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Home Aviação

Importante etapa da certificação do H225M Naval é realizada com sucesso

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
29/06/2021 - 15:45
em Aviação
20
H225M Naval na BAENSPA

H225M Naval na BAENSPA

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• H225M Naval é a mais complexa do Programa H-XBR

São Paulo, 29 de junho de 2021 – O helicóptero multimissão H225M em sua Versão Naval completou importante etapa para conclusão da sua certificação. A campanha de tiro com os mísseis Exocet AM39 B2M2 foi realizada com o apoio logístico e operacional da Marinha do Brasil, a partir da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.

A entrega da primeira unidade desta versão à Marinha do Brasil, está prevista para o final de 2021, sendo parte do contrato assinado em 2008 entre o Consórcio Helibras-Airbus e o governo brasileiro, que prevê a entrega às 3 Forças Armadas Brasileiras de 50 aeronaves do modelo, incluindo 7 versões diferentes, e produzidas na fábrica da Helibras em Itajubá.

Momento da separação do AM39 (Fotocaptura: DAN)

Especialmente desenvolvido para a Marinha do Brasil, a versão Naval da aeronave H225M é a mais complexa desse modelo já desenvolvida e produzida. O desenvolvimento desta versão específica foi liderado pelo Centro de Engenharia da Helibras e da Airbus Helicopters.

Esse helicóptero representará um grande incremento na capacidade operacional da instituição, que poderá realizar as missões de SAR, CSAR, Controle de Área e Ataque ar Superfície, ganhando agilidade, força e capacidades técnica e operacional para defender as fronteiras, mares e povo brasileiros e atuar pela autonomia e soberania nacional. A aeronave possui sistemas embarcados no “estado da arte”, incluindo o EWS IDAS-3 (sistema de contramedida), a capacidade de atirar mísseis Exocet AM39 B2M2, o radar tático APS143 e o sistema de missão naval (N-TDMS), entre outros.

“É uma honra para a Helibras ver como o Programa H-XBR contribui para a capacitação da indústria aeronáutica brasileira e soberania na fabricação de helicópteros, tendo um papel importante no aperfeiçoamento da capacidade operativa das Forças Armadas Brasileiras, acrescenta Jean-Luc Alfonsi, Presidente da Helibras.

Sequência do lançamento do AM39 Exocet B2M2 do AH-15 N-4101 (Fotocaptura: DAN)

O sistema permite a ampliação expressiva da força de combate da Marinha, além de viabilizar um grande salto tecnológico para o Brasil em sistemas de armamento e proteção e, portanto, o fortalecimento da Base Industrial de Defesa e Segurança do país.

Essa missão com o H225M também ressaltou a eficiência do míssil Exocet AM39 B2M2, da MBDA. “Temos uma parceria de mais de 40 anos com a Marinha do Brasil, com a presença do míssil antinavio Exocet no país, sistema inteligente e eficaz, que ganhou diversas versões e atualizações ao longo dos anos. Temos satisfação em poder contribuir para autonomia tecnológica do país e apoiar as Forças Armadas em sua missão de garantir a proteção da Amazônia Azul e a soberania do país”, destacou Patrick de La Revelière, Vice-presidente da MBDA para América Latina e Canadá.

O Exocet AM39 B2M2 é uma versão aerotransportada moderna da família de mísseis antinavio de longo alcance Exocet. O Sistema de Mísseis foi totalmente integrado ao Sistema de Missão Naval (N-TDMS), o qual foi especialmente desenvolvido para a Marinha do Brasil e integrado no H225M.

O sistema tático de missão da versão operacional naval, o N-TDMS (Naval Tactical Data Management System), é responsável por fazer o comando e controle de todos os sistemas embarcados, incluindo o sistema de armas. Por meio da compilação dos dados dos sensores e dos dados de voo, o N-TDMS é capaz de apresentar ao operador, em uma única tela, toda a situação tática em torno da aeronave, facilitando a tomada de decisão da tripulação. A Atech, empresa do Grupo Embraer participou ativamente deste desenvolvimento.

“Fazer parte deste projeto é razão de grande orgulho para a Atech, pois estamos ao lado de grandes parceiros, atuando para a soberania do nosso país. Tivemos participação ativa no desenvolvimento e concepção do sistema NTDMS. Para nós, é a consolidação de um trabalho, que mostra o nosso DNA em integração e desenvolvimento na busca constante pela autonomia tecnológica brasileira”, ressalta o diretor da Atech, Giacomo Staniscia.

AH-15B Super Cougar N-4101

O recebimento dessa aeronave, com alta capacidade e desenvolvimento tecnológico aumentará, sobremaneira, a capacidade operacional da Marinha do Brasil, proporcionando um meio aeronaval capaz de colaborar com o cumprimento de sua missão, como por exemplo a defesa e a vigilância de nossa Amazônia Azul.

FOTOCAPTURAS: DAN

Tags: AH-15B Super CougarAirbus HelicoptersAM39 Block 2 Mod 2Atech Negócios em Tecnologia S/AH225MH225M NavalHelibrasMarinha do Brasil (MB)MBDA
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Comentários 20

  1. Koprowski says:
    4 anos atrás

    Obrigado, sr. Wiltgen.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      4 anos atrás

      👍🏻🚁🇧🇷

      Responder
  2. Koprowski says:
    4 anos atrás

    Sr. Wiltgen, sabemos que envolvem custos, mas não seria mais interessante a Marinha manter esta encomenda original de 05 aeronaves AH-15B SUPER COUGAR e criar um esquadrão específico para os mesmos, devido suas características e emprego ? Algo do tipo Esquadrão HA-2 ?

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      4 anos atrás

      Koprowski,
      Esse assunto está sendo estudado no MD, junto com as Forças. Aparentemente, parece que não vai adiante.
      Quanto ao Esquadrão, isso já foi resolvido e o AH-15B ficará no HU-2, cujo novo hangar já está sendo construído na Macega.
      Por enquanto, não vai ser criado um HA-2.
      Abs,

      Responder
  3. Gilberto Rezende says:
    4 anos atrás

    Só uma pergunta para dirimir uma dúvida, esta aeronave está configurada para apenas lançar um Exocet como foi feito no teste ou teria a capacidade de operar simultaneamente com um Exocet de cada lado???

    Responder
    • Thor says:
      4 anos atrás

      Um de cada lado.

      Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      4 anos atrás

      Gilberto,
      Um de cada lado!

      Responder
  4. Rudinei Krolow says:
    4 anos atrás

    Bom dia …então não encomendaram nenuma versão ASW?

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      4 anos atrás

      Rudinei,
      Não existe uma versão ASW do H225M. Para essa missão, a MB já possui no EsqdHS-1 o S-70B Seahawk (SH-16) equipado com sonar de imersão ELRAS.

      Responder
  5. Koprowski says:
    4 anos atrás

    Sr. Wiltgen, não seria, ou será, uma destas 05 aeronaves AH-15B que a Marinha estaria tentando negociar / trocar com unidades de UH-12 Esquilo / Fennec ?

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      4 anos atrás

      Sim!

      Responder
  6. CARLOS Eduardo kwiatkoski says:
    4 anos atrás

    E uma versão de alerta antecipado como tem na Marinha Real

    Responder
  7. Curiango says:
    4 anos atrás

    Quem sabe quantas unidades com essa equipagem a MB vai receber???

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      4 anos atrás

      5!

      Responder
  8. Johan says:
    4 anos atrás

    Aproveito para fazer uma pergunta sobre o MANSUP. Como está o desenvolvimento do mesmo?

    Responder
  9. Tomcat4,2 says:
    4 anos atrás

    Deveriam chama lo de H-225M Tubarão Tigre ou Cobra D’água .

    Responder
    • Koprowski says:
      4 anos atrás

      Cobra d’água é inofensiva…então, o mais correto, seria “Serpente Marinha” ou “Enguia Elétrica”.

      Responder
  10. Daniel Anderson Rodrigues says:
    4 anos atrás

    Ao meu ver seria muito interessante uma versão ASW do H225M visando padronização dos meios pela Marinha, o SH-16 é um excelente helicóptero sem duvidas porém 0% nacional e ter um modelo a menos poderia economizar bastante a longo prazo…

    Responder
    • Lemes says:
      4 anos atrás

      Com aquela MGB bichada? Nem em sonhos (pesadelo na realidade) o caracal faz asw. Ele tem restrições quanto a tempo de vôo pairado. Sem vôo pairado não dá para se fazer asw.

      Responder
      • Gilberto Rezende says:
        4 anos atrás

        MGB – Main Gear Box

        A caixa de engrenagens do acoplamento dos hélices do rotor principal que acusaram um desgaste prematuro em acidentes em versões civis da aeronave e que requeriu um re-projeto do componente.
        Que por isso se PRESUME que não seja um ponto forte da aeronave e um componente que sofre severo stress no voo pairado…
        E se PRESUME seja POSSA ser um impeditivo (ou risco) para o desenvolvimento de uma versão ASW desta aeronave…

        Responder

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