Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Na festa de despedida do Mirage 2000, um futuro com até 160 Gripens

Luiz Padilha por Luiz Padilha
31/12/2013 - 18:31
em Aviação
16
0
compartilhamentos
101
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Mirage2000C-FAB1

clippingA festa do adeus foi na segunda-feira, dia 20 – o último voo, será nesta terça-feira, 31, às 10h40, na base de Anápolis, a 140 quilômetros de Brasília. O Mirage 2000, de matrícula 4948, vai decolar rumo ao Rio de Janeiro. Chega lá uma hora depois. Pousará para sempre. Foi doado ao Museu da Aeronáutica, seu destino final.

Será pilotado pelo capitão Antonio Augusto da Silva Ramalho, do 1º Grupo de Defesa Aérea. Ramalho se diz “feliz, como piloto, pela honra da missão”. Aos 33 anos, operando desde 2010 os interceptadores Mirage, Ramalho reconhece “o salto qualitativo da aviação de caça brasileira”, com a chegada do novo jato supersônico de tecnologia avançada, o modelo sueco Gripen NG, selecionado dia 18, pela presidente Dilma Rousseff na definição do longo processo F-X2; durou cerca de 20 anos a contar do estudo preliminar e das consultas iniciais.

Gripen NG (9)

Encomenda

A possibilidade é de que a expectativa do capitão, seus colegas e, ainda, a da complexa rede da indústria aeronáutica, seja superada. A encomenda inicial de 36 aeronaves, mais o conhecimento sensível – cuja liberação irrestrita é “cláusula pétrea” do acordo -, vai custar US$ 4,5 bilhões. E deve ser seguida de pacotes, de longo prazo, até um total de 124 unidades contratadas a longo prazo, coisa de 10 a 15 anos, contemplando um horizonte além de 2030. A previsão pode ser maior, chegando a 160 jatos Gripen NG. O número é considerado o ideal para proteção integral dos pontos estratégicos do País, de acordo com um oficial combatente ouvido pelo Estado. O plano da Força Aérea é substituir a frota atual por um só tipo padrão, capaz de ser configurado de forma personalizada para cada necessidade.

seagripen-slide

A Marinha está na mesma sintonia. A aviação naval embarcada hoje no porta aviões São Paulo A-12 e, no futuro, a bordo do novo navio dessa classe que vai liderar a 2.ª Frota, no litoral Norte/Nordeste, quer empregar a versão especializada do mesmo avião escolhido para a FAB.

Em Anápolis, na sede do Grupo de Defesa Aérea, a dupla inicial de caças F-5M, que cumprirá a tarefa de proteger Brasília até a chegada dos Gripen, estimada para 2018, está pronta. Vieram de Santa Cruz (RJ) e de Canoas (RS). Na segunda mobilização ao menos um sairá de Manaus.

Os 12 Mirage 2000C/B comprados usados, na França, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2005, deveriam ter sido aposentados em 2011. A Aeronáutica montou um esquema de manutenção que imobilizou seis caças e manteve no ar o esquadrão remanescente. Até o voo do capitão Ramalho, hoje, o GDA terá somado 10.500 horas.

Em sete anos o supersônico entrou em ação real apenas uma vez, em março de 2009, quando foi acionado para reagir a uma ameaça – um piloto amador, desequilibrado, pretendia invadir o limite da capital. Acabou caindo e morrendo com a filha de 5 anos no estacionamento de um shopping de Goiânia.

FONTE: O Estado de S. Paulo.

Tags: Saab Gripen E/FSaab Gripen NG
Notícia Anterior

Será um ano crítico para a SAAB

Próxima Notícia

Making off da despedida do Mirage 2000

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Aviação

F-X2: Saab inicia a produção do Gripen no Brasil

07/07/2020 - 11:41
Caça Gripen NG, o futuro caça da Força Aérea Brasileira
Aviação

Saab: Colaboração Real 2 – Episódio 20: Os futuros pilotos do Gripen

31/03/2019 - 09:19
Aviação

F-X2: MD esclarece que a venda da Embraer não está em negociação

26/01/2018 - 08:11
Carregar mais
Próxima Notícia

Making off da despedida do Mirage 2000

Comentários 16

  1. antonio gomes says:
    7 anos atrás

    Sonhar não custa nada…… heheheheh

    Responder
  2. Giovani says:
    7 anos atrás

    Prezados… foram longos anos para o governo adquirir 36 unidades. Serão mais alguns longos anos para se adquirir mais 36. Aos que gostam de sonhar, boa sorte.

    Responder
  3. celso pinaffi says:
    7 anos atrás

    10 esquadrões gripen para a FAB e mais 36 Sea gripens para a MB estaria bom depois disso investir toda a grana em destroyers e fragatas de lançamento vertical e submarinos nucleares lançadores de mísseis de cruzeiro e é claro por o A12 operacional e bater a quilha do A13 urgente. Aí sim heim, ta todo mundo sonhando, deixa eu viajar também!!!

    Responder
  4. Luiz Gabriel says:
    7 anos atrás

    Mais quem sabe neh, pode ser que venha os 160 gripen, mais não sei quantos sea-gripen, e quem sabe, ja aproveitando a transferencia de tecnologia, ja não desenvolvemos o saab 2020 (de quinta geração) juntos com os novos amigos.

    E esperamos os porta avioes prometidos, mais me corrijam se eu estiver errado, eles terão que ser com rampa e com catapulta, pelo que entendi, o gripen não ira ter suporte a ser catapultado ou estou errado, se for assim, melhor se unir aos russos para a construção do porta avioes, pois os deles, chegam a ser 50% mais baratos que os porta avioes europeu a quase 70% mais baratos que os americanos….

    OU também podemos ajudar no PAK-50 dos russos, e ja tranzendo um pouco da tecnologia do SU-35 que é um caça creio eu um pouco mais avançado que o gripen.

    Mais antes de sonhar tudo isso, que tal uns radares pro super tucano que um caça sem radar não é caça, um radar melhor pros AMX que a maioria nem radar tem, e terminar o lançamento de misseis ar-ar do AMX.

    Talvez também, o desenvolvimento ou compras dos f-35B com um novo LDH para a marinha, também seria bom neh ???

    abraços a todos e feliz ano novo

    Responder
  5. Jorge Santos says:
    7 anos atrás

    Uma quantidade entre 72 a 84 Gripens já estaria de ótimo tamanho, substituindo todos os F-5 e A-1, acho que qualquer coisa acima disso deveria ser com aeronaves de 5ª geração, que na próxima década já estarão operacionais e tornarão os caças atuais obsoletos, de segunda linha, e o projeto mais avançado no momento é o PAK-FA.

    Responder
  6. antonio gomes says:
    7 anos atrás

    É isso mesmo ! Se nem com os antiquíssimos e “recauchutados” F5-EM mais os 40 AMX a FAB chega a 100 caças, eu acho, como vai ter 160 Gripens ??????? Até porque eu creio que seria um erro, pois a maior parte dos caças da FAB devem ser Gripens, futuramente, mas creio que seria muito bom ter alguns caças como o PAK FA russo-indiano ou qualquer outro caça de 5ª geração. Até para treinamento, para preparar os pilotos dos Gripens para lidar ou enfrentar caças como esses. Acho muito ruim que os pilotos dos futuros Gripens só treinem combates contra outros Gripens………

    Responder
  7. mauricio matos says:
    7 anos atrás

    A MB com dois porta aviões e a FAB com 160 GRIPENS isso é conto de fadas se chegamos a 80 eu já dou por satisfeito . No Brasil onde defesa é visto como gasto e não investimento onde a prioridade é o carnaval ,futebol eu acho difícil sair alguma coisa. No caso da Mb quando conseguimos ter um porta aviões os americanos vão ter os seus igual do filme os vingadores que voa. Antes de 2030 eu falo que a MB não consegue ter um só se houver uma mudança de mentalidade dos próximos governos de investir mais em defesa que eu acho muito difícil.

    Responder
  8. Ricardo Santos says:
    7 anos atrás

    Bases que poderiam receber esse hipotético número de Gripens (esquadrão com 16 aeronaves): Anápolis – 1 esquadrão, Canoas – 2 esquadrões, Santa Cruz – 2 esquadrões, Fortaleza (ou Natal) – 1 esquadrão, Belém – 1 esquadrão, Manaus – 1 esquadrão, Porto Velho – 1 esquadrão, Boa Vista – 1 esquadrão. Isso levando-se em consideração a reativação da base de Fortaleza e uma completa reestruturação da maioria das mesmas. Muito improvável!

    Responder
  9. ZorannGCC says:
    7 anos atrás

    É muita bobagem!!

    Vamos falar sério!! Se conseguirmos os sonhados 120 caças (que sempre foi o numero mágico – a FAB com 10 esquadrões) já vais ser um milagre!!

    Agora falar em 160 aeronaves, falas de nosvos Porta Aviões. Para um país que demorou 15 anos para comprar 36 caças e que a mais de 7 anos não pousa nada no A-12 é sonhar demais!!! Beira o ridículo!! A MB não teve dinheiro nem para modernizar os 23 A-4!!! Não tem dinheiro nem para fazer o A-12 sair da baia da Guanabara. Isto fora os diversos navios que estão parados por falta de manutenção.

    É muita bobagem!! O pior que tem “uns tonto” que acredita!!!

    Responder
  10. Ricardo Santos says:
    7 anos atrás

    Precisávamos desses 160 prá ontem! Seria uma surpresa muito boa se se confirmasse esse “número mínimo” e com um diferencial 5G no 1 GDA. Em tempo, seria muito bom que, se todos os esquadrões de F-5M e A-1M, tiverem realmente seus vetores substituídos pelo GRIPEN, de algum desses ser deslocar para o nosso nordeste, talvez Fortaleza ou Natal, assim como fez, num sentido contrário o 1/4 GAV, em direção à Amazônia

    Responder
  11. Ricardo Santos says:
    7 anos atrás

    Se nós chegarmos a ter 72, substituindo nossos seis esquadrões de caça de alta performance já vou me espantar de conseguirem tomar essa decisão. Nossos governantes têm um pensamento tão medíocre, quando se trata de defesa!…Mas sem dúvida precisaremos, como é a mentalidade e procedimento no GDA, de caças mais capazes de quinta geração! Talvez o PAK-FA e que não seja um F-35 da vida, caro e sem a performance de outros de mesma geração. Outra possibilidade seria, em tempos de maior aproximação com os China, como fazem nossos hermanos, tentando a produção do JF-17, buscar o F-60 chinês, quem sabe? Talvez mais barato e bem armados, só que em pequeno número: 12 a 16 aeronaves.

    Responder
  12. Luiz Gabriel says:
    7 anos atrás

    Sou um pouco menos otimista, se tivermos uma força com 60 gripen na fab, mais os f5m da vida, e os amx para ajuda, ja esta de bom tamanho.

    Ja na MB, uns 30 gripen junto com os A1 (a-4) com 2 porta avioes tambem creio que estaria otimo.

    Quem sabe um destroyer, um contra-torperdeiro e um cruzador para ajudar neh, sei lah, sonhandou tbm um houver craf, algumas fragatas com o aegis, um sistema de proteção aceitavel de longo alcance, uns misseis intercontinental pra da menos nos americanos safados, rsrsrs, ai taria lindo e futuramente pelo menos um esquadrão com 12 pak-50 taria otimo rsrsrs

    Responder
  13. MalExGrimmjow says:
    7 anos atrás

    Off Topic
    Feliz e Prospero Ano Novo a Todos!!!!!
    Boas Festas. =)

    Responder
  14. BrunoFN says:
    7 anos atrás

    160 Gripens pra FAB e um bom numero …porem ela vai precisar de um vetor de ”’5g” .. um PAK da vida … uns 48/60… …sendo assim nesse ”sonho” a FAB poderia contar com 220 caças ”top”..o ”resto” se complela pelo nossos ST e ”VANTs’ ( armados ou n .. com exemplos temos hj o Harpia .. Falcão .. etc ) …. a FAB se tornaria um força de combate ..respeitável …… ja a MB com outros 48/60 Seagripen.(total= 220 caças no programa Gripen BR ..foras as possíveis exportações …..e um belo numero ).. e pronto ” fechou” … vamos ver o q vai ser ..

    Responder
    • Marcelo says:
      7 anos atrás

      Tal vetor pederia até mesmo se o 5G suéco, o FS2020 acho que é assim, que a saab, com o bom trabalho do Gripen poderi/deveria oferecer ao Brasil. Os outros caças poderíam ser caças genuínamente brasileiros, já que seriam caças “secundários”. A marinha, com 60 gripens navais e 2 porta aviões funcionais e os 5 lhd projetados para 2030 se tornaria numa força con grande projeção de poder aéreo e anfíbio. Iso parece aaté sonho. uem sabe não vira realidade…

      Responder
      • BrunoFN says:
        7 anos atrás

        N acredito muito no Gripen FS20 .. pelo tempo logística e verba ….durante os próximos 6/10 anos a Saab /Embraer… vão estar bastante ocupadas … seja com o próprio Gripen NG …com o desenvolvimento do SeaGripen.(com base no NG .. em desenvolvimento )…com o KC-390….provavelmente com o ”’P-99” (baseado na família 190/195).o ‘Harpia”..e um futuro treinador avançado ….Boeing/SAAB … quem sabe Embraer …..uns dizem e um ”’Gripen ”A”…. com capacidade mínimas .. ja outros falam de um ”projeto stealth”..se confirmar isso …pode sim esse treinador servir de Base pra um ”FS2020”.o q duvido …fora isso tudo n vejo espaço pra um FS2020…..melhor seria o Brasil entrar num programa como e o PAK hj (deve entra em serviço em 2020….seu ”’irmão” indiano um ano depois ) … e ter ou produzir sua 1 caça de 5G em meados de 2022.. algo perfeitamente possível … mais pra isso o Brasil precisa negociar essa ”entrada” pra agora 2014.. no mais tardar 2015.. pelo menos e o q acho … deixa so o Gripen pra exportação

        Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • Wellington Rodrigo Soares em Navio de Patrulha Oceânico ‘Piedrabuena’ realiza testes de mar antes de seguir para a Argentina
  • Ander em ARES fala sobre expectativas para 2021, ano em que o projeto REMAX completa 15 anos
  • Marcelo Mendonça em Marinha do Brasil apreende embarcação carregada com 3 mil caixas de cigarros sem documentação
  • Clibanario em Cortes na Defesa do Reino Unido podem antecipar baixas de quatro Fragatas Type 23
  • Luiz Padilha em Marinha do Brasil apreende embarcação carregada com 3 mil caixas de cigarros sem documentação
  • Daniel Anderson Rodrigues em Marinha do Brasil apreende embarcação carregada com 3 mil caixas de cigarros sem documentação
  • ALEX ROCHA DA SILVA em Cortes na Defesa do Reino Unido podem antecipar baixas de quatro Fragatas Type 23




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

NPaOc ‘Amazonas’ realizou exercício PASSEX com o USCGC ‘Stone’ da Guarda-Costeira dos EUA

Dia do Marinheiro é comemorado com dois importantes marcos do Prosub

Operação Poseidon: Exército, Marinha e Aeronáutica operam juntos pela primeira vez a partir do PHM ‘Atlântico’

Esquadrão HS-1 realiza o primeiro pouso a bordo com OVN na Marinha do Brasil

EXOP Tápio 2020 – Cenários de guerra durante exercício simulado

Por dentro do NApLog BAC Cantabria (A 15) da Marinha Espanhola

Docksta CB90 HSM – Uma embarcação multifunção para diferentes Marinhas











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval