Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Indústria de Defesa deve aumentar exportações em 2014

Luiz Padilha por Luiz Padilha
03/09/2014 - 07:53
em Aviação
4
0
compartilhamentos
170
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

bid_01

Brasília, 02/09/2014 – O Brasil poderá exportar, este ano, cerca de US$ 2,8 bilhões em produtos de defesa. A estimativa, baseada em estudos da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), foi anunciada na tarde desta terça (2) pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, durante a abertura da III Mostra BID-Brasil, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O evento reúne as maiores empresas nacionais do setor, e tem o objetivo de mostrar a capacidade da área a adidos militares estrangeiros, organizações e empresários.

O desempenho da balança comercial em 2014 para o segmento terá incremento de 8% em relação ao ano anterior, segundo dados da ABIMDE – organizadora da mostra, juntamente com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio institucional do Ministério da Defesa.

Celso Amorim destacou também a elevação no número de instituições participantes da feira. Houve acréscimo de 20%, com 84 empresas expositoras, “sendo que 30 delas são estratégicas de defesa”, afirmou. “Elas são fundamentais para o desenvolvimento da tecnologia brasileira. Há, inclusive, entidades que estão elaborando patentes para as Forças Armadas”, destacou.

Além disso, o ministro enfatizou a cooperação do Brasil com nações amigas, como é o caso da fabricação de submarinos com a França, dos caças Gripen NG com a Suécia e do míssil A-Darter com a África do Sul.

Para o diretor de negócios da Apex, Ricardo Santana, o evento traz em seu DNA a inovação. “Outros setores deveriam conhecer o que temos aqui em tecnologia”, disse. Já o presidente da ABIMDE, Sami Youssef Hassuani, ressaltou que a feira “apresenta as empresas que ajudam a desenvolver diuturnamente as nossas Forças Armadas”.

O ministro esteve acompanhado dos comandantes da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto; do Exército, general Enzo Martins Peri; e da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito; além do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi.

bid_02

Equipamentos

Durante a abertura do evento, o diretor-presidente da Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), general Celso José Tiago, entregou para o comandante do Exército uma unidade do primeiro lote do transceptor portátil TPP-1400.

O equipamento separa os ruídos gerados pelo ambiente de operação de sons que devem ser transmitidos por rádio. A característica é importante para manter o usuário da tecnologia com as mãos livres e permite a comunicação em situações barulhentas.

Entre as especificações estão dimensões e peso reduzidos, bateria descartável ou recarregável, GPS integrado, porta USB e possibilidade de acoplagem em capacetes e máscaras auriculares.
Amorim percorreu a III Mostra BID-Brasil e viu de perto alguns dos projetos prioritários das Forças, como o lançador de foguetes Astros 2020, o blindado Guarani e o míssil Ar-Darter.

Fotos: Jorge Cardoso
Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa

Tags: ABIMDEBID-Brasil
Notícia Anterior

Aeronave T-Xc deverá substituir os T-25 na FAB, segundo MCTI

Próxima Notícia

Rockwell Collins entrega software do Pro Line Fusion ao programa KC-390 da Embraer

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Análise

Revisionismo histórico e vulnerabilidade estratégica: O BRASIL FORA DO COMPASSO GEOPOLÍTICO

06/02/2026 - 08:27
Plenária da ABIMDE - Prof. Barbieri
Indústria de Defesa

As perspectivas são boas para a Base Industrial de Defesa e Segurança

22/02/2023 - 14:02
Indústria de Defesa

Abimde leva empresas brasileiras para Eurosatory na França

08/06/2018 - 11:51
Carregar mais
Próxima Notícia

Rockwell Collins entrega software do Pro Line Fusion ao programa KC-390 da Embraer

Comentários 4

  1. Justin oliveira says:
    12 anos atrás

    Diana? Alguém sabe me informar o que é? Parece um míssil de cruzeiro.

    Responder
    • Topol says:
      12 anos atrás

      Um belo de um alvo aéreo para ser detonado pelos nossos Guepards e Igla Super.

      Responder
  2. geraldo batista da silva says:
    12 anos atrás

    Resta saber agora se as indústrias envolvidas no sistema e beneficiadas com a alocação de recursos financeiros do país, conseguirão pagar as dívidas contraídas junto ao BNDES, FINEP, etc e caminharão com suas próprias pernas nesse competitivo e lucrativo mercado, ou se vão ficar se beneficiando do refrão eterno de que o Brasil não faz a sua parte ?

    Essa novela “não vale a pena ver de novo”, plim, plim… – tem que haver uma repaginada no elenco, no roteiro, no figurino e tudo mais, pois os compromissos assumidos com o nosso dinheiro têm que ser honrados. Não dá mais para falhar e ficar colocando a culpa só no governo.

    Responder
  3. Tassio Bruno says:
    12 anos atrás

    “Nunca se investiu tanto em defesa neste páifssss…” é um fato. Tamo ainda engatinhando, mas é um fato.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

Mac Jee assina contrato internacional de aproximadamente USD 60 milhões para fornecimento de munições de tecnologia avançada

Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Saab Experience: Marcus Wandt revela como a AI vai ditar o futuro do Gripen E/F

Saab apresenta o primeiro Gripen F em Linköping

O Foco Estratégico da Saab na América Latina

Tecnologia em radares e sensores: A Saab Surveillance em Gotemburgo

Nova fábrica de espoletas: A expansão industrial da Saab Dynamics em Karlskoga

USS ‘Nimitz’ no Brasil: Um dia a bordo do “Old Salt”

SIATT entregará o primeiro lote de mísseis MAX ao Exército Brasileiro

  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval