Membro da Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, o deputado federal Lázaro Botelho (PP) garantiu durante sessão deliberativa desta quarta-feira, 27 de novembro, aprovação de emenda ao Orçamento da União cujo teor garante à aquisição de aviões destinados a Força Aérea Brasileira (FAB). Com o aporte de R$30.000.000,00 (trinta milhões de reais), a Aeronáutica assegura a operação de aeronave especializada em realizar reabastecimentos de caças em pleno ar e que pode auxiliar no transporte de tropas e de cargas, cuja licitação ficou conhecida como KC X2.
A aquisição é uma reivindicação antiga da Aeronáutica, principalmente depois que alguns dos modelos similares que restavam na Base do Galeão no Rio de Janeiro foram desativados. “Resolvemos ouvir o apelo da força aérea, que há muito tempo tem nos cobrado isso. É urgente a necessidade de substituir os KC-137, obsoletos e que custavam caro para serem mantidos, por aeronaves novas, com capacidade para atender plenamente as missões em um país de dimensões continentais como o nosso”, justificou.
Conforme informações da Aeronáutica, a aquisição do KC X2 (duas unidades com previsão para mais duas) deve auxiliar na mobilidade das operações aéreas, permitir o transporte de tropas e de mantimentos a todas as partes do mundo, além de prover missões de ajuda humanitária, de evacuação aeromédica e de resgate de nacionais e internacionais em áreas de conflito, de desastres naturais ou de calamidade pública. O modelo vencedor da concorrência, o Boeing 767 (similar ao Júpiter empregado pela Colômbia), deverá ser adquirido de 2ª mão entre os disponíveis na aviação comercial, e modificado para executar missões militares pela empresa israelense IAI, vencedora do contrato.
FONTE: T&D – Por Roberto Valadares Caiafa
Padilha,por onde anda os kc-2 da marinha do brasil?
São 2 767 da TAM os aviões que serão modificados
Se não me engano, estes 767 estão bem surrados. .A TAM comprou eles usados e usou por pouco tempo.
Juro que não entendo o atual Comando da FAB, aliás, acho que entendo sim……. Se o equipamento não for de origem dos EUA, mesmo se os outros setores do GF (Presidência e MD) quiser comprar um equipamento novo, de maiores e melhores capacidades, se este não for de procedência Yankee, então definitivamente não querem, preferem equipamento degradado, vixe, mas quê mania de sucursal.
Até mais!!! 😉
Na minha opinião,tanto o 767 ,quanto o A 330 MMrt estão de bom tamanho.
Duas coisas são de enfurecer.
1ª: O Brasil só compra equipamento de segunda mão.
2ª: Assina contrato após contrato com empresas Israelenses que como todos já sabem são um dos maiores aliados dos EUA
Isso já chega, toda vez que tem uma notícia de compra de equipamento tem que ter algo de 2 mão, isso é de deixar qualquer um de saco cheio.
Qual versão de 767 que será utilizada nesta conversão?
600ER.
Gabriel,
767-600 ER ?
Não existe este modelo.Só vai até 400.
Eu não entendi em que vão usar este 30 milhões de reais,pois este valor não se compra nenhum avião desta categoria.Nem usado.
Só se for a 1º parcela do contrato.
A princípio seria o 300ER. Esses 30 milhões devem ser apenas a primeira parcela para a IAI
Me desculpe, estou digitando o celular e acabei digitando 6. É o 300-ER.
Sobre o valor, é só a entrada.