Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Morre na Suécia Stig Holmström, o primeiro piloto de Gripen

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
10/02/2022 - 15:05
em Aviação
2
0
compartilhamentos
1.8k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Guilherme Wiltgen

Recebemos há pouco a notícia do falecimento do piloto de testes da Saab, Stig Holmström, que se tornou muito conhecido por ter sido o primeiro piloto a voar o novo caça JAS39 Gripen 39-1, em 09 de dezembro de 1988.

Stig nasceu em 4 de outubro de 1940, em Oskarshamn na Suécia. Ele ingressou na Força Aérea Sueca em agosto de 1959 para o Treinamento Básico de Voo na F5, na Escola Militar de Voo em Ljungbyhed, pilotando o treinador de hélice monomotor Saab Safir e posteriormente o treinador de jato avançado de Havilland Vampire. Seu treinamento de voo foi concluído em julho de 1960, quando recebeu suas “Asas”.

Promovido a Tenente Coronel, ele retornou ao Flight Test Center em Malmslätt, onde se tornou o piloto-chefe de testes em 1979. Ele esteve fortemente envolvido no principal programa de testes de voo da época, o do caça JA37 Viggen. A carreira militar de Stig exigiu que ele também fosse servir no Estado-Maior da Força Aérea, em Estocolmo, fazendo o trabalho de planejamento para o projeto JAS39 Gripen.

No final de 1984, ele se juntou à Divisão de Aeronaves da Saab em Linköping, onde se tornou Piloto Chefe de Testes e ficou totalmente focado no trabalho de teste de desenvolvimento do programa Gripen.

Nós tivemos a oportunidade de conhecer o Stig Holmström em 2013, quando visitamos pela primeira vez a sede da Saab em Linköping. Logo após o voo do piloto do DAN, Comte. Romulo Sobral, ele o recepcionou ao lado do Gripen D que acabara de pousar.

Posteriormente, já no interior do prédio do Centro de Voos de Testes, Stig Holmström realizou o ingresso do Comte Sobral na “Ordem do Gripen” como Cavaleiro da Ordem do Gripen da qual Stig é o mais antigo membro.

Nós do DAN, rendemos nossas homenagens a esse grande piloto e deixamos essa foto com a qual brindamos a sua memória!

 

Tags: GripenJAS39 GripenSaab ABSaab AeronauticsStig Holmström
Notícia Anterior

Naval Group e estaleiro PT PAL reforçam cooperação para construção de submarinos para a Indonésia

Próxima Notícia

Eve formaliza processo para Certificação de Tipo do eVTOL junto à ANAC

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

Técnicos da FAB completam treinamento na Suécia para manutenção do caça Gripen

08/07/2022 - 12:51
Aviação

Saab recebe pedido de dois GlobalEye para a Suécia

30/06/2022 - 07:09
Aviação

Comandante da Aeronáutica recebe CEO da empresa Saab

23/06/2022 - 10:19
Carregar mais
Próxima Notícia

Eve formaliza processo para Certificação de Tipo do eVTOL junto à ANAC

Comentários 2

  1. erikson says:
    6 meses atrás

    Fico triste em ver pessoas desse “kilates”, indo embora. Bom voo para eternidade Stig Holmström!!

    Responder
    • Luiz Antonio Mendes de Resende says:
      6 meses atrás

      Tristeça pura e simples , valeu TC !

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • JL em Esquadrão HU-1 realiza apoio à comissão PROTRINDADE V/2022
  • Jeferson Araujo Brasil em Força de Prontidão de Infantaria Motorizada se mobiliza para a Simulação Viva
  • Gilberto Rezende em China baseia novo submarino de ataque próximo de Taiwan
  • Matheus Rocha em CORE 22: Primeiro dia de atividades operacionais
  • Antonio Cançado em China baseia novo submarino de ataque próximo de Taiwan
  • Antonio Cançado em China baseia novo submarino de ataque próximo de Taiwan
  • FERNANDO em CORE 22: Primeiro dia de atividades operacionais




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

O NAe ‘São Paulo’ na Marinha do Brasil

Marinha do Brasil ativa seu primeiro Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas

Poseidon 2022 – Chegou a vez do NDM ‘Bahia’

NAM ‘Atlântico’ adestra sua capacidade expedicionária com o Esquadrão HU-2

Primeiro pouso a bordo do AH-15B Super Cougar (H225M Naval)

ADEREX-Aeronaval 2022: Força Aeronaval se adestra com o Capitânia da Esquadra

Especial DAN 10 anos: Lyon Air Museum, e seus raros e autênticos “warbirds” da 2ª Guerra Mundial











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval