Nos dias 29 e 30 de março, em Gavião Peixoto (SP), após a conclusão dos voos de ensaio pela Embraer, foi realizado o recebimento da segunda aeronave AF-1B pelo Grupo de Fiscalização e Recebimento das Aeronaves AF-1/1A.
Foram realizados dois voos pelo piloto de ensaios da Marinha do Brasil, Capitão de Corveta (FN) Paulo Mário, tendo sido atendidos todos os requisitos previstos em normas técnicas.
No dia 1º de abril, a aeronave N-1011 foi entregue ao Esquadrão VF-1, na Base Aérea de São Pedro da Aldeia, podendo ser empregada nas diversas tarefas operativas do Esquadrão e terá papel fundamental no treinamento e preparação dos pilotos para a transição de voo nas aeronaves modernizadas.
A aeronave N-1011 é o protótipo modernizado monoplace (AF-1B) e será entregue temporariamente ao Esquadrão VF-1, devendo retornar à Embraer, antes do término do Programa de Modernização, para receber o retrofit (atualização da modernização) e a pintura definitiva de aeronave modernizada.
FONE: CCSM
Acredito que as aeronaves modernizados estejam realizando exercícios em Maxaranguape aqui jo RN vejo sempre os falcões em par sobrevoando Natal a partir da Bant. Deve ser os testes de armamento do segundo motor com asas modernizado. Não fotografei pelas dificuldades do equipamento e velocidade da aeronave.
Já foi definido quais misseis serão utilizados? Se não houver um missil anti navio qual será utilidade do A4, só combates ar-ar?
Lembro de ter lido na Tecnologia & Defesa de que a MB considera o desenvolvimento e integração da versão ar-sup do MANSUP no A-4M, seja por causa de adotar esta capacidade de combate ao caça, seja para o desenvolvimento do míssil nesta versão, assim, quando resolverem substituir o Skyhawk pelo, quem sabe, Sea Gripen, a versão ar-sup já estará operacional. Só nos resta esperar pra ver.
Até mais!!!
Padilha ou Wiltgen, saberiam dizer qual será a pintura das aeronaves modernizadas, se não o padrão já em uso pelo VF-1?
O padrão é o que o 1001 apresentou.
Mas já está prevista a integração futura do MAN AR x SUP.
Melhor, não?
hehehe.. agora já temos um elemento.
Gostei do hehehe topol, mas vamo indo, devagar e sempre mas um dia chegamos lá
Agora topol, o que mais me intriga é que nessa modernização o mais importante não foi feito, que era a integração do exocet AM-39, ao menos armados com um par de AM-39 em cada avião, daria a esse elemento alguma dissuasão.
Fala Airacobra!
Acho que o Sky Hawk por ser um caça leve não suportaria carregar um par de Exocets nos pilones subalares… o mais indicado seria um míssil só no ponto duro sob a fuselagem. A US Navy já testou esse avião com o AGM-84, porém não tenho informações se este armamento está integrado ao caça, de qualquer forma seria uma opção natural, até porque a FAB está em processo de aquisição do AGM-84 e com o entendimento assinado entre as forças de compartilhamento de equipamentos, teoricamente os Harpoon da FAB poderiam estar disponíveis aos Sky Hawks da MB.
Mas independente disso a modernização desses caças ficou muito boa, principalmente pelo novo cockpit e pelo Elta 2032… aqui no DAN tem uma matéria muito boa, compensa dar uma lida.
“Exclusivo – programa de modernização dos caças AF-1/1A da Marinha do Brasil”
Mas concordo, sem dúvida um míssil anti navio daria muito mais dissuasão, principalmente se o A-12 funcionasse !