O helicóptero não tripulado Fortress foi desenvolvido para substituir a aeronave tripulada em alguns processos, tais como:
– Vigilância em áreas de risco e transporte de armas para defesa, evitando a exposição de militares nesse tipo de procedimento;
– Vigilância de industrias com câmeras de vigilância;
– Pulverização de defensivos agrícolas, garantindo a segurança ao aplicador, e
– Monitoramento de cabos de torres transmissão de energia em florestas.
Sua capacidade de carga atual é de 60kg, e está em desenvolvimento uma nova aeronave quadripá, com capacidade de carga para 100 kg.
Objetivos da empresa
Nosso objetivo é produzir helicópteros autônomos de qualidade para abastecer o mercado agrícola para pulverização, monitoramento, vigilância, civil e militar no país, fornecendo produtos seguros e serviços com qualidade diferenciada, para atender e superar as expectativas de nossos clientes e parceiros.
Fabricação
Projetamos e construímos a aeronave mediante conhecimentos metalúrgicos e aeronáuticos, com peças fabricadas pela Fortress: chassi, trem de pouso, caixa de transmissão, escapamento, cabeça do rotor principal e rotor traseiro, sistema de pulverização e fuselagem.
Aeronave de fabricação nacional (componentes fabricados em território nacional), de fácil manutenção devido ao uso de motor à combustão, similar a um motor de moto.
As pás dos helicóptero são fabricadas em parceria com o fabricante de Ultraleves e Girocópteros há mais de 40 anos.
Fácil treinamento, que pode ser efetuado na sede do próprio cliente.
Específicações
– Rotor principal 3000 mm
– Rotor traseiro 560 mm
– Altura 800 mm
– Largura 600 mm
– Comprimento total 3600 mm
– Motorização motor 2 tempos a gasolina com 170cc
– Potencia 17 HP
– Peso 32 KG
– Tanque 3,0 litros
– Operação — rádio controle e micro ondas p/ video assistido
– Sistema de Drop com carretel para passamento de cabos
– Câmeras e Assessórios – por consulta [dependendo da operação]
FONTE: GFEQUIP@R
Prezado Luis Padilha
sensacional o produto desta empresa
você poderia me passar o contato?
tenho um projeto que iria precisar da orientação deles
Derepente eles poderiam se interessar e me passar um orçamento
me chama no e-mail que te passo meu whats.
Obrigado pela atenção.
Como posso entrar em contato com a fabricante?
Esse quadripá já poderá levar um combatente armado, kkkkk. 10 drones já levariam uma equipe de assalto. Interessante isso. O projeto em si, é pouco inovador e nada original. Mas aqui é Brasil, a gente tem que fazer com o que dá pra fazer.
http://photo.sankei.jp.msn.com/kodawari/data/2014/06/26jgsdf/
Modelo utilizado pelo exercito japonês, tem autonomia para 100km, o fabricante e a Yamaha e recentemente a Northrop Grumman anunciou que vai comercializar os produtos da Yamaha http://www.northropgrumman.com/MediaResources/Pages/NewsArticle.aspx?art=http://www.globenewswire.com/newsarchive/noc/press/xml/nitf.html?d=10080761
Video do Rmax
https://www.youtube.com/watch?v=MzvdWnFlEZk
Este modelo foi comprado por uma empresa chinesa e foi copiado, hoje a marinha chinesa utiliza um derivado do Rmax em fragatas.
Esqueci do link do Rmax
http://rmax.yamaha-motor.com.au/
Foi o primeiro UAV de asas rotativas não militar produzido no mundo, entrou em operação em 1987 a um pedido feito pelo ministério de agricultura japonês em 1983, foi desenvolvido para pulverizar plantações.
Modelo de observação com trem de pouso retrátil para não atrapalhar o flir..
https://www.youtube.com/watch?v=hZ6fHf7HG_Y
Modelo para pulverização.
https://www.youtube.com/watch?v=aK3r5RHZpfY
Novo modelo para pulverização, em testes será o futuro substituto da serie Rmax, se chama Fazer
https://www.youtube.com/watch?v=zTBcT81cRAQ
Padilha…lembra sobre o que conversamos lá no APA….o aeromodelismo tem melhorado seus equipamentos e a adição de cameras e transmissores de video tem permitido voos de até 70 km por alguns malucos de plantao por aí…tem um video no youtube “from the suburb to the beach” de um cara voou do elevado paulo de frontin no Rj e foi até a praia de ipanema voando pelo rebouças…..isso é o chamado FPV (first person view)…praticamente 99% do material é importado, mas o que faz a diferença são os arranjos e a qualidade dos equiopamentos que são inseridos nesses aeromodelos…o meu mesmo é um aeromodelo muito parecido com esse apresentado só que pro tamanho do meu bolso….dá uma busca em FPV no google que vc vai ver melhor sobre o que estou falando….é a brincadeira do aeromodelismo virando coisa séria, uso de drones para o uso civil e militar. Temos que desmistifcar o assunto. Já vi alguns amigos usando um roteador de rede wi-fi para controlar aeromodelo…e ele pode falar que é criptografado 128 bits…entendeu a que nível estamos chegando….vou te mandar as fotos do meu material (aeronave , maleta GCS e antenna tracker) prar vc ter uma idéia…grande baraço
Sempre pensei nisso. Um drone de uso militar conectado a internet e sendo controlada através dela, usando computadores bem pequenos e economicos, similar a celulares…
Só completando, olhem as fotos do drone. Notem que o empresário é um aeromodelista. Possivelmente ele usou algum motor de combustão próprio de modelismo. Quanto ao rádio para controlá-lo, será que ele conseguiu mesmo instalar contramedidas? Pelo que entendi o preço é de R$ 200.000, 00? Para ser um drone ele tem que ter contramedidas que garantam sua sobrevivencia num ambiente de guerra eletronica, sem isto ele é apenas um aeromodelo FPV na escala Giant, nada mais.
Caro Zorann. Ninguém nasce sabendo. O projeto dele foi concebido inicialmente para a área civil, mas o foco agora é a militar e é claro que todos esses detalhes estão sendo trabalhados. O cara não tem a Boeing ou a Schiebel por trás dele. Portanto, TODA iniciativa brasileira sempre será bem vinda. O preço foi retirado justamente por não se tratar de um preço do produto com fins militares.OK?
A idéia é boa, mas deveriam utilizar idéias e conceitos consagrados por modelistas.
Não quero comparar um drone com um aeromodelo, mas o uso de motores a combustão em modelos está praticamente superado.
Fui em uma feira de FPV (fly pilot video) onde pude ver helicopteros em escala com motores elétricos e baterias de Lítio com autonomia de voo superior a modelos em mesma escala com motores a combustão. O desenvolvimento de motores de combustão para modelismo praticamente parou, já que o uso de motores elétricos é mais barato, de fácil manutençao, rendimento maior (os motores tem rendimento maior, entre 2 a 3 vezes o rendimento de um motor de mesma potencia à combustão – menos energia é dispersa em forma de calor – oque favorece ainda mais seu uso em drones) e dispensam caixas de engrenagens complicadas.
Para quem não sabe oque é FPV, são aeromodelos controlados a longas distancias, através de cameras de vídeo e GPS. O controlador chega a levar o seu aeromodelo a mais de 50, 60km de distancia controlando-o na frente de um monitor de LCD.
Existem hoje baterias no mercado com grande capacidade de descarga, além de serem de tamanho reduzido.
Obviamente que estou falando de modelismo, mas existem modelos de helicopteros elétricos, com alcance via rádio (rádio simples UHF de mão de 9 canais) de até 20km e com celular ( internet via celular) alcance ilimitado. Alguns modelos possuem autonomia de 3 a 4 horas. Com cerca de R$ 5.000,00 você monta um belo modelo FPV (não nas dimensões deste drone da materia acima), inclusive com GPS e controle por celular. Com cerca de R$ 20.000,00 você monta um FPV nas dimensões deste aí, com tudo que existe de mais moderno.
Vejam bem, estou falando de modelismo, são coisas bem diferentes. O drone ai deve ter controle por rádio criptografado, com saltos de frequencia e tudo qto é contra medidas contra interferências (será que tem? Deve ter), que um aeromodelo não tem. Mas usar motores a combustão num drone nestas dimensões, é um erro.
FPV é first person view!!!! e sim…esse é um aeromodelo melhorado..o rádio dele é um futuba ….e todo o material dele deve ser importado porque nada se fabrica de aeromodelismo por aqui….mas o desenho é dele e isso é o que importa….o brinquedinho é diretamente proporcional ao tamanho da conta bancária
FPV é Fly Pilot Video. A descrição de First person View está errada. Apesar de ser muito usada esta errada
O que eu quiz dizer, que qual a diferença desse drone para um helicoptero de aeromodelismo??? do tipo esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-557003252-vendo-ou-troco-helicoptero-a-combusto-raptor-top-_JM ?
Ainda to na duvida, se com 3L litro, qual a autonomia de voo e qual a distancia da base ele pode ir?
Alem disso, ele terá o suporte a disparo futuramente de pequenos misseis, quem sabe o governo não se interesse e a avibras tbm e desenvolvam um missel para eles ou micro bombas burras tbm!!!
Amigo, esse exemplo é de um helicóptero pequeno. Acho até que tem 1/10 do tamanho do fortress.
A diferença meu caro estará na eletrônica embarcada. Esse do seu exemplo, não cumpre nem 1/1000 do que as FFAAs querem.
Não compare alhos com bugalhos.
Vamos torcer que apareça uma empresa ou um empresário de visão e apõe esse projeto somos um povo com um potencial enorme se usássemos nossa criatividade para fazer coisas honestas e menos desonestas ninguém nos aguentaria.
Infelizmente aqui em terra ” Brasilis “, existe uma mentalidade de colonizados, em que se faz uma afirmação de que tudo que é feito no exterior é melhor, e temos um péssimo hábito de não confiar naquilo que é feito pelo nosso povo, quando digo nosso povo, estou dizendo 100% nacional sem associação ou feito por uma empresa estrangeira. É preciso dar tempo para desenvolver e aprender com os próprios erros, será que as empresas estrangeiras só acertam ?
Quanto ao governo seja ele de esfera municipal, estadual ou federal, não dá para esperar muito dos políticos, esses só olham para seus interesses os empresários brasileiros, infelizmente tem que correr atrás por conta própria.
De onde vieram as referencias sobre o preço?
Na matéria não tem nenhuma informação e tampouco consegui encontrar o site da empresa…A Fortress que encontrei é uma empresa que produz detectores de metais e não menciona drones entre seus produtos.
O preço foi retirado a pedido do fabricante. Eles estão caminhando como toda empresa brasuca sem apoio do governo, no ritmo deles.
Estão correndo atrás e devemos dar apoio a estas iniciativas, caso contrário, seremos sempre mercado para os estrangeiros.
Valeu Padilha,
e espero que tenham sucesso no desenvolvimento e na comercialização, mesmo porque este drone tem muito potencial, tanto para uso civil como militar…
Acho que se conseguirem reduzir o ruído (esse som horrível que lembra o motor de uma RD-135), as chances de venda para os militares irão aumentar e muito, um Vant militar precisa antes de mais nada ser furtivo (ou o máximo possível). Mas deixo aqui meus parabéns a todos os envolvidos no projeto.
Boas novas . . . . .
Não é míssil, não! São as pilhas alcalinas gigantes…
Na verdade são mock-ups que eles utilizam em testes. O que posso adiantar a vcs é que tudo o que vcs querem, eles também querem e estão correndo atrás para fazer com que este Drone fique equivalente ao estrangeiro, porém, custando muito menos e sendo brasileiro, é claro.
Nossa, na hora que eu vi a foto pensei que fosse um lançador de quatro mísseis ar-solo, mas quando li a manchete comecei a acordar do sonho e quando eu li o texto aí eu acordei de vez para a dura realidade.
Ué, poderíamos usar foguetes “burros” com guiagem inercial mais simples. Com 60Kg dá pra brincar pow 🙂
Cada Hydra 70mm pesa cerca de 6kg. Realmente já dá pra brincar um pouco….
É, se tivesse um seeker de guiagem a LASER ou por assinatura infravermelha nos Hydra já dava para fazer um “rolezinho”, dava para enganar um pouco e até para matar nossas lumbrigas, rsrsrs
Mas se rolar um com guiagem INS de 5Kg dá pra dar uma brincada…
Ótima ideia !! Agora só aguardar uma versão um pouco mas “pesada”, para vermos se as Forças aprovam !! Que siga em frente com força !! Abraços
Parabéns a Fortress pelo projeto 100% nacional e espero que o projeto evolua para um Vant maior da classe do Camcopter S-100 e outros e se torne competitivo no mercado civil e militar.
Luiz poderia dar um exemplo de qual modelo custa 1/10 de 200 mil e faz o que esse faz?
E qual a distancia que se pode operar e autonomia com esses 3LT de gasolina ??? A ideia é boa, mais um pouco cara, vc consegue comprar um helicoptero a combustão por 1/10 desse valor!
Rapaz, diga-me onde compro o helicóptero por R$20.000,00 que saco o dindin agora, pago a vista com um sorriso e volto voando para casa. Estou cansado de perder tempo no trânsito!
Bom, 3L de gasolina numa moto rende bastante, diria uns 40-50Km. Pra se uasar em guerras é pouco, mas para uma fazenda já é o suficiente né….
Vida longa é o que desejo ao produto, possibilitando que ele passe por constantes evoluções!