Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

SARC-BARINet: Competição sueco-brasileira busca tecnologias de drones para o combate a incêndios em florestas

As inscrições estão abertas para interessados do Brasil e da Suécia em equipes de até 10 integrantes

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
31/05/2022 - 12:18
em Aviação
0
0
compartilhamentos
240
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

O Centro Sueco de Pesquisa Aeroespacial (SARC, na sigla em inglês) e a Rede Brasileira de Pesquisa e Inovação Aeroespacial (BARINet, também em sigla na língua inglesa) lançaram a 2ª Competição Aeroespacial SARC-BARINet, iniciativa que visa fomentar a colaboração multidisciplinar entre academia e indústria no setor aeronáutico.

A competição apresentará um desafio específico voltado à detecção e combate a incêndios em florestas, e os participantes deverão propor soluções que envolvam múltiplos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT). As aeronaves deverão trabalhar em colaboração, voando em formação, ou em um enxame de pequenos drones. A exigência é que os VANTs sejam lançados na área florestal por outra aeronave.

“Estamos muito motivados para esta segunda edição, afinal o tema da competição aborda diretamente um dos maiores desafios relacionados a sustentabilidade, uma questão prioritária para a sociedade atual”, salienta Alessandra Holmo, Managing Director do CISB, Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro, uma das organizações apoiadoras.

A competição

A competição é aberta ao público do Brasil e da Suécia, exceto funcionários da indústria aeroespacial, e as equipes deverão ter no máximo 10 integrantes. Os participantes trabalharão desde o projeto e fabricação de drones, até a demonstração virtual, e ao serem selecionados para a fase seguinte, farão a demonstração ao vivo em seu país de origem.

Os aspectos de design incluem mecânica, aerodinâmica, controles de voo, estruturas, subsistemas elétricos, eletrônicos, software e “sistemas de sistemas”, e serão aceitas adaptações e integrações de peças comerciais prontas para uso nas aeronaves.

Tendo em vista os potenciais resultados positivos para a indústria aeroespacial, grandes empresas estão apoiando a iniciativa, como a brasileira Embraer e a sueca de defesa e segurança Saab. “A Embraer valoriza e estimula continuamente a aceleração do aprendizado de profissionais para que estejam sempre aptos a encontrar soluções para os mais diversos desafios da indústria aeronáutica”, disse Maurílio Albanese Novaes Júnior, Head de Desenvolvimento Tecnológico da Embraer.

Magnus Ahlström, vice-presidente Global Innovation da Saab diz que a empresa está orgulhosa em patrocinar uma competição que estimula o empreendedorismo e a inovação na indústria e, num nível individual, inspira os jovens a desenvolver suas habilidades e talentos. “Estou ansioso para ver os conceitos e ideias que irão florescer dessa cooperação entre Brasil e Suécia em tecnologias futuras para veículos aéreos não-tripulados”, conclui Magnus.

Cronograma de Inscrição e Premiação

O time vencedor receberá um prêmio no valor de 6 mil euros para custear despesas de viagem para os membros da equipe, que serão convidados para viajar para o Brasil (caso sejam suecos) ou para a Suécia (se forem brasileiros). A viagem incluirá ainda reunião dos visitantes com representantes da indústria aeroespacial do país correspondente.

As datas relevantes para a competição são:

Até 1º de julho de 2022: envio de documentos para a Etapa 113 de julho de 2022: anúncio das equipes que avançam para a Etapa 27 de novembro de 2022: Entrega dos prêmios no Congresso CISB-SARC

Para mais informações e inscrições, os interessados devem acessar o site https://sarc.center/sarc-barinet-aerospace-competition/.

Tags: 2ª Competição Aeroespacial SARC-BARINetSaab ABSaab do BrasilSARC-BARINetVeículos Aéreos Não Tripulados (VANT)
Notícia Anterior

IPEV contribui para os testes e recebimento do Gripen pela FAB

Próxima Notícia

Marinha dos EUA demonstra capacidade do Super Hornet operar com Ski-Jump na Índia

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

Comandante da Aeronáutica recebe CEO da empresa Saab

23/06/2022 - 10:19
Representantes da Atech e Saab celebram acordo durante a World ATM Congress 2022. Na foto, o CEO da Atech, Edson Mallaco, o Gerente de Negócios ATM da Atech, Walter Pizzo, o CEO da Saab Digital Air Traffic Solutions, Per Ahl, e o Head of Air Traffic Management Tower Systems, Tomas Hjelmberg.
Aviação

Saab e Atech unem esforços para trazer Torre Digital para o Brasil e América Latina

22/06/2022 - 13:04
Saab Digital Air Traffic Solutions (SDATS)
Aviação

Saab e ATECH se unem para trazer a Torre Digital para o Brasil e América Latina

22/06/2022 - 10:31
Carregar mais
Próxima Notícia
Caça Super Hornet do esquadrão VFA 25

Marinha dos EUA demonstra capacidade do Super Hornet operar com Ski-Jump na Índia

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • André em O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) da Marinha do Brasil
  • Fábio em EMGEPRON: Instrumento do Poder Marítimo
  • Grifon em Exércitos dos EUA e do Brasil realizaram o 38° Army-to-Army Staff Talks
  • André em O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) da Marinha do Brasil
  • Luiz Padilha em Dr. Marcos Degaut explica a importância da BID para o Brasil
  • HMS TIRELESS em Ucrânia é aceita como membro da União Européia
  • Johan em Embraer assina contrato firme para conversão de até 10 aeronaves cargueiras




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Poseidon 2022 – Chegou a vez do NDM ‘Bahia’

NAM ‘Atlântico’ adestra sua capacidade expedicionária com o Esquadrão HU-2

Primeiro pouso a bordo do AH-15B Super Cougar (H225M Naval)

ADEREX-Aeronaval 2022: Força Aeronaval se adestra com o Capitânia da Esquadra

Especial DAN 10 anos: Lyon Air Museum, e seus raros e autênticos “warbirds” da 2ª Guerra Mundial

Especial DAN 10 anos: Vídeo com Aviador Naval brasileiro voando o Gripen D em Linköping

Especial DAN 10 anos: Aviador Naval ensaia o Gripen D na Suécia











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval