Por Vinicius Sassine
BRASÍLIA — Os médicos que cuidam de Ana Júlia Aleixo, de 8 anos, já haviam tomado a decisão. Sem alternativas palpáveis, recorreriam a uma máquina para fazer funcionar o coração da menina. A alta dose da medicação não garantia mais as funções mínimas do órgão.
— A durabilidade desse procedimento é de 15 dias. Se falha ou não aparece doador no período, a gente perde o paciente — diz a médica Cristina Afiúne, coordenadora do transplante cardíaco pediátrico do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF).
A espera de Júlia por um transplante se aproximava dos seis meses. Nos últimos três, ela estava no grupo das prioridades nacionais, aguardando internada numa UTI do ICDF. A máquina é considerada uma última tentativa de sobrevida, um estímulo artificial às funções do coração, acometido por fibroses decorrentes de uma cardiopatia.
A partir das 2h30m do último dia 20, madrugada de uma segunda-feira, Júlia dispensava qualquer artificialidade para viver. Foi o horário em que começou a bater em definitivo em seu peito um coração novo e saudável. O órgão cruzou os céus de Minas Gerais, Goiás e DF, dentro de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), para levar vida a Júlia. Às vésperas do transplante, a menina havia deixado de comer, conversar e andar. Uma semana depois da cirurgia, caminha, sorri e faz planos.
— Para o futuro eu penso em muitas coisas. É outra vida, então são muitas coisas legais que eu estou pensando — diz a menina, que colocou tiara e batom discreto para falar com a equipe do GLOBO. A caminhada da UTI até a sala destinada à conversa ela fez praticamente sozinha.
FONTE:oglobo.globo.com
Eu também fico feliz com a vida salva desta menina, mas e o dinheiro que deveria ser utilizado para este fim vai para a FAB? O que este serviço interfere no pronto emprego militar? E as aeronaves civis em grande número dos estados e municipios? Haverá compensação para a FAB?
Digo isto porque há rubrica pra tudo. O orçamento preve tudo e porque sempre as FAs quando o assunto é orçamento (financeiro) é visto como gasto e na hora H sempre passam a bronca pras três forças. Quando o EB construiu as estradas federais, mas tiveram contrapartidas. Enfim é nobre, mas a despesa existirá.
Caro leonardo, não interfere em nada. Se tem disponibilidade para transportar centenas de políticos por ano, não é fazendo voos dessa natureza que vai impactar na disponibilidade e no custo. A FAB sempre foi a empresa de transportes particular do congresso nacional, infelizmente.
Veja Silva concordo com você mas transportar políticos é prerrogativa da FAB e deve ter dotação. Veja bem, não concordo com essa maracutaia, mas falo de financiamento. Se for pra fazer que tenha previsão e se for que seja salvando vidas do que transportando sanguessugas do nosso dinheiro. Ah que invejavda Suécia, poderiam além dos grifos exportarem políticos. Na verdade a culpa e nossa que votamos errado enquanto sociedade.
Qdo leio noticias como esta, deixo de lado toda a minha indignacao qto ao aparato politico e juridico neste pais. Por outro lado nao posso deixr de compartilhar toda a minha alegria ao perceber q meus impostos sao bem pagos e nao imporando o custo, salvam a vida de uma crianca e futura brasileirinha q muito podera contribuir c a nacao. Parabens aa FAB, eh nesta hora q sabemos poder contar c esta instituicao em prol da sociedade e nao de pulsilanimes. Sds