Durante visita da presidente Dilma Rousseff à Suécia, concluída nesta segunda-feira, um assunto em particular concentrou o interesse de jornalistas locais: em meio à crise política e econômica, o Brasil vai honrar o pagamento dos 36 caças Gripen NG?
Em pelo menos três momentos distintos da viagem, o questionamento veio à tona.
Na manhã de segunda-feira, após um encontro com o primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven, uma jornalista sueca perguntou a Dilma se uma eventual abertura de um processo de impeachment contra ela no Congresso colocaria em risco a compra dos caças.
Em seguida, outra repórter, também da imprensa local, questionou a presidente sobre se a turbulência econômica compromete o pagamento das aeronaves.
No dia anterior, Dilma também já havia sido indagada sobre o mesmo assunto por outra jornalista local.
Em todas as ocasiões, a presidente negou calote e ressaltou a solidez da economia brasileira, apesar de reconhecer que o país enfrenta um “momento difícil”.
“Não é um projeto que compromete os recursos do Brasil. O Brasil tem todas as condições econômicas de suportar um projeto deste tamanho. Não há uma implicação direta entre a crise econômica e o projeto, que é perfeitamente suportável para o Brasil”, afirmou.
“Acreditamos que vamos passar por esse período de dificuldades conjunturais que não vão afetar o projeto Gripen, que é estrutural para nós de médio prazo”, acrescentou.
Maior contrato de exportação da história da Suécia, os caças Gripen NG foram adquiridos em outubro do ano passado por cerca de 39 bilhões de coroas suecas (que correspondia a R$ 13 bilhões na época). Outros US$ 245 milhões (R$ 950 milhões, em valores atuais) serão gastos em armamentos para equipar as aeronaves militares.
Desde então, a coroa sueca se valorizou frente ao real brasileiro. Como resultado, o valor total da compra aumentou em R$ 5 bilhões, passando para R$ 18 bilhões neste ano.
O montante equivale a 70% do total de corte de gastos que o governo espera fazer em 2016 (R$ 26 bilhões).
O Ministério da Defesa alega, contudo, que o desembolso só terá início em 2019, quando o primeiro caça chegar ao Brasil. A previsão é de que todas as 36 aeronaves sejam entregues até 2024. O contrato tem vigência de 25 anos.
Além disso, de acordo com o órgão, pelo contrato, o banco de fomento sueco SEK (o BNDES da Suécia) financiará 100% do projeto, com oito anos de carência e 15 anos para o pagamento.
O governo diz ainda que a instituição financeira aceitou a redução da taxa de juros de 2,54% ao ano para 2,19% ao ano, o que representaria uma economia de pelo menos R$ 600 milhões aos cofres públicos.
O contrato prevê ainda transferência de 100% da tecnologia para o Brasil. Além disso, nos próximos anos, 300 engenheiros brasileiros vão trabalhar na fábrica da Saab, empresa que fabrica os caças Gripen, em Linköping, no sul da Suécia.
No entanto, a Saab diz não saber precisar quantas aeronaves serão produzidas no Brasil – nem quando isso vai ocorrer.
“Ainda não temos esse número. Gradualmente, vamos transferir a produção para o Brasil. Isso ainda não está fechado”, afirmou à BBC Brasil Ulf Nilsson, responsável pela unidade de negócios aeronáuticos da Saab.
Duas visões
Para o especialista em contas públicas Raul Velloso, ex-secretário para assuntos econômicos do Ministério do Planejamento, não há motivo para preocupação.
Crítico do governo, a quem atribui “descaso com a questão fiscal”, Velloso diz que o desembolso só vai ocorrer “daqui a alguns anos”.
Além disso, segundo ele, a a compra dos caças é estratégica para o Brasil e vinha se arrastando “há muito tempo”.
“Foi um processo longo e tumultuado. As vantagens para o Brasil foram duramente negociadas. Não dá para cortar coisas em andamento”, disse ele à BBC Brasil.
“Além disso, o desembolso só vai ocorrer em vários anos. Portanto, não impacta a situação fiscal deste ano”, acrescentou.
Denominado projeto F-X, o processo de aquisição dos caças para modernizar a frota da FAB (Força Aérea Brasileira) levou, ao todo, 12 anos.
Além dos Gripen, também disputavam a licitação internacional os franceses Rafale, da Dassault, e os americanos F-18 Super Hornet, da Boeing.
As negociações começaram em 2001, ainda durante a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e continuaram nos governos do PT – oito anos de governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e os dois mandatos da presidente Dilma Rousseff (desde 2011).
No entanto, o especialista em contas públicas Mansueto Almeida, economista licenciado do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), pensa diferente.
Ele diz que se o governo pretende honrar o pagamento dos caças, será preciso “avançar no ajuste fiscal”.
“O governo vem cortando investimentos e não há expectativa de recuperação, a não ser que se avance no ajuste fiscal para recuperar a capacidade de investir, ou seja, aumento de arrecadação e corte de despesas obrigatórias. Mas, hoje, o governo tem pouco espaço para isso”, afirmou ele à BBC Brasil.
Almeida lembra ainda que o Ministério da Defesa foi o que sofreu o maior corte de investimentos, que caíram pela metade neste ano.
“De janeiro até agosto do ano passado, os investimentos foram da ordem de R$ 8,5 bilhões. No mesmo período deste ano, investiu-se pouco mais da metade disso, R$ 4,3 bilhões”, explica.
“Com isso, o investimento de Defesa, que foi de R$ 12,6 bilhões no ano passado, deve fechar este ano entre R$ 6 ou 7 bilhões.”
Outro desafio, na avaliação de Almeida, é de que os investimentos na área de defesa são normalmente “100% públicos”.
“Isso acaba pressionando ainda mais o governo, pois se trata de um setor estratégico, onde inexiste investimento significativo da iniciativa privada. Não é possível fazer concessões como em outras áreas, por exemplo.”
Questionado se acredita que a crise econômica pode comprometer o pagamento dos caças, Ulf Nilsson, da Saab, limitou-se a dizer que o “programa é de longo prazo”.
“Temos consciência de que o Brasil vive uma crise econômica muito forte, mas este é um programa de longo prazo. Não sabemos como estará a situação do país daqui a cinco anos. Ninguém sabe”, disse.
Investigação
Neste ano, o MPF (Ministério Público Federal) chegou a investigar possíveis irregularidades no processo de aquisição dos jatos, mas decidiu arquivar o inquérito ao não encontrar “qualquer ilicitude que mereça ser atacada por meio de ação judicial”.
O órgão apurava em em especial mudanças feitas a pedido da FAB para o caça brasileiro, como um display panorâmico à frente da tela de controle, conhecido como Wide Area Display (WAD). O Gripen original possui três visores.
Segundo a Saab, os Gripen são aeronaves de combate multimissão, equipadas com modernos sensores e sistemas de missão, incluindo um radar de varredura eletrônica ativa e um sistema de busca e rastreamento infravermelho.
O caça deve substituir os F-5 da FAB.
FONTE: BBC
Isso só pode ser PIADA, são 36 aeronaves e os pagamentos são parcelados e espaçados no futuro até 2022/23 SE não houver atrasos no programa Gripen.
Mesmo que a “crise” se prorrogasse até por mais 5 ou 10 anos não há qualquer dificuldade para se pagar este fornecimento de material bélico, a parte tecnológica sim que o Brasil tem de comprovar que tem capacidade técnica de absorver tecnologicamente o programa.
Não vou nem comentar que em breve (5 anos) o Brasil já será um exportador de petróleo…
Esta mídia brasileira é PATÉTICA. Mesmo que falando pela boca da BBC…
Esse nosso governo de corruptos e corruptores estão fazendo compromisso com o dinheiro dos proximos governantes e não com o atual governo e estão levando a fama de ter feito porque não pagar os caças a vista, tem gente sem vergonha que protege a escorea da sociedade eu não ganho nada protegendo quem me rouba eu cadeia pra eles e tem gente defendendo.
O que esse governo ta fazendo pra sair da crise????começou a fazer parte de algum bloco economico???tentou proteger nossos interesses em algum lugar???onde???quando???e que iremos ganhar???
Temos “apenas” 370 bilhões de dólares em reservas. O Brasil é muito sólido e os Suecos sabem muito bem disso, por esta razão é que assinaram o contrato conosco.
Isso só pode ser PIADA, são 36 aeronaves e os pagamentos são parcelados e espaçados no futuro até 2022/23 SE não houver atrasos no programa Gripen.
Mesmo que a “crise” se prorrogasse até por mais 5 ou 10 anos não há qualquer dificuldade para se pagar este fornecimento de material bélico, a parte tecnológica sim que o Brasil tem de comprovar que tem capacidade técnica de absorver tecnologicamente o programa.
Não vou nem comentar que em breve (5 anos) o Brasil já será um exportador de petróleo…
Esta mídia brasileira é PATÉTICA. Mesmo que falando pela boca da BBC…
Esse nosso governo de corruptos e corruptores estão fazendo compromisso com o dinheiro dos proximos governantes e não com o atual governo e estão levando a fama de ter feito porque não pagar os caças a vista, tem gente sem vergonha que protege a escorea da sociedade eu não ganho nada protegendo quem me rouba eu cadeia pra eles e tem gente defendendo.
O que esse governo ta fazendo pra sair da crise????começou a fazer parte de algum bloco economico???tentou proteger nossos interesses em algum lugar???onde???quando???e que iremos ganhar???
Temos “apenas” 370 bilhões de dólares em reservas. O Brasil é muito sólido e os Suecos sabem muito bem disso, por esta razão é que assinaram o contrato conosco.
……que o Brasil pode pagar os caças é ponto pacífico, porém sempre existem aqueles que apostam no “quanto pior, melhor” nos quais se inclui a politicalha e imprensa corruptas amparadas pela baixo nível de educação do povão…..apesar de tudo isso faço fé que os caças virão …e que faremos mais ainda……….
Isso mostra quem financia os Fora Dilma… Se tivéssemos comprado a jaca da Boeing certamente seríamos elogiados.
Se o Brasil tem grana para pagar a dívida? Com certeza. O Brasil tem grana para pagar essa e para comprar a Suécia.
A pergunta não é se o Brasil tem dinheiro. A pergunta é se vão disponibilizar uma pequena parte do dinheiro para isso.
Pois ainda não começou. Mas já estão anunciando cortes nos programas sociais. Já estão aplicando cortes na máquina governamental.
E quando o barulho começar a vir de todos os lados, tenho pena do que vão falar do Gripen. Afinal, nessa república de bananas, tecnologia é a última prioridade e a cabeça não foi feita para pensar.
Fato é que há ainda muita água para rolar. O governo ainda perderá muita governabilidade. Talvez até aconteça mesmo o impeachment. Provavelmente ainda existam muitos não descobertos na lava jato. O BNDES pode derrubar muita gente. Muitos níveis de grau de investimento e confiança ainda serão perdidos.
Não sei, mas acredito que entramos na pior crise da nossa história. Temos condições sim de sair dela, mas muito há de ser feito e infelizmente a única que aparenta estar fazendo algo é a Dilma.
Se voto nela? Voto não, obrigado. Mas o que se vê é que a escória do Brasil não é só ela, mas quem está ao redor dela. E infelizmente a oposição aparenta estar tão comprometida quanto…
Só vamos começar a pagar as primeiras parcelas em 2025…vamos sair da crise !
Quanto ao endividamento americano , a taxa de juros americana é baixa e a divida não cresce igual a nossa! Os EUA já sao um país desenvolvido e com infraestrutura pronta ( NÓS NAO! tudo no Brasil está por fazer…), os americanos tem capital próprio e o Brasil não !( o estado não deixa o Brasil desenvolver uma iniciativa privada forte)
Concordo com Gabriel.
Os caras estão prevendo uma recessão americana por conta da dívida de lá estar em 101% do PIB, mas e aqui que está em 123%, e sem infraestutura, lá já tem infraestrutura top de linha. Aeroportos top, estradas top, linhas de trem cortando quase todas cidades americanas desde as mais pequenas até as maiores.
Vocês estão preocupados com a dívida americana. Incentivo vocês pesquisarem sobre a dívida Chinesa que está em 28 trilhões de doláres, ou seja 10 trilhões de doláres à mais que a americana. Detalhe que a economia americana é de 18 trilhões de doláres anuais, contra 10 trilhões da chinese. A dívida chinesa está em 280% do PIB chinês. Esse bolha não vai nem estourar no futuro, já começou estourar este ano, com a deseleração chinesa previsão de crescimento 6,8% este ano, 6,3% ano que vem, e 5,4% em 2017, convergindo para uma recessão no futuro.
Sds
É mias que obvio que o Brasil vai honrar com essa divida…
O problema desse país é o próprio brasileiro que não leva a sério a modernização das Forças Armadas Brasileira, hoje no Instagram um perfil de oposição do governo (FORA DILMA) publico em sua pagina criticas ferrenhas sobre a compras dos caças, fiz um comentário sobre a importância da compra e o pessoal que segue o perfil como também a pessoa que domina o perfil foram extremamente ignorante ao ponto de me bloquear kkkkkkkk A desculpa deles era de que o as necessidades do povo era mais importante…..
Forças armadas servem para impor respeito,e para manter a liberdade de seu povo são indispensaveis por estes motivos devem sempre estar se modernizando e se fortalecendo.APOIADO
A Inglaterra não perde uma oportunidade de alfinetar o Brasil, assim, fazem abertamente o que os USA tem vontade de fazer e não podem. Os USA não batem de frente com o Brasil com medo de nosso pais se debandar para os lados da China e da Russia, assim, mandam seus vassalos ingleses fazerem o papel de advogados do diabo.
Na hora do pega, todos querem o Brasil de seu lado., basta ver a esforço que os USA fizeram para impedir que o Brasil se debandasse para o lado dos alemães, na segunda guerra.
Francisco o problema Britânico é que ele tem de LIDAR com a realidade que dependendo da dança da economia o Reino Unido será batido pelo Brasil e pela Índia como uma força na economia mundial. O poder que eles retém ainda é o da City Londrina, o poder financeiro.
Quanto mais esta realidade lhes bate a porta, maior é a tentação dos Britânicos a sabotar Brasil e Índia na sua mídia para calar suas frustrações e inseguranças.
Ainda bem que uma boa parte desta mídia britânica engajada os Chineses adquiriram…
Financial Times na frente… O poder BRICS se expande…
Gilberto, que site de notícias você vê??
Você está sonhando demais. Está certo que em 2012 o Brasil passou a economia inglesa, somente naquele ano. Mas aquele ano foi ano atípico. Economia inglesa depende da americana, patinou na neve, caiu feio. E a brasileira subiu muito graças as exportações para China, e com pico máximo dos preços das commodites. 2011 e 2012 os preços do café, soja, minério de ferro atingiram um dos maiores picos de preços da história. Brasil ganhou muito dinheiro com isso. Agora a China deselerando, e os preços das commodities aos níveis mais baixos das décadas, Brasil está pastando.
Em 2001/2012 PIB Brasileiro foi de 2,55 trilhões de doláres, PIB Inglês foi de 2,5 trilhões de doláres. Este ano PIB Brasileiro previsão de 2,3 trilhões de doláres, já o PIB Inglês previsão de 2,9 trilhões de doláres, passando o PIB Francês de 2,85 trilhões de doláres.
Melhor você voltar a realidade. Se você quiser ver o Brasil crescer sem depender de commodities, incentive o capitalismo e o liberalismo ecônomico.
Sds
……que o Brasil pode pagar os caças é ponto pacífico, porém sempre existem aqueles que apostam no “quanto pior, melhor” nos quais se inclui a politicalha e imprensa corruptas amparadas pela baixo nível de educação do povão…..apesar de tudo isso faço fé que os caças virão …e que faremos mais ainda……….
O BRASIL vai conseguir pagar os caças suecos ?
Quem duvida disso não tem conhecimento do que é o BRASIL,se o país não conseguisse bancar esse projeto, já teríamos fechado as portas a muito tempo !
O FX-2 não é um projeto de um governo mas sim da nação como um todo,porém tenho ouvido algumas coisas que sinalizam como o roer de cordas essa coisa da SAAB dizer não saber quantos caças serão produzidos no BRASIL é preocupante ,devemos estar atento ao contrato pois o FX-2 não é uma simples compra de aeronaves,nós estamos pagando por aquisição de tecnologia, e bom que a SAAB lembre disso !
César a questão no F-X2 é outra, considerando o período da vida operacional do Gripen em 3 ou 4 DÉCADAS, a modernização da aeronáutica militar e a obsolescência inevitável dos A-1M e F-5M em 10/15 anos é se com APENAS 36 aeronaves o Brasil será capaz de absorver a tecnologia do Gripen, continuar a desenvolvendo e atualizando-a e ser capaz de encomendar e PRODUZIR novos lotes da aeronave para a FAB e para a MB (desenvolver, produzir e operar o Sea Gripen em cima de um Porta-Aviões remodelado e/ou dois Pota-Aviões construídos no país com/sem parceria.
E isto vai MUITO ALÉM dos pagamentos MIXOS do lote inicial do F-X2 !
Que ACHA que o problema é só pagar o acordado no F-X2 não tem a MÍNIMA NOÇÃO da realidade do processo.
Os investimentos acima da mera compra de prateleira destas aeronaves SÓ SE JUSTIFICAM se no futuro se produzirem pelo menos 100 aeronaves para a FAB e mais ou menos metade disto para MB (dependendo se realizar um futuro onde a reforma do casco do Ex-Foch foi bem sucedida e o governo conseguiu realizar o planejado ProNAe com duas unidades obtidas e a MB operar 2 ou 3 unidades de NAe). De 40 a 60 aeronaves, +- 20 por navio).
Para MANTER e DESENVOLVER esta tecnologia os custos vão muito além e o comprometimento TAMBÉM….
Somente uma imprensa golpista como a BBC inglesa para escrever uma besteira dessas. Será que os ingleses sabem que uma emissora pública está usando o dinheiro do imposto deles para tentar dar um golpe no Brasil? Aliás, deve ser dor de cotovelo porque não compramos aquelas porcarias que eles fabricam chamada de Typhoon, que ninguém mais comprou. O Brasil nesse século cumpriu com todas as suas obrigações, somos o quarto credor dos Estados Unidos, temos dinheiro emprestado no FMI e uma reserva de US$ 370 bilhões. Os ingleses estão de olho no pré sal brasileiro e assim como o ouro das Geraes que financiou a revolução industrial deles, querem sair da recessão surrupiando o petróleo brasileiro. O PIG acaba de ganhar mais um componente, a BBC inglesa.
Akula, menos, menos, so para seu conhecimento……nao tem pais no mundo q nao seja credor dos USA …..afinal, vc prefere ser credor insignificante deste pais q paga em dia c txs insignificantes ou o Brasil q nem c juros extratosfericos consegue pedalar sua divida ou captar dinheiro barato em moeda forte…enfim, suas colocacoes nao tem pe nem cabeca…mas este assunto eh muito complexo e nao cabem aqui. Sds
Celso ser credor de governos é sempre negócio, o mesmo investidor que compra Títulos do Tesouro Americano no Brasil compra TAMBÉM Títulos do Tesouro Nacional direta ou indiretamente nas aplicações de fundos operados pelos Bancos.
Aliás é o mecanismo de pressão da dívida interna que permite a elite financeira em conluio com a mídia “sem fronteiras” achacar e extorquir o governo brasileiro.
A melhor coisa que o governo tem a fazer é (quando começar a receber a parte em petróleo do regime de partilha) vendê-lo de imediato no mercado e aplicar os recursos na liquidação ou a sensível diminuição da dívida interna. A Arábia Saudita simplesmente NÃO PRECISA de emitir Títulos Financeiros para tocar o seu governo.
TALVEZ retirar paulatinamente a ESSENCIALIDADE da emissão de Títulos do Tesouro para o mercado interno para o funcionamento econômico do governo brasileiro seja a melhor estratégia de longo prazo para tirar a força de pressão da elite e do mercado financeiro sobre o governo ELEITO pelo POVO BRASILEIRO.
Esta é uma reflexão que o governo atual ou seu sucessor terá de fazer assim que os recursos do Pré-Sal começarem a fluir em maior volume e força.
Não sei como pessoal fica tão preocupado com pré-sal. Aqueles discursos que vamos ficar rico com pre-sal esquece disso cara.
Tem reportagem de ontem, no G1. Engenheiros da Petobras e outras empresas do petróleo dizendo que baril de petróleo agora custa 48 doláres é prejuizo para extrair do pré-sal. Alguns acham que é viável quando o baril chegar à 70 doláres. Então, espera sentando, e assiste os americanos tirando petróleo igual água do seu quintal e rindo do resto do mundo.
Thypoon é um dos melhores vetores do mundo, senão é O melhor caça da 4 geração.
Sds
O problema do Brasil nunca foi a falta de dinheiro e sim como dinheiro dos nossos impostos são mau aplicados e muitas vezes roubados ai não tem economia nenhuma que suporta uma sangria dessas. Se somar todo o dinheiro da corrupção no brasil que é desfiado para bolsos alheios e esse dinheiro fosse investido na nossa economia o PIB teria um acréscimo de uns 2%o dinheiro e mandado para fora do pais.
Você tem parcela de razão. Nossa carga tributária não é das menores, Entretanto, diferentemente da tal “sangria”, “gastança”, corrupção” etc etc etc, o verdadeiro dreno das finanças públicas está na dívida pública, remunerada pela SELIC. Hoje pagamos juros de 14,25% enquanto nos EUA, Japão e outros países desenvolvidos a taxa de juro chega a ser negativa.
Cada ponto percentual na SELIC significam dezenas de bilhões a menos nos cofres públicos. Vale lembrar que no governo anterior a SELIC já rondou a casa dos 7%, mas houve uma revolta no andar de cima e o “fantasma da inflação” voltou com a corda toda, cuja imagem mais emblemática foi uma apresentadora de TV com um colar de tomates.
Não sou contrário à liberdade de imprensa, mas é preciso atenção pois o terrorismo inflacionário é um adversário insidioso (existem outros). Fazendo uma conta de padaria 7% a mais na SELIC (14% – 7%) representam quase 200 bilhões a menos nos cofres públicos, POR ANO, que representam uns 50 bilhões de dólares ou próximo de 10 FX2.
Concordo com os consultores quando afirmam que gastos (sejam públicos ou privados) devem ser cortados igual se corta unha ou cabelo. De tempos em tempos é preciso fazer uma limpa. Mas é preciso não se deixar enganar pelo discurso fácil da grande mídia, que representa interesses inconfessáveis. Quantas vezes você já viu a bandeira do Brasil no Jornal Nacional? E quantas vezes viu a bandeira dos EUA? Pense nisso.
Existe MUITA corrupção em nosso País. Mas está longe de ser nosso principal problema. O que aqui chamam de corrupção, em alguns países é profissão regulamentada.
Parei por aqui, e desculpem-me pelo off topic.
Edilson, otimo comeco para um debate de maior e melhort nivel…..eh bem por ai q as coisas rodam e rodam sem q nunca se tomem as medidas cabiveis….esta eh a maior omissao da classe politica neste pais…..a palavra para isso eh COVARDIA, ninguem quer mexer nestas castas publicas…….mas o Brasil e sua populacao…ora bolas….se danem…… Sds
Na realidade eu acho que em tantos mil anos pra pagar da sim eu quero ver os novos lotes kd ninguém fala era 120 depois 108 e agora parou nesses 36 e ninguem fala em novos lotes
Isso mostra quem financia os Fora Dilma… Se tivéssemos comprado a jaca da Boeing certamente seríamos elogiados.
Que pergunta tonta… Estão pensando que o Brasil é um coitadinho? Arrecadamos dinheiro de sobra para isso e muito mais… pode ficar tranquilos que vocês irão receber seu dinheiro… e outra, os caças começarão a serem pagos daqui a 8 anos, e até lá a casa já estará em ordem, outros personagens nos cargos… se a crise ainda vai existir, bem acho que sim, pois por aqui a corrupção é endêmica, não importa o partido que assuma vai haver desvios, vai haver escandalos…
Topol……nao adianta ficar irritado…..o passado recente de nossa historia nos persegue…fim de papo. Nao setrata de ter ou nao ter, disso todos sabemos…….a questao gravissima eh a forma e como eh gasta ou torrada esssa grana q pagamos em altas cargas tributarias……para sustentar uma maquina publica perdularia e inutil q ai estao nao para servir e sim para atrapalhar…isso eh so pra comecar a discussao de como melhorar este pais……..Sds
Sim, por isso que no outro post eu apontei o principal motivo de estarmos atolados é o grande número de políticos, grande numero de ministérios, de secretarias, de repartições… enfim muita gente roubando ao invés de produzir.
E nunca irá mudar pois a mudança dependeria da aprovação deles então pode esquecer, a menos que seja mudada na marra, teria que chegar as forças armadas, fazer a reforma na base da bala, deixar uns 3 ou 4 anos até as coisas estabilizarem e depois convocar novas eleições com nova constituição… é o único jeito.
Se o Brasil tem grana para pagar a dívida? Com certeza. O Brasil tem grana para pagar essa e para comprar a Suécia.
A pergunta não é se o Brasil tem dinheiro. A pergunta é se vão disponibilizar uma pequena parte do dinheiro para isso.
Pois ainda não começou. Mas já estão anunciando cortes nos programas sociais. Já estão aplicando cortes na máquina governamental.
E quando o barulho começar a vir de todos os lados, tenho pena do que vão falar do Gripen. Afinal, nessa república de bananas, tecnologia é a última prioridade e a cabeça não foi feita para pensar.
Fato é que há ainda muita água para rolar. O governo ainda perderá muita governabilidade. Talvez até aconteça mesmo o impeachment. Provavelmente ainda existam muitos não descobertos na lava jato. O BNDES pode derrubar muita gente. Muitos níveis de grau de investimento e confiança ainda serão perdidos.
Não sei, mas acredito que entramos na pior crise da nossa história. Temos condições sim de sair dela, mas muito há de ser feito e infelizmente a única que aparenta estar fazendo algo é a Dilma.
Se voto nela? Voto não, obrigado. Mas o que se vê é que a escória do Brasil não é só ela, mas quem está ao redor dela. E infelizmente a oposição aparenta estar tão comprometida quanto…
Claro que vai … prêmio Nobel de Economia, Paul Krugman, informou que essa crise criada no Brasil não é nem de longe as outras crises que o Brasil passou … reservas em Dólares a dar com pau (a última derrama de dolar pelo governo brasileiro representava 5% do total das reservas) … o mundo esta em convulsão, ouvi a pouco que os EUA vai estourar o orçamento e nem por isso vai ter deposição de governo … desacreditar o nosso país interessa apenas a poucos no Brasil … o Brasil não pode e não deve dar certo, segundo opinião de alguns …
Como assim, os EUA vão estourar o orçamento????!!! . . . Mas isto é bolivariano, FORA OBAMA, Impeachment já, áh tem que ter delação premiada, prende a cunhada do Vacari . . . . Não contaram isto ainda para o Aécio nem pra galerinha do TCU, tem que mandar pra la o Moro e seus Procuradores Missioneiros, assim não pode, assim não dá, o governo brasileiro precisa com urgencia mandar uma comissão pra lá, é já, agora . . . será que la tem algum Cunha ??!!! . . . .
kkkkkkkk……isso so pode ser ironia de sua parte neh…….rsrrsrs ..a questao eh de credito e eles tem de sobra pra comecar….garantias e lastro suficientes pra bancar idem. La o congresso fiscaliza e tem poderes pra tirar o pres sem necessidade de justica fajuta se manifestar..outra coisa…..se o orcamento extrapolou ou vai extrapolar, isso foi c a aprovacao do congresso……….vc compraria titulos da divida publica americana ou do Brasil (liquidez)….rsrsrsr Sds
Correto NANORJ,
a mídia corporativa e políticos com sua irresponsável maneira de fazer oposição política ao governo, “do quanto pior melhor”, que acaba se transformando em oposição ao Brasil e aos brasileiros…E com isto, agravando e transformando localmente, em algo ainda maior do que é de fato o contexto internacional de queda no preços das commodities que formam o principal das exportações brasileiras…
———
“A maior potência econômica do planeta está “pedalando”.
O limite autorizado para a dívida pública dos Estados Unidos é de US$ 18,112 trilhões.
Agora cedo (20/10/2015), a dívida dos EUA estava em US$ 18,165 trilhões.
Obama espera para esta ou para a próxima semana a aprovação, pelo Congresso, do limite de endividamento.
Está, enquanto isso, sustentando as despesas públicas com operações de swap (adiantamentos compensáveis) com fundos estatais que não são destinados a isso, emergencialmente. O que é, o Federal Financing Bank, não dá conta de cobrir.
Obama lançou mão de fundos na área de Previdência (Civil Service Retirement and Disability Fund e Postal Service Retiree Health Benefit Fund). Tira de lá e, a seguir, recoloca.
Mas isso tem limite e se não for aprovado o aumento do teto da dívida até 3 de novembro, aí sim o Governo norte-americano vai ter de entrar em “default”, que é o “calote chique”.
Como aconteceu em 2011, com suspensão dos pagamentos a servidores, fechamento de repartições e a perda do grau máximo de investimentos do país.
Para evitar isso, Obama está “pedalando”, o que não cria crise e é mero artifício contábil.
O que ele deveria fazer? Suspender o Medicare, o único programa de saúde público deles? Travar o pagamento do seguro-desemprego? Suspender o envio de rações aos soldados dos EUA no exterior, que não podem “ir em casa almoçar”?
Não se diga que não há imbecis entre os norte-americanos capazes de dizer isso. Há, com fartura.
O que não há por lá são instituições e imprensa irresponsáveis que lhes dê cobertura.
Um Nardes da vida ficaria, por lá, falando sozinho seu “not cycling, Obama, or I impeach you“…”
(Fernando Brito)
Fred, uma boa nocao das coisas q para muitos sao leigas comeca assim….com boas explicacoes. este assunto eh extenso e cheio de variavei..mas o q vc coloca da uma boa nocao de como funcionam as instituicoes aqui e acola. Mas o fator q pesa mesmo eh o da credibilidade e liquidez…e nisso os americanos tem de sobra…..ja aqui em terra brasilis…..rrsrsrsrri a coisa eh de arrepiar…. dizem q nossas reservas dao liquidez sufciente kkkkkkkkkkkkkkkkkk a divida interna ja passa dos 3 bii……..nem vou comentar sobre deficits mensais na balanca de pagamentos (importacoes e servicos). Enfim…ate nisso os caras de la sao muito melhores do q os daqui…..quem tem um fort knox da vida pra garantir entre outras coisas ja esta bem mais confortavel. Sds
Colegas experts em economia.
Isso todo mundo sabe que a divida americana é 101% do PIB. Mas esta é a dívida internacional.
A divida internacional do Brasil é 65% do PIB. Se colocarmos a dívida interna dá 2,8 trilhões de doláres, ou seja, 123% do PIB, muito maior que a dívida americana, e ainda ela continua crescendo espantosamente.
Se a culpa é do TCU, do Nardes. E as agências de riscos tem culpa também?? Brasil já perdeu grau de estável para de risco de uma agência, e as outras duas disseram que se continuar nesse sentido eles vão rebaixar o Brasil também.
Ohe os Estados Unidos continuam com uma das melhores notas pelas agências de risco, mesmo com essa divida grande. A diferença lá é que o país está crescendo à taxas de 3% anuais e consecutivas, ano passado, este ano, e ano que vem. Diferente do Brasil que teve recessão de -0,2% ano passado, -3% este ano, e -1% para ano que vem, e com dívida não para de crescer.
Diferença bem simples esta né entre USA e Brasil??!!!
Sds
Colega, não sei de onde vc tirou estes números,
más estão errados e confusos…
1- A dívida mencionada em meu comentário acima, se refere a dívida pública estadunidense, mais de 100% do PIB do EUA… NÃO é dívida internacional!
2- Comparando com o Brasil: Em números consolidados de 2014 (2015 ainda não fechou): “A dívida pública líquida federal, que inclui tudo o que o governo deve a credores dentro e fora do país, fechou 2014 em R$ 2,29 trilhões.
Já o PIB brasileiro fechou 2014 em R$ 5,52 trilhões. Ou seja: A dívida pública líquida federal brasileira terminou 2014 equivalendo a 41,48%do PIB brasileiro no mesmo ano.
Fontes: pesquisar títulos no Google…
“Dívida pública sobe 8,15% em 2014; para R$2,29 trilhões ”
“Economia brasileira cresce 0,1% em 2014, diz IBGE”
“Dívida pública ameça rating do Brasil”
Leo:
“A divida internacional do Brasil é 65% do PIB”
—————–
Como assim? A qual dívida brasileira vc se refere?
Dívida pública federal internacional? Dívidas públicas estaduais e municipais internacionais? Dívida privada internacional?
Porque a DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL – que inclui tudo o que o governo federal deve interna e externamente – Fechou Agosto/2015 em R$ 2,686 trilhões.
– Já no caso específico da *”DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL EXTERNA” brasileira (ou “internacional” como vc diz…), a mesma fechou Agosto/2015 em R$ 134,32 bilhões; ou cerca de 38,3 bilhões de dólares ao cambio de Agosto. Equivalentes a cerca de 2,4% do PIB …
*(Resultado da emissão de bônus soberanos (títulos da dívida) no mercado internacional e de contratos firmados no passado.)
A questão é que dívida externa brasileira é muito maior do que estes US$ 38 bilhões do governo federal…Porque a dívida externa brasileira é composta hoje em grande parte pelo endividamento privado, não pela dívida pública federal.
Más não é por ser privada que a divida externa brasileira deixa de ser um problema…Como informa esta matéria:
http://brasil.elpais.com/brasil/2015/10/07/opinion/1444243132_931900.html
Neste link abaixo, embora desatualizado (01/2014), dá para fazer uma análise comparativa das dívidas externas de dezenas de países, EUA campeão de endividamento….
http://www.indexmundi.com/map/?v=94&l=pt
Quanto as agências/empresas privadas de risco americanas, recomendo ver o filme “Inside Job”, para entender como elas funcionam. Só adianto que são pouco confiáveis…
Fred,
Site valor ecônomico grande site para economistas, diz que a dívida total brasileira vai estar entre 2,68 trilhões de doláres e 2,8 trilhões de doláres.
Se o PIB do Brasil este ano vai ser por volta de 2,3 trilhões de doláres, então a dívida total brasileira está por volta de 122%.
Sobre os números da dívida americana sobre as porcentagens de recessão aqui no Brasil, peguei no site do Banco Mundial e FMI são grandes fontes, senão uma das melhores do mundo.
Sobre as agências de riscos não costumo olhar somente para uma, costumo ver a média entre as 3 agências e elas estão em sintonia. E erram sim, mas acostumam acertar muito mais que errar, porque até então estão acertando em questão a Venezuela, Argentina e Brasil com o mesmo sistema não seria diferente.
A divida brasileira que o governo divulgou e esta no site do Banco Mundial é de 65% do PIB. Está lá no site.
As agências estão certas, pois o governo já teve defict ano passado, para este ano também terá e ano que vem. Indo contra a lei de responsabilidade fiscal. O governo está querendo dar calote sim assumindo este defit então as agências estão certas.
Recomendo site muito bom para você.
tradingeconomics.com
Sds
“Site valor econômico grande site para economistas, diz que a dívida total brasileira vai estar entre 2,68 trilhões de doláres e 2,8 trilhões de doláres.”
————————-
Aí está o seu erro de calculo,
porque este valor citado por você não está em dólares e sim reais…Como informei em meu comentário acima:
“A DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL fechou Agosto/2015 em R$ 2,686 trilhões.”
EM REAIS meu caro, NÃO dólares.
Da mesma forma, fica errado seu cálculo do valor dívida pública x PIB, por que o mesmo deve ser feito todo em reais ou todo em dólares…Más vc está misturando e confundindo…
O Brasil sofria muito mais com sua dívida pública interna até princípios dos anos 2000, quando a mesma era denominada em grande parte em dólar e estava ao sabor das flutuações de sua cotação.
Isto mudou durante os governos de Lula (e Dilma manteve), porque foi feita a desindexação do dólar, a “dívida publica federal interna”, hoje em dia está praticamente toda em reais.
A crise da dívida pública federal, que subiu muito nos últimos 12 meses, hoje é causada pela elevada taxa Selic praticada pelo Banco Central…
Já dívida externa é outra conversa, favor não “confundir alhos com bugalhos”, assim como vc confundiu reais com dólares….
Deus…queira que o brasil,consiga pagar vamos torce.
…mediante a atual crise geopolitica que se encontra a AL no momento, não seria mais viável fazer um leasing de uns 300 F 16 e uns 200 F-14 dos Estados Unidos que estão apodrecendo no deserto americano, vamos dizer, uuuummmmm………. uns 100 milhoes de dolares / mes.
Em 3 ou 4 meses estariamos bem armados. Devido a situação atual, os EUA até cederiam de graça esses aviões….
Só vamos começar a pagar as primeiras parcelas em 2025…vamos sair da crise !
Quanto ao endividamento americano , a taxa de juros americana é baixa e a divida não cresce igual a nossa! Os EUA já sao um país desenvolvido e com infraestrutura pronta ( NÓS NAO! tudo no Brasil está por fazer…), os americanos tem capital próprio e o Brasil não !( o estado não deixa o Brasil desenvolver uma iniciativa privada forte)
Concordo com Gabriel.
Os caras estão prevendo uma recessão americana por conta da dívida de lá estar em 101% do PIB, mas e aqui que está em 123%, e sem infraestutura, lá já tem infraestrutura top de linha. Aeroportos top, estradas top, linhas de trem cortando quase todas cidades americanas desde as mais pequenas até as maiores.
Vocês estão preocupados com a dívida americana. Incentivo vocês pesquisarem sobre a dívida Chinesa que está em 28 trilhões de doláres, ou seja 10 trilhões de doláres à mais que a americana. Detalhe que a economia americana é de 18 trilhões de doláres anuais, contra 10 trilhões da chinese. A dívida chinesa está em 280% do PIB chinês. Esse bolha não vai nem estourar no futuro, já começou estourar este ano, com a deseleração chinesa previsão de crescimento 6,8% este ano, 6,3% ano que vem, e 5,4% em 2017, convergindo para uma recessão no futuro.
Sds
É mias que obvio que o Brasil vai honrar com essa divida…
O problema desse país é o próprio brasileiro que não leva a sério a modernização das Forças Armadas Brasileira, hoje no Instagram um perfil de oposição do governo (FORA DILMA) publico em sua pagina criticas ferrenhas sobre a compras dos caças, fiz um comentário sobre a importância da compra e o pessoal que segue o perfil como também a pessoa que domina o perfil foram extremamente ignorante ao ponto de me bloquear kkkkkkkk A desculpa deles era de que o as necessidades do povo era mais importante…..
Forças armadas servem para impor respeito,e para manter a liberdade de seu povo são indispensaveis por estes motivos devem sempre estar se modernizando e se fortalecendo.APOIADO
A Inglaterra não perde uma oportunidade de alfinetar o Brasil, assim, fazem abertamente o que os USA tem vontade de fazer e não podem. Os USA não batem de frente com o Brasil com medo de nosso pais se debandar para os lados da China e da Russia, assim, mandam seus vassalos ingleses fazerem o papel de advogados do diabo.
Na hora do pega, todos querem o Brasil de seu lado., basta ver a esforço que os USA fizeram para impedir que o Brasil se debandasse para o lado dos alemães, na segunda guerra.
Francisco o problema Britânico é que ele tem de LIDAR com a realidade que dependendo da dança da economia o Reino Unido será batido pelo Brasil e pela Índia como uma força na economia mundial. O poder que eles retém ainda é o da City Londrina, o poder financeiro.
Quanto mais esta realidade lhes bate a porta, maior é a tentação dos Britânicos a sabotar Brasil e Índia na sua mídia para calar suas frustrações e inseguranças.
Ainda bem que uma boa parte desta mídia britânica engajada os Chineses adquiriram…
Financial Times na frente… O poder BRICS se expande…
Gilberto, que site de notícias você vê??
Você está sonhando demais. Está certo que em 2012 o Brasil passou a economia inglesa, somente naquele ano. Mas aquele ano foi ano atípico. Economia inglesa depende da americana, patinou na neve, caiu feio. E a brasileira subiu muito graças as exportações para China, e com pico máximo dos preços das commodites. 2011 e 2012 os preços do café, soja, minério de ferro atingiram um dos maiores picos de preços da história. Brasil ganhou muito dinheiro com isso. Agora a China deselerando, e os preços das commodities aos níveis mais baixos das décadas, Brasil está pastando.
Em 2001/2012 PIB Brasileiro foi de 2,55 trilhões de doláres, PIB Inglês foi de 2,5 trilhões de doláres. Este ano PIB Brasileiro previsão de 2,3 trilhões de doláres, já o PIB Inglês previsão de 2,9 trilhões de doláres, passando o PIB Francês de 2,85 trilhões de doláres.
Melhor você voltar a realidade. Se você quiser ver o Brasil crescer sem depender de commodities, incentive o capitalismo e o liberalismo ecônomico.
Sds
O BRASIL vai conseguir pagar os caças suecos ?
Quem duvida disso não tem conhecimento do que é o BRASIL,se o país não conseguisse bancar esse projeto, já teríamos fechado as portas a muito tempo !
O FX-2 não é um projeto de um governo mas sim da nação como um todo,porém tenho ouvido algumas coisas que sinalizam como o roer de cordas essa coisa da SAAB dizer não saber quantos caças serão produzidos no BRASIL é preocupante ,devemos estar atento ao contrato pois o FX-2 não é uma simples compra de aeronaves,nós estamos pagando por aquisição de tecnologia, e bom que a SAAB lembre disso !
César a questão no F-X2 é outra, considerando o período da vida operacional do Gripen em 3 ou 4 DÉCADAS, a modernização da aeronáutica militar e a obsolescência inevitável dos A-1M e F-5M em 10/15 anos é se com APENAS 36 aeronaves o Brasil será capaz de absorver a tecnologia do Gripen, continuar a desenvolvendo e atualizando-a e ser capaz de encomendar e PRODUZIR novos lotes da aeronave para a FAB e para a MB (desenvolver, produzir e operar o Sea Gripen em cima de um Porta-Aviões remodelado e/ou dois Pota-Aviões construídos no país com/sem parceria.
E isto vai MUITO ALÉM dos pagamentos MIXOS do lote inicial do F-X2 !
Que ACHA que o problema é só pagar o acordado no F-X2 não tem a MÍNIMA NOÇÃO da realidade do processo.
Os investimentos acima da mera compra de prateleira destas aeronaves SÓ SE JUSTIFICAM se no futuro se produzirem pelo menos 100 aeronaves para a FAB e mais ou menos metade disto para MB (dependendo se realizar um futuro onde a reforma do casco do Ex-Foch foi bem sucedida e o governo conseguiu realizar o planejado ProNAe com duas unidades obtidas e a MB operar 2 ou 3 unidades de NAe). De 40 a 60 aeronaves, +- 20 por navio).
Para MANTER e DESENVOLVER esta tecnologia os custos vão muito além e o comprometimento TAMBÉM….
Somente uma imprensa golpista como a BBC inglesa para escrever uma besteira dessas. Será que os ingleses sabem que uma emissora pública está usando o dinheiro do imposto deles para tentar dar um golpe no Brasil? Aliás, deve ser dor de cotovelo porque não compramos aquelas porcarias que eles fabricam chamada de Typhoon, que ninguém mais comprou. O Brasil nesse século cumpriu com todas as suas obrigações, somos o quarto credor dos Estados Unidos, temos dinheiro emprestado no FMI e uma reserva de US$ 370 bilhões. Os ingleses estão de olho no pré sal brasileiro e assim como o ouro das Geraes que financiou a revolução industrial deles, querem sair da recessão surrupiando o petróleo brasileiro. O PIG acaba de ganhar mais um componente, a BBC inglesa.
Akula, menos, menos, so para seu conhecimento……nao tem pais no mundo q nao seja credor dos USA …..afinal, vc prefere ser credor insignificante deste pais q paga em dia c txs insignificantes ou o Brasil q nem c juros extratosfericos consegue pedalar sua divida ou captar dinheiro barato em moeda forte…enfim, suas colocacoes nao tem pe nem cabeca…mas este assunto eh muito complexo e nao cabem aqui. Sds
Celso ser credor de governos é sempre negócio, o mesmo investidor que compra Títulos do Tesouro Americano no Brasil compra TAMBÉM Títulos do Tesouro Nacional direta ou indiretamente nas aplicações de fundos operados pelos Bancos.
Aliás é o mecanismo de pressão da dívida interna que permite a elite financeira em conluio com a mídia “sem fronteiras” achacar e extorquir o governo brasileiro.
A melhor coisa que o governo tem a fazer é (quando começar a receber a parte em petróleo do regime de partilha) vendê-lo de imediato no mercado e aplicar os recursos na liquidação ou a sensível diminuição da dívida interna. A Arábia Saudita simplesmente NÃO PRECISA de emitir Títulos Financeiros para tocar o seu governo.
TALVEZ retirar paulatinamente a ESSENCIALIDADE da emissão de Títulos do Tesouro para o mercado interno para o funcionamento econômico do governo brasileiro seja a melhor estratégia de longo prazo para tirar a força de pressão da elite e do mercado financeiro sobre o governo ELEITO pelo POVO BRASILEIRO.
Esta é uma reflexão que o governo atual ou seu sucessor terá de fazer assim que os recursos do Pré-Sal começarem a fluir em maior volume e força.
Não sei como pessoal fica tão preocupado com pré-sal. Aqueles discursos que vamos ficar rico com pre-sal esquece disso cara.
Tem reportagem de ontem, no G1. Engenheiros da Petobras e outras empresas do petróleo dizendo que baril de petróleo agora custa 48 doláres é prejuizo para extrair do pré-sal. Alguns acham que é viável quando o baril chegar à 70 doláres. Então, espera sentando, e assiste os americanos tirando petróleo igual água do seu quintal e rindo do resto do mundo.
Thypoon é um dos melhores vetores do mundo, senão é O melhor caça da 4 geração.
Sds
O problema do Brasil nunca foi a falta de dinheiro e sim como dinheiro dos nossos impostos são mau aplicados e muitas vezes roubados ai não tem economia nenhuma que suporta uma sangria dessas. Se somar todo o dinheiro da corrupção no brasil que é desfiado para bolsos alheios e esse dinheiro fosse investido na nossa economia o PIB teria um acréscimo de uns 2%o dinheiro e mandado para fora do pais.
Você tem parcela de razão. Nossa carga tributária não é das menores, Entretanto, diferentemente da tal “sangria”, “gastança”, corrupção” etc etc etc, o verdadeiro dreno das finanças públicas está na dívida pública, remunerada pela SELIC. Hoje pagamos juros de 14,25% enquanto nos EUA, Japão e outros países desenvolvidos a taxa de juro chega a ser negativa.
Cada ponto percentual na SELIC significam dezenas de bilhões a menos nos cofres públicos. Vale lembrar que no governo anterior a SELIC já rondou a casa dos 7%, mas houve uma revolta no andar de cima e o “fantasma da inflação” voltou com a corda toda, cuja imagem mais emblemática foi uma apresentadora de TV com um colar de tomates.
Não sou contrário à liberdade de imprensa, mas é preciso atenção pois o terrorismo inflacionário é um adversário insidioso (existem outros). Fazendo uma conta de padaria 7% a mais na SELIC (14% – 7%) representam quase 200 bilhões a menos nos cofres públicos, POR ANO, que representam uns 50 bilhões de dólares ou próximo de 10 FX2.
Concordo com os consultores quando afirmam que gastos (sejam públicos ou privados) devem ser cortados igual se corta unha ou cabelo. De tempos em tempos é preciso fazer uma limpa. Mas é preciso não se deixar enganar pelo discurso fácil da grande mídia, que representa interesses inconfessáveis. Quantas vezes você já viu a bandeira do Brasil no Jornal Nacional? E quantas vezes viu a bandeira dos EUA? Pense nisso.
Existe MUITA corrupção em nosso País. Mas está longe de ser nosso principal problema. O que aqui chamam de corrupção, em alguns países é profissão regulamentada.
Parei por aqui, e desculpem-me pelo off topic.
Edilson, otimo comeco para um debate de maior e melhort nivel…..eh bem por ai q as coisas rodam e rodam sem q nunca se tomem as medidas cabiveis….esta eh a maior omissao da classe politica neste pais…..a palavra para isso eh COVARDIA, ninguem quer mexer nestas castas publicas…….mas o Brasil e sua populacao…ora bolas….se danem…… Sds
Na realidade eu acho que em tantos mil anos pra pagar da sim eu quero ver os novos lotes kd ninguém fala era 120 depois 108 e agora parou nesses 36 e ninguem fala em novos lotes
Que pergunta tonta… Estão pensando que o Brasil é um coitadinho? Arrecadamos dinheiro de sobra para isso e muito mais… pode ficar tranquilos que vocês irão receber seu dinheiro… e outra, os caças começarão a serem pagos daqui a 8 anos, e até lá a casa já estará em ordem, outros personagens nos cargos… se a crise ainda vai existir, bem acho que sim, pois por aqui a corrupção é endêmica, não importa o partido que assuma vai haver desvios, vai haver escandalos…
Topol……nao adianta ficar irritado…..o passado recente de nossa historia nos persegue…fim de papo. Nao setrata de ter ou nao ter, disso todos sabemos…….a questao gravissima eh a forma e como eh gasta ou torrada esssa grana q pagamos em altas cargas tributarias……para sustentar uma maquina publica perdularia e inutil q ai estao nao para servir e sim para atrapalhar…isso eh so pra comecar a discussao de como melhorar este pais……..Sds
Sim, por isso que no outro post eu apontei o principal motivo de estarmos atolados é o grande número de políticos, grande numero de ministérios, de secretarias, de repartições… enfim muita gente roubando ao invés de produzir.
E nunca irá mudar pois a mudança dependeria da aprovação deles então pode esquecer, a menos que seja mudada na marra, teria que chegar as forças armadas, fazer a reforma na base da bala, deixar uns 3 ou 4 anos até as coisas estabilizarem e depois convocar novas eleições com nova constituição… é o único jeito.
Claro que vai … prêmio Nobel de Economia, Paul Krugman, informou que essa crise criada no Brasil não é nem de longe as outras crises que o Brasil passou … reservas em Dólares a dar com pau (a última derrama de dolar pelo governo brasileiro representava 5% do total das reservas) … o mundo esta em convulsão, ouvi a pouco que os EUA vai estourar o orçamento e nem por isso vai ter deposição de governo … desacreditar o nosso país interessa apenas a poucos no Brasil … o Brasil não pode e não deve dar certo, segundo opinião de alguns …
Como assim, os EUA vão estourar o orçamento????!!! . . . Mas isto é bolivariano, FORA OBAMA, Impeachment já, áh tem que ter delação premiada, prende a cunhada do Vacari . . . . Não contaram isto ainda para o Aécio nem pra galerinha do TCU, tem que mandar pra la o Moro e seus Procuradores Missioneiros, assim não pode, assim não dá, o governo brasileiro precisa com urgencia mandar uma comissão pra lá, é já, agora . . . será que la tem algum Cunha ??!!! . . . .
kkkkkkkk……isso so pode ser ironia de sua parte neh…….rsrrsrs ..a questao eh de credito e eles tem de sobra pra comecar….garantias e lastro suficientes pra bancar idem. La o congresso fiscaliza e tem poderes pra tirar o pres sem necessidade de justica fajuta se manifestar..outra coisa…..se o orcamento extrapolou ou vai extrapolar, isso foi c a aprovacao do congresso……….vc compraria titulos da divida publica americana ou do Brasil (liquidez)….rsrsrsr Sds
Correto NANORJ,
a mídia corporativa e políticos com sua irresponsável maneira de fazer oposição política ao governo, “do quanto pior melhor”, que acaba se transformando em oposição ao Brasil e aos brasileiros…E com isto, agravando e transformando localmente, em algo ainda maior do que é de fato o contexto internacional de queda no preços das commodities que formam o principal das exportações brasileiras…
———
“A maior potência econômica do planeta está “pedalando”.
O limite autorizado para a dívida pública dos Estados Unidos é de US$ 18,112 trilhões.
Agora cedo (20/10/2015), a dívida dos EUA estava em US$ 18,165 trilhões.
Obama espera para esta ou para a próxima semana a aprovação, pelo Congresso, do limite de endividamento.
Está, enquanto isso, sustentando as despesas públicas com operações de swap (adiantamentos compensáveis) com fundos estatais que não são destinados a isso, emergencialmente. O que é, o Federal Financing Bank, não dá conta de cobrir.
Obama lançou mão de fundos na área de Previdência (Civil Service Retirement and Disability Fund e Postal Service Retiree Health Benefit Fund). Tira de lá e, a seguir, recoloca.
Mas isso tem limite e se não for aprovado o aumento do teto da dívida até 3 de novembro, aí sim o Governo norte-americano vai ter de entrar em “default”, que é o “calote chique”.
Como aconteceu em 2011, com suspensão dos pagamentos a servidores, fechamento de repartições e a perda do grau máximo de investimentos do país.
Para evitar isso, Obama está “pedalando”, o que não cria crise e é mero artifício contábil.
O que ele deveria fazer? Suspender o Medicare, o único programa de saúde público deles? Travar o pagamento do seguro-desemprego? Suspender o envio de rações aos soldados dos EUA no exterior, que não podem “ir em casa almoçar”?
Não se diga que não há imbecis entre os norte-americanos capazes de dizer isso. Há, com fartura.
O que não há por lá são instituições e imprensa irresponsáveis que lhes dê cobertura.
Um Nardes da vida ficaria, por lá, falando sozinho seu “not cycling, Obama, or I impeach you”…”
(Fernando Brito)
Fred, uma boa nocao das coisas q para muitos sao leigas comeca assim….com boas explicacoes. este assunto eh extenso e cheio de variavei..mas o q vc coloca da uma boa nocao de como funcionam as instituicoes aqui e acola. Mas o fator q pesa mesmo eh o da credibilidade e liquidez…e nisso os americanos tem de sobra…..ja aqui em terra brasilis…..rrsrsrsrri a coisa eh de arrepiar…. dizem q nossas reservas dao liquidez sufciente kkkkkkkkkkkkkkkkkk a divida interna ja passa dos 3 bii……..nem vou comentar sobre deficits mensais na balanca de pagamentos (importacoes e servicos). Enfim…ate nisso os caras de la sao muito melhores do q os daqui…..quem tem um fort knox da vida pra garantir entre outras coisas ja esta bem mais confortavel. Sds
Colegas experts em economia.
Isso todo mundo sabe que a divida americana é 101% do PIB. Mas esta é a dívida internacional.
A divida internacional do Brasil é 65% do PIB. Se colocarmos a dívida interna dá 2,8 trilhões de doláres, ou seja, 123% do PIB, muito maior que a dívida americana, e ainda ela continua crescendo espantosamente.
Se a culpa é do TCU, do Nardes. E as agências de riscos tem culpa também?? Brasil já perdeu grau de estável para de risco de uma agência, e as outras duas disseram que se continuar nesse sentido eles vão rebaixar o Brasil também.
Ohe os Estados Unidos continuam com uma das melhores notas pelas agências de risco, mesmo com essa divida grande. A diferença lá é que o país está crescendo à taxas de 3% anuais e consecutivas, ano passado, este ano, e ano que vem. Diferente do Brasil que teve recessão de -0,2% ano passado, -3% este ano, e -1% para ano que vem, e com dívida não para de crescer.
Diferença bem simples esta né entre USA e Brasil??!!!
Sds
Colega, não sei de onde vc tirou estes números,
más estão errados e confusos…
1- A dívida mencionada em meu comentário acima, se refere a dívida pública estadunidense, mais de 100% do PIB do EUA… NÃO é dívida internacional!
2- Comparando com o Brasil: Em números consolidados de 2014 (2015 ainda não fechou): “A dívida pública líquida federal, que inclui tudo o que o governo deve a credores dentro e fora do país, fechou 2014 em R$ 2,29 trilhões.
Já o PIB brasileiro fechou 2014 em R$ 5,52 trilhões. Ou seja: A dívida pública líquida federal brasileira terminou 2014 equivalendo a 41,48%do PIB brasileiro no mesmo ano.
Fontes: pesquisar títulos no Google…
“Dívida pública sobe 8,15% em 2014; para R$2,29 trilhões ”
“Economia brasileira cresce 0,1% em 2014, diz IBGE”
“Dívida pública ameça rating do Brasil”
Leo:
“A divida internacional do Brasil é 65% do PIB”
—————–
Como assim? A qual dívida brasileira vc se refere?
Dívida pública federal internacional? Dívidas públicas estaduais e municipais internacionais? Dívida privada internacional?
Porque a DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL – que inclui tudo o que o governo federal deve interna e externamente – Fechou Agosto/2015 em R$ 2,686 trilhões.
– Já no caso específico da *”DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL EXTERNA” brasileira (ou “internacional” como vc diz…), a mesma fechou Agosto/2015 em R$ 134,32 bilhões; ou cerca de 38,3 bilhões de dólares ao cambio de Agosto. Equivalentes a cerca de 2,4% do PIB …
*(Resultado da emissão de bônus soberanos (títulos da dívida) no mercado internacional e de contratos firmados no passado.)
A questão é que dívida externa brasileira é muito maior do que estes US$ 38 bilhões do governo federal…Porque a dívida externa brasileira é composta hoje em grande parte pelo endividamento privado, não pela dívida pública federal.
Más não é por ser privada que a divida externa brasileira deixa de ser um problema…Como informa esta matéria:
http://brasil.elpais.com/brasil/2015/10/07/opinion/1444243132_931900.html
Neste link abaixo, embora desatualizado (01/2014), dá para fazer uma análise comparativa das dívidas externas de dezenas de países, EUA campeão de endividamento….
http://www.indexmundi.com/map/?v=94&l=pt
Quanto as agências/empresas privadas de risco americanas, recomendo ver o filme “Inside Job”, para entender como elas funcionam. Só adianto que são pouco confiáveis…
Fred,
Site valor ecônomico grande site para economistas, diz que a dívida total brasileira vai estar entre 2,68 trilhões de doláres e 2,8 trilhões de doláres.
Se o PIB do Brasil este ano vai ser por volta de 2,3 trilhões de doláres, então a dívida total brasileira está por volta de 122%.
Sobre os números da dívida americana sobre as porcentagens de recessão aqui no Brasil, peguei no site do Banco Mundial e FMI são grandes fontes, senão uma das melhores do mundo.
Sobre as agências de riscos não costumo olhar somente para uma, costumo ver a média entre as 3 agências e elas estão em sintonia. E erram sim, mas acostumam acertar muito mais que errar, porque até então estão acertando em questão a Venezuela, Argentina e Brasil com o mesmo sistema não seria diferente.
A divida brasileira que o governo divulgou e esta no site do Banco Mundial é de 65% do PIB. Está lá no site.
As agências estão certas, pois o governo já teve defict ano passado, para este ano também terá e ano que vem. Indo contra a lei de responsabilidade fiscal. O governo está querendo dar calote sim assumindo este defit então as agências estão certas.
Recomendo site muito bom para você.
tradingeconomics.com
Sds
“Site valor econômico grande site para economistas, diz que a dívida total brasileira vai estar entre 2,68 trilhões de doláres e 2,8 trilhões de doláres.”
————————-
Aí está o seu erro de calculo,
porque este valor citado por você não está em dólares e sim reais…Como informei em meu comentário acima:
“A DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL fechou Agosto/2015 em R$ 2,686 trilhões.”
EM REAIS meu caro, NÃO dólares.
Da mesma forma, fica errado seu cálculo do valor dívida pública x PIB, por que o mesmo deve ser feito todo em reais ou todo em dólares…Más vc está misturando e confundindo…
O Brasil sofria muito mais com sua dívida pública interna até princípios dos anos 2000, quando a mesma era denominada em grande parte em dólar e estava ao sabor das flutuações de sua cotação.
Isto mudou durante os governos de Lula (e Dilma manteve), porque foi feita a desindexação do dólar, a “dívida publica federal interna”, hoje em dia está praticamente toda em reais.
A crise da dívida pública federal, que subiu muito nos últimos 12 meses, hoje é causada pela elevada taxa Selic praticada pelo Banco Central…
Já dívida externa é outra conversa, favor não “confundir alhos com bugalhos”, assim como vc confundiu reais com dólares….
Deus…queira que o brasil,consiga pagar vamos torce.
…mediante a atual crise geopolitica que se encontra a AL no momento, não seria mais viável fazer um leasing de uns 300 F 16 e uns 200 F-14 dos Estados Unidos que estão apodrecendo no deserto americano, vamos dizer, uuuummmmm………. uns 100 milhoes de dolares / mes.
Em 3 ou 4 meses estariamos bem armados. Devido a situação atual, os EUA até cederiam de graça esses aviões….