Washington, DC, 12 de maio de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3), líder global na indústria aeroespacial, concluiu com sucesso sua turnê de demonstração nos Estados Unidos da aeronave de transporte multimissão e de reabastecimento aéreo, KC-390 Millennium, com uma exposição estática na Joint Base Andrews, Maryland. O evento de dois dias contou com a presença de representantes das Forças Armadas dos EUA, membros do Congresso americano e imprensa.
Ao longo das últimas duas semanas, o KC-390 participou de diversos eventos pelo país para demonstrar suas capacidades incomparáveis para representantes dos setores de Defesa, Espaço, Segurança Pública e gerenciamento de desastres naturais. Durante a conferência anual do ARSAG (Aerial Refueling Systems Advisory Group), realizada em Las Vegas, Nevada, a Embraer destacou que o KC-390 Millennium está pronto para apoiar o Departamento de Defesa dos EUA para enfrentar os desafios críticos relacionados às operações de reabastecimento aéreo, tanto para os Estados Unidos quanto para nações para parceiras ao redor do mundo. Posteriormente, uma aeronave visitou o Centro Espacial Kennedy, na Flórida, onde declarou como pode estabelecer um novo padrão de desempenho e capacidade de carregamento em missões de resgate e operações logísticas espaciais. Na conferência Special Operations Forces Week (SOF Week), em Tampa, Flórida, o KC-390 promoveu suas capacidades multimissões externas para operações de forças especiais.
“Estamos muito satisfeitos com os comentários positivos de todos que visitaram ou tiveram a oportunidade de voar na aeronave durante essa série de projeções, pois vislumbramos muitas oportunidades para o KC-390 nos Estados Unidos”, afirmou Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “A aeronave oferece uma combinação imbatível de desempenho, capacidade de carga e baixos custos operacionais. Por isso, estamos extremamente confiantes de que o KC-390 atende às necessidades das Forças Armadas dos EUA”.
O KC-390 é atualmente a melhor aeronave em sua categoria, capaz de realizar as missões mais exigentes nos cenários mais desafiadores, incluindo reabastecimento aéreo e emprego ágil em combate (ACE). Trata-se de uma aeronave de transporte aéreo médio e reabastecedor projetada e construída no século 21, um jato multimissão que oferece maior desempenho e produtividade com baixos custos operacionais
A aeronave também está equipada com um conjunto moderno e abrangente de sensores e equipamentos de comunicação que permite alto grau de conectividade entre aeronaves, operações operacionais e tropas no solo. Além disso, o robusto sistema integrado de guerra eletrônica e autoproteção do KC-390 aumenta sua capacidade de sobrevivência. Isso significa que a capacidade multimissão e de interoperabilidade está integrada desde a fase de projeto, permitindo assim que a aeronave esteja pronta para cumprir todos os perfis de missão exigidos pelas forças aéreas.
O KC-390 Millennium da Embraer está rapidamente se tornando a aeronave preferida entre os membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e aliados na Europa, contribuindo para a modernização de suas forças armadas, ao mesmo tempo em que adiciona novas capacidades e aprimora a interoperabilidade com forças aliadas. A aeronave já está em operação no Brasil, em Portugal e na Hungria, e já foi encomendada pela Holanda, Áustria e República Tcheca, além da Suécia e Eslováquia, que recentemente selecionaram a aeronave. A Coreia do Sul completa uma lista crescente de nações que optaram pelo KC-390.
O KC-390 Millennium está atualmente em produção e já está operando há alguns anos com Capacidade Operacional Final. É uma plataforma pronta para uso que está disponível hoje e preparada para apoiar os mercados globais e os EUA a lidar com as ameaças emergentes.
FONTE: Embraer
Vamos ser honestos: a EMBRAER não é “lider global na indústria aeroespacial” como foi dito! Gostaria que fosse! O dito merece correção para que o autor não caia em descrédito, não é? Ou eu estou errado? (Pergunta sem ironia)
O texto é de autoria da Embraer!
Há que se completar que a aeronave foi guarnecida pelo pessoal FAB e não Embraer, além da comandante do esquadrão Gordo, a manauara Maj. Joyce, ter sido piloto de C-130 – e com pouso na Antártica – então bem apta a fornecer informações comparativas. Convém a menção que na perna de ida, foi levando um Guarani até o México – e a Major filmada na chegada no comando do KC – e no retorno de Washington nova passada para trazer a “encrenca” de volta. Uma pitada a mais na promoção do KC.