Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Legacy 500 do GEIV entrou hoje em fase de integração do sistema

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
08/07/2015 - 17:10
em Aviação
12
0
compartilhamentos
469
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Legacy 500 GEIV_01

O Projeto I-X, um dos projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira (FAB), que prevê o desenvolvimento das novas aeronaves de inspeção em voo, começou hoje (08/07) uma fase importante: a integração do sistema. É nesta etapa que o jato executivo Embraer Legacy 500 será transformado na nova aeronave-laboratório da FAB.

O projeto objetiva o desenvolvimento e aquisição de seis aeronaves para substituir a atual frota do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). A primeira delas, que entrou hoje em fase de integração, será entregue em maio de 2016. Já a última, em novembro de 2017.

Segundo o gerente do projeto, Major Luís Fernando Câmara Ferro, a integração do sistema é a fase mais sensível e mais importante do desenvolvimento e deve durar nove meses. “Essa é a primeira vez que será feita a integração de um sistema de inspeção nesse tipo de aeronave, não só no Brasil, mas no mundo. São equipamentos de última geração que, aliados às características do Legacy 500, vão trazer segurança e conforto à tripulação, além de confiabilidade e precisão aos dados coletados”, explica o Major Ferro.

O GEIV é responsável por medir, aferir e calibrar equipamentos auxiliares à navegação aérea instalados em aeroportos de todo o País. Com maior precisão e confiabilidade nas inspeções, o maior ganho é da sociedade brasileira, que tem a seu favor equipagens capazes de garantir que todos os percursos aéreos, civis e militares, aconteçam de forma ainda mais segura.

As novas aeronaves-laboratório, que vão substituir os atuais IC-95 Bandeirante e Hawker HS-800, vão trazer diversos ganhos operacionais às tripulações. Foram instaladas mais 14 antenas na parte externa do avião, além das existentes. Será incorporada, além disso, uma câmera a laser que vai permitir à aeronave maior autonomia e independência em relação às equipes de solo.

Esse vai ser o único avião do mundo com tecnologia “fly by wire” (comandado eletronicamente) a ser utilizado para inspeção em voo. O papel também será eliminado da cabine: o check list dos pilotos será feito através de um tablet.

O Comandante do GEIV, Tenente-Coronel Marcelo de Lima Pinheiro, explica que, com o avanço tecnológico, os sistemas de navegação aérea sofreram alterações e, para serem testados, necessitam de alguns equipamentos mais precisos a bordo das aeronaves. Para fazer determinadas inspeções, hoje, o Grupo tem usado aviões pertencentes às companhias aéreas. Com a chegada das novas aeronaves, essa carência será suprida.

Legacy 500 GEIV_02

“Outro aspecto importante que os Legacy 500 vão trazer para o GEIV é a otimização da inspeção, como a possibilidade de testar mais de um auxílio sem a necessidade de pouso, até mesmo em localidades diferentes. Com a frota que temos hoje, nós não conseguimos, por exemplo, decolar com o tanque de combustível cheio aqui do Aeroporto Santos Dumont, pois nossas aeronaves precisam de muita pista. Para ir a Manaus, primeiro preciso parar em Santa Cruz para abastecer”, explica o Tenente-Coronel Pinheiro.

FONTE e FOTO: FAB

Tags: EmbraerFABFAB3601Força Aérea Brasileira (FAB)GEIVGrupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV)IC-50Legacy 500
Notícia Anterior

MD francês: é improvável que os navios Mistral acabem em portos dos EUA

Próxima Notícia

CCOPAB integra Equipe de Avaliação em apoio ao Contingente Brasileiro no Líbano e ao Navio-Capitânea

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

Drone militar Albatroz Vórtex da Stella é destaque na demonstração aérea do 1º INOVAERO

13/06/2026 - 18:44
Entrevistas

Entrevista com o Comandante da Aeronáutica no rollout do Gripen F

02/06/2026 - 19:50
Aviação

Saab e FAB assinam MoU para desenvolvimento de possível Centro de Inovação e Pesquisa em São José dos Campos

02/06/2026 - 14:14
Carregar mais
Próxima Notícia

CCOPAB integra Equipe de Avaliação em apoio ao Contingente Brasileiro no Líbano e ao Navio-Capitânea

Comentários 12

  1. Topol says:
    11 anos atrás

    Nosso padrão de segurança na inspeção e aferição de instrumentos tanto dos aeroportos quanto de aviões nacionais ou internacionais que utilizam esses aeroportos colocará o Brasil entre os melhores e mais confiáveis do mundo.

    Responder
    • Tiago Silva says:
      11 anos atrás

      Concordo Topol, e olha que o GEIV é uma das mais atarefadas unidades da FAB com missões em todo o território nacional e que se mantém num constante ciclo de aperfeiçoamento tanto humano quanto material.

      Discreta longe dos holofotes porém de fundamental importância para a aviação nacional independente de ser civil ou militar, agora com este incremento mais localidades poderão ser inspecionadas e quem sabe futuramente mais IC-50 possam ser adquiridas. Isso sem contar que para os aviadores é uma unidade ímpar aonde eles acumulam muitas horas de voo.

      Responder
  2. Gilberto Rezende - Rio Grande/RS says:
    11 anos atrás

    Com uma frota de 6 Legacy 500 para Inspeção de Voo, poderia até ter uma possibilidade de poder dar uma mão de quando em vez para os hermanos vizinhos… Se eles precisarem…

    Responder
    • Gilberto Rezende - Rio Grande/RS says:
      11 anos atrás

      E quem sabe vender uns para eles…

      Responder
    • HMS_TIRELESS says:
      11 anos atrás

      A gente dá uma mão para os nossos vizinhos bolivarianos e eles dão uma banana de volta….

      Impressionante como vocês acreditam nessas bobagens de integração latinoamericana…

      Responder
      • Rerra Brasilis says:
        11 anos atrás

        Como alguém pode, sequer sugerir, colaboração com bolivarianos…até vender alguns!

        Responder
        • HMS_TIRELESS says:
          11 anos atrás

          Vender não tem problema, desde que pague, até porque você não precisa ter nenhuma relação afetiva com quem compra. São apenas negócios. O que eu critico é a promiscuididade ideologica.

          Responder
          • Terra Brasilis says:
            11 anos atrás

            Por isto mesmo, negócios com quem não honra o negócio e sempre antagoniza o Brasil, nem pensar…

            Responder
    • Tiago Silva says:
      11 anos atrás

      A FAB presta auxílio aos países vizinhos através do GEIV há muito tempo, nações como Urugai,Paraguai e Bolívia por exemplo não dispõem de meios para este tipo de aferição e recorrem através das relações internacionais para conseguirem tais serviços agora se somos pagos ai não sei dizer.

      Pois bem vender para nossos vizinhos o Legacy 500 só se for na versão executiva e mesmo assim limitadas nações hoje podem adquirir e operar o mesmo devido aos cortes cada vez maiores no orçamento.

      Dentre nossos vizinhos destaco apenas dois que talvez poderiam ter esta aeronave em suas frotas Chile e Colômbia, outros países já acho mais difícil.

      Agora tirando esta versão poderiam surgir outras baseadas na mesma plataforma, imaginação para pensar quais não falta mas isso é no momento apenas um pensamento.

      Responder
  3. Celso says:
    11 anos atrás

    Este e o Brasil q funciona……..ainda temos esperanca….rrsrsrsr

    Responder
  4. Fernando Falcom says:
    11 anos atrás

    Isso sim é um exemplo de programa sem muito falatório mais já está quase pronto!

    Responder
  5. Tiago Silva says:
    11 anos atrás

    Um senhor incremento nas capacidades do GEIV, que por um período deve ter em sua linha de voo os Hawker 800 e os Legacy 500,que aparentemente no futuro será o único modelo de plataforma na unidade.

    Mesmo com os Hawker 800 sendo uma plataforma relativamente nova com pouco mais de uma década de serviço é capaz que sejam colocados a venda ou disponibilizados para outra unidade.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

Mac Jee assina contrato internacional de aproximadamente USD 60 milhões para fornecimento de munições de tecnologia avançada

Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Saab Experience: Marcus Wandt revela como a AI vai ditar o futuro do Gripen E/F

Saab apresenta o primeiro Gripen F em Linköping

O Foco Estratégico da Saab na América Latina

Tecnologia em radares e sensores: A Saab Surveillance em Gotemburgo

Nova fábrica de espoletas: A expansão industrial da Saab Dynamics em Karlskoga

USS ‘Nimitz’ no Brasil: Um dia a bordo do “Old Salt”

SIATT entregará o primeiro lote de mísseis MAX ao Exército Brasileiro

  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval