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Home Aviação

Marinha do Brasil recebe o AF-1B N-1013

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
15/09/2019 - 07:41
em Aviação
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Por Guilherme Wiltgen

Foi entregue à Marinha do Brasil, no dia 06 de Setembro, o caça AF-1B N-1013, que se encontrava em processo de modernização na Embraer Defesa & Segurança, em Gavião Peixoto.

O N-1013 realizou o primeiro voo de produção, como uma das etapas finais do processo de modernização do meio, em 15 de Maio desse ano.

Após os voos de produção, ocasião em que todos os sistemas modernizados, e os sistemas não modernizados que tiveram alguma integração com a parte modernizada, são exaustivamente testados pela equipe de ensaios em voo da Embraer, antes que a aeronave seja apresentada para a Marinha para iniciar a fase de recebimento.

No dia seguinte de ser transferido ao setor operativo, o AF-1B N-1013 participou do Desfile Aéreo em comemoração aos 197° aniversário da Independência do Brasil, realizado em Brasília/DF.




Tags: 1º Esquadrão de aviões de Interceptação e Ataque (VF-1)A-4KU Skyhawk IIAF-1 B FalcãoAF-1B N-1013AF-1B SkyhawkAviação NavalComando da Força Aeronaval (ComForAerNav)Embraer Defesa & SegurançaMarinha do Brasil (MB)
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Comentários 38

  1. Renato de Mello Machado says:
    6 anos atrás

    Só acho que poderiam ser modernizados doze aviões,mas é o que o orçamento permite.Fazer o que?

    Responder
  2. Leandro says:
    6 anos atrás

    A modernizaçao ficou ótima, li um pouco sobre esse radar da elta, ele pode localizar um navio a 200km e outras aeronaves de combate a 100km alem de ser 3d. Agora a marinha pecou no pacote de armamentos, modernizar uma aeronave nesse padrão e não ter misseis anti navio nem bombas planadoras inteligentes? Não sei se o missil derby vai fazer parte do pacote. Se sim menos mal. E qual será o missil de curto alcance? Seria muita falta de respeito com o contribuinte moderniza_los ao custo de milhões e não uzar suas capacidades. Salve salve para a FAB um exemplo de boa gestão de projetos, que a MB apreda com ela.

    Responder
    • Bardini says:
      6 anos atrás

      O mais importante, pra mim, seria comprar um lote de Maverick. É um armamento barato, que já foi integrado ao Skyhawk e que é multi emprego. Poderia ser usado contra navios, estrutura em terra, blindados ou mesmo barcos em operações ribeirinhas.
      .
      Fora isso, restaria integrar um míssil de curto alcance e um BVR. Aí é Python e Derby, que a MB deveria negociar com a própria FAB, já que com o Gripen, novos mísseis serão introduzidos.

      Responder
  3. marcio alves says:
    6 anos atrás

    Essa modernizaçao dos A-4 na minha opiniao foi acertada para deixar os pilotos da MB atualizados na moderna guerra aérea, até a chegado de um novo vetor. Pena que foram apenas 5 modernizados dos 12 previstos anteriormente. Espero que num futuro próximo o substituto seja o Gripen e quem sabe a MB possa comprar o KC-390 (5 unidades) para missoes de transporte de tropas, REVO e deslocamentos de material, blindados e o ASTROS FN para a regiao amazonica por exemplo sem precisar depender da FAB. E com a chegado dos KC-2 Turdo Trader poderia ser usados para treinamento multi-motor e etc. ( Obs: Meu teclado está com problemas em por acentos).

    Responder
  4. Plínio Jr says:
    6 anos atrás

    Seria interessante a MB adquirir um lote de AGM-65s para equipar estas aeronaves, proporcionaria uma boa capacidade de ataque a alvos terrestres e navais…com esta aeronave quantas modernizadas foram entregues ??

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      6 anos atrás

      Plínio,
      Foram 5 aeronaves.
      Abs,

      Responder
      • Pablo says:
        6 anos atrás

        o Avião que se envolveu em acidente foi recuperado? com quantas unidades modernizadas a MB ficará?

        Responder
        • Guilherme Wiltgen says:
          6 anos atrás

          Pablo,
          O N-1001 está na Embraer sendo reparado.
          Ao final, serão 7 aeronaves modernizadas e 6 em serviço ativo.
          Abs,

          Responder
          • Pablo says:
            6 anos atrás

            e dos demais que não serão modernizados, o que serão com eles?

            Responder
            • Guilherme Wiltgen says:
              6 anos atrás

              Vão servir de fonte de partes e peças para os demais.

              Responder
              • Pablo says:
                6 anos atrás

                Obrigado Guilherme.

                Responder
      • Plínio Jr says:
        6 anos atrás

        Obrigado Guilherme

        Responder
  5. Silvio de souza says:
    6 anos atrás

    Muito boa noite. A verdade é que nos brasileiros, não damos valor às nossas forças armadas. Tem muita gente capaz e conhecedor, sobre Marinha, Exército e Aeronáutica. Estamos, dentro do possível, no caminho. Afinal, temos muito a mostrar e somos superiores, na América do Sul.

    Responder
  6. Gilson Santos says:
    6 anos atrás

    Acho muito importante a reforma dos A4 da Marinha, são caças que dentro do objetivo que foram adquiridos e são usados ainda agregam muita coisa. Parabéns MB.

    Responder
  7. Isac says:
    6 anos atrás

    Esse Zé Louro não sabe nem escrever. Fica calado moço vc entende de quê?

    Responder
    • Marcus Vinicius Uchoa says:
      6 anos atrás

      Fala pra mim que .. a cor dos Gripens vai ser igual a essa!?!?!?!

      Responder
      • Guilherme Wiltgen says:
        6 anos atrás

        Marcus,
        Vai ser muito próximo disso, bem parecida com as cores do FAB4100, lógico que sem os detalhes comemorativos que a Saab fez…
        Abs,

        Responder
    • Carlão says:
      6 anos atrás

      Resumindo: “” Lentão “” , foi muito bom na sua época ,mas Hoje já era .
      Nada mais que um bom ESTILINGUE pra botar ele pra beber água .
      Pode ter radar moderno ,mas já era , as AERONAVES mudaram e muito

      Responder
  8. Jairo sergio vargas says:
    6 anos atrás

    Creio serem antigos demais esses caças. Será que vale a pena essas modernizacoes??

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      6 anos atrás

      Vale. O caça possui excelentes características de voo e com os sensores modernos instalados ele ficou bem atual. Veja o que foi feito lendo o artigo aqui no DAN, que aliás foi a primeira mídia a ir a Gavião Peixoto fazer um artigo sobre essa modernização. Você poderá ver em nossa página de Artigos.

      ATENÇÃO: Ele não é um caça de superioridade aérea, lembrando que ele é subsônico portanto aos leigos, não queiram compara-lo com o Gripen/F-18/F-35(caro demais para nós).

      Responder
  9. Fabio says:
    6 anos atrás

    Dinheiro jogado fora

    Responder
  10. _RR_ says:
    6 anos atrás

    Prezados…

    Considerando que 99% das marinhas do mundo não tem defesas aéreas de área, um A-4 armado com um bom míssil anti navio é ainda uma séria ameaça… Em verdade, qualquer marinha que não tenha um porta-aviões de fato, está vulnerável a um ataque aéreo proporcionado por qualquer tipo…

    Logo, não há nada de errado em modernizar células de uma aeronave como essa, que, até onde já li, ainda tem muito o que dar em termos de estrutura e motor.

    Responder
    • Carta Branca says:
      6 anos atrás

      RR, que eu saiba esse A-4M modernizado não possui capacidade de lançar mísseis ar-superfície, até havia a ideia de integrar o MANSUP nele mas depende do prosseguimento do programa, na modernização nada disso foi feito. O A-4M é um caça bombardeiro apenas, seus armamentos são bombas burras, mísseis IR de curto alcance e agora mísseis Derby BVR com alcance de 50km. Não sei se compraram pods para poder lançar bombas guiadas, acho que não.

      Segundo problema é que o A-4M é lento, sua velocidade de cruzeiro é menor que o A-1, o que impossibilita interceptar, então a Marinha aparentemente estuda usar o A-4M como escolta fixa de defesa aérea da esquadra, isso é, quando estiverem a no máximo uns 400 km da costa, o que é o suficiente para defender o pré-sal pelo menos.

      Tem até treinamentos do A-4M fazendo treinamento de ataque a superfície com bombas. Acho um investimento péssimo por tudo isso.

      Responder
    • _RR_ says:
      6 anos atrás

      Carta Branca,

      O que quer que se precise, basta pagar para integrar. A plataforma está aí de qualquer jeito. É só usar…

      O A-4 aguenta Harpoon ou Exocet e as armas guiadas que se apresentam para serem utilizadas pela FAB.

      No mais, não há defesa aérea que o A-4 possa fazer em qualquer situação imaginável para a Marinha ( não existe adversário aéreo previsível para ele, exceto algum helicóptero orgânico de alguma escolta com a qual ele venha a topar ). O que ele fará ( e isto resta claro pelas próprias circunstâncias ), será a interdição naval pura e simples, atacando embarcações.

      Responder
  11. Abelardo says:
    6 anos atrás

    Também acho ???

    Responder
  12. Mowag says:
    6 anos atrás

    É o que tem para agora, pessoal! E, considerando o pacote de modernização recebido, tá ÓTIMO. Garante hora/voo e capacidade ofensiva para os próximos 15 anos.

    Responder
  13. Carlão says:
    6 anos atrás

    Se informe melhor vc , pegue todas as Lambanças que esses ALMIRANTES fazem com as verbas em projetos OBSOLETOS, P.A São Paulo, essas MODERNIZAÇÕES de VF 1 e os 4 Trader que estão sendo “” MODERNIZADOS”” e por Aí SEGUE O FILME DE TERROR E HORROR. Se informe melhor.

    Responder
    • Bardini says:
      6 anos atrás

      O NAe não foi modernizado e os valores gastos com ele ao longo dos anos que esteve aqui somados aos projetos citados jamais comprariam 08 Super Hornets novos e todo seu pacote logístico… JAMAIS. No fim, você ataca por atacar e acaba sem razão alguma, pois ataca baseado porcaria nenhuma.

      Responder
  14. Evaristo Gouvêa says:
    6 anos atrás

    Interesses obscuros e pessoais de um grupo insano . uma porca@*!#×*@ dessas deveria ser vendida a ferro velho.

    Responder
    • Bardini says:
      6 anos atrás

      Mais um que sabe lhufas…

      Responder
  15. Bardini says:
    6 anos atrás

    Essa pintura é linda demais!!!

    Responder
  16. Jose lourival Barreiro says:
    6 anos atrás

    Dinheiro perdido, avião ultrapassado mesmo c/ a mudança da aviónica.
    Engraçado como esses caras que comandão as nissas FA, ficão só querendo recuperar o defundo.
    Não tem noção de proteção e responsabilidade para um pais tão grande e necessitado de armamento de ponta.
    É só ver paises como Chile, Perú, Colombia como eles se preocupão.
    Aqui ñ todo gov. a gente vê a tal de contenção de despesas, onde tem projetos militares em desenvolvimento e prestes a parar.
    Agora os caras que ñ resolve nada p/ a nação, tipo deputados, senadores, juizes e outros, continuão do tranquilos como se nada houvesse.
    Meus pessames a nossas FA, pelo seu falecimento, morreu trânquilo e sem sofrimento pois já estava acostumado.

    Responder
    • Bardini says:
      6 anos atrás

      A aviônica e o EL/M-2032 não tem nada de ultrapassado…
      .
      https://www.iai.co.il/p/elm-2032
      .
      Blablabla, Chile, Peru, Colômbia. Ambos modernizaram aeronaves e estão VOANDO aeronaves tão velhas quanto esses A-4.
      Esses caças modernizados são superiores aos caças de Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador e Bolívia…
      .
      Com o novo radar e pelo baixo custo, o Brasil acrescentou mais unidades de caça a seu número atual, que é pífio.

      Responder
    • Isac says:
      6 anos atrás

      Hei Zé, vc não sabe nem escrever! Fica calado moço

      Responder
  17. Carlão says:
    6 anos atrás

    Dinheiro jogado no LIXO !
    Seria mais Viável uns 8 SH – 18 por FMS , isso faria mais sentido em gastar dinheiro e mudaria o patamar.
    Interesses obscuros !!!!

    Responder
    • Bardini says:
      6 anos atrás

      Se informe. Os valores gastos nesse projeto sequer comprariam uma unidade nova do F/A-18 Super Hornet… Quem dera oito delas e todo seu pacote logístico.
      .
      No mais: se a MB estivesse com essa grana toda para comprar 08 Super Hornets, ela poderia muito bem comprar um esquadrão de Gripen, o que também não vai acontecer.

      Responder
      • Pablo says:
        6 anos atrás

        começaram os especialistas de internet. Pra que ter um F-18 que tem um custo muito maior que um A-4? outra coisa, esse pessoal viaja muito, não é só comprar um caça e deu, tem a logistica e treinamento. Acha mesmo que sai de graça? e se vier um F-18 via FMS provavelmente será de meia vida e em pouco tempo precisará de uma modernização.

        Responder
        • Luiz Padilha says:
          6 anos atrás

          Quando vejo o pessoal pedindo F-18C/D via FMS ou não, me lembro do que o Adido Naval americano me disse em 2005.
          “Nossos F-18 estão voados até o talo. Não vale a pena nem buscar no deserto. Vocês teriam que gastar uma fortuna. É melhor comprar um novo”.

          Se nem eles acham uma boa, porque iríamos embarcar nessa? 2 motores maior custo de manutenção além de sensores inferiores aos instalados no nosso A4.

          Uns diriam que poderíamos voltar ao Kwait e “tentar” comprar os F-18 que nunca pousaram em PAs, mas não temos porta aviões no momento, logo, a conclusão é que a MB tem um vetor atualizado, com um ganho em suas capacidades que no cenário atual não é correto chama-lo de velho e muito menos obsoleto.

          Responder

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