Por Tom Dunlop
O programa P-8A continua caminhando. A Marinha dos EUA, o principal cliente da aeronave, atualmente possui um requisito para 117 P-8As.
Douglas Royce é analista de aeronaves militares na Forecast International. A Forecast International é uma das principais fornecedoras de ‘Inteligência de Mercado e Consultoria nas áreas aeroespacial, defesa, sistemas de energia e eletrônica militar’.
“Esperamos que o serviço adquira as 6 aeronaves restantes durante o Exercício Fiscal de 2020. Com a produção após as compras em cerca de dois anos, a Boeing deverá entregar o 117º P-8A da Marinha em 2022. Esperamos que o Congresso estenda as compras do P-8A no EF21-FY23, adicionando cerca de 21 aeronaves ao requisito total atual. No entanto, essa parte da previsão é especulativa.
Na frente de exportação, a Boeing inicialmente entregou oito P-8Is na Índia durante 2012-2015. A Boeing obteve um pedido subsequente de mais quatro aeronaves em julho de 2016. O governo indiano deverá encomendar mais dez aeronaves no curto prazo.
A Austrália encomendou inicialmente oito P-8As no âmbito do programa de vendas militares estrangeiras dos EUA para substituir sua pequena frota de AP-3Cs da Lockheed. As entregas começaram no início de 2017. A Austrália exerceu opções para encomendar outras quatro aeronaves por meio da compra do FRP IV da USN em março de 2017. Enquanto a compra total da RAAF provavelmente permanecerá em 12 aeronaves, o serviço poderá solicitar outras três aeronaves. Até setembro de 2019, a Boeing entregou oficialmente 12 P-8As à RAAF, embora as duas aeronaves finais realizem vôos de verificação e validação nos Estados Unidos antes de voar para a Austrália em janeiro de 2020.”
A previsão inclui uma linha genérica para produção de exportação a partir de 2019. Essa linha inclui a produção para o Reino Unido, que assinou um contrato cobrindo nove aeronaves para a RAF sob o programa US FMS em julho de 2016. A primeira aeronave será entregue em 2019 .
“A Noruega é outro cliente que esta linha cobre. Em março de 2017, o Ministério da Defesa da Noruega anunciou que havia assinado um contrato cobrindo cinco aeronaves. As entregas ocorrerão de 2021 a 2022. Em julho de 2018, a Nova Zelândia anunciou planos para encomendar quatro P-8As através do programa FMS. A aquisição dessas aeronaves é esperada como parte do orçamento do Pentágono para o EF20. As entregas devem começar em 2023. A Coréia do Sul selecionou o P-8A em junho de 2018 para preencher o que se espera ser um requisito de seis aeronaves para novas aeronaves de patrulha marítima para complementar a frota existente no país de 16 MPAs Lockheed Martin P-3 Orion. Acreditamos que essa seleção resultará em um pedido firme.”
No geral, o tamanho potencial do mercado de exportação do P-8A não é grande. O P-8A é uma opção muito mais cara que as versões de patrulha marítima de transportes militares e aeronaves, mas oferece um nível de capacidade mais alto do que as aeronaves convertidas.
FONTE: UKDefence
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
O Brasil devia tomar vergonha e aposentar os P-3 Orion e comprar uns 5 desses pelo menos.