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Home Aviação

Operação de aeronaves empregando OVN a bordo do PHM “Atlântico” amplia a Capacidade Operativa da Esquadra

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
20/08/2020 - 16:48
em Aviação
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O Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) Atlântico (A 140) encontra-se, desde a última terça-feira, no mar realizando Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) e qualificação de pilotos para operação com Óculos de Visão Noturna (OVN).

Diversos exercícios estão sendo conduzidos pela Comissão de Vistoria do Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha (SIPAAerM), em conjunto com o Comando da Força Aeronaval, a fim de certificar a segurança das operações aéreas diurnas e noturnas.

A campanha, que conta com aeronaves as SH-16 Seahawk, do 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarinos (HS-1), e UH-15 Super Cougar, do 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral ( HU-2), representa um marco operativo para Marinha, permitindo, com o uso do OVN, a expansão da capacidade de operações aéreas noturnas no mar e sobre terra.

FONTE E FOTO: MB

Tags: 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarinos (HS-1)2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral ( HU-2)Aviação NavalComando da Força Aeronaval (ComForAerNav)Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM)EC725 Super CougarH225MMarinha do Brasil (MB)PHM Atlântico (A 140)Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha (SIPAAerM)SH-16 SeahawkSikorsky S-70B SeahawkVistoria de Segurança de Aviação (VSA)
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Comentários 7

  1. Rogean says:
    2 anos atrás

    Um bom dia Sr Guilherme… A qualificação OVN não se restringe apenas a pilotos. Ela abrange toda a tripulação composta por Pilotos, Mecânicos e Fiéis! É um tipo de operação de extrema confiança na capacidade de cada integrante da tripulação! Um FA!!

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      2 anos atrás

      Rogean,
      Com certeza, eu já tive a oportunidade de voar várias vezes missões operacionais empregando OVN e ela envolve toda a tripulação, todos precisam estar plenamente capacitados a voar (e operar) com segurança.
      Abs,

      Responder
  2. Rommel Santos says:
    2 anos atrás

    Prezado Padilha: qual é a efetiva autonomia dos UH-15 Super Cougar? Os MGBs foram trocados?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      2 anos atrás

      A autonomia está amplamente divulgada pela Internet. Não esqueça que o Caracal da FAB pode ser reabastecido no ar. E sim, as MGBs foram trocadas.

      Responder
      • Cláudio Severino da Silva says:
        2 anos atrás

        Prezado Luiz Padilha:
        O que são os MGB?
        Desculpe a pergunta de leigo…

        Responder
        • Luiz Padilha says:
          2 anos atrás

          Main Gear Box = Caixa de transmissão

          Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      2 anos atrás

      Rommel,
      Depende da missão, a autonomia é de 4h30.
      Como disse o Padilha, a versão operacional da FAB pode realizar REVO e todas as da MB o HIFR.
      Em ambos os casos, a aeronave pode permanecer “on station” por mais tempo, ampliando muito a sua autonomia.
      Com relação a MGB, as aeronaves já estão saindo de fábrica com as novas faz tempo e as que saíram antes, todas já foram trocadas.
      Abs,

      Responder

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