Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Protótipo do caça AF-1C do Programa de Modernização das Aeronaves AF-1 realiza seu 1º voo

Luiz Padilha por Luiz Padilha
25/01/2016 - 05:39
em Aviação
16
Caça AF-1C N-1022, protótipo biposto, em voo realizado nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto-SP

Caça AF-1C N-1022, protótipo biposto, em voo realizado nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto-SP

0
compartilhamentos
646
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
Caça AF-1C N-1022, protótipo biposto, em voo realizado nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto-SP
Caça AF-1C N-1022, protótipo biposto, em voo realizado nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto-SP

Em continuidade ao Programa de Modernização das Aeronaves AF-1, foi realizado, no dia 20 de janeiro, nas instalações da EMBRAER em Gavião Peixoto (SP), o primeiro voo de ensaio para a certificação da aeronave protótipo biposto modernizada AF-1C N-1022. O voo marca uma importante etapa do projeto e mostra a perseverança e o comprometimento da Embraer e da Marinha do Brasil na condução do Programa de Modernização.

Apesar das aeronaves mono e biposto serem aparentemente similares, somente 20% dos projetos coincidem e os estudos de engenharia desenvolvidos pela Embraer, para que estas aeronaves dispusessem de uma mesma arquitetura de aviônica, integração de armamentos e capacidades operacionais, exigiram um considerável esforço.

A-4-Skyhawk---AF-1C---VF-1

Tal fato representa um importante marco no cronograma do programa e, apesar das atuais restrições orçamentárias, há a previsão de entrega de duas aeronaves modernizadas ao Esquadrão VF-1 ao longo do ano de 2016, ampliando para três o número de aeronaves em uso no setor operativo.

FONTE :DAerM

NOTA DOS EDITORES: Em que pese as dificuldades enfrentadas pela Embraer e a MB, o programa prossegue. Há pouco tempo, saíram notícias de que os caças apenas “voavam” e que a Embraer teria pedido ajuda aos israelenses para fazer os sistemas funcionarem. Um fato importante, e que precisa ser mencionado, é que a empresa responsável pelo fornecimento e integração, desde o início do programa, é israelense.

Sugerimos aos nossos leitores cuidado com as (des)informações postadas em blogs e/ou sites que não possuem compromisso em informar de forma responsável.

Saiba mais sobre o programa clicando aqui.

Tags: 1º Esquadrão de aviões de Interceptação e Ataque (VF-1)AF-1CAviação NavalDiretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM)Marinha do BrasilPrograma AF-1M
Notícia Anterior

Chefe do COMGAR avalia a operacionalidade da FAB

Próxima Notícia

Esquadrão HI-1embarca dois IH-6B na Fragata 'Rademaker'

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Aviação

TH-X: Helibras entrega os dois primeiros helicópteros H125

21/05/2025 - 09:15
Aviação

Brasil vai doar dois helicópteros Jet Ranger da Marinha ao Uruguai

13/05/2025 - 10:22
Aviação

Esquadrão HI-1 inicia processo de recebimento da aeronave IH-18

10/04/2025 - 14:24
Carregar mais
Próxima Notícia

Esquadrão HI-1embarca dois IH-6B na Fragata 'Rademaker'

Comentários 16

  1. Tiago Silva says:
    9 anos atrás

    Mesmo sendo completamente contra este processo de modernização é pelo menos bom saber que esta acontecendo. Já explanei várias vezes os meus motivos baseados em aspectos econômicos e técnicos, mas é apenas uma opinião.

    Já que o processo seguiu que o mesmo seja concluído o quanto antes e que as aeronaves sejam entregues ao VF-1 introduzindo novas doutrinas e diminuindo o “gap” dos pilotos perante as novas tecnologias.

    Uma boa notícia.

    Responder
  2. Leonardo Rodrigues says:
    9 anos atrás

    Quanto custam os aposentados e pensionistas?

    Responder
  3. Paulo Moraes says:
    9 anos atrás

    Esse projeto serve para manter a equipe técnica em prontidão, treinada e talvez até aperfeiçoada. Não é o ideal, mas não é ruim.
    Quanto ao A12, pior seria sem ele, pois aí sim haveria total ociosidade “operacional”, mesmo que seja bem pouca. A Marinha lutou décadas para ter uma aviação de asa fixa e não pode deixar este projeto ser até extinto, como alguns poucos defendem. Militares não, habilmente fazem projeções do cenário de defesa e guerra do presente e do futuro.

    Quando ao orçamento, apesar de poder ser maior, é sempre bom lembrar também das questões com gastos administrativos e outros. Deixa-se esta temática de lado, e não é muito citado de quanto aumentou o orçamento das FFAA nos últimos anos.

    Contra fatos, não há argumentos. O orçamento aumentou muito e os gastos também. Falta ser analisado e julgado o resultado realístico. Cada Comando estabeleceu as prioridades e diretrizes orçamentárias e administrativas.

    Responder
  4. Airacobra says:
    9 anos atrás

    Up

    Responder
  5. Leonardo Rodrigues says:
    9 anos atrás

    Sempre serão uma boa escola. Poderão servir de preparação para os sea gripen na marinha e gripen BR na FAB.

    Responder
  6. Carlos Franca says:
    9 anos atrás

    Acho que AF – 1 modernizados vão terminar sua carreira em terra, se o São Paulo voltar pra ativa será com outro caça, provavelmente com o Sea Gripen se vingar.

    Responder
    • Airacobra says:
      9 anos atrás

      Vixi, demorou tanto para sair minha postagem que perdeu o sentido, o UP era em relação a essa postagem aqui e não em relação a que ela saiu abaixo, não entendo o porquê de tanta demora de um post aparecer depois de postado.

      Responder
      • Guilherme Wiltgen says:
        9 anos atrás

        Airacobra,
        Todos os comentários são moderados por mim e/ou Padilha, e nem sempre estamos na base para fazer isso. Eu estou na rua com o celular liberando, basta ter um pouquinho de paciência e compreensão.

        Responder
      • Luiz Padilha says:
        9 anos atrás

        eu tenho que ler antes.

        Responder
  7. Marcos Henrique says:
    9 anos atrás

    Pois é amigos…eu penso exatamente o mesmo, e ja comentei a mesma coisa em outras postagens…Nosso querida nação infelizmente não dispõe dos preciosos recursos para manter e operar um NAE, porque sabemos que para operar com segurança, este meio, precisa de outros meios para apoio e proteção, se a MB fosse bem equipada, com novos e capazes meios, eu ……(não que a minha opinião vale alguma coisa)….diria que a MB esta certíssima em revitalizar tanto o NAE quanto os A1, mas infelizmente não é essa a realidade…para mim….tanto o NAE quanto as aeronaves remanecentes deveriam ser vendidos, utilizando estes recursos para continuidade de programas de maior impacto e importância para defesa de nossa nação que é ,julgo eu, seja sua autoproteção…

    Responder
  8. Gilberto Rezende says:
    9 anos atrás

    A realidade atual é que este programa trabalha com tremenda folga uma vez que a modernização do A-12 está envolta em pesadas nuvens orçamentárias, técnicas e de planejamento do tamanho e amplitude da modernização.
    É bom saber que o programa está andando, mas como a modernização do A-12 pode demorar tanto que o Sea Gripen já esteja até em vias de estar disponível…
    Não é de todo impossível que a carreira dos AF-1 no novo porta-aviões seja bem mais curta que o planejado SE a modernização ao final sair…

    Responder
  9. At-26 Xavante says:
    9 anos atrás

    Agradeço o esclarecimento. Devido às inúmeras dificuldades q a marinha tem passado, a gente acaba acreditando em tudo que é publicado.

    Responder
    • Edson says:
      9 anos atrás

      As coisas menos criveis atualmente, são as que são publicadas, tem muita gente interessada em que o Brasil não de certo, uma certa gente que faz a diferença, por exemplo . . . . .

      Responder
      • Silva says:
        9 anos atrás

        A turma que assaltou e quebrou o país fez a diferença mesmo. Pagaremos por anos.

        Responder
  10. mauricio matos says:
    9 anos atrás

    O que vai acontecer vai ser o seguinte vamos ter os caças mais não temos o A12 depois teremos o A12 e os caças que bom nada.

    Responder
  11. Egon says:
    9 anos atrás

    exelente noticia, apesar de não gostar do “caça”, eu ainda prefiro aposentar a estoria de NAe e formar 3 esquadrões de caças pesados na costa, SU 34, acho que seria mais barato, mais só opinião de um entusiasta, alguém sabe qual o numero real que serão modernizados?, afinal existem muitos numeros, e o ultimo que eu tinha ouvido eram 12 unidades.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval