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Home Aviação

FLIR Star SAFIRE 380-HDC captura imagem térmica do F-35B em Farnborough

Luiz Padilha por Luiz Padilha
16/08/2016 - 16:21
em Aviação
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Por David Cenciotti

Imagens térmicas feitas pelo FLIR Star SAFIRE 380-HDC, mostram a assinatura de um caça STOVL (Short Take Off Vertical Landing), Lockheed Martin F-35B, Joint Strike Fighter.

O vídeo foi filmado pelo FLIR com um sistemas de imagem HD de alta performance, estabilizado e projetado especificamente para helicóptero.

De acordo com a FLIR, fabricante do Star SAFIRE 380-HDC e líder em sistemas, a câmera “fornece uma vantagem SWaP-C inigualável para aplicações aéreas que exigem alto desempenho ISR[Reconnaissance Intelligence Surveillance]. Especificamente adaptados para se destacarem em desempenho de longo alcance sob condições extremas de aeronaves rotativas. “

A assinatura IR do F-35B durante o voo pairado é impressionante.

FONTE: The Aviationist

 

Tags: F-35BF-35B Lightning IILockheed Martin
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Comentários 12

  1. Topol says:
    9 anos atrás

    Dalton Me referia a primeira vez na história em que haverá disponível nos navios anfíbios uma aeronave stealth supersônica VSTOL capaz de dar cobertura no eventual desembarque… o F-35B é o pioneiro em reunir essas características, logo sua própria existencia provê capacidades que nunca houveram sido reunidas.

    Responder
  2. Dalton says:
    9 anos atrás

    Topol…

    não será a primeira vez na história…lembre-se de “Tarawa”, “iwo Jima” e “Okinawa” por exemplo e só no Pacífico ! Mas, desde
    provavelmente a Coréia desembarques anfíbios clássicos não tem ocorrido e é provável que não venham a ocorrer.
    .
    Como você sabe apenas meia dúzia de F-35Bs serão embarcados nos LHDs/LHAs , mesmo durante a invasão do Iraque em
    2003 quando o número de LHDs/LHAs era maior que hoje, apenas 2 foram aproveitados embarcando pouco mais de 20
    AV-8s cada um e por curto período de tempo, ou seja durante os 40 anos de vida deles, apenas 6 F-35Bs serão embarcados
    atuando em conflitos “pequenos”, embora tenham a capacidade para embarcar mais se necessário.
    .
    O F-35B será utilizado principalmente de bases terrestres pelos fuzileiros navais dos EUA assim como são usados os AV-8Bs…
    lembre-se do ataque pelos talibans de uma base dos EUA no Afeganistão onde 6 AV-8Bs foram destruídos e 2 danificados !
    .
    Quanto às demais versões do F-35 ” A” e “C”, da mesma forma que há muitas críticas também existem muitos elogios é questão de querer acreditar na crítica ou no elogio ou conceder que possam existir exageros tanto negativos como positivos, mas, no
    geral, os pilotos da USAF e já existem quase 200 deles qualificados para voar no F-35A as opiniões tem sido bastante favoráveis
    e possivelmente em breve mais informações estarão abertas para todos.
    .
    abs

    Responder
  3. HMS TIRELESS says:
    9 anos atrás

    E alguma vez eu afirmei que esses aparelhos não eram visualizados por sensores IR? Apenas sustentei o óbvio ou seja, que decolando todas as aeronaves possuem grande assinatura IR pelos motivos que elenquei. Agora em grande altitude é fato que aparelhos Stealth possuem assinatura IR menor que os aparelhos de 4 geração de modo que o raciocínio mirabolante de que “Rafale +Mica IR” vai pegar os caças de 5 geração é uma falácia…

    Responder
  4. Topol says:
    9 anos atrás

    Na minha humilde opinião só quem verá vantagem na substituição das aeronaves serão os marines com seus AV-8B… pela primeira vez na história grupamentos anfíbios poderão prover apoio no desembarque e tomada de cabeça de praia com uma aeronave tida como stealth (sic) , supersônica e mantendo as capacidades VSTOL de sua antecessora… todas as demais missões a que o F-35 propõe substituir ele cumprirá pela metade ou pior, para cumprir a missão de forma integral demandará o triplo de “cuidados”, sob pena de ter sua superioridade ou mesmo sua funcionalidade despedaçada caso falte um só dos ítens que sua operação exige.

    Responder
  5. Carl says:
    9 anos atrás

    Sabia que você ia se doer, HMS.
    Mas já que gostar tanto de falar, fale porque o B-2 e o F-22 são perfeitamente avistados pelos sensores IR.
    Por favor use seus delírios e diga que são fatos se não, não fica tão engraçado, também se possível mude de assunto como geralmente você faz.
    Obrigado.

    Responder
  6. HMS_TIRELESS says:
    9 anos atrás

    Dalton, o F-35 certamente não será tudo o que se esperava dele afinal ele não vai substituir o A-10. Contudo nas demais missões me parece sim que ele será bem sucedido.

    Responder
  7. Dalton says:
    9 anos atrás

    Algumas análises feitas do vídeo dizem que é possível perceber, além da óbvia exaustão de ar quente o baixo contraste termal do revestimento, canopy e baia do motor do F-35 o que testemunharia o “mascaramento termal” que é o que conta quando a aeronave está à média ou alta altitude.
    .
    Evidentemente que trata-se de um “show” e não uma situação real de combate quando uma aeronave não quer ser vista.
    .
    O F-35 ainda causará muita polêmica e talvez não venha a ser tudo o que se esperava dele, mas, certamente não será um
    fracasso e só como curiosidade o USS George Washington está no mar agora para uma nova fase de testes com o F-35C.

    Responder
  8. HMS_TIRELESS says:
    9 anos atrás

    Os Sérios, que sabem que as imagens capturam o F-35B hoverando para o pouso vertical e também na decolagem, momentos em que não apenas estará com motores a pleno como também o maior atrito irá provocar inevitavelmente uma maior assinatura IR, agravado pelo ar mais denso perto do solo, fenômeno que se dá com qualquer aparelho seja ele um Mig-21, um Mirage III, um Tornado, um Typhoon, um Rafale, um F-22 e um F-35…..

    Da mesma forma os sérios também sabem que o F-35 possui o DAS e o EOTS, dois sensores passivos excepcionais sendo que esse último em testes detectou um míssil balístico a 600 milhas náuticas de distância. Coloque isso na arena ar-ar e verá que o Lightning II terá uma inegável vantagem.

    Ah! Os Sérios também podem argumentar com clareza que em comparação com mísseis IR como o IRIS-T, o Python V, o AIM-9X e o nosso futuro A-Darter o MICA IR é um míssil com limitações. E que o Rafale não é o melhor caça da galáxia. Mas tem que possa se ofender com esses fatos concretos, encarando como se fosse xingar alguém da família….

    Responder
  9. Carl says:
    9 anos atrás

    Sempre apontei esse ponto fraco nos aviões furtivos. É muito difícil esconder uma aeronave dos sensores FLIR. O motor inevitavelmente gera muito calor, o choque do ar com aeronave gera calor e até mesmo a luz do Sol em contato com o avião gera calor.

    Uma aeronave, mesmo não tão “boa” equipada com um FLIR potente + um sistema de detecção passiva de ondas de radar + míssil rastreador calor (como o Mica IR) pode sim representar risco considerável para o F-35 ou F-22.
    Sei que ao dizer isso uns dois ou três podem ficar meio ofendidos, como se tivesse xingando alguém da família, mas baseado nessas imagens e outras do F-22 e do B-2 nas mesmas condições me levam a crer minha teoria é bastante realista.
    Gostaria muito de saber a opinião dos colegas, dos sérios.

    Responder
  10. Eric Sales says:
    9 anos atrás

    O F-35 como aeronave unica para equipar diversas forcas aéreas do mundo e substituir uma grande variedade de tipos de aeronaves diferentes é um projeto ambicioso demais, dificilmente cumprirá tudo oque promete. Não que ele seja ruim, más tudo isso somente por milagre. Decolar a pousar vertical, atuar como apoio aéreo aproximado, bombardeiro tático e superioridade aérea detre outras exigências tem feito deste vetor um verdadeiro pato. Nada, voa e anda. Más não é excelente em nada. Israel provavelmente tirarão leite de pedra. Más eles sempre tiram de “qualquer” pedra. Os demais permaneceram com Pato.

    Responder
  11. Topol says:
    9 anos atrás

    A essa distancia a percepção do FLIR será bem nítida, mesmo que o caça não esteja na sua temperatura nominal de operação, o contraste contra um fundo frio a curta distancia torna bem nítida a silhueta da aeronave… não significa exatamente que o F-35 seja ruim por ter uma assinatura térmica enorme nem que o Star Safire seja necessariamente excelente por ter conseguido captá-la… somente um “lock” a distancia em condição atmosférica carregada (o que dissipa a frequencia da ondas infra vermelhas) pode dizer se o Star Safire é mesmo bom ou se o F-35 entrega sua posição por aquecer demais.

    Responder
  12. HMS TIRELESS says:
    9 anos atrás

    Só falta vir aqui algum espertinho dizendo “sou vizinho de porta dos engenheiros da Boeing” ou então que ” estive ontem em um jantar com um piloto da Marinha” para querer justificar suas críticas.

    Responder

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