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Home Aviação

Novos sensores aperfeiçoados para o Gripen E

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
27/03/2014 - 09:49
em Aviação
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Raven ES-05

A nova geração do Gripen será equipado com sensores que podem detectar alvos com baixa RCS (Radar-Cross-Section), fornecendo aos pilotos um novo nível de consciência situacional, diz Bob Mason, Diretor de Vendas de Sensores avançados da Selex-ES.

O Gripen E terá três sensores Selex-ES e um novo sistema IFF (Identification Friend or Foe), com três conjuntos de antenas orientáveis ​​eletronicamente, o que coincide com o alcance do radar e o seu campo de visão.

O IRST (Infrared Search and Track) é capaz de detectar alvos de baixa RCS em distâncias compatíveis com o lançamento de um míssil BVR, acrescentando que o IRST da Selex passou por uma série de mudanças, a mais significativa foi a do desenvolvimento de algoritmos, com base na experiência operacional e de análises de imagens do mundo real, que olham para as assinaturas IR em detalhes, incluindo variações de cor e brilho, a fim de filtrar falsos alarmes.

“O IRST pode dar ao radar um azimute e elevação muito precisas do alvo, o que lhe permite concentrar a sua energia e aumentar a probabilidade de alcançar a detecção e acompanhar um alvo com baixa RCS” concluiu Mason.

Gripen Raven AESA-SAAB

Tags: Gripen EGripen NGIFFIRSTJAS39 GripenRCSSAABSelex ES
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Comentários 11

  1. Topol-M says:
    11 anos atrás

    o importante é que será um caça e tanto para nosso país, para quem ja ía amargando uns f-16 A/B peirentos que hoje são usados como alvo aéreo (não tripulado) para os raptors, o que vier recheado nos gripen é lucro.

    Responder
  2. Kemen says:
    11 anos atrás

    É dificil acreditar o que alguns aqui escrevem, não acredito que uma vez desenvolvido e produzido um novo IRST que ira equipar os Gripen E, se continue fabricando tambem um IRST antigo apenas para equipar os Gripen F da FAB que são New Generation e todos os outros Gripen F que vierem a ser montados no Brasil ou na SAAB !!!

    Responder
    • Marcelo says:
      11 anos atrás

      Vai ser tudo igual….

      Responder
  3. Luiz Muller says:
    11 anos atrás

    Sinceramente não entendo esse pessimismo. A mesma coisa falaram sobre a vinda dos Mi-35M, que viriam uma versão downgrade e desdentados. Ocorreu o contrário, o motor padrão da Klimov T-V7 foi trocado pelo mais potente e moderno VK-2500, veio com seus mísseis Sturm e Ataka-V.

    Se passaremos a ser Sócios do projeto e ainda poderemos ficar responsáveis pelas vendas do mesmo na África e América Latina, como não teremos os mesmos equipamentos no caça? E outra: nosso cockpit será mais moderno, pois terá display de tela única e a versão Sueca com 3 displays.

    Responder
    • Marcelo says:
      11 anos atrás

      Ambos serão de tela única não?

      Responder
      • Lucas Senna says:
        11 anos atrás

        Depende da Suécia. A Embraer quer usar o display da AEL(se não me engano é o mesmo display do Advanced Super Hornet) e a Saab quer continuar usar o atual.

        Responder
  4. Nelson Lima says:
    11 anos atrás

    Claro que virá! Somos os salvadores do programa Gripen NG diante da indecisão na Suiça!

    Responder
  5. RL says:
    11 anos atrás

    Concordo com o sempre sábio amigo Crispim.

    Dificilmente…..

    Dificilmente NÃO VIRÁ com todo este recheio, pois é pelo que estamos pagando.

    Então o amigo falou certo.

    Virá.

    Responder
  6. Carlos B. Crispim says:
    11 anos atrás

    Dificilmente.

    Responder
  7. falcom says:
    11 anos atrás

    A versão brasileira vira com esses equipamentos?

    Responder
    • Kemen says:
      11 anos atrás

      Sem dúvida, a versão do Gripen NG é o Gripen F, portanto uma versão que ainda pode vir com esses equipamentos e ainda mais desenvolvidos.

      Responder

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