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Home Aviação

Gripen na FAB – 2º Lote de caças será de 26 unidades

Luiz Padilha por Luiz Padilha
23/05/2022 - 16:30
em Aviação
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Por Luiz Padilha

No café da manhã realizado hoje no prédio do Comando da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Jr., informou aos jornalistas presentes que os estudos para o 2º Lote de caças Gripen, será de 26 unidades e não 36 como foi especulado anteriormente.

A intenção do comando da Força Aérea é que a Embraer fabrique no Brasil apenas o modelo E (monoplace), deixando para a Saab a construção da versão F (Biplace), o que segundo ele, fará com que a produção dos caças seja mais rápida no Brasil.

Cronograma de entregas

Segundo o Tenente-Brigadeiro Batista, o cronograma de entrega dos caças previsto é para seis aviões em 2022, com os últimos chegando em 2027.

Tags: EmbraerF-39 GripenFABGripen ESAABTenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Jr.
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Comentários 82

  1. Gilberto Rezende says:
    3 anos atrás

    O ATUAL Comando da Aeronáutica pode “QUERER” o que quiser MAS:
    Da mesma forma que existe um contrato com a EMBRAER pelo programa KC-390 existe OUTRO CONTRATO com a SAAB para o Programa Gripen que estabelece que os Gripen F serão produzidos no BRASIL.
    Já perguntaram a SAAB se aceita esta modificação unilateral?
    Porque a SAAB aceitaria isso se a Suécia não vai, por enquanto, adotar o Gripen F?
    E a SAAB pode simplesmente não fornecer o Gripen F por desistência da FAB e descumprimento contratual e ponto final…
    Vai ficar só com o protótipo, até ganhar senso e CUMPRIR o contrato.
    O esticamento do cronograma de entregas dos Gripen E já é motivo mais que suficiente para que a SAAB faça IGUAL a EMBRAER e sentar-se e ESPERAR o TEMPO e a eleição passar.
    Contratos de cumprimento em VÁRIOS ANOS, não PRECISAM ser resolvidos ESTE ANO…
    Não se desgastar negociando com pato manco maluco sem noção e só ir a mesa negociar com quem tenha mandado pelos próximos 4 anos…
    Afinal o tal 2º lote é para depois de 2028!!!

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      3 anos atrás

      Gilberto,
      Apesar de eu não estar a par das negociações entre a FAB e a Saab (e ninguém nesse espaço está), no quesito de transferência da linha de produção do F de GPX para Linköping, eu vejo que dificilmente o Brig Baptista informaria essa mudança se ela já não estivesse acordada entre as partes.
      Além do mais, a aquisição de + 4 E no primeiro lote e + 26 no segundo, deve ter sido um argumento relativamente convincente para essa alteração, sem cláusula de descumprimento de contrato, tendo em vista que a FAB se tornará a maior operadora do Gripen E com 66 encomendas, enquanto que a Força Aérea Sueca encomendou 60.
      Abs,

      Responder
  2. marcos poorman says:
    3 anos atrás

    Mais vale uma linha de fabricação na Embraer/Akaer de Gripen E do que somente de Gripen F. Se pararmos para pensar que existe uma possibilidade remota de dar algo errado na Finlândia e na Suécia com a entrada na NATO faz todo sentido a Saab ter uma fábrica back-up aqui no Brasil. A cadência de entrega de aeronaves no cronograma apresentado é que está muito baixa.

    Responder
    • Bardini says:
      3 anos atrás

      15 aeronaves seriam montadas no Brasil. Dentro Disso, estavam os 8 F. Querem trocar F por E, para racionalizar os custos da linha. Só isso.
      .
      Muita coisa virá da Suécia, para que se monte um Gripen no Brasil. O argumento de “linha de montagem reserva”, não faz nenhum sentido, já que essa linha não é e nunca será independente.

      Responder
  3. Antonio Cançado says:
    3 anos atrás

    Perguntinha: onde está o IRST dos Gripen da FAB?

    Responder
    • Trathanius says:
      3 anos atrás

      Reza a lenda que o IRST é “Plug and Play” 🤣

      Responder
      • Antonio Cançado says:
        3 anos atrás

        Será? rsrsrs

        Responder
      • Alexandre Fontoura says:
        3 anos atrás

        É plug-and-play. Veja fotos e verá tanto os caças da FAB como os suecos, com e sem o equipamento.

        Responder
    • Alexandre Fontoura says:
      3 anos atrás

      Onde estão os IRST dos Gripen E suecos? Já vi fotos deles com ou sem o IRST, assim como os da FAB. Veja na foto de novembro do ano passado, quando da entrega dos 4 primeiros à FAB, que todos eles, junto com os dois suecos, estavam com o IRST. Trata-se de um equipamento modular. Pode ser instalado sempre que desejado.

      Responder
    • Bardini says:
      3 anos atrás

      Se o projeto do radome chegou a ser modificado, por conta do IRST… Como é que vão deixar de usar o SkyWard-G???

      Responder
  4. Felipe says:
    3 anos atrás

    Vcs já ficaram sabendo do novo gronograma de entrega que foi divulgado

    Responder
    • Felipe says:
      3 anos atrás

      6 caças em 2022 mas 3 caças em 2023 mas 2 caças em 2024 e 2025 e 10 caças em 2026 e mas 11 em 2027 segundo um site que foi publicado será esse cronograma verídico? Tâmara que não porque se for e um cronograma muito estranho muito atrasado nas entregas pow

      Responder
      • Carlos Mendez says:
        3 anos atrás

        Tenho quase certeza que chegando em 2025 vão criar um novo cronograma para essas 21 aeronaves restantes, diluindo a entrega em 5~6 anos ao invés de 2.

        Responder
  5. Vicente de Paula Silva says:
    3 anos atrás

    Fico até com receio quando leio notícias como esta. Será que vai ser preciso que o Brasil sofra uma surra de um país ou países para aprender que investir em segurança é necessário? Olhem para o que está acontecendo com a Ucrânia que se desfez de seu arsenal nuclear. O Brasil é raquítico militarmente. E continuará assim por muitos anos. A prioridade de armamento do país é zero. Podemos ser hostilizado por qualquer paisinho. A marinha da Colômbia é melhor e maior que a marinha do Brasil. Mas… É assim as coisas.

    Responder
    • Walterson Almeida says:
      3 anos atrás

      O Brasil é raquítico militarmente? Acho que alguem precisa se informar melhor.

      Responder
      • Antonio Cançado says:
        3 anos atrás

        É.
        Sempre foi.

        Responder
      • ANDRE GARCIA says:
        3 anos atrás

        É. No cenário regional pode não ser, mas, para por aí.

        Responder
    • André says:
      3 anos atrás

      A Marinha colombiana não tem nem projeto de submarino nuclear e nem porta-avião (embora o que nós temos seja originalmente um porta-helicóptero).

      Responder
    • Felipe says:
      3 anos atrás

      Colômbia tem poucos armamentos pesados meu caro! Pesquise! A marinha deles tá atrás de diversos países da região! Possuem poucos caças e blindados Tb e etc.

      Responder
  6. Dudu says:
    3 anos atrás

    Isso e uma VERGONHA: A versao mais sofisticada, a F que desde o inicio do projeto era de desenvolvmento excusivo brasileiro foi preterida!

    Responder
    • Antonio Cançado says:
      3 anos atrás

      A F não é a versão mais sofisitcada, é a versão biplace do modelo E.
      E só o Brasil a terá, pelo menos por enquanto.

      Responder
    • Antonio Cançado says:
      3 anos atrás

      A F não é a mais sofisticada, é a versão biplace do modelo E, que pelo menos por enquanto só o Brasil terá.

      Responder
  7. Plinio Jr says:
    3 anos atrás

    Imaginava um segundo lote de no máximo 24 aeronaves, deu um pouco mais… provavelmente devem equipar Santa Cruz (RJ) e Canoas (RS) , resta saber o que será dos A-1s em Santa Maria (RJ), se teremos outro lote adicional , se o esquadrão será desativado ou equipado com drones, etc . …

    Responder
    • Gilberto Rezende says:
      3 anos atrás

      Só relembrando, no serviço original de Anápolis eram 32 Mirage III e a frota atual de F-5M é próxima a de 50 aeronaves.
      Assim os SUPOSTOS 66 Gripens dos dois lotes mal darão para a substituição do serviço em Anápolis mais a frota de F-5M um por um.
      E onde fica a substituição dos AMX-M querido???
      Considerando que só OTÁRIO acredita neste cronograma TOSCO de 3 anos com 3 aeronaves entregues e em dois anos, 2026 e 2027, do nada com 10 e 11 aeronaves a ser entregues e só após poderiam começar a chegar os tais 26 Gripen E do segundo lote!!!
      Os AMX-M e os F-5M não alcançarão 2030!!!
      O que o Comando da FAB está fazendo é simplesmente plantar DESÍDIA e colocando a FAB numa futura e PREVISÍVEL situação CALAMICOMATOSA por 2027 a 2030…
      E tem gente que quer que esta turma continue no comando do país… ARGH…

      Responder
      • HMS TIRELESS says:
        3 anos atrás

        Pra você ver não e meu caro Giba, Imagine se o escolhido fosse o Rafale, com seus altos custos de aquisição e operação? Acho pouco provável que sequer chegássemos a 36 aviões

        Responder
  8. Manuel Flávio Vieira says:
    3 anos atrás

    Continua sendo 30 como o Baptista havia divulgado pois 4 tiveram autorização do Governo como adendo ao contrato do 1ª lote. Aliás a revista FLAP divulgou uma foto apresentada na palestra com isso.

    Responder
  9. Dretor says:
    3 anos atrás

    SOOO 26, odos este serão da versão F ne? biplace…. caso nao mds não compensa tao poucos, que furada foi essa comprar a transferência de tecnologia sendo que Embraer e o brasil não vai ganhar nem metade dos benefícios. para compensar o mínimo e gerar experiência temos que focar na versao nacional

    Responder
    • Esquilo says:
      3 anos atrás

      Apenas algumas aeronaves serão da versão F. Comparado com a versão E, é bastante deficiente. Menos combustível e nenhum canhão. apenas para poder espremer um piloto para …

      Responder
  10. Manuel Flavio Vieira says:
    3 anos atrás

    Dão os 30 a mais como ele vinha anunciando: um acréscimo de 4 ao lote atual+os 26 do segundo.

    Responder
  11. Kornet says:
    3 anos atrás

    Como fica a distribuição por esquadrão, serão 12 ou18 aeronaves?

    Responder
  12. Adriano M. says:
    3 anos atrás

    Quem sabe o Brasil poderia adquirir o Boeing/Saab Red Hawk, a empresa americana tem planos para a venda de versões armada da aeronave, principalmente para vender para países usuários do F-5 Tiger II…
    A Sérvia será o primeiro cliente.
    Um alto funcionário do governo sérvio disse no ano passado que a aeronave de treinamento/combate leve Boeing T-7A está no topo da lista de desejos do país como um substituto para as aeronaves de ataque leve SOKO G-4 Super Galeb e SOKO J-22 Orao da Força Aérea Sérvia.

    Responder
    • Elias E. Vargas says:
      3 anos atrás

      A Akaer vem trabalhando no desenvolvimento do “Hurjet” para a Turquia, Segundo dados da TAI, ele pode atingir velocidades de Mach 1.4 (1.728 km/h), suportar forças gravitacionais de +8 /-3 Gs, além de ter uma capacidade de carga de 2.721kg e autonomia de 2.225km. Seria uma boa idéia o Brasil se aliar ao projeto e fabricar o mesmo aqui.

      Responder
    • Esquilo says:
      3 anos atrás

      Nesse caso, substituiria o AMX, não o F-5

      Responder
      • Alexandre Fontoura says:
        3 anos atrás

        O substituto do AMX, assim como do F-5 e o Mirage, será o Gripen.

        Responder
  13. Juarez Martinez de Castro says:
    3 anos atrás

    Talvez tenhamos um “gato” chamado de “Fox” que pode subir no telhado e no lugar dele pode assumir um “Master chef italiano”.

    Responder
  14. Antonio says:
    3 anos atrás

    Espero que mais pra frente tenha um terceiro lote, com pelo menos 30 unidades, completando 96, e formando 4 esquadrões. Quem acompanha a guerra na Ucrânia está percebendo que uma Força Aérea pequena pode desaparecer em questão de dias!

    Responder
    • Flanker says:
      3 anos atrás

      4 esquadrões de 24 aeronaves cada? A FAB normalmente opera esquadrões de 12 aeronaves, às vezes 16. Agora, entendo que querem 18 aeronaves por esquadrão, visto os 36 Gripen iniciais, equipando o GDA e o Adelphi.

      Responder
  15. Roberto Bozzo says:
    3 anos atrás

    E quando será entregue um plano de reestruturação diminuindo o pessoal ?!?! Só vemos a redução de meios, de pessoal nunca….

    Responder
    • Antonio Cançado says:
      3 anos atrás

      Brasil, ué?!

      Responder
    • Fernando says:
      3 anos atrás

      Já existe um planejamento, que já está em ação, substituindo militares de carreira por temporários.

      Responder
    • Alexandre says:
      3 anos atrás

      Já está em prática, desde 2016.

      Responder
  16. Colombelli says:
    3 anos atrás

    Antes tinha falado 30 do segundo lote. So antecipou 4. Por isso saiu facil acrescer 4 no primeiro

    Responder
  17. Zé bombinha says:
    3 anos atrás

    O texto diz a Embraer fazer o E e a SAAB o F… Não seria o F a versão exclusiva da FAB e Embraer? Ou vai ser a Embraer e a SAAB fazendo em maior quantidade o modelo E para aumentar as entregas em ambas as forças brasileira e sueca? Perdão pela dúvida senhores aguardo e agradeço possíveis respostas.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      3 anos atrás

      Segundo o CA isso mudou. O F será fabricado na Suécia.

      Responder
      • Zé bombinha says:
        3 anos atrás

        Obrigado pela atenção… Bom seria se a FAB desde o início tivesse optado pelo GRIPEN D…já estaria voando e capacitando em terras brasileiras a anos… Quanto a missão dedicada… Que o atualizasse e modificasse os sistemas para o padrão BR. Mas a FAB não tem bola de cristal.

        Responder
  18. Roberto Braga says:
    3 anos atrás

    Porque os dois F39 que estão prontos na Saab, não embarcam para o Brasil, porque essa demora?

    Responder
    • Alexandre says:
      3 anos atrás

      Existe uma Comissão de Fiscalização e Recebimento de Material da FAB na Suécia (COMFIREM). Após entregue pela empresa, as aeronaves passam por um processo, até o OK e o envio para o Brasil. Não é como tirar um carro novo da Concessionária emplacado…

      Responder
  19. Up The Irons says:
    3 anos atrás

    Número insuficiente para um país gigantesco, mas se é o que dá pra fazer, paciência…
    Países menores do que estados brasileiros como Itália e França, muito menos cobiçados do que nós, passam das 150 aeronaves de caça.
    Mas um dia isso muda: meus bisnetos um dia verão a FAB com 50.000 funcionários e mais aeronaves de caça do que de transporte.

    Responder
    • Carlos Alberto Brito says:
      3 anos atrás

      Paquistão ,não tem riquezas amazônicas, nem área gigantesca para cobiça dos EUA USA e Europa,e tem mais de 1.600 caças..Os políticos,autoridades e principalmente o Ladrão Juiz Moro,já venderam o Brasil(Amazônia),a pretexto de preservação,para a exploração comercial e estratégica dos globalistas Judeus Sionistas-Illuminatts,através da policia Internacional de escravos do Império Euro-Anglo-Americano ou Euro-Anglo-Estadunidense,EUA USA e Europa.

      Responder
      • Flanker says:
        3 anos atrás

        Meu Deus…que viagem….não tem nem palavras para qualificar um comentário destes, de tão maluco que é! Barbaridade…

        Responder
        • Antonio Cançado says:
          3 anos atrás

          Ele nem sabe o que diz, coitado…Mandam ele dizer, ele diz, e nem escrever direito consegue…

          Responder
      • Romario silveira says:
        3 anos atrás

        Carlos, você parece acreditar na terra plana. Estou assustado…

        Responder
        • Antonio Cançado says:
          3 anos atrás

          Não dificulta as coisa pra ele, coitado…rsrsrsrsrs

          Responder
      • Johan says:
        3 anos atrás

        Não esqueça dos reptilianos! Esses estão atuando em conjunto com a CIA e os Iluminatis. Há suspeitas dos marcianos, mas ainda não confirmada.

        Responder
      • Ricardo Pinto says:
        3 anos atrás

        Quanto ao coment que o Paquistão tem 1600 caças… e nos so isto.

        Estão esquecendo que o Paquistão tem uma “treta milenar” com a Índia e que a Índia tem outros 1600 caças do outro lado da fronteira…

        Ou esqueceram deste detalhe na comparação ? 🙂

        Responder
      • ANDRE GARCIA says:
        3 anos atrás

        Alguém pode providenciar a internação?

        Responder
    • Esquilo says:
      3 anos atrás

      É também uma parte mais perigosa do mundo. Não há Rússia na América do Sul.

      Responder
    • Rui mendes says:
      3 anos atrás

      Cobiçados????
      Por quem???
      Já agora, Itália e França, ficam do lado da Rússia, pertencem á NATO e UE, ficam na encruzilhada entre Europa, Ásia e África, têm territórios ultramarinos e no caso da França, territórios em todo o mundo, tem alguns problemas com a Turquia e etc.

      Responder
  20. Rommel Santos says:
    3 anos atrás

    Prezados: entendo que o ideal é que a fabricação dos F39F seja mantida no Brasil, conforme originalmente contratado.
    Claro que o modelo biposto é mais caro e mais demorado para fabricar, mas é aquele com a maior participação brasileira. Haveria a possibilidade de divulgar alguns dados a respeito de pontos tais como diferenciais de custo, prazos para termino do projeto, data prevista para apresentar o primeiro protótipo em voo etc ? Haveria algum dado mais preciso para justificar a possível fabricação dos F somente na Suécia?

    Responder
  21. Arthur says:
    3 anos atrás

    Muito bom! Poderia ser mais 40. Mas sabemos que o orçamento não é lá dos melhores e maiores. Acho que por isso demora tanto 40 caças em 7 anos, isso nos padrões atuais dos outros países é extremamente pouco por ano.. e acho que se os governos fossem mais preocupados um pouco daríamos conta de ter os 40 do 1° lote até no meio de 2023.

    Responder
    • Curiango says:
      3 anos atrás

      Acho q o valor do contrato tem q
      Ser revisto com a transferência de tecnologia parcial então abaixa o preço ou vem mais caças

      Responder
  22. ANDRE says:
    3 anos atrás

    Pelo tamanho donBrasil seria uns 100 caças de combate em.prontidão e mais uns 20 caças furtivos stealth armados com mísseis.Todos com.mísseis cruzeiros

    Responder
  23. Rodrigo Bueno says:
    3 anos atrás

    Primeiro lote foi para 44 unidades. Com as 26 do segundo, teremos 70.

    Responder
    • BK117 says:
      3 anos atrás

      O primeiro lote era de 36 aviões e aumentou para 40. Com mais essas 26 teremos 66.

      Responder
      • marcos poorman says:
        3 anos atrás

        Os contratos permitem alterações na quantidade. Da mesma maneira que o primeiro contrato acrescentou 4 unidades, esse segundo contrato de 26 pode chegar em 32, ou seja, 36 1º contrato + 4 acréscimo + 26 2º contrato + 6 alteração contrato = 72 caças que dá o número mágico de 18 caças por esquadrão.

        Responder
  24. Satyricon says:
    3 anos atrás

    Achei pouco. Deveriam ser pelo menos 30, totalizando 70.

    Responder
  25. Fábio says:
    3 anos atrás

    Boa tarde Padilha os aviões M 346 italianos é possível virem?

    Responder
    • Angelo says:
      3 anos atrás

      No Projecto da FAB não tem esse tipo de Trainer, também o orçamento necessário , para a compra e manutenção, está fora das disponibilidades.

      Responder
    • Luiz Padilha says:
      3 anos atrás

      Não há verba para isso. A visita do CA foi apenas protocolar.

      Responder
      • Felipe says:
        3 anos atrás

        Verba tem e que políticos safados que só pensam no próprio bolso e que liberao a grana para aquisição de equipamentos não se interessam nesse assunto porque não dá voto, mas pra enganar o povo com propaganda eleitoral tem como o fundão eleitoral de quase 5 bilhões de reais que foi aprovado pelo congresso Verba tem agora para o assunto defesa eles não tão nem aí acham asim Brasil não tem nenhuma ameaça mesmo somos pais pacifico eles pensam isso defesa vê depois

        Responder
  26. Sequim says:
    3 anos atrás

    Um terceiro lote poderia ser de mais 34 unidades, fechando a conta em 100 Gripens. O próximo passo estratégico seria abrir concorrência para aquisição de 25 caças de 5a. geração.

    Responder
  27. Silvio Jacob says:
    3 anos atrás

    Luiz Padilha
    Boa tarde.
    A quantidade de 66 caças gripen F39 – E e F – seria suficiente para garantir a soberania do nosso imenso espaço aéreo?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      3 anos atrás

      Não é a ideal, mas é o que cabe no nosso “bolso” no momento.

      Responder
      • Paulo says:
        3 anos atrás

        Padilha, na sua opinião, qual seria o nº razoável de caças F39 para a FAB?

        Responder
        • Luiz Padilha says:
          3 anos atrás

          108

          Responder
    • Carlos Alberto Brito says:
      3 anos atrás

      Os EUA-USA,tem 12 Bases militar nas fronteiras dos países com o Brasil,sem falar na base disfarçada de Alcântara e as ONGS Americanas e Europeias.

      Responder
      • Romario silveira says:
        3 anos atrás

        Carlos, do que você está falando?

        Responder
      • Gabriel says:
        3 anos atrás

        Ha pronto! lá vem mais um conspiranóico, com as teorias descabidas kkkkk. Essa daí com certeza acredita em terra plana, iliminatti, e por aí vai!

        Responder
    • Johan says:
      3 anos atrás

      Nada impede um terceiro lote conforme a situação econômica melhore. Esse número é o que é possível no momento, mas futuramente pode aumentar assim com foram dos 36 para 40 unidades no primeiro lote. Só em saber que não será um AMX2 jat é de aplaudir de pé.

      Responder
      • Gilberto Rezende says:
        3 anos atrás

        Para quando 2029 ou 2031?
        Tenha paciência…

        Responder
        • Felipe Silva says:
          3 anos atrás

          A mesma paciência que tivemos quando o Lula cancelou o F-X. A mesma paciência que tivemos com os sucessivos atrasos no FX-2. A mesma paciência que tivemos com a aventura do super-caro Rafale e todo aquele lobby envolvido. A mesma paciência com o novo retrocesso ao sai do Rafale e começar nova negociata, digo negociação, já com os F-18, e o posterior retrocesso na aquisição deste também, pois eram tão “confiáveis” e “competentes” que o governo americano escutava ligações da presidente, para no final das contas, depois de todas essa trapalhadas finalmente se render aos apelos da FAB que desde o início sabia ser o Gripen a opção mais condizente com a nossa realidade.
          Paciência é o que não nos falta agora que nos basta lembrar que os governos FHC, Lula e Dilma, por total irresponsabilidade, atrasaram um programa estratégico para o Brasil plantaram a atual situação onde a espinha dorsal de nossa aviação de caça é composta por F-5 “modernizado”. Tenho certeza que se voltarem não vai ter segundo lote nenhum.

          Responder
  28. Ivan Herrera says:
    3 anos atrás

    26 muito bom , meu medo era parar nos 40.

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