O dia 3 de fevereiro é uma data especial para a indústria da aviação brasileira. Há quatro anos, em 2015, representantes da Embraer e autoridades da Força Aérea Brasileira se reuniram na fábrica da empresa, em Gavião Peixoto-SP, para assistir ao primeiro voo do novo jato de transporte militar e tático, o KC-390.
Pilotado pelo comandante Mozart Louzada, a aeronave multimissão estreou nos céus mostrando que o projeto conjunto Embraer-FAB deu certo e alçou voos. A partir daquela terça-feira de céu azul, a aeronave síntese do avanço da indústria aeronáutica brasileira ampliou os horizontes da própria categoria. A expectativa é a de que ele se torne a espinha dorsal da aviação de transporte da FAB.
Com quase 12 metros de altura e mais comprido que três ônibus urbanos enfileirados (35,2 metros), o KC-390 nasceu para ser mais que um gigante. Seu tamanho só não é maior que sua versatilidade: ele transporta e lança cargas e tropas, faz evacuação aeromédica, busca e resgate, reabastecimento aéreo, combate a incêndios e missões humanitárias.
O jato também chama a atenção pela robustez. Um moderno sistema de manuseio de cargas que permite acomodar cargas de até 23 toneladas, como carros de combate, helicópteros, veículos, pallets, tropas, macas, sem prejudicar o desempenho da aeronave.
Com mais de 2.000 horas de voo, em 2018 o KC-390 recebeu o Certificado de Tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), uma etapa fundamental para a certificação militar de Capacidade Operacional Final(FOC). Além dessa conquista, a aeronave também concluiu os testes de desembarque de tropas, evacuação pelas escotilhas e pelas portas dianteiras e traseiras, em conjunto com a FAB, o Exército Brasileiro e envolveu cerca de 600 militares – importantes marcos da aviação militar.
Eita bichão bonito, vai vender pra chuchu!!!
Tá faltando uma primeira compra para dar mais visibilidade. Mas acredito que saia ainda neste primeiro semestre para o Oriente médio