A empresa de defesa e segurança Saab assinou um contrato com o Governo Brasileiro, por meio do Ministério da Defesa – Comando da Aeronáutica (COMAER) para o desenvolvimento e produção de 36 aviões de caça Gripen NG para a Força Aérea Brasileira. O valor total do pedido é de aproximadamente SEK 39,3 bilhões de coroas suecas. Saab e COMAER também assinaram um contrato de cooperação industrial para oferecer transferência de tecnologia substancial da Saab para a indústria brasileira.
Em 18 de dezembro de 2013, o Brasil selecionou o Gripen NG para ser seu avião de caça de última geração, por meio do programa de avaliação F-X2. Desde então, todas as partes negociaram para finalizar o contrato. O anúncio de hoje marca a conclusão bem sucedida desse processo.
Saab e COMAER assinaram um contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aviões de caça Gripen NG, além de sistemas e equipamentos relacionados. O programa é composto por 28 caças monoposto e oito caças de dois lugares Gripen NG. O valor total do pedido é de aproximadamente SEK 39,3 bilhões de coroas suecas.
Saab e COMAER também assinaram um contrato para projetos de cooperação industrial, incluindo a transferência de tecnologia para a indústria brasileira, a ser realizada ao longo de aproximadamente 10 anos.
“Estamos orgulhosos de estar lado a lado com o Brasil nesse importante programa. Já existe uma longa história de sucesso da cooperação industrial entre os dois países, e este acordo histórico leva essa parceria a um novo nível”, diz Marcus Wallenberg, presidente do Conselho de Administração da Saab.
O contrato com COMAER para Gripen NG e o contrato de cooperação industrial associada entrarão em vigor uma vez que certas condições estejam cumpridas. Estas incluem, entre outras, as autorizações necessárias de controle de exportação. Todas essas condições deverão ser cumpridas durante o primeiro semestre de 2015. As entregas do Gripen NG para a Força Aérea Brasileira acontecerão de 2019 a 2024.
“O contrato com o Brasil valida o Gripen como o sistema de combate mais capaz e moderno no mercado. Solidifica a posição da Saab como produtor aviões de caça líder mundial e reforça a nossa plataforma de crescimento”, diz Håkan Buskhe, Presidente e CEO da Saab.
O contrato com o Brasil fortalece os laços entre a Saab e a indústria brasileira. A Embraer terá um papel de liderança como o parceiro estratégico no programa F-X2. Como parte do plano de transferência de tecnologia, a indústria brasileira vai ter um papel importante no desenvolvimento do modelo de dois lugares do Gripen NG e ser responsável pela sua produção para a Força Aérea Brasileira.
O Brasil se junta a Suécia como cliente de lançamento da próxima geração do Gripen, que compartilha o mesmo design e tecnologia inovadores das versões Gripen de hoje. O Gripen está atualmente em serviço operacional em forças aéreas sueca, tcheca, húngara, Sul Africana, tailandesa, além da Escola de Pilotos de teste do Reino Unido.
A próxima geração do Gripen atende à demanda do mercado por um avião de combate sofisticado e flexível, com custos sustentáveis. A aeronave oferece mais confiança, alcance e resistência, capacidade de armas expandida, novos sensores, incluindo um radar AESA avançado, sistemas de combate eletrônico altamente eficazes e comunicações multi-função.
O Gripen NG para o Brasil e Gripen E para a Suécia compartilham todos os atributos do projeto Gripen de última geração, mas também são adaptados às necessidades nacionais específicas de cada país. Os compromissos da Suécia e Brasil garantem ao Gripen um futuro industrial e operacional do Gripen para as próximas quatro décadas.
Excelente notícia! A parceria entre a Saab e o Governo Brasileiro para a produção dos caças Gripen NG é um grande passo para a Força Aérea Brasileira. Além de fortalecer a defesa nacional, a transferência de tecnologia proporcionará um avanço significativo para a indústria aeronáutica no Brasil. A conclusão deste contrato é um marco importante e mostra o comprometimento do país com a modernização de suas forças armadas.
Seria interessante o site postar wallpapers, resolução HD, do Gripen, com o símbolo da FAB (a estrela) para usarmos em nosso desktop (com muito orgulho)
Fica a sugestão. Abraços
“Segundo fontes do governo de Washington, o Pentágono fechou acordo com a Lockheed Martin para redução do preço unitário sem motor dos aviões de combate stealth de 5ª geração F-35 Lightning II, correspondentes ao oitavo lote inicial de baixa cadencia de produção (LRIP 8).
O valor total do contrato correspondente às 43 unidades do LRIP 8 é de US$ 4 bilhões, sendo que o preço unitário de cada um dos três modelos do F-35 fica reduzido em relação ao LRIP 7. O preço do F-35A CTOL (Conventional Take-Off and Landing) sem motor foi reduzido para US$ 95,7 milhões (3,6%), ao mesmo tempo que o valor dos F-35B STOVL (Short Take-Off and Vertical Landing) e da variante naval F-35C CV (CATOBAR-Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery) foram baixados para US$ 101,8 milhões (1,7%) e US$ 115,6 milhões (0,1%), respectivamente. De acordo com fontes locais, gestões para reduções de preços dos motores devem seguir índices similares .
Os contratos referentes aos LRIP 6 e 7 foram finalizados em setembro de 2013. O LRIP 6 está avaliado em US$ 4,4 bilhões e corresponde a 36 F-35 sem motor. O LRIP 7 resultará na produção de 35 aviões e custará US$ 3,4 bilhões.
O preço unitário dos F-35 foi substancialmente reduzido nos últimos quatro anos. As variantes A, B e C sem motor pertencentes ao LRIP 5 estavam avaliadas, em 2011, por volta de US$ 106 milhões, US$ 113 milhões e US$ 126 milhões, respectivamente. A expectativa era de que negociações do contrato envolvendo o LRIP 8 terminassem em maio, mas o acidente ocorrido no dia 23 de junho na Base Aérea de Eglin, no estado da Flórida, postergou a finalização. ”
Um comunicado do Pentágono emitido no dia 22 de outubro alegava que as duas partes contribuíram harmonicamente para o acordo, trabalhando com reavaliações financeiras com vistas aos parceiros do projeto revisarem detalhes antes da assinatura para mais 43 exemplares do F-35.”
FONTE: TECNOLOGIA E DEFESA
E o Brasil rico e multimilionário pagando $150.000.000,00 por GRIPEN! 150 milhetas jogando por baixo, parece que é muito mais, e ainda tem gente que acredita em ToT, sendo o Gripen feito com equipamentos americanos. Lembram do AMX, há décadas atrás, diziam que a Embraer iria construir o primeiro caça nacional com tecnologia do contrato AMX, jogaram dinheiro fora, mas sempre tem gente que acredita.
São muitos detalhes para se discutir:
1 – Preço inicial – O preço de US$ 4.5 bilhões são de 2008/2009. Seja qual fosse o vendedor, teríamos acrescimo no preço inicial, tanto devido a data em que foram apresentadas as propostas, bem como por atualizações nos requisitos da aeronave, pela forma de pagamento negociada e por outros detalhes negociados nestes 10 meses e que foram acrescentados no contrato. E nestes detalhes, podemos ter inúmeras coisas, como por exemplo, capacitação de empresas para que a manutenção da aeronave seja toda feita em território nacional; número de simuladores; equipamentos, ferramental e treinamento necessários para sua operação na FAB, suporte logístico por algum período de tempo; enfim. Obviamenter que pode ser também um aumento nos custos de desenvolvimento da aeronave. De qualquer forma, as informações de que dispomos são insuficientes para chegarmos a conclusão sobre as causa para esta elevação nos preços. Aliás podem ser a soma de todas que citei anteriormente e de outras que eu não tenha me lembrado.
2- Requisitos da FAB – Há informações que os erquisitos da FAB foram atualizados e que haverá diferenças entre a versão sueca e da FAB. De um tempo para cá, temos visto o uso de denominações diferentes para as aeronaves brasileiras e suecas. Inclusive num mesmo documento é comum observar a denominação Gripen NG para o Brasil e Gripen E para a Suécia. É aqui que mora o perigo. Segundo algumas matérias postadas em outros sites dedicados ao assunto, a versão brasileira teria algumas diferenças nos aviônicos por exigencia da FAB. E obviamente que integrar novos aviônicos, novos displays só encarecem o produto final, diminuindo a padronização entre as frotas e a escala de produção.
3 – Transferência de tecnologia – O objetivo da FAB sempre foi receber a transferencia de tecnologia de conhecimentos que julga críticos para o futuro desenvolvimento de um caça 100% brasileiro. Entre estes conhecimentos críticos, podemos citar a integração de sistemas/armas, o uso de materiais compostos e o acesso ao dito código fonte da aeronave. A transferencia destes conhecimentos críticos e o seu preço foi condição determinante para a escolha do vencedor. Eu já declarei aqui e em outros espaços que não acredito na validade de qualquer transferência de tecnologia para nosso país, já que não temos investimentos em pesquisa e nem a tradição, vontade política e financeira de desenvolver novos conhecimentos a partir de uma tecnologia assimiladas. Somente um projeto de desenvolvimento de aeronaves de longo prazo poderiam de fato colher frutos do que está sendo comprado. Não podemos comparar preços Fly Away de outras aeronaves, com oque a FAB está comprando. O contrato de Offsets supera US$9.1 bilhões, oque representa 170% o valor do contrato assinado de US$ 5.4 Bilhões.
4 – Processo de Negociação – Foram 10 meses de intensas negociações para se chegar ao contrato assinado. Seria inocência de nossa parte achar que estas negociações foram fáceis. Mas mesmo assim, ela decorreu sem atrasos e temos o contrato assinado 2 meses antes do previsto. Só para citar um exemplo, o contrato da Dassault com a Índia para o fornecimento de caças Rafale está atrasado devido a problemas na negociação de transferencia de tecnologias e preço, que também já inflou muito em relação a proposta inicial. Com tudo isto, fica muito claro que propóstas iniciais são uma coisa, contratos assinados e seus detalhes que não conhecemos são outra.
5 – Linha de produção e entrega – Segundo o acordo assinando, 15 aeronaves serão montadas no Brasil, sendo 8 bipostas e 7 monopostas. Como são poucas aeronaves a serem montadas aqui, é de se supor que um novo lote seja contratado. Não faz sentido montar uma linha de montagem, com técnicos, ferramental e todos os custos envolvidos, para se montar apenas 15 aeronaves. Também de acordo com o contrato assinado, não haverá sobreposição de fornecedores, ou seja, os fornecedores escolhidos fornecerão suas peças e serviços tanto a linha de produção sueca quanto brasileira. Portanto, os fornecedores brasileiros que forem escolhidos, atenderão a encomenda total de 96 aeronaves. A previsão inicial era de que as entregas teriam início 48 meses após a assinatura do contrato, prevista para fins de 2014. Mas no contrato a data de entrega da primeira aeronave foi determinada para 2019, oque denota um atraso de até 1 ano em relação a previsão inicial.
Concluindo:
Estou muito feliz com a escolha do Gripen. Apesar de sempre ter sido a favor da compra do F-18 de prateleira mesmo. Mas excetuando a opção pelo Super Hornet, a escolha do Gripen é disparada a melhor opção.
Afirmar que o aumento no preço inicial se deve a má fé, sem nem conhecer os detalhes do contrato e/ou comparar o preço que estamos pagando, com preços fly away de outras aeronaves (cujos preços são diferentes dependendo da fonte) é um absurdo. Comparem o preço que estamos pagando com o preço total do programa F-35, ou com os valores aventados nas difíceis negociações do Rafale na Índia.
Oque me assusta são os requisitos especificos da FAB, colocados em contrato, que tornam nosso Gripen diferente da versão sueca, diminuindo a escala de produção, aumentando o número de fornecedores e obviamente encarecendo a aeronave (encarecimento este que não sabemos até que ponto pode chegar)
Vamos torcer para que tudo dê certo.
Minha única dúvida é: porque insistem em colocar o padrão francês de camuflagem do Mirage 2000?
Eu tive observando algumas pessoas aqui comparando com valores de outras aeronaves e fazendo cálculos de custo/beneficio e concluindo que não é negocio. Bem é SIM !
A proposta da SAAb no geral era bem melhor que a Dassault e Boing, se lembram da realidade nenhuma outra oferecia transferência de tecnologia como ja foi dito aqui por alguns,Então esta nação ganhará “know-how” , para chegarmos à algum lugar precisamos dar o primeiro passo e andar e enfrentar os obstáculos né…SE levarmos em consideração que este processo de aquisição é a parte mais “complicada” da coisa, apos isso estaremos apenas desfrutando do nosso próprio esforço, e então estaremos em um outro patamar, A historia brasileira nos reforça isso, iniciamos como colonia para servir de fonte para os outros e hoje, a pesar de todas as dificuldades que assolam nossa realidade social e que estas mesmas nos configuram como país “emergente”, somos uma nação grande porte , temos uma certa importância no que concerne ao senário internacional,enfim, não é fácil para nenhum país ser uma pais desenvolvida e manter tudo na mais perfeita ordem, mas melhoramos muito se olharmos para trás, assim será la na frente, optando pela SAAB, esta nos compartilha conhecimento ( quer aquisição mais importante junto ao resto do pacote das aeronaves ? hehe) e assim logo o Brasil estará confortavelmente um pouco mais “autônomo”
Adriano RCC
Também ó vey, concordo com esse lance das cores, espero que eles repensem esee verde quase oliva à ser empregadas nas naves, poxa elas são tão bonitinhas, o verde não cairiam bem nelas. a versão naval ,se um dia chegar a a existir ( tomara que sim) espero que eles usem as cores tradicionais que a SAAb emprega ou então aquela variante com o bico meio embranquecida fica massa e o brasão do Esquadrão Falcon no dorso. .. e partindo pra uma utopia com muitas chances de virar realidade, se realmente acontecer de o Brasil criar mais duas frotas marinha, queria vê qual seria o esquadrão e o respectivo brasão tbm na dorsal do S-Grippen, aí sim seria o ideal para a gnt. Quanto o futuro Pota aviões, se o brasil adquirisse estes nos moldes do
HMS Q. Elizabeth do Reino Unido., só que com a capacidade/ton um pouco maior, cara seria interessantíssimo, logo que uma proposta com mais de uma teria uma margem de “quebra” no preço daí seria bem mais viável e econômico se o Brasil fizesse um negocio seguindo essa logica, claro, sempre olhando se orçamento da união permite ou não..
UMA PERGUNTA…
Alguém pode me responder quantos F-5 o Brasil tem hoje ao todo ?
Saudações…
Foi noticiado ontem, que ja aumentaram em US$:900 milhões de dólares? O pacotinho que era inicialmente, para o caça “mais barato”, ou seja dos US$ 4,5 bi para US$ 5,4 bi? Trocaram os números? A preço de F 35,não deu para entender???E se precisaríamos de pelo menos 300 caças para uma proteção mínima efetiva, porque adquirir 120? Ai ai, coisas de Brasil. Aguardemos, o fim dessa novela.
Respondendo ao Ricardo!
1- Contrato assinado com quão país? Não entendi a pergunta!
2- Naturalmente a Índia
3- Gripens operados poe arrendamento ou comprados por outros paises como Africa do Sul, Republica Checa, Tailândia, Hungria e Reino Unido para treindamento! Além claro da propria Suécia!
porque que o Brasil compra quando armamento demora para ser entregue,por exemplo só daqui a 10 anos que estara sendo entregue o ultimo caça, gosado éra para entregar o primeiro caça depois de 48 meses do contrato assinado, os caças americanos demorariam quanto tempo para serem entrgues
paulo,
Diferente dos demais produtos, o Gripen NG, que é a nova variante da família Gripen, ainda está em desenvolvimento. O primeiro exemplar de série estaria previsto para voar em 2018. Por isso o tempo maior para o recebimento dos exemplares brasileiros.
Se fosse com americanos ou franceses, poderíamos esperar, sem sombra de duvidas, uma entrega mais rápida. Não duvido que caso fosse o Rafale ou o F-18 o escolhido, já se poderia esperar as primeiras aeronaves já para 2016…
é pa o gripen e/f ainda n existe, só um demo, durante esses 4 anos ate entregarem o primeiro ele sera desenvolvido
Olá estou com um pouco de dificuldade para resolver essas questões de geopolítica e tenho prova amanhã, alguém pode me ajudar? Alguém ENTENDIDO no assunto!
1. Qual contrato foi assinado primeiro ?
a) Rafale
b) Gripen
2. Qual país está querendo voltar atrás pois percebeu o potencial do caça sueco Gripen?
a) Brasil
b) India
c) Argentina
3. Qual dos caças a seguir operam fora de seu próprio país?
a) Rafale
b) Gripen
Obrigado desde já!
kkkkkkkkkkkkkk.
Se os governantes do nosso país fossem sérios já estariamos apoiando a SAAB, junto ao governo Indiano. Fazendo looby pesado, pois na hipotese de cancelamento dos Rafales em prol dos Gripens o Brasil ganharia e muito com as exportações , alem da escala de produção e manutenção que teria o custo reduzido
Ricardo,
1 ) Houve, em 2009, um anuncio de que o Rafale havia sido selecionado, mas nada teria sido assinado. O único contrato assinado de fato foi o do Gripen NG.
2 ) Na concorrência indiana selecionou-se o caça Rafale, e a India já está em negociações para a aquisição do modelo. A outra proposta que foi para a short list dos indianos é o Typhoon. O Gripen foi eliminado do certame na fase preliminar, e não há, em primeira instância, chance de que retorne ao interesse dos indianos.
Na short list da concorrência brasileira constavam o caça Rafale, Gripen NG e F-18 E/F. Assim sendo, todas essas aeronaves teriam sido consideradas pela FAB como sendo capazes de atender aos requisitos da concorrência, tanto em performance quanto em sua proposta de venda.
Os argentinos tão e somente se interessaram pelo Gripen como uma opção para seu reequipamento, dadas as negativas em adquirir material de outros países.
3 ) O Rafale, por enquanto, opera somente na França em suas variantes M e C ( Aeronavale e Armée de l´Air, respectivamente ). O Gripen, em sua variante “C”, opera nas forças aéreas da Suécia, Republica Tcheca, Hungria, Tailândia, Africa do Sul; e na Empire Test Pilot´s School, do Reino Unido. A variante NG, selecionada pelo Brasil, ainda está em fase de desenvolvimento, com seu protótipo previsto para o ano que vem.
Espero ter ajudado. Saudações!
Nos anos 80, apelidaram o AMX de F-32 (2x F-16). Vejo uma tendência dos pessimistas chamarem o GRIPEN de F-70/2 (= F-35).
Brincadeiras a parte, a assinatura do contrato foi uma boa notícia!
E que venha os GRIFOS (mesmo os C/D).
DAS JAKTEN!
Lembro quando vi as primeiras vistas do AMX logo após as Malvinas, imaginava que se os Hermanos tivessem a dupla F-5 + AMX bateriam a RN fácil! O AMX com sua suíte de navegação, precisão no lançamento de bombas CCIP, rádio altímetro, RWR, canhões de 30mm, lançadores de chaffs/flares e Sidewinders nas pontas das asas, acertaria mais os alvos, dificilmente seria surpreendido pelo Harrier, e após seu ataque poderia, em caso de estar em posição vantajosa, até derrubar o Harrier. Mas sim eu lembro do apelido de F-32!!
Maravilha!!!!
O futuro da aviação de caça no Brasil está garantido e a industria local deu um grande passo
para o progresso
O valor pago pelo Brasil faz referência à transferência de tecnologia também, afinal não estamos só comprando o vetor “de prateleira”. Pena que, do lote inicial, só 15 serão montados aqui, número menor do que o inicialmente planejado! Se conseguirem chegar no segundo lote eu já vou me dar por feliz, pois teremos mais caças modernos que nossos vizinhos, (apesar de 120 ser o número mínimo para termos uma adequada defesa aérea) e, com linha de montagem aqui mesmo de boa parte deles. Acho também que unidades deveriam ser realocadas em outros lugares para uma boa defesa aérea. (Sugestão: Canoas, Anápolis, Santa Cruz, Natal ou Fortaleza e Manaus, para 72 caças, no mínimo e mais Campo Grande, Porto Velho e Boa Vista e Belém para 120 caças).
Acabei de ouvir do Boner que teve um aumento de 900 milhões com alguns adicionais a mais a pedido da FAB fiquei super alegre acredito eu que o valor é pelo motivo de novos e sofisticados armamento da aeronave.Mais poder de dissuasão,não estou nem um pouco preocupado pelo aumento pois o Brasil não esta quebrado financeiramente. Eu acho é bom ,bom negócio. Por quê sera que assinaram o contrato só depois da eleição??? Prq,prq kkkkk.
Brazuca
É isso aí! Já era anunciado que o preço poderia variar naturalmente. Isso quer dizer que o Brasil pediu mais o que é ótimo! Até chegar nos 120, ou 130 da FAB e os aproximados 24 da MB o preço unitário vão estar muito menores.
Já ia me esquecendo… os Chinas já tão com o code do Alis na mão e isso seria o real motivo pra muita gente estar pensando em cancelar o F-35 dentro do Pentagon, ou será que eles vão querer re-escrever as 5 milhões de linhas do zero??”Nightmare” foi o que eu escutei!
Pelo que li, a propria argentina ja está interessa em comprar do Brasil os gripen ng
Vejo muitas pessoas comparando o preço pago no Gripen com os F-35… é bom lembrar que o F-35 ainda não executa 10% da capacidade pra ele planejada apesar do status “operacional”… e segundo Pierre Spray (projetista chefe do F-16 (o melhor avição de caça americano)), o avião é um “limão”, não combate bem, não ataca bem, não curva bem… não faz nada bem e não cumpre a missão, aliás eu pessoalmente já escutei piadas sobre o avião, vindo de pessoas que trabalham na industria aeronáutica americana (Seattle WA)… Resumindo, o GRIPEN na mão da gurizada da FAB VAI SENTAR A PÚA!!! Não tem pra ninguém…
O unico caça realmente stealth no mundo e o F-22 que evoluiu do F117, agora este F-35 para mercado global e estorinha de vendedor, qualquer radar aesa pega (solo,ar,mar,espaço). Ainda o F-22 tinha alguma manobrabilidade o F-35 parece um tijolo alado.
Agora que o Gripen Br vai tocar o TERROR é um pouco demasiado e empolgado, o máximo que ele vai ser é um Mig-21 do SEc. XXI, se vier com meteor vai ser respeitado mas se for só de derby… enfim Brasil e isso ai, só a metade.
B_MIKE,
Pelo contrário.
O F-35 faz amplo uso de técnicas furtivas, tais como técnicas de forma, aplicação de material RAM e outros pormenores que distinguem aquela aeronave das demais de quarta geração. Sua manobrabilidade em nada deve a caças de geração anterior, embora tenda a ser realmente um pouco mais pesado ( afinal de contas, foi claramente projetado para levar armas internamente e combustível de sobra, antes de qualquer coisa… ).
O “tratamento de pele” do F-35 é feito de tempos em tempos somente na Lockheed, deve custar uma grana, demanda tempo e ainda tem muito problemas com restrições operacionais graves. O Pierre Spray refere-e ao F-35 com uma “Preagnant PIG” veja os vídeos, olha no fim para ir mais longe acho que é máquina perfeita vender mais Super Tucanos. Explico, o F_35 “faz tudo” inclusive apoio aéreo aproximado, isso condenou o A-10, Agora vc vai arriscar um F-35 a tomar um tiro de uma bateria AA de 23mm sobre uma caminhonete do alto de uma montanha? Ele pode ficar 4 horas “em cima” dos insurgentes? A resposta a isso tudo inclusive CUSTO é o ST!
Lucas falo já há tempos do F-35 aqui, tem problemas básicos profundos muito difíceis de serem resolvidos o pior de tudo comparado com outros caças (inclusive NG, F-16 e outros): Can´t climb. can´t turn, Can´t Run. E pelo tamanho e aerodinâmica dele fica difícil corrigir , mas é só ver o Pierre Spray e outros que as coisas vão clareando. O que posso dizer é que hoje um PA com F-35 e com alerta antecipado somente de Helis fica vulnerável até contra um PA com A-4 modernizado e Turbo Trackers/Traders no alerta antecipado/reabastecimento. que dirá se tivéssemos o NG á bordo.
Bem… prós e contras… não entendi muito bem o motivo do aumento do valor do contrato em 1Bi, mas… comparando com rafale na Índia, que dobrou o preço final.
Do meu ponto de vista o numero de aeronaves inicial deveria ser maior para diluir o valor do contrato, essa historia de fechar 36 agora e outros tantos quando der baixa nos f-5 e Amx só mostra falta de planejamento e aumenta o custo.
Ninguém intende, como um caça não comprovado (projeto avançado) sem armamento incluso, mono-motor vai custar $150 mi. O pacote ofertado pela Boeing com algum armamento estava cotado em $5.5Bi. Amx Br custo superior a F-16 e agora Gripen Br custo de F-35…Pelo amor de Deus!!!
Alem das modificações impostas pela FAB, entre elas painel unico igual a do F -35 , modificações na avionica , data-link, eletronicos entre outros. O contrato também inclui Simuladores de voo, Armamento, Treinamento de pilotos e mecânicos brasileiros na Suécia, Apoio Logístico Inicial e a Transferência de Tecnologia para indústrias brasileiras
Qual Armamento você se refere R_F, se vier com 50 meteor +150 RBS-15 ai sim é alguma coisa, mas esta parte do armamento incluso no pacote não é divulgada com precisão, e quando se trata do Brasil a imprecisão aumenta exponencialmente.
Prezados, por que o valor assinado custou US$ 5,4bi e o antes anunciado era de US$ 4,5Bi…O que houve desde então???
Existem varios fatores cabíveis nesse aumento:
*Preço do Dólar
*Configuração de equipamentos solicitados pela FAB (radar, cockpit, etc)
*Inclusão de pacotes de armamentos ou implementação de armamentos nacionais
*Pode estar incluso a cessão de aeronaves versão C/D tampões para o GDA
*Adicionais referentes a transferência de tecnologias
O maior preço em relação ao anunciado anteriormente pode ser resultado de maiores exigencias da FAB em relação ao projeto original, visando melhorias e modificações e também ajuste de preços em relação a formas de pagamento, etc. O importante é termos um caça que atenda aos requisitos da defesa nacional que tão bem tem desempenhado a FAB e nossas forças armadas, fazendo de tripas coração. Espero que esse cenário venha paulatinamente sendo modiificado e disponhamos de meios a altura do profissionalismo de nossos militares.
Somente 15 Gripen serão fabricados no Brasil (07 da versão E/NG e 08 da biplace)
http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2014/10/15-cacas-gripen-serao-montados-no-brasil-diz-executivo-da-saab.html
Como acabaram as eleições, mantendo-se o cronograma de aquisição dos caças assim como demais aparelhamento das FA.
Que excelente notícia !!! Isso significa que nesse próximo ano já devem começar os cortes das primeiras chapas de metal para a fuselagem e a montagem do primeiro protótipo.
E tem um detalhe do contrato descrito no texto que me chamou a atenção :
” Estas incluem, entre outras, as autorizações necessárias de controle de exportação”
Ou seja, o Brasil irá deter os códigos fonte da aeronave o que habilita a substituição de componente conforme quisermos e também possibilita a criação de uma variante “Hermana” do Gripen NG, claro, desde que os Argentinos arquem com as condições da negociação…
Topol,
Eu tinha entendido que “as autorizações necessárias de controle de exportação” se referiam às autorizações do governo sueco para a exportação do avião, do governo americano para as turbinas etc.
Mas creio que os códigos fontes dos softwares de gerenciamento da aeronave era uma das exigências da FAB.
Finalmente algo q se comemorar ……além do modelo ‘E” e ”F”. será q o desenvolvimento do ”SEA” tb esta incluso no contrato ?? . e q venham logo os Gripens C/D ….12 logo
Corrigindo: US$ 5,5 bilhões, 1 bilhão de dólares a mais!
Excelente notícia!
Parabéns à FAB!
Só tenho duas dúvidas. A proposta vencedora da SAAB não era de US$ 4,5 bilhões e a primeira unidade sendo entregue em 2018?
Este contrato está saindo por US$ 5,2 bilhões e a primeira unidade será entregue em 2019.
Por mais que esteja feliz pela notícia, estas mudanças nos valores e prazos são preocupantes. Para quem conhece esse tipo de contrato, sabe que ainda sofrerá novos reajustes e novas dilações de prazos.
Parabéns ao DAN pela cobertura do Roll Out do KC 390 e por mais esta reportagem.
Prezados, bom dia.
Ótima notícia, sem dúvida. Porém, com ressalva: por que 900 milhões de dólares mais caro (falava-se antes em US$ 4,5 bi, com a possibilidade de “ficar mais barato”)?
Gostaria que a etiqueta de preço maior fosse integralmente justificada…
Vamos torcer para que tenha várias exportações
Aumentaram o valor?????? Será que o excedente é um “bônus” pro novo governo????Nossa, como saiu caro, dá quase 150 milhões de dólares por avião, o preço do F35, só o Brasil mesmo, vai levar um Mirage com canards pelo preço de um F35.
Carlos,
Precisamos saber qual(ais) modificação(ões) a FAB solicitou que fosse(m) feita(s) no Gripen.
Vamos aguardar a configuração.
FA
sinceramente, nem essa notícia me anima depois do resultado de ontem…. e ainda veio mais caro será que já começaram a superfaturar os caças também? prefiro acreditar que incluíram novos quesitos no pacote.
Ainda bem que foi assinado, existe muita gente que critica aquisição do gripen e torce pelos caças rafale e F 18 de certa forma é necessário confirmar a compra do caça Sueco, pois ficar a vida toda debaixo da proteção européia ou americana é piada de mau gosto, vejo muitas críticas quando fala-se de aquisição de equipamento Russo ou Chinês, dentro das forças armadas do Brasil existe muita influência americana e européia, mas o que vale é a qualidade do equipamento o resto é bobagem ideológica.
Ótima notícia logo no primeiro dia pós eleições! Estamos caminhando…. Seria muito legal o nosso Gripen ter essa camuflagem digital nas cores da FAB, e ou o naval ser nessas cores aí! Gripen, ou Gripho, é o animal mitológico que protege os tesouros da casa de Apolo, deus solar. Assim o Gripen aqui vai proteger os tesouros da terra do Sol, bela analogia né!!
Agora vamos esperar qual será o caça embarcado da Marinha.
Stadeu,
Você ainda tem alguma dúvida de qual será? rsrsrsrs
FA
E como tenho dúvidas, estou esperando de tudo desse governo.
Abs.
antes de um caça embarcado precisamos te ronde embarcá-lo….
“O contrato com COMAER para Gripen NG e o contrato de cooperação industrial associada entrarão em vigor uma vez que certas condições estejam cumpridas. Estas incluem, entre outras, as autorizações necessárias de controle de exportação. Todas essas condições deverão ser cumpridas durante o primeiro semestre de 2015.”
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Pelo visto, o COMAER estava receoso de eventuais mudanças no comando do governo federal e para se precaver correu contra o tempo…Se o agente de Washington & Soros assumisse, sabe-se lá o que poderia ter acontecido!
“A assinatura aconteceu nesta sexta-feira (24/10), nas instalações da COPAC (anexo ao prédio do Comando da Aeronáutica, em Brasília – DF).”
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Antes das eleições portanto, como disse, a FAB quis se garantir..
A minha impressão que eles aproveitaram que as pessoas estavam concentradas na eleição e assinaram logo o contrato com pouco alarde.
Vamos esperar e torser para que o Gripen-NG entregue todo o esperado, que saia no prazo e que não fique só nos 36 , no mínimo mais 1 lote de 36 unidades.
Espero tambem ver varias esportações do Gripen-NG e do KC-390.
Gripen , KC-390 , A-Dater , futuro míssil de longo alcance a ser desenvolvido . Novos tempos para a FAB.
corrigindo: torser – torcer, esportação – exportação
Meu corretor anda esquisito
o A-Darter já foi desenvolvido e aguarda a fase final de integração e preparação pra produção. Pelo que vi a FAB espera até 120 unidades do Gripen NG
Certo Leandro , o A-Dater logo entrará em operação na FAB como míssil de curto alcance.
O que falta é produzir um de longo alcance tipo o AIM-120, parece que existe um estudo para desenvolvimento e produzução de um míssil com a Africa do Sul , se não me engano vai ser o Marlim.
A intensão da FAB e de 120 unidades do Gripen-NG , vamos aguardar que se concretize.
E de acordo com o livro Branco de Defesa, o Brasil deverá começar um estudo para produção de um caça de 5ª geração, tomara que depois da TOT, o Brasil se junte a Turquia e com a Suécia para desenvolver um em comum, pois ja existe um estudo sobre essa possibilidade entre os 3 paises.