Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Nas Asas do Condor: 20 anos de operação das aeronaves C-99A

Luiz Padilha por Luiz Padilha
25/09/2024 - 08:36
em Aviação
2
2 aeronaves C-99A do 1°/2° GT Esquadrão Condor

2 aeronaves C-99A do 1°/2° GT Esquadrão Condor

0
compartilhamentos
432
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Em uma longa e evidente história na aviação mundial, completam-se neste 23 de setembro duas décadas desde a introdução do Embraer ERJ-145, que foi incorporado na Força Aérea Brasileira (FAB) em 2004 como C-99. Esta aeronave multifuncional, adaptada para diversas missões operacionais, tem sido peça fundamental nas operações logísticas e de transporte do país.

Embraer C-99A do 1º/2º GT

Primeira unidade aérea da FAB a operar o C-99A, o Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) – Esquadrão Condor, sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), que até então operava os antigos turbo-hélice C-91 AVRO, tem desempenhado um papel crucial no apoio logístico em missões nacionais e internacionais.

C-91 Avro do 1º/2º GT

De acordo com o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Andrei Oliveira da Silva Santos, o C-99 é uma grande revolução na nossa indústria aeronáutica. “O EMBRAER ERJ-145, como assim chamado pela fabricante, é o primeiro jato de passageiros de fabricação brasileira”, acrescentou.

A aeronave, adaptada para uso militar sob as variantes C-99A, VC-99B e VC-99C, oferece uma capacidade única de transporte, além de ser utilizado, também, para transporte de órgãos e evacuação aeromédica. Com uma fuselagem espaçosa e capacidade para transportar até 50 passageiros, o C-99 se destaca pela sua versatilidade e confiabilidade em diverssas condições de operação.

Na Força Aérea Brasileira

A história do C-99A na FAB é marcada por inúmeros feitos, incluindo operações humanitárias, apoio logístico em desastres naturais, além de ter apoiado missões de paz e de interesse nacional em todas as Américas, projetando a capacidade da Força Aérea Brasileira além de nossas fronteiras.

O 1º/2º GT aplicou os C-99 em favor do povo brasileiro em diversas calamidades, com destaque ao combate à pandemia de COVID-19, em que foram transportados mais de 660 brasileiros contaminados, deslocando-os para localidades onde poderiam receber melhor tratamento de saúde. Já em 2024, a aeronave esteve engajada no apoio ao povo gaúcho,  realizando missões para o transporte de insumos, de equipes de resgate e de apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul (RS).

Dessa forma, coube ao 1º/2º Grupo de Transporte a tarefa de incorporar e desenvolver a doutrina de operação dos C-99. O Esquadrão  já soma quase 50 mil horas de voo, sendo quase 40 horas, em 2023, destinadas apenas ao transporte de órgãos.

Futuro

O Comandante do Esquadrão Condor, Tenente-Coronel Andrei, destaca a importância do C-99 na modernização da frota da FAB. “O ERJ-145 trouxe uma nova dimensão às nossas capacidades operacionais. Com ele, conseguimos expandir nossa presença e eficiência em várias frentes, cumprindo com excelência as missões que nos são confiadas”, disse.

À medida que celebramos duas décadas desde a chegada do C-99A à FAB, é inegável o impacto positivo que esta aeronave teve não apenas na eficiência operacional, mas também na projeção internacional do Brasil como um parceiro confiável e comprometido com a paz e segurança global.

Com uma história de sucesso que se estende por duas décadas, o C-99A continua a ser uma peça essencial no arsenal da aviação militar brasileira, garantindo que a FAB esteja pronta para os desafios do presente e do futuro “Pode ser que nos próximos 20 anos estas aeronaves sejam substituídas por aparelhos mais modernos, mas é garantido que a história de sucesso, segurança e eficiência dos belos C-99A jamais será apagada das páginas de história da FAB”, finalizou o Comandante do Esquadrão Condor.

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos

Tags: 1º/2º Esquadrão CondorBase Aérea do Galeão (BAGL)Embraer ERJ-145FAB C-99A
Notícia Anterior

Programa Gripen no Brasil: mais 2 pilotos solaram o F-39E Gripen

Próxima Notícia

SIAEP se torna o primeiro Centro de Serviços Autorizado da Embraer para jatos E2 na Ásia-Pacífico

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Aviação

Major Joyce faz história na FAB como a primeira mulher a assumir o Comando de uma Unidade Aérea

15/01/2025 - 22:38
Aviação

G-20: FAB realiza apoio logístico estratégico para operação da USAF

19/11/2024 - 08:07
Aviação

KC-30 da FAB decola nessa quarta-feira para o Líbano

01/10/2024 - 21:51
Carregar mais
Próxima Notícia

SIAEP se torna o primeiro Centro de Serviços Autorizado da Embraer para jatos E2 na Ásia-Pacífico

Comentários 2

  1. Francisco says:
    8 meses atrás

    Infelizmente a FAB acabou virando uma companhia de taxi aéreo, seria interessante fazer um levantamento e ver de cada 10 missões quantas são em prol da sociedade e quantas são como taxi aéreo para funcionários públicos (políticos, ministros, amigos, familiares, etc.).

    Responder
  2. rafael says:
    8 meses atrás

    Transporte VIP de políticos e sua parentela .

    Responder

Deixe uma resposta para rafael Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval