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Home Aviação

RAIO-X de um piloto do Gripen

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
15/06/2022 - 14:45
em Aviação
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A participação de um piloto de caça no desenvolvimento de uma aeronave começa muito antes dos ensaios em voo. Ele participa desde a primeira ideia até a sua entrega para a Força Aérea de uma nação. Todas as capacidades da aeronave são desenvolvidas a partir das percepções deste profissional, que passa boa parte do tempo em simuladores para testar os conceitos de uma nova funcionalidade até que esta esteja boa o suficiente para ensaios em voo.

Voar mais rápido que o som a bordo de uma aeronave de caça ao mesmo tempo em que precisa estar atento aos detalhes da missão é uma tarefa complexa. O piloto está sujeito à força da gravidade durante os voos de até 9G. Essa ação empurra o sangue para os membros inferiores, o que compromete áreas vitais do corpo, como o cérebro, a ausência de oxigênio.

Para evitar um acidente fatal é fundamental que os equipamentos de voo do piloto sejam capazes de oferecer segurança para a operação, sendo importante ajustá-los e testá-los antes do voo. Como um sistema, cada peça tem uma função específica. Confira abaixo do que é feita a “armadura” de um piloto Gripen.

FONTE: Saab

Tags: GripenGripen EJAS39 GripenSaab ABSaab AeronauticsSaab do Brasil
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Comentários 3

  1. JOSE ROBERTO CAZELLI says:
    3 anos atrás

    Acompanho tudo sobre esta aeronave. Será que terei a possibilidade de conhecer pessoalmente, pois resido nas imediações de PIRASSUNUNGA (SP)

    Responder
  2. Dodô says:
    3 anos atrás

    Onde fica o espaço para o transporte de aumento individual em caso de abate do piloto sob território adversário? O gripen comporta um fuzil de assalto ou somente pistolas ?

    Responder
    • Colombelli says:
      3 anos atrás

      Vai tudo no colete (jaqueta). Normalmente é uma pistola e uma faca pra se virar e o kit de sobrevivência.

      Responder

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