Por Doug Aguillard
Por vários anos, a tradição parece estar desaparecendo e tem havido muita discussão em fóruns de aviação na Internet para saber se a nova geração de aeronaves de combate terá arte na cauda como no passado.
Eu, entre outros, sempre assumi que a arte na cauda de aeronaves de combate que nós vemos, é feita pelo próprios militares mas depois eu descobri o MSgt Shayne Meder USAF (Ret).
Meder atuou por 20 anos na Força Aérea dos Estados Unidos e uma vez fora da USAF, ela passou a trabalhar no Ar March Field Museum, perto de Riverside, Califórnia, onde ela trabalhou com manutenção/restauração e mais tarde ela foi contratada para trabalhar no Wings and Rotors Air Museum em French Valley Airport em Murrieta, CA, fazendo manutenção de aeronaves e de marketing para o Museu.
Ela ajudou na restauração e pintou todos os tipos de aviões, de B-17 e B-52 a F-4. Como “Flygirlpainter” (como ela se tornou conhecida), ela trabalha como voluntária juntamente com seu marido, Scott Donnell, que trabalha com a preparação do layout e pintam diferentes helicópteros dos esquadrões locais da Marinha e Corpo de Fuzileiros Navais por solicitação deles.
Isso mesmo, todo o seu trabalho é voluntário. Os vários esquadrões fornecem as tintas de poliuretano e se Meder tem de viajar, por ser militar aposentada, ela permanece na base. ( Hotel de trânsito)
Meder diz que ela faz isso “por amor a carreira militar e dar de volta, o que a sua carreira militar ofereceu a ela”. Quando perguntada, se ela trabalharia com aviões civis, ela rapidamente disse: “De jeito nenhum, eles são chatos! E riu “.
Meder também afirma que deve muito ao seu empregador, Pat Rodgers. “Pat apoia o trabalho que eu faço, e me concede férias não remuneradas para concluir esses projetos, já que ele entende a minha paixão pelos militares” Pat Rodgers é o diretor da Wings and Rotors Air Museum.
Os helicópteros pintados, são geralmente helicóptero do Comandante ou o do CAG (comandante do Grupo Aéreo), mas qualquer um dos pilotos do esquadrão pode e vai voar o helicóptero pintado. Esses helicópteros também são usados em Show Aéreos e outros eventos promocionais. Meder começou a pintar helicópteros da Marinha em 1999 e 2012, foi seu ano mais movimentado. Estávamos conversando sobre seu projeto atual e um outro esquadrão já havia se comunicado com ela pedindo para ela para pintar mais um helicóptero para eles, pois o que ela tinha pintado antes, foi danificado em um pouso forçado. Meder afirma que, geralmente, leva cerca de uma semana para pintar um helicóptero, por isso esta é uma paixão demorada e ela está no seu 12º projeto este ano.
O projeto que Meder está trabalhando atualmente, é o do Esquadrão HSM-77, o “Sabrehawks” da US Navy, comandado pelo comandante Brent C. Guat. O HSM-77 é um esquadrão anti-navio/anti-submarino, baseado atualmente na Naval Air Station North Island, mas será transferido em 2013 para a Naval Air Facility Atsugi, no Japão. O Esquadrão venceu o cobiçado Prêmio de Defesa de Manutenção de 2012 e é, o 1º Esquadrão Naval na história do prêmio a fazê-lo. Esta é uma grande honra e Meder também irá inserir o logotipo do prêmio no helicóptero também.
Para mais informações sobre MSgt. Meder, e seu trabalho, visite www.flygirlpainter.com .
Quero agradecer não só a MSgt Meder, por abrir uma janela de seu tempo precioso de voluntário para esta entrevista, mas também à Marinha dos Estados Unidos, ao CMDR Brent Guat e o tenente JG Adam Arndt do HSM-77, pelo acesso ao seu esquadrão de helicópteros e com o tenente-Kagle e Raile CPO da Naval Força Aérea dos EUA, West Coast Public Affairs Office para coordenar a minha visita à NAS North Island.
FONTE: militarypress.com
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
NOTA DO EDITOR: O título original do artigo é: GIVING BACK AND MORE… MEET MSGT MEDER, USAF (RET)
Será que algum esquadrão do EB da MB ou da FAB se candidata a ser o 1º a ter essa arte em definitivo em suas aeronaves?
Tenho certeza de que as 3 Forças possuem esquadrões que receberiam como uma luva esse trabalho.