Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Salto no ar

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
04/01/2014 - 10:02
em Aviação
5
0
compartilhamentos
112
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Logo Boeing

clippingAo ser derrotada na escolha dos novos caças da FAB, a Boeing chamou a atenção pelo tom conciliador do seu comunicado.

Lamentou, mas evitou criticar, como fez a francesa Dassault, a escolha do sueco Saab Gripen no lugar de seu F/A-18. E sugeriu mais operações no Brasil, onde é parceira da Embraer.

KC-390 take off

Consultada, a Boeing diz que manterá o acordo para ajudar a vender o promissor cargueiro militar KC-390 da Embraer no exterior. Mas não é só. Em 6 de dezembro passado, 12 dias antes do anúncio da licitação dos caças, a Boeing e a mesma Saab que a derrotou no Brasil, associaram-se para disputar um bilionário programa de aviões de treinamento para a Força Aérea dos EUA.

É negócio de gente grande, para produzir por baixo 350 aviões na próxima década. E qual foi uma das primeiras empresas consultadas para participar do projeto a ser apresentado? A Embraer, diz a Boeing.

Como já será o palco principal da integração dos sistemas do Gripen no Brasil, a Embraer também poderá ficar no centro de um dos principais programas militares do mundo.

Você pode perguntar se não é estranho a Boeing e a Saab serem aliadas, e certamente haverá francês especulando sobre o resultado da compra da FAB. Quantas vezes não ouvi que “os EUA preferem ver a vitória de um avião sueco com partes americanas do que a de um francês”.

Pode ser, mas mesmo o Gripen deverá ter um radar francês, feito por uma das vendedoras do derrotado Rafale. É assim nesse mercado.

Donna Hrinak, a influente representante da Boeing que virou o jogo em seu favor e só se viu derrotada pela caguetagem de Edward Snowden, sempre disse que os caças seriam “a cereja do bolo, mas não o bolo”.

De tempos em tempos, há a chance de a indústria dar um salto tecnológico. Os famosos jatos regionais da Embraer são filhos do programa ítalo-brasileiro do caça AMX. Algo semelhante pode estar à porta.

FONTE: Folha de SP

Tags: BoeingEmbraerKC-130KC-390SAABT-XT-X Program
Notícia Anterior

EUA e Israel testam novo sistema de defesa antimísseis

Próxima Notícia

Para piloto do último voo, é um misto de tristeza e alegria

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

SAAB embarcou mais um F-39E Gripen para a Força Aérea Brasileira

25/05/2025 - 13:50
Indústria de Defesa

Saab cresce em Gotemburgo e estabelece nova instalação

12/05/2025 - 12:10
Naval

Saab recebe pedido de torpedo leve da Suécia

07/05/2025 - 06:41
Carregar mais
Próxima Notícia

Para piloto do último voo, é um misto de tristeza e alegria

Comentários 5

  1. Junior_SC says:
    11 anos atrás

    Torço para esse triângulo se fortaleça cada vez mais, não somente na questão caça e sim em todo o leque de opções/oportunidades para as F.A. e que agregam desenvolvimento / conhecimento ao país com uma Ind. sólida, duradoura e competitiva … Ninguém me tira da cabeça que quem esta por trás de tudo isso e jogou M. no ventilador foi a Lockheed Martin que a tempos tem uma disputa interna, briga de cachorro grande, com a Boeing.
    Sds. e parabéns a FAB

    Responder
  2. Praefectus says:
    11 anos atrás

    Na verdade a associação da Boieng com a Saab, nunca me passou desapercebida no quesito, “se não der cá, vamos pegar lá”….

    Agora, é fazer o serviço da segurança de dados do projeto NG Br muito bem feito, porque as pontas estão sendo interconectadas em um hipotético movimento touché a la gringo…

    É o jogo do gato e rato…quem for mais “liso”…passa a rasteira no outro…

    Grato.

    Responder
    • William says:
      11 anos atrás

      Bem analisado…

      Responder
  3. Roberto Colistete Jr. says:
    11 anos atrás

    Erro grave do repórter da FSP em :
    “mas mesmo o Gripen deverá ter um radar francês, feito por uma das vendedoras do derrotado Rafale”.
    A Thales iria fornecer a parte AESA (“antena” com os módulos MMIC’s) do radar AESA para o Gripen NG em 2008, porém houve mudança em 2009, sendo escolhida a Selex Galileo (ítalo-inglesa) que nada tem a ver com a Thales.

    Responder
  4. poorman says:
    11 anos atrás

    Tenho cantado esta bola a um bom tempo. Creio que seria ótimo um consórcio para competição da USAF T-X entre a Boeing+Saab+Embraer.
    Vamos precisar de um treinador avançado. As opções seriam o M-346, Yak-130 e KAI T-50. Mas quem sabe teremos um T-X ou como muitos gostariam de chamar um futuro AMX-T II ou T-X BR.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval