Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Gripen E FAB4100: NM Elke chegou ao Porto de Navegantes

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
20/09/2020 - 10:38
em Aviação
14
FOTO: Marcelo Lobo (Máquinas Voadoras).

FOTO: Marcelo Lobo (Máquinas Voadoras).

0
compartilhamentos
3.2k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Guilherme Wiltgen

O primeiro Gripen E da Força Aérea Brasileira (FAB), o F-39 FAB4100 chegou a pouco ao Brasil embarcado no navio MV ELKE, que atracou hoje de manhã no Porto de Navegantes.

O caça será desembarcado e seguirá  para o Aeroporto Internacional de Navegantes, onde será colocado em condições de voo.

A partir do dia 25 de setembro, o F-39 Gripen FAB4100 está autorizado pelo Comando da Aeronáutica para decolar do Aeroporto de Navegantes para a sede da Embraer Defesa & Segurança, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.

A primeira aparição pública do novo caça, que irá compor a espinha dorsal da Força Aérea Brasileira, será no dia 23 de outubro em Brasília, durante as comemorações do Dia do Aviador.

Tags: Aeroporto de NavegantesF-39 Gripen FAB4100Força Aérea Brasileira (FAB)Gripen ENM ElkePorto de NavegantesPortonave SASaab ABSaab do Brasil
Notícia Anterior

Munições de canhão são encontradas por morador em Curitiba e Bope é acionado pra detonação

Próxima Notícia

Vídeo - Desembarque do Gripen E FAB4100

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

22 de Abril: Dia da Aviação de Caça

22/04/2025 - 06:45
Aviação

Perú pode adquirir até 12 caças Gripen E/F

15/04/2025 - 08:58
Indústria de Defesa

LAAD: Saab apresenta o radar Giraffe 1X no VBTP Guarani

07/04/2025 - 10:52
Carregar mais
Próxima Notícia

Vídeo - Desembarque do Gripen E FAB4100

Comentários 14

  1. Alexandre Cardoso says:
    5 anos atrás

    Parabéns pela matéria!

    Responder
  2. Alexandre Cardoso says:
    5 anos atrás

    Oi, desculpe o teste, da 1ª msg. mas não sabia até hj que para publicar aqui, devia preencher o espaço Site, com o endereço desse site. Como não há asterísco no espaço, indicando que é campo de preenchimento obrigatório, nunca preenchia, mas tb, nunca conseguia publicar e não sabia o por quê.

    Mas voltando à reportagem, como o caça terminará a fase de testes no Brasil, realmente, a melhor opção era ele vir de navio, mais seguro mesmo. Oi,, favor ignorar a 1ª, era um teste. É que nunca havia conseguido publicar msg. aqui. Hoje que teste, colocando no espaço site, o endereço do DAN.

    Responder
  3. Victor Silva says:
    5 anos atrás

    Muito bom! Espero ver logo em voo

    Responder
  4. Rommelqe says:
    5 anos atrás

    Prezado Guilherme, entendo que a opção por transporte marítimo do 4100 foi a mais adequada. Uma das razões seria o fato de que não foi testado/certificado em voo com todos os tanques externos que seriam recomendados para não ter que executar seja pousos intermediários para reabastecimento em terra seja contatos com o KC137 da vida para reabastecimento em voo. Você concorda com esse argumento? Por outro lado vem a pergunta: logicamente um dos eventos que mais ansiosamente aguardo é ver o Gripen sendo reabastecido em voo por um KC390. Tem ideia para quando está programado?

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      5 anos atrás

      Rommelqe,
      Na Suécia questionei quanto ao transporte marítimo ao invés de vir voando. Eu concordei com a linha de pensamento deles de que seria muito mais seguro vir de navio.
      Com relação ao REVO com o KC-390, tem muito tempo ainda para isso acontecer, o KC-390 ainda tem um longo caminho testes a serem feitos…
      Abs,

      Responder
      • Rommel Santos says:
        5 anos atrás

        Obrigado! Abs

        Responder
  5. CÁSSIO PAIVA DE SOUSA NETO says:
    5 anos atrás

    Caro GUILHERME,

    Desde ‘muitíssimo’ Jovem ! Sou um “Apaaixonado” por AVIÕES ! e do Vastíssimo” UNIVÉRCSO ! “indissociável” da MAIS Alta Tecnologia, de Engenharia e Projeto dessa ÁREA fascinante !
    Estou acompanhando, o GRIPEN ! “desde” a fase INICIAL de Projeto e Desenvolvimento. É um Sério EXEMPLO, de ‘Evolução’ desde da fase de Protótipo”s”. Em “oportunidade” adequada, pelos motivos que “Exigem” tais Abordagens, de explicitar, ‘alguns’ CONCEITOS ‘Pessoais’ que Possuo, sobre INÚMERAS ‘Particularidades’ que Julgo VITAIS, em relação ÀO Equipamento X OPERAÇÕES, DESLOCAMENTOS, “CARGAS”, AUTOMOMIA, ‘MONO’TURBINA ! DISTÂNCIAS X INTRRVENÇÃO TERRITORIAL “MAIS” PLATAFORMA CONTINENTAL MARÍTIMA ! etc. etc.
    Importante, AGORA, “É” Recebê -lo, com Grandes Manifestações de Júbilo ! e RESPEITO ! por TODOS ESSES Bons BRASILEIROS, Militares e Civís, que SÃO os Realizadores, de TÃO Relevante REALIZAÇÃO, para a SSEGURANÇA AÉREA E TERRITORIAL DO BRASIL !
    BEM VINDO, GRIPEN !

    Cordialmente,
    CÁSSIO SOUSA NETO.

    Memória : Com uns 16 Anos, VOEI na Base Aérea de Canoas/RS, num Gloster Meteor, e com uns 26 Anos, num Phanton F-4, no Rio.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      5 anos atrás

      Excelentes oportunidades Cássio!
      Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

      Responder
  6. Rennany Gomes says:
    5 anos atrás

    Errata: Bom trabalho a todos que fazem o DAN.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      5 anos atrás

      Obrigado Rennany!
      Abs

      Responder
  7. Rennany Gomes says:
    5 anos atrás

    Eu quero imagens! HAHA Bom, a todos que fazem o DAN.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      5 anos atrás

      Todos ansiosos!😁🇧🇷🇸🇪

      Responder
  8. Tomcat4,2 says:
    5 anos atrás

    Show! Wiltgen, está escrito ” …atacou …” em vez de atracou no primeiro parágrafo.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      5 anos atrás

      Valeu Tomcat!
      A vontade de atacar é maior…🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
      Abs,

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

  •  
  • Artigos

EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

ADSB: O estaleiro do EDGE Group

Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval