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Home Aviação

Helibras recebe primeiros créditos por offset do EC725

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
07/10/2014 - 14:20
em Aviação
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Novas cartas de reconhecimento de crédito somam cerca de € 10,9 milhões para o país no âmbito do contrato de fornecimento dos helicópteros do programa H-XBR

Produção_EC725_01

A Helibras recebeu os primeiros reconhecimentos de crédito de compensação pelo offset do programa H-XBR, referentes à absorção de novos conhecimentos e tecnologias de produção no Brasil do helicóptero EC725. Neste novo marco alcançado pela empresa, as duas cartas emitidas pela COPAC (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate) chegam a mais de € 7,5 milhões.

A empresa também foi novamente reconhecida por mais uma etapa cumprida no contrato de Cooperação Industrial, agora relacionada à entrega do conjunto de aviônicos, produzidos no Brasil pela AEL Sistemas, para o vigésimo helicóptero desse modelo fornecido às Forças Armadas, com um crédito no valor de € 3,4 milhões.

O documento de crédito do offset atesta o cumprimento de atividades do Projeto HUMS (Health and Usage Monitoring System), como o treinamento teórico na Airbus Helicopters, na França, de uma equipe brasileira composta por engenheiros da Helibras, professores do Instituto de Tecnologia Aeroespacial (ITA), de São José dos Campos (SP), e professores da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), de Minas Gerais. A equipe adquiriu conhecimento sobre o sistema HUMS, que trata da manutenção preditiva das aeronaves e também das análises de vibração avançada, análise de acidentes e de confiabilidade de sistemas durante as operações, além da manutenção de partes do rotor principal e de cauda do helicóptero.

O reconhecimento da COPAC também se estendeu ao treinamento prático da equipe nas atividades de suporte aos clientes no sistema HUMS, realizado durante cinco meses na Airbus Helicopters, com análise de dados reais da frota e preparação de documentos e relatórios.

Os créditos do offset contemplam ainda as atividades relativas ao suporte técnico que a Helibras está oferecendo à Brascopter, empresa brasileira de tecnologia em asas rotativas. O reconhecimento abrange a transferência de equipamentos, sistemas e documentação, como a licença de uso do software Rotor Code para o DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, e também a entrega de um relatório contendo as especificações de uma torre de giro (whirl tower) em escala reduzida para teste e balanceamento dinâmico das pás do rotor das aeronaves, itens que contribuem para a ampliação do domínio da tecnologia de helicópteros no país.

“O programa H-XBR acordado entre Helibras e Airbus Helicopters e o Ministério da Defesa do Brasil beneficia toda a cadeia produtiva do setor com esse processo de transferência de tecnologia, que é o maior já implantado no país e oferece às empresas e profissionais participantes novos conhecimentos aplicáveis em toda a indústria aeronáutica brasileira”, ressalta o presidente da Helibras, Eduardo Marson.

Com todas as cartas de reconhecimento de crédito emitidas e entregues à Helibras desde o ano passado, o Brasil confirmou o recebimento total de € 295,8 milhões em compensações de uma obrigação contratual no valor total de € 1,9 bilhão.

DIVULGAÇÃO: Convergência Comunicação Estratégica

Tags: Airbus HelicopterComissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC)COPACEC725EC725 CaracalEC725 Super CougarH-XBRHelibrasItajubáProjeto H-XBR
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Comentários 2

  1. Topol says:
    5 anos atrás

    Poderia receber essa noticia com mais entusiasmo se a Airbus Helicopters ( antes Eurocopter) não fosse a controladora e sócia majoritária das ações da Helibrás, assim sendo essa transferência de créditos de offset assim como a transferência de tecnologia fica uma coisa meio que de MATRIZ para FILIAL. Atualmente, 75% do controle acionário da Helibras pertencem à Airbus Helicopters, 20% ao governo estadual e 5% ao grupo Bueninvest.

    Responder
  2. mauricio matos says:
    5 anos atrás

    Os caças sua ansiedade pode chegar ao fim mais o submarino nuclear não sei não tem muita água para passar debaixo dessa ponte ainda.

    Responder

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