Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

GunFire Vibration: AF-1B/C Skyhawk realiza ensaios de tiro com as metralhadoras de 20mm

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
26/10/2020 - 20:57
em Aviação
5
0
compartilhamentos
1.6k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Entre os dias 28/09 a 19/10/2020, sob coordenação do Grupo de Fiscalização e Recebimento de Aeronaves AF-1/1A (GFRAerAF-1/1A), foi realizado ensaio de tiro para análise de vibração em solo e em voo com disparos de metralhadoras de 20mm pelos aviões modernizados N-1021 (AF-1C Biplace) e N-1008 (AF-1B Monoplace), “GunFire Vibration”, conforme previsto no contrato de modernização das Aeronaves AF-1/1A com a EMBRAER.

Uma vez que os dados da vibração produzida pelos disparos foram considerados no projeto das modificações estruturais da modernização, o sucesso obtido nestes ensaios em solo e em voo representa um marco importante para que seja autorizado o uso das metralhadoras de 20mm dos AF-1B/C em voos operativos rotineiros do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1), empregando os aviões modernizados.

A campanha ocorreu em duas fases:

1ª Fase:

Ocorreu de 28/09 a 02/10, teve o apoio de especialistas qualificados do Centro de Manutenção de Sistemas (CMS), Centro de Análise de Sistemas Operativos (CASOP), EMBRAER, Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GAerNavMan), Esquadrão VF-1 e GFRAerAF-1/1A, na preparação, ainda no hangar em São Pedro da Aldeia, onde foi realizado o alinhamento e a harmonização do armamento com o sistema modernizado de pontaria.

2ª Fase:

Ocorreu de 04 a 19/10, quando houve o desdobramento de um Destacamento Aeronaval (DAN) para a Base Aérea de Santa Cruz (BASC), na ALA12, onde houve a avaliação da interferência e compatibilidade eletromagnética (EMI/EMC), o gerenciamento de risco operacional (GRO) e o emprego real das metralhadoras de 20mm dos AF-1B/C.

O tiro aéreo contou com a participação de piloto do Esquadrão VF-1, com o objetivo de familiarizar as tripulações da MB com os novos procedimentos de pontaria, bem como a devida verificação do sistema, a fim de possibilitar a aprovação do marco contratual.

FONTE e FOTO: MB

Tags: 1° Esquadrão de Aviões de Intercepção e Ataque (VF-1)A-4KU Skyhawk IIAF-1B/C FalcãoCentro de Apoio de Sistemas Operativos (CASOP)Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav)Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM)EmbraerEmbraer Defesa & SegurançaGrupo Aéreo Naval de Manutenção (GaerNavMan)Grupo de Fiscalização e Recebimento das Aeronaves AF-1/1A (GFRAer AF1-/1A)GunFire VibrationMarinha do Brasil (MB)TA-4KU Skyhawk II
Notícia Anterior

CIAvEx realiza campanha de voo em simulador do CFGS 2020

Próxima Notícia

Esquadrão VF-1 participa das Missões Ágata e Verde Brasil 2

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Ministério da Defesa

Ministério da Defesa apresenta projetos estratégicos na 2ª SC Expo Defense

19/05/2022 - 10:17
Naval

Para o CEO da SPE Águas Azuis, Santa Catarina pode ter papel estratégico na defesa naval do País

19/05/2022 - 05:14
Naval

Águas Azuis participa da SC Expo Defense 2022

17/05/2022 - 17:13
Carregar mais
Próxima Notícia

Esquadrão VF-1 participa das Missões Ágata e Verde Brasil 2

Comentários 5

  1. Rommel Santos says:
    2 anos atrás

    O que transparece com todas as letras é que os AF1 sequer estavam liberados para atirar com suas metralhadoras (……representa um marco importante para que seja autorizado o uso das metralhadoras de 20mm dos AF-1B/C em voos….) . Desculpem-me, mas não dá para aceitar um absurdo destes! Até já tivemos um gravíssimo e extremamente infeliz acidente envolvendo essas aeronaves e não se podia disparar uma rajada de advertencia que fosse avante de uma traineirazinha ilegal que entrasse ilegalmente em mar brasileiro?
    E ainda se fala em Super Hornet quando se tem a possibilidade de desenvolver um Gripen Marítimo!!!!!!!
    Até mesmo armamento leve disponível na propria MB – por exemplo os misseis Penguin que foram adquiridos com os Orions – não se opera!
    Depois tem que usar um rebocador de mais de 50 anos para tomar conta do litoral rio grandense…..

    Responder
  2. Johan says:
    2 anos atrás

    Quando esses aviões estiverem voando junto aos traders será uma verdadeira visão da guerra do Vietnã. Uma vergonha em pleno 2020 a MB da Guanabara ainda está tentando empurra isso aí, porque nem competência tem de de por realmente operacionais.
    Nesses dias os militares fizeram protesto devido a reforma da previdência deles. para isso eles são ágeis…patético.

    Responder
  3. Carlos says:
    2 anos atrás

    Só JESUS na Causa ….
    Míssil MANSUP alcance Ridículo de 70 Km para os Dias atuais , ainda inacabado e Já com tecnologia ultrapassada , e ainda mais isso … A4 do tempo da minha Avó. ,,,,
    O que será que estão tomando na M.B. heim ⁉️

    Responder
    • RENAN says:
      2 anos atrás

      Sou mil vezes ter um A4 atirando do que nada
      Se tiver alguma coisa melhor ótimo, se não tiver vai tu mesmo

      Responder
      • MMerlin says:
        2 anos atrás

        Se estivéssemos falando da FAB, concordaria.

        Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • Diego Tarses Cardoso em International Flight Training School forma primeira turma de pilotos
  • BR em Ministério da Defesa apresenta projetos estratégicos na 2ª SC Expo Defense
  • ChDegelo em A LACE agora é Ocellott
  • Bardini em International Flight Training School forma primeira turma de pilotos
  • Alexandre Fontoura em AKAER vence licitação do Exército Brasileiro para modernização do EE-9 Cascavel
  • Sequim em Para o CEO da SPE Águas Azuis, Santa Catarina pode ter papel estratégico na defesa naval do País
  • Bueno em 18 de Maio: Rollout do Gripen E completa seis anos, relembre com o DAN esse dia especial




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Poseidon 2022 – Chegou a vez do NDM ‘Bahia’

NAM ‘Atlântico’ adestra sua capacidade expedicionária com o Esquadrão HU-2

Primeiro pouso a bordo do AH-15B Super Cougar (H225M Naval)

ADEREX-Aeronaval 2022: Força Aeronaval se adestra com o Capitânia da Esquadra

Especial DAN 10 anos: Lyon Air Museum, e seus raros e autênticos “warbirds” da 2ª Guerra Mundial

Especial DAN 10 anos: Vídeo com Aviador Naval brasileiro voando o Gripen D em Linköping

Especial DAN 10 anos: Aviador Naval ensaia o Gripen D na Suécia











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval