vontade de seguir com o modelo não estaríamos tendo debates como este.
O Mi-35M na FAB foi um divisor de águas incorporando capacidades que não tínhamos e que agora não tem nem ao menos um substituto a altura, perdemos uma plataforma comprovada por problemas relacionados a gestão? Ou quais seriam os outros problemas relacionados que culminaram na decisão?
Já falam em venda que se aposentadas pode acontecer e compradores podem aparecer porque ainda são aeronaves pouco voadas e que contam com potencial de crescimento quando a atualizações e modernizações durante o ciclo de vida, será uma pena ver estas voando nas cores de outra nação mas se não tiver saída que façam isso e nós arcamos com o prejuízo já que ninguém vai pagar na totalidade o valor do investimento feito.
Caro, eu temo que seja apenas por ideologia politica a baixa dessas aeronaves!
Negativo. E para respeitar os impostos que tu paga ao erário público.Dinheiro do contribuinte não pode e não deve ser usado em negociatas envolvendo um conhecido traficante de armas Paquistanês e outras personas conhecidas do meio político.
Boa noite Juarez. Pode explicar melhor essa história do “atravessador” paquistanês. Sempre pensei que a compra foi direta com o governo russo (com letras minúsculas de propósito).
So fala besteira e sem conhecimento de causa. Por acaso o presidente nao está indo à Russia semana que vem?
A pergunta que não quer calar… Se países miseráveis da África ou até vizinhos nossos com economias muito menores conseguem manter frotas até maiores que da FAB, porque aqui não conseguem manter?
Porque aqui nos temos o objetivo de voar, operar, combater, manter e modernizar.
Se você tem as diagonais de manutenção e a disponibilidade destas anvs de m países miseráveis, por gentileza partilhe conosco.
Porque aqui se compra anv de combate para voar, operar, combater, manter e se possível modernizar com custos compatíveis.
Agora se tu tem os gráficos de diagonal de manutenção dos MI nestes países miseráveis, por gentileza compartilhe conosco
Se o Brasil for fazer parte da OTAN de alguma forma, a primeira “atitude” é obrigar a mudar o nome, OTANS, OTANSUL, algo relacionado ao Atlântico Sul.
Não há necessidade pois temos terras e MAR ( Oceano Atlântico ) no Hemisfério Norte. O litoral de MACAPÁ até a divisa com a “Guiana francesa” está no “Atlântico NORTE”, logo é só ser convidado e assinar.
Há alguns meses atrás surgiu a notícia que o Brasil venderia esses Mi-35 para o exército do marechal Khalifa Haftar da Líbia que está em guerra civil, agora com essa notícia o que parecia boato se confirma ou seja isto é uma vergonha. O Brasil dificilmente terá novamente um helicóptero de ataque assim como nunca mais teremos um porta aviões. Essas são as forças armadas brasileiras que sempre vibram quando recebem equipamentos de segunda mão americanos e rejeitam equipamentos de primeira linha russos.
Lamentavelmente você não tem a mínima noção do que está falando. A FAB, nunca pretendeu comprar esses helicópteros. Foi imposição do governo por questões de comércio internacional, desequilíbrio na balança comercial entre o Brasil e a Rússia. O motivo da desativação decorre do fato de que os custos de operação, revisões, serem economicamente inviáveis. Culpa dos sistemas e equipamentos russos pesados e rústicos, mas muito caros e de qualidade inferior, gerando muitas manutenções e indisponibilidades.
A aeronave com maior disponibilidade na FAB.
Kkkkkkkkkkkkk……agora conta aquela do papagaio.
Porque a FAB não estar conseguindo importar as peças de reposição p manutenção?
Será que o governo americano não estar travando as empresas importadoras de implementos p força a desativação dos vetores Russos?
Sem fantasia mas tem cheiro de embargo as empresas Russas em consequência interesse geopolítico no meio…
Os russos, assim como os soviéticos, antes deles, sempre foram famosos por não darem suporte aos produtos que vendem.
Boa noite. Isto e um delírio de um cidadão em torpor alucinógeno permanente e agora efetuando uma Jihad contra tudo que e americano. O mesmo iluminado acha que construir artefatos nucleares vai resolver todas as nossas mazelas. Para você ver que tem louco, mal intencionado e pessoas que não sabem que não sabem, até mesmo no oijama
hora da FAB comprar mais 20 tucanos para repor as perdas dos últimos anos e reequipar porto velho
Os Mi35 serão desmantelados ou vendidos? poxa nem deram chance do caex do EB testar os helicópteros para obter dados de desempenho das armas e misseis , esses dados são essenciais pois temos vizinhos que usa essa plataforma
Por mais que tenha sido, mau negocio, acredito mais, na reformulação que esta por chegar, na Força Aérea do Brasil. Será bom. Acredito na capacidade dos oficiais do Brasil. Deve ser incorporado, ao EB. Seria muito bom. Temos capacidade para manter estes vetores, em ação.
O EB não quer! Ainda bem.
Mais uma compra para debitar na conta do CACHAÇA, esses incompetentes compraram esses helicópteros sem consultar o corpo técnico da FAB, mais dinheiro jogado fora que poderia ter sido usado para outra coisa!!!
Você obvia mente um especialista em p0rr@ nenhuma!
Repassa para o EB.
Você realmente crê que a FAB é incompetente e que o EB, se quisesse, já não teria adquirido, ou ainda que FAB e EB não se conversam, e “SE” valesse a pena já não teriam transferido? (como já ocorreu no passado)
É muita suposição. Não se perde um parafuso em forças armadas com baixos recursos.
a) Simplesmente não compensa, pelo altíssimo custo de manutenção, e isso faz parte da filosofia comercial russa (veja meu comentário abaixo);
b) O que se gastaria para colocar voando, você compra um modelo mais novo;
c) Estamos tentando entrar para OTAN que, coincidentemente, está quase em guerra com a Rússia (você forneceria peças para um potencial colaborador do seu inimigo, a não ser, é claro, a peso de ouro?);
d) O Brasil de Dilma (alinhado com o esquerdismo internacional) não é o mesmo hoje, e está pendendo para a OTAN;
Então temos questões orçamentárias, tecnológicas e políticas para não torrar mais centenas de milhões para colocar um modelo antigo voando.
Independente do custo de operação, de manutenção ou capacidade em fazê-la, há algo pior, a perda de capacidade, caso não haja substituto planejado no EB ou na FAB.
Ao menos que sejam repassados ao EB ,agora que já temos manutenção local para eles e a FAB já catalogou a máquina toda e tal ficou mamão com açúcar e o EB sim é quem opera este tipo de vetor.
Concordo com você, Tomcat. Esses helicópteros seriam muito mais úteis no EB que carece de experiência operacional com um helicóptero genuinamente de ataque.
O EB não que saber deles.
Se fosse esse mamão com açúcar, a FAB não iria se desfazer deles. Ponham na cabeça, de uma vez por todas, que nenhuma das 3 Forças não quer, e nunca quis, esses helicópteros.
A manutenção russa é ‘famosa’. Basta ver-se que, pelo mundo inteiro, a história se repete. Não há mágica na indústria. Ou você lucra na venda, ou na manutenção. E os russos praticam aquilo que muitas fábricas de carros fazem no Brasil. Vendem barato, mas lucram mesmo é com a venda de peças, que realmente tem preços exorbitantes.
Então, tal qual ocorria com um Tempra da Fiat (perdoem, mas é uma boa comparação), você vai ter sim um ‘carrão’ enquanto ele durar. Mas se começar a dar problemas, é muito mais fácil passar pra frente e comprar outro. Simplesmente não compensa. O que você gastaria na manutenção, você adquire um novo de fábrica.
Então não é que o produto russo seja “ruim”. É bom. Enquanto durar. Para equipamentos que não requerem manutenção, como os fuzis e mísseis, a Rússia é uma boa fornecedora. Mas para equipamentos altamente tecnológicos, como jatos, a coisa só funciona se o país for um “amigo de Moscou”. Basta ver que os russos colocaram rapidamente todos os aviões da Síria para funcionar, até os Mig-21 ganharam motores novos de fábrica.
E aí entramos no óbvio. Somos alinhados com os EUA, portanto, jamais teremos essa condição de “amigos de Moscou”, e portanto, teremos o “tratamento comercial comum”, “tipo Fiat”.
Isso é incompetência da FAB, seus parques de manutenção estão podres, essa decadência se iniciou no governo FHC, gasta se milhões forma do engenheiros no ITA especialistas na eaxa de sargentos que não fazem nada, houve um tempo em que esse corpo realizava grandes feitos na FAB, hoje balneai capazes de produzir um parafuso sequer . Eu trabalho com nacionalização da FAB desse 1988 e sei o que estou falando , é uma vergonha nacional,
Azul 86?
O problema é que aqui não existe planejamento, compra e depois vamos ver o que vai dar, a exemplo disso foi e esta sendo a construção dos submarinos ( classe scorpene ) para a marinha brasileira, segundo a naval.com os almirantes se assustaram pelo fato de que, a cada 5 anos as embarcações vão gastar só em serviços 1 Bilhão de reais, sem contar as peças sobressalentes, pensou que ficaria em quanto? eu quero crer que existam profissionais que realizam um levantamento antes de qualquer projeto…mais está dificil..
O Mi-35 da FAB é uma aeronave projetada para o combate pesado um tanque voador como dizem… Ou a Carruagem do diabo como é conhecido na OTAN graças ao seu poder de fogo. O terror do Afeganistão ou das guerras civis da Síria, Etiópia, ou Angola… Essa versão adquirida pela FAB era a mais moderna em termos de eletrônica embarcada. Se tornou caro para um país que possui FFAA mais para desfiles do que para a defesa efetiva do país. Nossa Força Aérea possui outras prioridades como a manutenção da Base Aérea do Recife e a sua vila militar de frente para a praia da Boa Viagem. Afinal a manutenção de um esquadrão de transporte e um batalhão de infantaria no litoral do nordeste é fundamental apesar de não possuirmos nenhum caça em toda a região… Bem Países mais abastados da nossa região com maior capacidade técnica talvez como o Peru, a Venezuela, A Nicarágua, Cuba, e isso para não citar das potências africanas continuarão a operar esse lendário helicóptero… Que o Brasil irá descartar de seu inventário precocemente provavelmente alegando economia de recursos… Afinal com o preço da picanha nas alturas como que a Força Aérea ainda quer operar um helicóptero de ataque…
Cálculo rápido pra entender. 12 aeronaves voaram 8000h eml 11 anos, o representa cerca de 60h anos pra cada aeronave. Divide por 60h por 360 dias e vieram quanto cada aeronave voava por dia. Impossível manter uma coisa dessa.
U$ 300.000.000 no lixo. Mais um péssimo negócio feito PT e a conta sobra é pra nós.
Pra mim, isso aí tem cara de transferência para a aviação do exército, aa que efetivamente tem muito mais sentido deste vetor operar. Sem falar que atende a requisitos do exército como a multi utilidade deles (transporte para além de ataque), aliado ao fato de que a busca pela aviação do exército buscar um helicóptero deste tipo são bem conhecidas
Pensei a mesma coisa, se for assim menos mal e realmente nunca fez sentido um helicóptero desse na FAB e sim no EB ou nos fuzileiros.
Tu acreditas piamente que depois de todos estes problemas, alguém na Avex iria receber um pepino destes?
O proprio texto informa: não ha disponibilidade de peças sobressalentes a custo razoável, sendo que os fornecedores praticamente obrigam com que sejam praticamente substituidos exemplares novos por um preço exorbitante. É isso. Infelizmente. Essa dificuldade não é exclusiva da FAB nem é de hoje.
Me desculpe “O proprio texto informa: não ha disponibilidade de peças sobressalentes a custo razoável”, aonde esta escrito isso no texto acima ?
Que vergonha um país do tamanho do Brasil incapaz de realizar as manutenções necessária em um meio excelente em sua categoria.
Uma pena Brasil uma piada
Vai estudar garoto! Vira latismo patético não cola mais não. Busque entender os motivos dessa decisão
Está estranho esta decisão.
1° desativaram o esquadrão de caças F-5 e agora os helicópteros de ataque?!
Estão querendo entregar a Amazônia para os inimigos?
Posso estar enganado, mas essa decisão de desativar esse helicóptero, assim como a unidade que ele representa. Me vem a mente, futura reorganização da FAB. Levando em conta a entrada em serviço dos KC 390 e F 39…
Srs, pelo que li pela internet, a razão para está desativação é porque chegou o momento da revisão geral e os valores foram absurdos…. além dos russos falarem “quer, é assim… não quer, fica sem”
A manutenção russa é baseada na troca do equipamento e não na manutenção geral dele.
Simplesmente uma decisão equivocada pois possivelmente serão desativados por serem russos e adquiridos no governo do PT pois o prazo final é 31/12 e isso mostra que nossas forças armadas não defendem os interesses delas pois não aceitam equipamentos russos que os outros países não vendem para nós ou que custam bem mais. O caso de nossa defesa anti aérea os americanos nunca nos venderam os patriot pq não é do interesse deles que possamos derrubar drones ou caças. E até hj não compramos nem os pantisir e quem diria os S-300 que os russos nos ofereceram.
Equipamento russo só tem problema, quem critica a decisão da FAB é porque vivem no mundo da lua.
Que o Exército tenha seus helicópteros de ataque.
Irão repassar para o EB? Contudo, nada mais me impressiona em terra Brasilis
Provável que sim, eu diria que isso foi uma manobra para a reorganização da fab para operação da triade gripen/c390/E99 e aproveitar a demanda da aviação do EB por helicópteros de ataque propriamente ditos que sejam multi operação
Não irão pro EB,precisa desenhar?
Que o Exercito possa ter seus helicópteros de ataque e sua aviação de asa fixa.
Desativando o que tem pensando no que ainda nao tem
Que?
Fim do PACAU , agora isso aí ?
Que comandante Ajeitado a F.A.B arrumou Heieiimm ⁉️
Não, não será desativado!
Graças a Deus que temos ele ! Sabe organizar a força em sua nova fase de modernização, investindo os recursos, vetores efetivamente úteis e poderosos para a defesa ao invés de insistir a existência de um caça já ultrapassado em um local de difícil operação de aeronaves a jato, mas que pode ter sua presença desdobrada qnd for necessário
Vocês estão esquecendo o fator Super Tucano: deve ser redundante ter um caça de ataque leve e um helicóptero de ataque usados basicamente para interceptação. Além disso os novos caças farão a diferença já que a doutrina de ataque dessa nova aeronave será muito diferente do que se operava até então já que o vetor é mais capaz, mais rápido, mais avançado etc.
Deveriam repassar para o exército
Lembro de ter lido que a Aviação do Exército foi avaliar, nos Emirados Árabes Unidos, a versão armada do Black Hawk, será que há alguma relação? Com a versão armada daria para ter um meio múlti-missão, talvez economizando uma grana. Enfim, não conheço os fatos… só lembrei da nótícia sobre o interesse da Aviação do Exército na versão armada do Black Hawk.
Doem os vetores para o exercito operar
Já dizia aquele ditado: O que começa errado……
Como todos sabem a compra dos Mi-35 não foi técnica e sim meramente política visto que o objetivo era equilibrar a balança comercial entre os dois países e fazer um agrado ao Czar Putin para que este não criasse problema para os exportadores de carne, e comenta-se que a aquisição foi intermediada por um traficante de armas paquistanês. O que salvou a aquisição de maiores dissabores foi a excelente performance apresentada pelo aparelho na região amazônica.
Por outro lado o Mi-35, como produto oriundo da filosofia soviético/ russa, é um aparelho rústico e simples, projetado para ser produzido em instalações fabris pequenas ou tecnologicamente defasadas, operado por pessoas com pouco treinamento e reparado com facilidade na linha de frente. Por outro lado é pouco durável pois com a enorme produção das fábricas da antiga URSS sempre que um aparelho se aproximava das grandes revisões era mais barato descartá-lo, algo bem diferente do que é feito no ocidente. É por esse motivo que ainda existem caças F-15C com mais de 30 anos ou mesmo 40 anos operando na USAF mas você não verá Migs-29 e Flankers na mesma situação.
Diante da desativação dos Mi-35, o mais provável sucessor será o BlackHawk em configuração C-SAR aos moldes dos HH-60 operados pela USAF ou então exemplares artilhados à semelhança do Arpia colombiano.
O foco agora são 3 vetores senhores, o trinômio: Gripen/ C390 millenium/ echo 99.
Todo o resto é absolutamente secundário e deve ser assim tratado, foco naquilo que dá máximo poder dissuasão e operacional a força. Se mais a frente se entender que exista uma necessidade de vetores como os AH 2 sabre na força aérea, eles serão adquiridos ou reconduzidos na hipótese dos MI35 ao serviço ativo.
Cuidado para não “passar pano” demais e gastar, tá ok?
Perdão, poderia esclarecer seu comentário?
Corrigindo: FAB
Entrega pro EB fará melhor proveito.
Acredito que nem o EB queira esses helicópteros. A FAB já viu o preço exorbitante até o momento da revisão. Acha que o EB irá querer entrar nessa empreitada? De jeito nenhum! O EB, futuramente, terá seu helicóptero de ataque. E não será russo!
Hipótese: Esses AH-2 Sabre devem ser armazenados e oferecidos para algum país…
O EB está atrás de um modelo de ataque.. Pelo que andei lendo o melhor seria o Black Hawk, pq serve pra transporte e ataque.. Mas isso é especulação!. Aguardemos os próximos capítulos
O AH 2 tbm serve para transporte de tropas e ataque
Não cabe ninguém em pé no compartimento. A guarnição tem que ir agachada e as Kamov irradiam muito calor por lá.
Demorou até. Mais vale vender esse negócio e investir no que realmente importa. Para a FAB meia dúzia de Black Hawks são mais valiosos do que esse bicho estranho.
Mais um absurdo da FAB
Absurdo foi comprar esse negócio naquele escambo com direito a atravessador paquistanês. Coisa mais estranha do mundo. Com certeza algum russo levou uma grana extra, porque os daqui nem precisa falar, ainda mais sendo em pleno ano de 2010 quando aquele pessoal estava no poder saqueando os cofres públicos.
Em um viés ideológico, completamente divorciado do técnico, a decisão da FAB é um absurdo mas no aspecto técnico e orçamentário é plenamente justificada…..
O Mi-35, como bom produto oriundo da filosofia soviético/ russa, é um sistema de armas simples e rústico fácil de ser produzido e operado por pessoas com um mínimo de treinamento. Por outro lado apresenta baixa durabilidade pois dada a enorme produção das fábricas da então URSS quando da chegada das grandes revisões ele simplesmente seria substituído por outro aparelho recém saído da linha de produção.
Compra empurrada goela a baixo, essa aeronave só deu prejuízo à FAB.
Uma pena, menos de 12 anos… e ainda de lambuja vão desativar o esquadrão que indica que não haverá substitutos de nenhum tipo ou nacionalidade! Pena! Não sei o que acarretou isto mas indica que precisamos de planejamentos mais robustos, orçamentos mais fiáveis e parlamentares mais engajados !!!
Ué,mas porque?
Por que será? Problemas na manutenção, ou economia para o programa gripen?
Os custos de operação, mormente as revisões, passaram a ser economicamente inviáveis. Culpa da filosofia soviético/ russa de produzir sistemas de armas simples e rústicos, mas pouco duráveis.
O tempo Tire, o tempo,mais uma vez se fez senhor de todas verdades.
A hora das kombis vai chegar……
O custo de manter uma base aérea em Recife com um condomínio militar na praia da Boa Viagem deve ser bem em conta. Por isso não fecham… Mesmo que essa base atualmente mantenha apenas um esquadrão de transportes…. E esteja a poucas horas de duas outras bases aéreas como as de Salvador e Natal. Nossas FFAA têm outras prioridades em relação a defesa… Esse helicóptero é operado por dezenas de países muito mais pobres do que o Brasil. Só o Peru tem quase 25 aparelhos de versões mais antigas operando plenamente e isso sem falar da Venezuela, Nicarágua e Cuba, ou de países africanos aí desde a poderosa Argélia até, Angola, Etiópia entre outros tantos… Parece que o problema é mais da FAB mesmo em não conseguir manter helis novos como esses. Uma pena pois são equipamentos que provavelmente não mais contaremos em nosso inventário…
A Base Aérea de Recife não opera nenhuma Unidade Aérea orgânica. Atualmente é uma Base se desdobramento. Conta com efetivo mínimo, somente para manutenção e guarda das instalações.