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Home Aviação

KC-2: Marinha extingue o Grupo de Fiscalização e Recebimento das Aeronaves COD/AAR

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
23/03/2023 - 18:54
em Aviação
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PORTARIA Nº 21/MB/MD, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2023

Extingue o Grupo de Fiscalização e Recebimento das Aeronaves COD (Carrier On-board Delivery) / AAR (Air-to-Air Refueling).

O COMANDANTE DA MARINHA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos arts. 4° e 19 da Lei Complementar n° 97, de 9 de junho de 1999, e o inciso V do art. 26 do anexo I ao Decreto n° 5.417, de 13 de abril de 2005, resolve:

Art. 1° Extinguir o Grupo de Fiscalização e Recebimento das Aeronaves COD (Carrier On-board Delivery) / AAR (Air-to-Air Refueling) (GFRCOD), criado pela Portaria n° 339/MB, de 12 de dezembro de 2011, alterada pela Portaria n° 34/MB, de 26 de janeiro de 2012, tendo em vista a transferência de suas tarefas para a Diretoria de Aeronáutica da Marinha.

Art. 2° Ficam revogados os seguintes dispositivos:

I – Portaria n° 339/MB, de 12 de dezembro de 2011, publicada no Diário Oficial da União n° 240, de 15 de dezembro de 2011, Seção 2, página 10; e

II – Portaria n° 34/MB, de 26 de janeiro de 2012, publicada no Diário Oficial da União n° 30, de 10 de fevereiro de 2023, Seção 1, página 9.

Art. 3° Esta Portaria entra em vigor em 10 de fevereiro de 2023.

MARCOS SAMPAIO OLSEN

Tags: Aviação NavalDiretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM)KC-2 (COD/AAR)KC-2 Turbo TraderMarinha do Brasil (MB)
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Comentários 14

  1. FERNANDO VIDAL says:
    2 anos atrás

    Para mim a aviação Naval da MB seria composta somente de aeronaves brasileiras com a seguinte orbat: 15 super Tucanos, 5 EMB P-99MP, 2 KC-390 e talvez 10 AMX. Ainda seria uma das Aviaçoes navais mais importantes da região.

    Responder
  2. FERNANDO VIDAL says:
    2 anos atrás

    Lamento caso isso signifique a descontinuidade do programa. A aviação naval deve existir independente da MB possuir ou não um PA. Esses aviões seriam úteis para MB apoiar os AF-4 quando opera longe da base e também por exemplo às unidades em ilhas oceânicas, lançamento de fuzileiros e tal… Enfim seria mais um meio que poderia garantir uma boa flexibilidade para as operações da MB.

    Responder
  3. Stranja says:
    2 anos atrás

    Alguma autoridade vai responder por esse péssimo uso do dinheiro público ??? De quem é a culpa ?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      2 anos atrás

      Boa questão.

      Responder
  4. Leo Barreiro says:
    2 anos atrás

    Me recordo que em 2009 os Americanos queriam doar células do S3-Viking, que eram melhores do que o S2, e o povo criticava, para mim se tivéssemos aceito teria sido bem melhor! Talvez os S3 já estivessem em solo brasileiro e voando, por um custo talvez menor… Me recordo que na época o pessoal dizia que a hora voo do S3 era mais cara que do S2.

    Mas sendo bem sincero fico imaginando o estado que os S2 estavam… pq até hoje nunca chegaram e se bobear nunca chegaram.

    Eu particularmente prefiro que nem cheguem.. Afinal já dizia o ditado:
    ” Prejuízo pouco é lucro”.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      2 anos atrás

      O S3 Viking não poderia ser usado no NAe São Paulo, por isso não foi cogitado.

      Responder
  5. FRITZ PILSEN says:
    2 anos atrás

    Lamentável. Uma sequência de erros, do começo ao fim.

    O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO e o MINISTÉRIO PÚBLICO MILITAR tem a obrigação de apurar quem foram os responsáveis pelas falhas de planejamento e pelo desperdício dos recursos públicos.

    E pensar que tinha gente dizendo que a mamata tinha acabado… a mamata sempre existiu…

    Responder
    • ADM says:
      2 anos atrás

      Ótimo resumo…

      Responder
  6. Douglas says:
    2 anos atrás

    E quanto dinheiro foi jogado no lixo nesse negócio. É a mesma coisa a sanha da Marinha em manter uma aviação de caça para um porta-aviões que nem se sabe se vai existir no futuro. Quantos navios patrulha não seriam comprados com o que está sendo jogado pelo ralo nos A4? Nessas horas me pergunto se o nosso problema é mesmo o orçamento insuficiente, ou se não seria má gestão, a exemplo do que ocorre em outras áreas do poder público.

    Responder
  7. Carlos Eduardo kwitkoski says:
    2 anos atrás

    Boas, a pergunta de de 1 milhão e o avião quando vai pousar em São Pedro da aldeia

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      2 anos atrás

      O programa vai ser descontinuado e o GFRCOD foi encerrado.

      Responder
      • OJFL says:
        2 anos atrás

        E o que acontece com as células já em montagem? Não foi noticiado que duas delas já estavam em ensaios de motor?

        Responder
        • Guilherme Wiltgen says:
          2 anos atrás

          Ainda não sei qual será a destinação.

          Responder
  8. Satyricon says:
    2 anos atrás

    Mas já…?

    Responder

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