Por Guilherme Wiltgen
Quatro aeroestruturas do Gripen incluindo a asa, as fuselagens dianteira, central e traseira foram enviadas de Linköping, na Suécia, para Gavião Peixoto, em São Paulo, em meados de fevereiro.
A Embraer Defesa & Segurança, sediada em Gavião Peixoto, fará a montagem final de quinze caças Gripen E como parte da transferência de tecnologia para o fornecimento de 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), dentro do Programa F-X2.
Para a montagem final na Embraer, as aeroestruturas serão enviadas das fábricas da Saab em Linköping e da Fábrica de Aeroestrutura, localizada em São Bernardo do Campo (São Paulo).
As peças serão montadas na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, que começará a operar no final de abril.
Fábrica de Aeroestruturas da Saab
Única fábrica dos aeroestruturas do Gripen fora da Suécia, a Fábrica de Aeroestruturas está localizada na cidade de São Bernardo do Campo e conta com profissionais altamente qualificados, resultado da transferência de tecnologia em curso.
Na última semana de outubro de 2022, foi finalizada a primeira fuselagem dianteira do Gripen E, que é a célula onde fica o piloto. Nela serão instalados o assento ejetor, comandos de voo como manche e pedais, o canopi, o radar AESA, os displays de cabine e toda a aviônica da aeronave. A fuselagem foi enviada para a Suécia para compor a cadeia global de suprimentos para a produção dos próximos caças, uma vez que as estruturas produzidas no Brasil e na matriz são idênticas e podem ser instaladas em qualquer caça Gripen E.
O Programa Gripen
A parceria com o Brasil começou em 2014, com um contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira, incluindo sistemas, suporte e equipamentos. Um amplo programa de transferência de tecnologia, que está sendo executado em um período de dez anos, está impulsionando o desenvolvimento da indústria aeronáutica local por meio das empresas parceiras que participam do programa Gripen Brasileiro.
No decorrer desse período, mais de 350 técnicos e engenheiros brasileiros estão participando de treinamentos teóricos e práticos, na Suécia, para adquirirem o conhecimento necessário para a execução das mesmas tarefas no Brasil.
Os Gripen já foram entregue operacionais e ainda continuam sem o IRST. Houve um novo downgrade nos Gripen???
No momento o que mais me preocupa no Programa Gripen é se a intenção expressa pela anterior FABolsonara de repassar a construção da variante F biplace para a SAAB (retirando assim UNILATERALMENTE seu desenvolvimento da EMBRAER) se esta BARBARIDADE será mantida ou não pelo GOVERNO ATUAL.
Sempre se diz que a TOT (Transfer Of Technology) era a parte importante do acordo, PAGAMOS MAIS para tê-la e NADA era mais importante neste RAMO DE TECNOLOGIA que a EMBRAER fosse o condutor desse desenvolvimento específico da NOSSA VARIANTE F, já que a princípio os Suecos se contentam em apenas atualizar seus Gripen D para seu treinamento…
E vi muito pouca gente dar a DEVIDA atenção para essa ação ABSURDAMENTE ERRADA da FAB no governo anterior…
NADA era mais militar e tecnologicamente IMPORTANTE que o Brasil desenvolver sua própria variante biplace LIVREMENTE e sim focada para obter uma unidade biplace moderna e militarmente DE COMBATE, muito além de uma simples aeronave de treinamento/conversão operacional…
O que os Suecos nos darão, se esta PATAQUADA prosseguir, é um Gripen F conservador de treinamento como é a visão sueca sobre a aeronave biplace.
O programa de entrega dos Gripens não está ATRASADO, ele foi atrasado pela falta de vontade $$$ de aplicar os devidos recursos pela parte Brasileira no governo anterior…
Empurrando o grosso das entregas para o final do cronograma (sem alterar o seu termo final) o que era um sinal EVIDENTE que se o governo anterior prosseguisse por mais um mandato outros “atrasos” seriam não só previsíveis ou mesmo claramente PREMEDITADOS como era a PRAXIS da turma anterior…
E dentro deste espectro, como se dará o tratamento do observado distanciamento da FAB da EMBRAER neste novo governo, se as ações HOSTIS do alto comando da FABolsonara nos 2 últimos anos (pós-Pazuello) serão mantidas ou CORRIGIDAS pelo novo governo…
No entanto não espero muita AÇÃO neste primeiro ano de governo Lula e do atual mandato do ministro da defesa “peixe fora d’água” o tal de Múcio (ou seria Lúcio)…
Renegociar tanto o programa Gripen como o programa do KC-390 é uma das tarefas HERCÚLEAS deixadas pelo “EFICIENTE” (SQN) governo mitológico passado e que terá de ser realinhado pelo novo governo….
O aditivo de compra dos 4 caças adicionais foi assinado?
Está tudo atrasado, tanto a entrega destas aeronaves quanto a formação dos pilotos para as mesmas. Lamentável…
Não se esqueça que o Brasil está sob ataque geoeconomico, guerra de quinta geração que se intensificaram a partir de 2008, após a assinatura do decreto 6703/08 que deu início a estratégia nacional de defesa que garantiu os aportes financeiros para o programa fx2 e prosub, com a queda do PT todo o programa atrasou, independente de ideologias partidárias, o fato é que houve interesses geopolíticos para acabar com nossa ascensão militar, quase conseguiram, eu era até a favor da lava jato, mas desde que prenderam o grande almirante Othon, mudei de opinião.
Concordo completamente com Patrick Guimarães. Os programas militares, assim como outros ramos de desenvolvimentos científicos como o farmacêutico e dos semicondutores, foram o principal motivo da lava a jato(boicote geoeconômico).
Já perdi as esperanças, tomara que a FAB tenha os 36 Gripens até 2030, pelo menos isso. Não creio que a FAB terá recursos para um possível segundo lote.
Não é mais 36 Tuxedo, são 40.
E não são mais 28 KC-390 são 15…
AMBOS os projetos terão de ser RENEGOCIADOS e repensados pelas diretrizes do atual governo…
Os números de aeronaves e os CRONOGRAMAS de entregas ATUAIS, dos dois programas, são definições válidas até 31 de dezembro de 2022…
NADA é certeza a partir de 1 de janeiro…
Isto é um processo EM ANDAMENTO e como vai se desenvolver e a que PASSO vai andar vai depender TANTO de como correr a interação do Comando da FAB e seu novo comandante em chefe…
E como os BRIGADEIROS vão se comportar em relação a EMBRAER…
E TANTO como o novo governo vai LIDAR com a parte ENTREGUISTA da LIDERANÇA CORPORATIVA da EMBRAER e quais as medidas JURÍDICAS que o atual governo vai colocar sobre a empresa para evitar outro EPISÓDIO como a da FUSÃO COM A BOEING…
Na visão do atual governo QUALQUER iniciativa de rever o programa KC-390, reabrir os programas STOUT e do UCAV supersônico e de reverter o desenvolvimento da variante F em favor da EMBRAER está OBVIAMENTE CASADA com o afastamento DEFINITIVO de QUALQUER INICIATIVA de desnacionalização da EMBRAER por aquisição, fusão ou participação acionária estrangeira por parte de seus acionistas e liderança corporativa…
P.S.
Basicamente não adiantou em NADA a primeira reunião do Comando da FAB com o novo Presidente quando a força não só reiterou as “prioridades da FABolsonara” em relação ao Gripen e ao KC-390 COMO INESPERADAMENTE ACRESCENTOU A RÍDICULA prioridade de compra “do avião da FEDEX” o Cessna C-408!!!
Teremos muita coisa pela frente para enfrentar os BRIGADEIROS reticentes neste novo ciclo presidencial…