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Home Aviação

Se Xi Jinping subir o tom terá problemas: Índia encomenda 36 jatos Rafale

Luiz Padilha por Luiz Padilha
18/08/2020 - 22:12
em Aviação
7
A Dassault espera garantir novos contratos de exportação de Rafale com a Arábia Saudita e a Índia (Dassault Aviation on X)

A Dassault espera garantir novos contratos de exportação de Rafale com a Arábia Saudita e a Índia (Dassault Aviation on X)

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Por Thaís Garcia

Os primeiros cinco dos 36 jatos Rafale chegaram à Índia neste mês. Com isso, a Índia cumpriu sua ambição de dominar os céus em caso de um grande conflito com a China, seu principal rival e vizinho mais adversário, além do Paquistão.

Quando todos os 36 jatos Rafale forem entregues até 2022, a Índia terá 32 esquadrões, ainda bem abaixo dos 42 esquadrões da força sancionada.

Caça indiano Rafale

A entrada do Rafale, da Dassault, promete mudar drasticamente as equações ao dar superioridade aérea à Índia sobre a China. Nenhum dos caças da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLA), nem mesmo a chamada “quinta geração”, o Chengdu J-20, pode se equiparar ao poder de fogo de Rafale. Uma comparação abrangente entre o Rafale e o J-20 revela que a Índia vai dominar se e quando os dois gigantes asiáticos batalharem nos céus em um futuro próximo.

Caça chinês J-20

O Rafale é uma aeronave de 4.5 geração, enquanto a China afirma que seus “imbatíveis” J-20 são aeronaves de quinta geração. No entanto, especialistas dizem que as afirmações do governo comunista chinês sobre o J-20 são exageradas.

O marechal indiano R. Nambiar, que testou o voo dos jatos de combate Rafale para a Índia, disse ao India Today:“O Rafale é muito superior ao J-20, o caça de Chengdu da China. Embora se acredite que seja um caça de 5ª geração, é provavelmente, na melhor das hipóteses, uma aeronave de 3.5 geração. Tem um motor de terceira geração, como temos no Sukhoi.”

O Rafale apresenta um motor muito melhor do que o usado pelo J-20 chinês. O Rafale, portanto, oferece melhor confiabilidade, longevidade e capacidade de manutenção – características que podem ser críticas em tempos de hostilidades.

Caça chinês J-20

Além disso, o Chengdu J-20 não é um caça tão “imbatível” como a China afirma ser. Houve muita propaganda sobre as características “imbatíveis” da aeronave chinesa, mas os especialistas confiam em várias análises feitas pela Força Aérea Indiana (IAF).

Em termos de imbatibilidade, o Rafale oferece superioridade sobre o jato chinês. Na verdade, recentemente houve relatos de que um jato Rafale havia bombardeado a base aérea turca de al-Watiya na Líbia. O ataque aéreo deve ter sido executado pelo Egito ou pela França, porque apenas esses dois países têm caças Rafale.

Rafale indiano – Foto Florian Roussel

Curiosamente, o Eurasian Times publicou recentemente um relatório sobre o ataque aéreo Rafale na Líbia que dizia: “Jatos Rafale evitam todos os radares, sistemas de defesa aérea; bombardeia instalações turcas na Líbia”. As capacidades “imbatíveis” do J-20 estão sob suspeita, enquanto o Rafale provou seu valor em um campo de batalha complicado.

Mesmo em termos de sistemas de armas, poder de fogo, habilidades de combate e capacidade de transporte de cargas, o Rafale bate o J-20. De acordo com o India Today, um oficial da Força Aérea Indiana (IAF) disse: “Ele [Rafale] pode levar carga até 1,5 vezes o seu peso, o que significa que pode transportar armas e combustível com muito mais capacidade do que o J-20”.

Além disso, o Rafale dá um “soco” com o míssil Meteor que o torna muito mais letal do que o J-20, dando ao Rafale uma vantagem definitiva sobre as aeronaves chinesas. Com esses poderosos mísseis Meteor e Scalp, dão ao Rafale uma vantagem definitiva sobre as aeronaves chinesas.

O Meteor é um míssil ar-ar (AAM), disparado de uma aeronave com o propósito de destruir outra aeronave com um alcance alucinante de 150km. A simples vantagem psicológica que os pilotos indianos obtêm sobre os pilotos chineses com esses mísseis de longo alcance é uma virada de jogo nas equações sino-indianas.

O Scalp, por outro lado, é um míssil de cruzeiro de longo alcance que pode ser lançado a uma distância de 200km. O Rafale pode atingir alvos fixos e estacionários com este míssil de longo alcance em terra ou água. Além disso, o Rafale também carregará mísseis MICA que podem ser implantados para interceptação ar-ar e ataques ar-solo visuais e além do alcance.

O Rafale pode carregar seis mísseis AASM, cada um com o objetivo de atingir o alvo com precisão de 10 metros. O Rafale tem um pod de canhão duplo e um canhão Nexter (antigo Giat) 30mm DEFA 791B, que pode disparar 2.500 tiros por minuto.

O Rafale é, portanto, um caça a jato forte para as batalhas, enquanto o J-20 não é confiável como a maioria dos sistemas de armas da China, que são cópias não-testadas dos projetos de defesa russos. O Rafale é uma máquina de guerra. Foi entregue durante missões de combate no Afeganistão, Iraque, Síria, Líbia e Mali. O caça a jato prova seu valor a cada vez que sobe aos céus.

Além disso, a aeronave Rafale, que a Índia receberá, virá com modificações exclusivas, incluindo a capacidade de decolar de grandes altitudes, como Leh. Esta cidade é a capital do distrito homônimo do estado de Jammu e Caxemira, no noroeste da Índia. No passado, foi a capital do reino tibetano do Ladaque, cujo território corresponde aos atuais distritos de Leh e de Cargil. Portanto, da próxima vez que houver um impasse no Leste de Ladaque, a Índia terá a capacidade aprimorada de dominar a Força Aérea do Exército Popular de Libertação (FAEPL) da China.

Os especialistas também questionam por que a China optou pelo Su-35 russo, quando a mídia estatal chinesa afirma que o J-20 é o melhor. O Su-35 também não chega nem perto do Rafale. o Marechal indiano Nambiar disse: “O Su35 também não é páreo para o Rafale com suas armas, sensores superiores e arquitetura totalmente integrada. A capacidade de super cruzeiro mesmo com quatro mísseis, todas as características furtivas juntas tornam o Rafale muito mais potente do que o Su35.”

Em meio às tensões militares sino-indianas, com a entrega do Rafale, a Força Aerea da Índia (IAF) vai, portanto, ganhar uma vantagem de longo prazo sobre a Força Aérea do Exército Popular de Libertação.

FONTE: Conexão Política

Tags: Chengdu J-20Dassault RafaleForça Aérea da Índia (IAF)PLA Air Force
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Comentários 7

  1. Gilberto Rezende says:
    5 anos atrás

    É só visitar ligeiramente o site citado como fonte para se ter ideia da direção e da qualidade da informação desta fonte…

    Responder
  2. Marcelo says:
    5 anos atrás

    eh engracado comparar a imagem que o Rafale tem hoje com os comentarios dos torcedores na epoca do FX-2, antes da escolha do Gripen.
    o fato eh que eh uma baita aeronave que ja se provou em combate em diferentes cenarios e o Meteor da sim uma vantagem hoje a quem o opera no combate BVR. Mesmo sendo significativamente mais caro que o Gripen, eh mais em conta que o Typhoon e bem mais flexivel que este ultimo, que soh o superara na capacidade ar-ar apenas quando receber o radar AESA. Mas a India pode pagar e creio que custo nao foi um dos fatores de escolha com amior peso, ao contrario de nos, eles precisavam privilegiar a capaciade de combate e entao escolheram o mais capaz mesmo da geracao 4.5 ocidental.

    Responder
  3. Tomcat4,2 says:
    5 anos atrás

    O Rafael é bom ? É sim, mas q rolou um marketing brabo aí rolou. C tá doido 😳

    Responder
  4. filipe says:
    5 anos atrás

    Essa noticia não faz qq sentido, o J 20 é superior ao rafale em tudo.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      5 anos atrás

      Superior segundo os chineses né!

      Responder
    • MMerlin says:
      5 anos atrás

      Classificar o J-20 como caça de geração 3.5 talvez tenha sido um exagero. Acredito que fique mais para 4a. geração com, talvez novamente, pequeno toques da 4.5 no que tange a eletrônica, o que realmente é a verdadeira incógnita da aeronave chinesa.
      Classificar o J-20 como 5a. geração é um propaganda que nem eles mesmos acreditam.

      Responder
    • Observador says:
      5 anos atrás

      Quais as provas disto? Não há provas, apenas uma crença cega desprovida de fundamentos na realidade.
      Na verdade esta aberração J-20 é inferior até mesmo a qualquer 4G.
      O Rafale vem demonstrando do que é capaz em combate a tempos enquanto o que se sabe de concreto sobre o J-20 é que usa cópias de motores ultrapassados do SU-27 que não oferecem potência necessária, que seu pseudo revestimento furtivo precisa de galpão com ar condicionado e não dura 15 minutos em vôo, que tem baixíssima manobrabilidade, o sobre sua eletrônica embarcada, só falácias espetaculosas para encantar sinófilos inocentes. A verdade é que o recheio deste 5G fake com jequiti “istélfi” maquillage deve ser o mesmo do J-16.
      Os chinos sabem melhor do que ninguém das limitações de seus caças, por isto não ousam enfrentar nem os F-16 de Taiwan, e o Rafale sobra em capacidades para cima de qualquer coisa que os bat eaters tenham.

      Responder

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