Um helicóptero de carga foi atingido por um tiro enquanto se preparava para realizar uma operação especial na área dos morros de Santos (veja ao lado). O incidente aconteceu no final da manhã da quarta-feira.
Os dois tripulantes (piloto e copiloto) faziam um voo de reconhecimento do Morro da Penha com a aeronave russa Kamov, contratada por R$ 65 mil pela Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) para transportar um gerador de energia de quatro toneladas para o topo do morro. O equipamento melhoraria o fornecimento de água na área elevada.
A operação, inédita na região, estava marcada para às 7 horas de ontem e previa a interdição, inclusive, da Avenida Martins Fontes. Mas foi cancelada por recomendação da Polícia Civil.
O comando da corporação na região comunicou o ocorrido à Força Aérea Brasileira (FAB) e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e aconselhou a ambas a suspender temporariamente sobrevoos a cargo da Sabesp na área do Saboó e dos morros.
FONTE : atribuna.com.br
PAra realizar o serviço,a FAB poderia fazer uma escolta com os AH-2.
Se fosse aqui no Rio já teria sido derrubado há muito tempo, aqui os traficantes não gostam de nenhuma aeronave sobrevoando os seus pontos de venda.
Da próxima vez, acho melhor solicitar a escolta de um AH-2 Sabre da FAB…
Vai ver que a “cumunidade” se assustou e achou que era um aparelho “alienígina” , por que estão acostumados com os aparelhos “brancos, vermelhos e pretos” que vem com dois atiradores, um de cada lado, atirando em seus telhados…
Como este aparelho era “quietinho” aí eles “estranharam”…
A própria ATRIBUNA no telejornal noturno tinha noticiado o disparo como ocorrido na pá da hélice e que só depois do pouso foi detectado em inspeção de rotina…diferente da bem localizada foto acima.
De qualquer maneira, duas situações incomuns -> helicóptero russo em ação comercial e a chegada da insegurança, agora nos morros Santistas…
sds ao DAN
Fala sério… que bagunça… ainda bem que o aparelho ali é russo senão….